Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA

Na estreia de Pintado, a Portuguesa foi derrotada por 2 a 0 pelo Corinthians, na Neo Química Arena, pela sétima rodada do Campeonato Paulista. Era um confronto direito e, com o revés, a Lusa entrou na zona de rebaixamento. O técnico analisou o resultado da tarde deste domingo (11). O técnico destacou os problemas defensivos que tanto perseguem a equipe lusitana, não culpou apenas os jogadores de defesa e, mesmo com a derrota, viu pontos positivos.

+ Portuguesa perde para o Corinthians e cai para o Z2 do Paulistão

“É muito importante que a gente entenda que temos um caminho pela frente é muito difícil. Isso não é novidade para ninguém. Os nossos erros hoje, mais uma vez, nos custam. É um resultado que se não a vitória talvez um ponto a gente poderia ter levado. Trabalho que já tem algo bem feito, pronto. A gente tem que também reconhecer isso. Mas não podemos sofrer tanto defensivamente como a gente sofre. Quando eu falo a parte defensiva não é só os nossos zagueiros, laterais e volantes. Isso é um conjunto com uma parte ofensiva para ser de todos. A parte defensiva também. Não precisamos acrescentar algo a essa equipe, que é uma equipe que tem o poder, tem a posse da bola, mas que tem pouca profundidade. Isso a gente vai continuar trabalhando. A ideia hoje, tanto é que três chances claras que nós tivemos foram em bolas em profundidade. Isso também é algo positivo que a gente tem que levar. A gente encontrou essa profundidade ofensiva com os homens que nós temos no elenco. Eu tenho certeza que a gente consegue encontrar essa saída. E psicologicamente nós temos que estar assim, triste, temos que estar chateados, mas não podemos ficar arrumando desculpas. A gente tem que pensar para o próximo jogo. Esse aqui a gente já não volta mais. É um jogo em que você não consegue mudar mais o resultado. Tem que trabalhar pensando no próximo. Eu tenho certeza que para o próximo a gente vai buscar o que a gente precisa”, analisou.

Pintado também citou a opção por Henrique Dourado, centroavante estático, que entrou ainda no primeiro tempo na vaga do lesionado Chrigor, que tem maior mobilidade, e quanto isso influenciou para uma maior pressão do adversário. O técnico pontuou que a Lusa teve chances e não pode desperdiçar oportunidades, mas reforçou que não vê cenário de terra arrasada no time.


“A gente pensou em essa transição rápida que conseguimos, muda muito o jogo quando o Chrigor não está, quando a gente não tem um homem de velocidade, a gente pensou em uma referência que é o Henrique Dourado, que tem uma história, que é um homem que tem que pesar, que tem responsabilidade junto com todos, é claro, e acredito que quando você perde essa velocidade por uma equipe que te pressiona, que marca alto, a gente acaba sendo sufocado em algum momento, mas também faz parte do jogo enfrentar o Corinthians na Arena, precisando de um resultado acho que não conseguimos suportar bem e acredito que temos também que colocar essa bola dentro do gol. As oportunidades apareceram, o Cássio fez uma grande defesa no lance do Felipe (Marques), tivemos uma cabeçada. São bolas que contra uma grande equipe, são lances de gol claro, que a gente não pode perder. Você não pode desperdiçar contra uma grande equipe como é o Corinthians. Mas repito, tem muita coisa boa que a gente recupera, que a gente sai desse jogo pensando. Claro que não é o resultado, mas a gente sabe que tem muita coisa boa que vamos conseguir levar para o próximo jogo”, afirmou Pintado.

Ainda sobre o desempenho da Rubro-Verde, o comandante destacou a característica do gramado da Neo Química Arena, que faz a bola ficar sempre em velocidade, e a quantidade de erros de passe da Portuguesa. Pintado viu como positiva o número de tentativas, com destaque para as bolas em profundidade.

“É importante a gente avaliar esses detalhes. O passe do jogo é fundamental, para quem quer construir, buscar um resultado, o passe é muito importante. O Corinthians tem um gramado muito diferente dos outros, um gramado muito rápido, a gente escorregou em alguns lances. Já tínhamos conversado, cuidado com a chuteira, cuidado com o campo, é muito liso, mas o jogador do Corinthians também escorrega. O Corinthians usa muito bem essa velocidade do campo, a gente tem que entender isso, mas esse passe em transição a gente errou porque tentamos, quanto mais a gente tentar, mais vamos errar. Se o número de passes for pequeno, você vai errar menos, se o número de passos é grande, em profundidade, buscando espaço, buscando atacar os passos, você vai errar mais. Então eu fico feliz de ter conseguido colocar esse pequeno detalhe, que talvez não tenha feito muita diferença. Hoje se a bola entra assim, se os gols acontecem, a gente poderia estar falando de outra coisa hoje. Mas repito, confio nesse grupo, sei que eles estão determinados a encontrar o caminho que a portuguesa precisa”, explicou o técnico.

Situação na tabela

Com a derrota, a Rubro-Verde se manteve na 3ª colocação do Grupo A, com três pontos, vindo de cinco derrotas consecutivas. Também são quatro partidas sem balançar as redes. Ultrapassada pelo Corinthians, a Lusa aparece na 15ª colocação, superando apenas o Santo André, o lanterna com dois.

56 comentários

  1. A leitura parece correta, vamos torcer para o Pintado conseguir reverter a situação. Não é hora de atrapalharmos o trabalho dele como treinador e ficar criticando esse ou aquele jogador, temos que formar uma corrente bem interligada, para conseguirmos 9 ou 10 pontos nos 6 jogos restantes.

  2. Quer resultado rápido: dispensa o monte mor, cordeiro que não conhecem nada de futebol e alguns pernas de pau. Após isso, da um incentivo financeiro para os atletas tudo isso com o dinheiro dos patrocinadores.
    Caso contrário série A2 está de braços abertos para a Lusa.

  3. Depois de mais uma derrota, para mim ficou claro dois pontos:
    1) continuamos sendo roubados pelos juízes incompetentes, o Var para a Portuguesa não significa nada, sempre foi, é e continuará sendo, contra a Portuguesa tudo, a favor da APD nada, hoje se o Var esta ali para corrigir erros dos juízes, porque não corrigiu o erro do juiz apitando um pênalti inexistente, porque no jogo contra a Ponte Preta o Var não solicitou a revisão do primeiro gol onde ocorreu uma falta no início do lance?
    2) seis jogos e o Henrique Dourado só fez um gol, ainda sim de pênalti. Jogamos os seis jogos com um a menos. Ta na hora de colocar o Paraíso como titular nos seis jogos restantes, afinal ele é o Tomazella foram os Salvadores da pátria no CP do ano passado.
    Ou não foi isso que aconteceu?

    • Concordo com o seu Antônio, tem que dar oportunidade para o Paraíso no lugar do Henrique que perdeu a cor dourada. Pelo amor de Deus, com o Henrique Dourado não dá.
      Outra coisa, Dudu Miraíma não dá, tem que tirar do time.
      Patrick como terceiro zagueiro não funciona, não sabe sair jogando, é extremamente perigoso.
      Tem que tirar do time o tal do Diogo Silva, não dá pra ficar com um zagueiro que joga a bola no pé do atacante adversário, foi exatamente isso que aconteceu no lance do primeiro gol do Corinthians.

  4. francamente ,eu não vi nenhum ponto positivo, aliás vinte minutos foi só o thomazela que jogou conta o Corinthians, esse sim pode ser o único ponto de positividade ,o restante só por Deus, aq jogada individual do gligor, não tinha jogadores para o acompanhar,, parecia que estava amarrado, a defesa do Corinthians uma boa parte livre sem marcação e sem acompanhamento de jogadores da portuguesa , eu admiro muito o único ponto positivo os torcedores que vai ao estádio torcer aplaudir esses sim tem seu ponto positivo, porque eu no segundo gol até desliguei a tv agora se o técnico está vendo ponto positivo, será que ele está assistindo o mesmo jogo que nós kkķ esse time está bem pior doque a do ano passado,

  5. Eu já me conformei que agora a Lusa vai para onde nunca deveria ter saído: série A2, cumprindo o seu destino junto com a Briosa, Noroeste, Juventus e outros clubes que já foram protagonistas do campeonato paulista.

  6. Deixem esse clube para os portugueses,façam bom proveito…..é a cara de vcs….aliás da colônia!!! QQ coisa cai pra dentro seus ARROMBADOS!! CARAGUATATUBA, Indaiá, quiosque Refúgio do Pirata!!! Venha traidores…frouxos amaldiçoados

  7. Esses técnicos que chegam na Lusa de em receber uma cartilha que eles tem que decorar, sempre o mesmo blá-blá-blá. Sempre vão para um jogo e assistem outro é incrível a capacidade de falarem besteiras. Logo ele que manteve esse lixo do Felipe Marques até o final do jogo. Deveriam ter ficado com o Alan Dotti.

  8. Se esse pênalti Mandraque fosso pro outro lado DUVIDO QUE ELE TERIA APITADO e se tivesse COM CERTEZA O VAR CHAMARIA PARA CORRIGIR O ERRO.
    Nós da APD já estamos acostumados com erros de arbitragem contra nós, mas a Diretoria não pode aceitar isso passivamente. Tem que ir na federação e RECLAMAR duramente; ontem se tivéssemos uma arbitragem justa (não tem que ajudar nenhum lado) e tivéssemos o Paraíso desde o início, tenho certeza ao menos um ponto teríamos ganho

  9. A portuguesa hoje não tem condições de ganhar de nenhum dos adversários do campeonato Paulista. Lembrando que perdemos o jogo treino para o santo André. O time é mal montado, mal escalado e, principalmente mal administrado. Nunca, jamais, em nenhuma hipótese o gerente de futebol que apresentou o trabalho que apresentou na copa Paulista poderia dar sequência para o campeonato mais importante do clube. Falta visão, falta humildade e principalmente competência ao presidente da portuguesa. É impressionante, mas o ano passado ainda tinha esperança de escapar do rebaixamento. Esse ano, a esperança é nula. Se a portuguesa não cair esse ano, é pura e simplesmente pq alguém lá em cima não quer que caia. Esqueçam essa merda.

  10. Crigor, Rone, gorne, diniz, Felipe Marques, macunaima, pedroso, tauã, dourado, borel e Quintana. Jogadores sem condições de jogar uma copa Paulista. Na portuguesa são jogadores de série a1.

  11. Esse grupo da portuguesa é tão ruim que no momento só escapa o Santos porque uma vitória de qualquer outro time, já colocaria do rebaixamento a classificação, e mesmo assim a lusa não faz a tua parte,,mas também a qualidade que tem esses jogadores,,nem sei se pode chamar de jogador de futebol, a certeza é se o time cair para a2 aí eles contrata jogadores até de nível melhor, essa diretoria é uma lástima mesmo

  12. Vai se fuder quem critica o tecnico no 1º jogo, vocês queriam o que, o cara chegou 6ª feira. espera mais uns 2 ou 3 jogos, as contratações foram ruins, o tecnico anterior um dos piores que já vi, o Pintado tem razão nos pontos analisados, eu assisti o mesmo jogo.

    • Acompanho as críticas dos demais ao comportamento dos jogadores, que mantém a apatia e o semblante triste desde que chegaram ao Canindé, como se estivessem ali cumprindo pena, sem remuneração.

      Quanto ao Pintado, concordo contigo. É impossível chegar num dia e fazer mudanças radicais 36 horas depois. Ele foi “obrigado” a manter a estrutura anterior, mas não precisava copiar o discurso do antecessor.

  13. Acreditem se quiser amigos, a Lusa ainda tem chances de classificação!!!
    O Ituano perdeu ontem de 2×0 tem 4 pontos e -10 de saldo.
    Se conseguir fazer o mínimo que é ganhar dois jogos em casa e empatar dois fora consegue a classificação.
    Ituano e santo André estão piores que a Lusa…

  14. Saudade do Marzagão…pqp. Já viram que a defesa falhou em todos os jogos. O Robson me parece melhor que todos e olha que não é nenhuma menina dos olhos. Porque não dão uma chance para o cara. Esse Diogo eu tinha mandado embora no vestiário em São Bernardo. Galera vi o Diogo comentando o jogo da lusa ontem, o cara tá inteiro. Porque não fizeram um convite para o cara, campeonato curto (2 meses) ele tinha aceitado e cá para nós, hoje seria artilheiro do Paulista tendo em vista o número de gol que esses caras perdem

  15. A Portuguesa apresenta um padrão de jogo, queiram ou não.
    A zaga entrega para o adversário. Bola em profundidade o zagueiro perde na velocidade para o adversário. Ontem aconteceu tal qual em Limeira. Yuri Alberto, que é até lento, deixou o péssimo Gringo para trás e marcou o segundo.
    O meio campo não cria e não marca.
    E o ataque? Ah, o ataque! Não faz cócegas em ninguém. Primeiro jogo, gols de dois laterais e um do meia Giovani Augusto.
    O único gol do “Ceifador” foi de um raro pênalti a nosso favor.
    Cumprindo o protocolo nossos atacantes não balançam as redes. Foram escolhidos justamente para isso. Não podem fazer gols.
    Para finalizar, perdermos 5 em 6 jogos. Em 2023 perdemos 6 no total. Bora bater o nosso recorde!

    • Esqueceu que era para ter perdido seis, pois o jogo contra o Palmeiras foi adiado e, logicamente, seria mais uma derrota. Portanto, a lusa já atingiu a “meta” do ano passado, ou seja, não pode perder pra mais ninguém (com exceção do Palmeiras dia 21)

  16. Vamos lá! Primeiro, o cara quase erra o nome do time na apresentação. Isso não me mostra muito foco. Segundo, o cara fala que acompanhou todos os times no Paulista (mas a Lusa acho que não) e sabe que o Miraíma é um morto, o Diogo Silva é um zagueiro que não marca e o Felipe Marques é um ponta que não corre e não finaliza e no jogo que precisa coloca o trio porcaria. O Chrigor se machuca e ao invés de colocar um jogador de velocidade, o que ele faz? Coloca o Henrique Ceifado. Espero que eu esteja errado, mas não tô com muita fé nele

  17. Um ponto e uma pergunta:

    1. Nao ha mais tempo. Ou comecamos a ganhar ou ja era. O Pingado precisa de sua oportunidade, e tera. Vamos torcer, mais uma vez pois queremos um time ganhador. Ficar na A1 sera como ganhar o campeonato. Sim, sim somos pequeno e nao tem como nao se apequenar.

    2. Alguem sabe do Victor Andrade ?

  18. Um comentario e uma pergunta:

    1. Nao ha mais tempo. Ou comecamos a ganhar ou ja era. O Pingado precisa de sua oportunidade, e tera. Vamos torcer, mais uma vez pois queremos um time ganhador. Ficar na A1 sera como ganhar o campeonato. Sim, sim somos pequeno e nao tem como nao se apequenar.

    2. Alguem sabe do Victor Andrade ?

  19. Pior que a fase do time é você entrar aqui e ver tópicos onde não pode fazer comentário algum.

    PINTADO NÃO SE ABALA COM A DERROTA.

    É porque ele não é torcedor.
    Pra ele tanto faz

    • José
      No intervalo do jogo os gambas ligaram a irrigação do gramado no lado em que nós iríamos atacar

      Eles fazem isso contra todos os adversários e ninguém fala nada

      O time do Lule, pode tudo

      • O porque os zagueiros do time da casa não escorregaram? A verdade é que todo gramado de alto padrão é irrigado no intervalo. O problema é que os jogadores semi amadores da Lusa ainda não descobriram que existem chuteiras com trava de metal e regulagens, que servem pra evitar os escorregões em gramados profissionais.

  20. Diogo já ! Um jogador inativo, mas ama a Portuguesa e tem vontade . Aposentado , é muito melhor do que o Henrique Dourado , um ex – futebolista que engana ao entrar em campo , cintura de jogador de rugby , não é medalha dourada , nem prateada e nem bronzeada , no máximo de lata enferrujada . Cabeceia mais fraco do que um idoso de 75 anos .

  21. A respeito do treinador não se abalar com a derrota, simples, se ele conseguir livrar o time do rebaixamento e classificar para Série D , será herói , se não conseguir dirá , peguei o time na zona do rebaixamento e não montei o elenco o q no meu entender, ele está certo. Se o pior vier a culpa não é dele e sim do Castanheira, Montemor e Cordeiro.

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here