Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA

Passadas as comemorações pelo título da Série A2 do Campeonato Paulista, a Portuguesa agora se planeja para o seu segundo desafio na temporada: a disputa da Copa Paulista. Para isso, o executivo de futebol Toninho Cecílio e o presidente Antonio Carlos Castanheira buscam a manutenção do grupo para a competição estadual, que dá uma vaga para a Série D do Brasileiro do próximo ano.

LEIA TAMBÉM: Naldo é mais um a renovar com a Portuguesa para a Copa Paulista

Além de negociar a permanência dos jogadores, um dos pontos principais está na renovação do contrato de Sérgio Soares, que se encerra no dia 30 deste mês. Em conversa com o NETLUSA, Toninho Cecílio revelou que conversará com o comandante a partir desta segunda-feira (25), e não escondeu o desejo de que o treinador prossiga na Lusa.

“Marquei com ele para semana que vem uma primeira conversa. Ele está disposto a ouvir a proposta e não acertou com ninguém até o momento. Não recebeu e nem abriu [conversas com outra equipe]. Ele também acha interessante uma continuidade. A nossa intenção é de continuar com o trabalho do Sérgio. Como nós não temos um orçamento robusto, não sei quanto ele vai pedir, enfim, como vai ser a conversa”, disse.


O nome de Sérgio Soares chegou a ser cogitado, ainda na reta final da Série A2 do Paulista, para assumir o comando do Náutico, que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro. Contudo, o Timbu acabou por anunciar a contratação de Roberto Fernandes.

Em bate-papo com a reportagem, Sérgio Soares também confirmou a reunião para a próxima semana e não escondeu o desejo de continuar na Rubro-Verde para a disputa da Copa Paulista. “Estou muito feliz onde estou. Desde quando cheguei, me sinto em casa. Isso é muito importante para o profissional. Tem um executivo de futebol que trabalha muito, que me dá todo o apoio, o presidente também. Eu me preocupo em procurar fazer o meu time jogar. A conversa vai ser semana que vem, mas a ideia é da continuidade do trabalho, que eu acho que é importante para gente estar cada vez mais forte. Ver a Portuguesa ressurgindo é muito legal. Me sinto muito feliz de estar fazendo parte desse projeto. Vamos conversar e acredito que dará tudo certo”, afirmou o treinador.

Manutenção do elenco

Além de garantir a permanência do treinador, outro ponto importante é a permanência dos atletas que conquistaram o título da Série A2. O executivo de futebol Toninho Cecílio confirmou que o clube quer a permanência do elenco para a Copa Paulista e que busca manter o máximo de atletas possível.

“Estamos tentando renovar com mais alguns atletas. Outros sairão, mas acredito que nós vamos manter 60% ou 70% do elenco para uma Copa Paulista, o que é uma coisa muito relevante. A Copa Paulista todo mundo sabe que tem um orçamento menor. A gente não pode furar o orçamento. Eu já tenho esse número, já me foi passado pelo financeiro essa semana. A gente vai ter uma equipe forte, respeitando muito os adversários, uma equipe que possa manter o modelo de jogo com as peças que são principais. Aí que vem já desde o primeiro semestre e inserindo alguns atletas que possam fazer uma reposição, não deixando cair muito a qualidade, fazendo uma reposição daqueles atletas que saíram”, explicou.

Até o momento, a Portuguesa renovou os contratos do goleiro Wagner, dos zagueiros Luizão Nascimento, Luizão Silva e Naldo, do meia Daniel Costa e do atacante Anderson Ligeiro. Já Eduardo Diniz se despediu e vestirá a camisa do São Bernardo na Série D, enquanto Patrick e Geovani disputarão a Série C pelo ABC-RN.

Mesmo ainda sem confirmar a sua renovação contratual, Sérgio Soares aprovou a manutenção do elenco para a Copa Paulista. “Eu acho importante tentar fazer a manutenção da base do time, para você jogar uma outra competição e jogar para brigar. A Portuguesa tem que jogar para ir para a conquista, e você mantendo uma base acaba saindo fortalecido para realmente brigar pelo título. Acho isso muito importante”, finalizou.

12 comentários

  1. Todos viram que precisamos de atacantes de muito mais de qualidade para fazer gols. Mesmo sendo um torneio de menor qualidade, precisamos de alas atacantes com melhor individualidade e finalização e agressividade para fazer os gols. Precisamos também de laterais e de um bom quarto zagueiro canhoto que joga pela esquerda já que o Patrick (infelizmente) foi emprestado. É melhor previnir que remediar . Não pensando que vai ser fácil. Esse torneio tem que ser agora, o nosso maior objetivo para disputarmos a série D do Brasileiro. Esperamos que a diretoria e comissão técnica tenha essa visão e analisar profissionalmente nossas deficiências para fortalecer o nosso time e não dar desculpas que o orçamento é limitado. Progredir sempre para alcançarmos maiores objetibvos. É a minha opinião.

  2. Todo esforço possível será válido e fundamental na manutenção da atual comissão técnica, assim como manter um plantel de qualidade é necessário para futuras conquistas. Presidente Castanheira, nos represente e mantenha a nossa querida Lusa competitiva e forte!

  3. Entendo que a copa paulista seja um campeonato intermediario porém continuarmos forte precisamos de contratações pontuais para o ano que vem , pois sou de ribeirão Preto e sei que a série A è outra conversa para não passarmos vexame veja exemplo0s de ponte e novorizontino a conversa é outra

  4. Precisamos vencer a copa paulista para disputarmos a série D do Brasileiro. Achar que vai ser fácil competir com 21 times que segundo informação será a quantidade de times e mais a Portuguesa a disputar esse torneio, esse elenco precisa urgente de mais qualidade . Precisamos de 2 atacantes com mais qualidade individual, agressividade e goleadores. Também mais 2 laterais e um quarto zagueiro canhoto para substituir o Patrick . Pra mim é fundamental essas contratações para disputarmos para sermos campeões. Espero que a Diretoria e comissão técnica tenham essa visão porque se não vai ser muito difícil!!!

  5. Futebol é dinâmico e não pode estacionar. PARA PODERMOS DISPUTAR COM OS 21 TIMES QUE DISPUTARÃO A COPA PAULISTA PRECISAMOS DE MAIS 2 ATACANTES DE QUALIDADE INDIVIDUAL, AGRESSIVOS E GOLEADORES, DE 2 LATERAIS DE MELHOR QUALIDADE E MAIS UM QUARTO ZAGUEIRO CANHOTO DE QUALIDADE PARA SUBSTITUIR O PATRICK QUE FOI EMPRESTADO. SE PENSAREM QUE A COPA PAULISTA VAI SER FÁCIL E NÃO CONTRATAREM PARA ESSAS POSIÇÕES PODEMOS NÃO ALCANÇAR O NOSSO OBJETIVO QUE É DISPUTAR A SÉRIE D DO BRASILEIRO EM 2023. ENTÃO PRECISAMOS CONTRATAR PARA MELHORAR AINDA MAIS. ESPERAMOS QUE A DIRETORIA
    E A COMISSÃO JÁ ESTEJAM PLANEJANDO MELHORAR O TIME.

  6. Futebol é dinâmico e não pode estacionar. PARA PODERMOS DISPUTAR COM OS 21 TIMES QUE DISPUTARÃO A COPA PAULISTA PRECISAMOS DE MAIS 2 ATACANTES DE QUALIDADE INDIVIDUAL, AGRESSIVOS E GOLEADORES, DE 2 LATERAIS DE MELHOR QUALIDADE E MAIS UM QUARTO ZAGUEIRO CANHOTO DE QUALIDADE PARA SUBSTITUIR O PATRICK QUE FOI EMPRESTADO. SE PENSAREM QUE A COPA PAULISTA VAI SER FÁCIL E NÃO CONTRATAREM PARA ESSAS POSIÇÕES PODEMOS NÃO ALCANÇAR O NOSSO OBJETIVO QUE É DISPUTAR A SÉRIE D DO BRASILEIRO EM 2023. ENTÃO PRECISAMOS CONTRATAR PARA MELHORAR AINDA MAIS. ESPERAMOS QUE A DIRETORIA
    E A COMISSÃO JÁ ESTEJAM PLANEJANDO MELHORAR O TIME.

  7. A manutenção da atual estrutura profissional é fundamental para o sucesso na Copa Paulista, desde que haja recursos financeiros para isso, pois o regulamento da competição torna qualquer investimento arriscado.

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here