Portuguesa em jogo contra o Volta Redonda
Portuguesa em jogo contra o Volta Redonda (Foto: Dorival Rosa/Portuguesa)

De uniforme novo, a Portuguesa comemorou o aniversário de 50 anos do estádio do Canindé com um amistoso contra o Volta Redonda, na noite deste sábado (15). O resultado, no entanto, foi uma derrota por 1 a 0.

LEIA TAMBÉM: Provocação de jogador do Inter termina em confusão na Copinha

O jogo foi marcado pela celebração. Embora o público não tenha sido grande, a festa rolou solta com direito a apresentação do elenco para 2022, já trajando o novo uniforme, lançado esta semana, com show de luzes e fumaça.

No intervalo, mesmo com a derrota até então parcial, o Rubro-Verde seguiu com o clima de celebração, desta vez com direito a ‘boate’ no Canindé, com música e iluminação especial. Vale dizer que a festa foi além de 15 minutos de intervalo.


Sobre a partida, a Lusa foi comandada no confronto pelo preparador físico Kaio Soares, isso porque o técnico Sérgio Soares e o auxiliar Denys Facincani seguem em isolamento por causa da Covid-19, em processo de recuperação.

Inclusive, eles já não estiveram à frente da equipe lusitana na vitória por 2 a 1 sobre o Palmeiras, em jogo-treino realizado no meio da semana, no Allianz Parque. Além deles, jogadores também estão com o vírus, casos de Railan e Gustavo França.

Além da ocasião comemorativa em si, o amistoso serviu como mais uma etapa da Série A2 do Campeonato Paulista, que inicia no fim do mês. A estreia lusitana está marcada para o dia 27, contra o Primavera. Antes disso, ainda terá pela frente mais um jogo-treino contra o Nacional-SP, na próxima quinta-feira (20).

O JOGO

A Portuguesa começou o jogo bastante ofensiva, buscando o primeiro gol já no início. Em rápido contra-ataque aos 4 minutos, MT recebeu de cara com Thomazella abriu o placar para o Volta Redonda: 1 a 0. Com 6 no relógio, Daniel Costa deu um passe em profundidade para Léo Castro, que não alcançou e o goleiro adversário defendeu. Anderson Ligeiro recebeu pelo lado direito de ataque, puxou para o meio e finalizou para o gol, mas sem muito perigo, isso aos 9.

Em sequência de dois escanteios, aos 10 minutos, Daniel Costa cruzou alto, mas a defesa não teve dificuldade para tirar a bola em ambos os casos. Depois do gol, a equipe lusitana se manteve no campo de ataque, buscando cruzamentos na área e dando trabalho a Vinícius Dias. Com 13 no relógio, Léo Castro recebeu na entrada da área, finalizou forte, mas foi muito alto. Aos 19, o Volta Redonda ganhou uma falta pelo lado direito de ataque, mas, na cobrança, a bola subiu muito e saiu pela outra lateral.

Com 22 minutos, o Voltaço ganhou um escanteio pela direita, mas a defesa cortou. Na sequência, a Portuguesa saiu em contra-ataque, mas Léo Castro novamente não alcançou o passe. Com 24 no cronômetro, Luis Ricardo subiu bem pela direita, tocou para Daniel Costa, que encontrou Cesinha, mas a zaga do adversário encerrou o ataque. Aos 27, a Lusa montou uma blitz no campo de defesa dos cariocas, em jogada com Léo Castro e Daniel Costa, mas a zaga bloqueou. Mesmo sendo um amistoso, o Volta Redonda se mostrava muito faltoso.

Anderson Ligeiro e Daniel Costa tabelaram pelo lado esquerdo de ataque, mas a bola bateu do adversário e foi para escanteio, isso aos 28 minutos. Na cobrança, o Camisa 10 cobrou fechado, mas não apareceu ninguém para cabecear. Aos 31, Cesinha fez uma bela jogada pelo meio, finalizou, mas a bola saiu devagarinho pela linha de fundo, pertinho da meta de Vinícius Dias. Com 38 no cronômetro. Luis Ricardo tentou achar Cesinha em profundidade, mas a bola foi muito forte e saiu pela linha de fundo.

Aos 41 minutos, Anderson Ligeiro cruzou, a defesa carioca cortou, mas Daniel Costa pegou a sobra e emendou um chutaço de fora da área, que passou muito perto do gol. Minutos depois, Luis Ricardo tentou cruzamento pelo lado direito de ataque, mas foi muito muito forte e saiu pela linha de fundo. Aos 45, o Voltaço chegou em bola longa, o atacante disputou a bola, mas ficou com Thomazella, que saiu com segurança. O árbitro encerrou a primeira etapa com 47 no relógio.

Na volta do intervalo, Kaio Soares promoveu uma alteração, com a entrada de Danilo Pereira e saída de Kriguer. Aos 3, Eduardo Diniz fez bom cruzamento pela esquerda, mas Vinícius Dias saiu bem da meta. Com 5 no relógio Luizão Barba recuou errado, o atacante adversário atacou a bola e Eduardo Diniz cometeu uma falta perigosa. Como era um amistoso, o lateral-esquerdo foi substituído, para a entrada do zagueiro Matheus Carvalho. Na cobrança, Pedrinho mandou forte e Thomazella fez a defesa.

Em falta pelo meio, aos 10 minutos, a Lusa jogou a bola na área, mas Luizão Barba cabeceou para fora. Com 13 no relógio, Lelê invadiu a área lusitana, mas chutou na rede pelo lado de fora. Em boa jogada de Anderson Ligeiro, Léo Castro perdeu uma grande oportunidade. Com 16 minutos, Kaio Soares colocou Caio Mancha na vaga de Léo Castro. Instantes depois, Luan entrou no lugar de Cesinha. Com 24 no cronômetro, Pedrinho cobrou outra falta perigosa, quase na entrada da área, que assustou Thomazella.

Com a desvantagem no placar, a Portuguesa tentava chegar ao ataque, mas encontrava muita dificuldade até então. O jogo em si não estava bom, com os dois times cometendo muitos erros. Com 32 minutos, o ataque lusitano quase se aproveitou de um erro da zaga do Voltaço, mas o goleiro pegou a bola. Anderson Ligeiro fez uma boa jogada pela esquerda, tabelou, mas perdeu a bola. Em ataque pela direita, aos 36 minutos, o Volta Redonda quase chegou ao segundo gol em cruzamento na área, mas o atacante não alcançou.

Aos 36 minutos, Kaio Soares promoveu quatro mudança de uma vez só, com as entradas de Luizão Silva, Vinicius Argolo, Tauã e Geovani, nas vagas de Luizão Barba, Marzagão, Daniel Costa e Anderson Ligeiro. Em rápido contra-ataque, Nathan recebeu pelo meio e finalizou com muito perigo, raspando a trave lusitana, isso aos 38. Já no minuto seguinte, o adversário teve outra chance interessante, mas novamente foi para fora. Com 40 no relógio, o comandante da Lusa colocou Igor Bahia no lugar de Naldo.

Anderson Ligeiro teve uma grande chance para empatar o jogo aos 42 minutos, mas o arqueiro adversário pegou. Nessa altura do amistoso, as duas equipes já estavam muito mudadas, com o benefício do número ilimitado de substituições, o que deixou a partida menos interessante, diante da falta de entrosamento e até interesse de ambos. Aos 46, os cariocas voltaram a atacar, mas sem sucesso. No lance seguinte, veio a resposta da Lusa com duas chegadas, a última em escanteio, mas a defesa salvou e o árbitro encerrou aos 51.

FICHA TÉCNICA

Estádio do Canindé, São Paulo

Amistoso comemorativo do aniversário de 50 anos do Canindé

ESCALAÇÕES

PORTUGUESA: Thomazella; Luis Ricardo, Luizão Barba (Luizão Silva), Naldo (Igor Bahia) e Eduardo Diniz (Matheus Carvalho); Marzagão (Vinicius Argolo), Kriguer (Danilo Pereira) e Daniel Costa (Tauã); Cesinha (Luan), Léo Castro (Caio Mancha) e Anderson Ligeiro (Geovani).
Técnico: Kaio Soares

VOLTA REDONDA: Vinícius Dias, Iury, Daivison, Dilsinho, Luiz Paulo, Muniz, Bruno Gallo, Caio Vitor, Pedrinho, MV e João Vitor.
Técnico: Neto Colucci

ARBITRAGEM

O amistoso foi apitado por Leonardo Ambiel, auxiliado por Pedro Grivol e Marcos Henrique Sant’Anna Ribeiro, os bandeirinhas, além de Everton Rodrigues de Almeida, como quarto árbitro, e Douglas D’Andrea, o observador.

38 comentários

  1. É a minha opinião: É o mesmo futebol de sempre , que parecem ser os mesmos jogadores de sempre. Ataque fraquíssimo de sempre ( Cesinha e companhia ) e sem condições de subir de sempre. Essa é a competência da Diretora da Portuguesa para montar um time competitivo. O Time da Copinha foi até longe demais pelo futebol apresentado. Muito fraco e como sempre ataque fraquíssimo. Precisamos fazear curso de competência de futebol nos times do interior de São Paulo que montam times até mesmo na copinha muitos mais competitivos . Volto a repetir, com esse técnico e gerente de futebol ultrapassados e com essa visão de futebol da nossa diretoria vamos ficar no ostracismo por muitos anos!

  2. Acho que somos aquele personagem do filme O Sexto Sentido, morremos e ainda não percebemos.
    No mesmo dia eliminado numa competição e depois derrota no aniversário do nosso estádio

  3. Há 50 anos recebíamos o Benfica, tínhamos Marinho Peres, Lorico, Ratinho e até Carlos Alberto Torres, emprestado pelo Santos….
    Hoje enfrentamos o Volta Redonda e temos Ligeiro, Cesinha e Caio Mancha. Quanta decadência!!!
    Meio século depois estamos no fundo do poço.
    Quantos se foram acreditando em uma Portuguesa Grande, brigando por títulos …
    Acorda Diretoria ! Se não contratar ao menos 3 atacantes que saibam fazer gols, o ano estará perdido. Mais um …
    Pronto, desenhei.
    .

  4. Pois é….. ganhar do Palmeiras é fácil, difícil é ganhar do voltaço …. triste realidade a nossa .

    Fazer marketing, festa, comemoração para isso ou aquilo não adianta mais, estamos cansados dos mesmos erros, queremos um time que lute e honre nossas cores, a torcida continua mesmo que tudo indique que não vai dar.
    A lusa precisa ser grande em seus pensamentos e os diretores agir como grande, se não cada ano que passar seremos só lembranças.

    Na torcida por dias melhores, vamos lusa

    • Tão queimando o melhor jogador do elenco, o Geovani, já fizeram isso com Edson Carioca, Fabrício Carvalho, Lessa e Misael, parabéns. Vamos mudar o nome do clube para Mundo Disney, porque o que tem de Prof. Pardal lá dentro é brincadeira.

  5. Entra ano, sai ano e o futebol da Lusa continua vergonhoso!!! Pelo visto o resultado contra os porcos foi enganoso.. provavelmente a porcada tirou o pé… festa de 50 anos do Canindé, jogo contra o famoso, poderoso e respeitado Voltaço e mais um vexame!!! Depois o Castanheira reclama que o número de sócios torcedores é muito pequeno… tá na cara o motivo!!!! Aliás deveria ser ZERO sócios pelo produto que oferecem!!! Mais um ano de sofrimento se inicia!!!

  6. Time horroroso. Zaga medonha.
    Mandaram Sacoman embora pra trazer essas coisas bizarras pro lugar? Falaram que o Sacoman era lento e trouxeram duas carniças que são tão lentas quanto e não tem 10% do posicionamento do Sacoman. Bateram cabeça entre eles o jogo todinho, perderam todas na corrida… Uma dessas aberrações recuou uma bola pro goleiro sem força nenhuma e obrigou o lateral a fazer a falta e ser expulso… Uma coisa bisonha. Nem na várzea zagueiro faz isso.

    O esquema do super treinador então…
    É o jogo todinho com os super produtivos Ligeiro e Cesinha correndo feito bois pra linha de fundo e cruzando bola no peito do goleiro ou no pé do zagueiro adversário… Seria cômico se não fosse trágico.

    Um time com esses zagueiros ridiculos e um ataque que não faz gol em ninguém dá algum tipo de esperança pra torcida? Só pra quem for cego.

  7. Falar Falar não adianta !!!!! Adianta sim eh. Agir ! Fazer uma geral e arrumar a casa , como outrora !!! No tempo de vacas gordas por assim dizer ???? Tínhamos crackoes !!!!! Hoje. !!! ???? Jogadores fracos no meio de alguns. Aceitáveis !!!!! Pensem nisso e. Bora que as. Competições começaram cheia de. Categorias !!!!!! Humberto. Gregório. Castro Fernandes Mendes.

  8. Novidade nenhuma, mas vamos lá o time não tem apelo midiático, nem publicitário, e consequência disso não tem dinheiro. E o motivo disso e que não tem torcida pessoal. Tocar como um time desse em bom padrão? Qualquer time de cidade pequena do interior leva mais gente ao estádio. Honestamente a portuguesa ainda estar em pé é um milagre.

    • Amigo, só sendo idiota para prestigiar um time de merda como esse… para cobrar torcida presente necessário ter time competitivo… e se não tem dinheiro para isso, melhor fechar as portas… se a Portuguesa optou por ser um time pequeno, azar… parece que torcedor nào concordou e a constação é a presença de público, cada vez menor….

  9. Há 50 anos inauguramos o Canindé jogando contra o Benfica,9 jogadores na seleção portuguesa.Depois de alguns jogos treino conseguimos perder para o Volta Redonda.Mais um ano na A2,sem dúvida.Precisa começar do zero,contratar um olheiro que entenda de futebol e contrate jogadores que realmente possam resolver.Time da base também é horrível.Esse técnico é cheio de bla bla bla.Falta planejamento e competência.

  10. Vou destoar um pouquinho da opinião dos colegas. O resultado é ridículo, a preparação até agora é patética, porém observando os outros adversários e os elencos montados eu acho que a portuguesa nunca teve tanta chance de subir como tem nesse ano. E não é pela qualidade do elenco montado, e sim pelos adversários. Depois de muitos anos, não temos um bicho papão na a2. Aquele clube que disputa série b ou C e cai pra segunda do Paulista. Esse ano, é praticamente tudo nivelado. O xv tem um elenco mediano, o Taubaté contratou bem, e o resto é de médio pra baixo. A portuguesa tem um elenco razoável pra divisão, fez algumas renovações interessantes e contratou alguns bons nomes. Claro, tem sempre os ligeiros pra gente aturar, mas vá lá. Agora, vejo que apostou no treinador errado, com trabalhos ridículos ultimamente. Se o sérgio Soares não conseguir fazer esse time jogar bola, então também se coloca definitivamente como um técnico ultrapassado, pq as condições estão dadas a ele. Se não subirmos esse ano, é pq a incompetência será realmente enorme. Nunca foi tão fácil subir, espero que a diretoria perceba a oportunidade.

  11. Dá pra ver que nada mudou, inclusive nas improvisações. Triste. Nada vai mudar enquanto empresários fracassados colocarem para jogar na Portuguesa os jogadores que ninguém quer, lógico que tudo isso acontece com a anuência da diretoria. Estreia da nova camisa me faz lembrar o ditado que aprendi com minha avó quando era criança, “Por fora bela viola, por dentro pão bolorento”.

  12. Caro Lusitano, não que a torcida não prestigia porque o time é fraco a bom tempo. Eu quis dizer que não tem torcida mesmo. Se ficar nas primeiras colocações na tabela o campeonato inteiro a média de publico não passa de 2.500 a 3.000 torcedores.

  13. É muito bom nós torcedores analisarmos e opinar sobre as contratações e o futebol apresentado. A maioria entende um pouco de futebol e fica desgostoso porque a Diretoria contrata jogadores mediocres e monta um time fraco sem competitivade. Todos estão vendo isso, agora e a diretoria, e o presidente, não conseguem enxergar os erros cometidos anteriores e continuam errando nas contratações do técnico, gerente do futebol e jogadores .E os torcedores avisando, reclamando e mostrando a incompetência dessa diretoria para gerir o futebol. O pior cego e incompetente é aquele que não enxerga os erros cometidos e continua errando. É o caso da ditretoria e presidente da nossa Portuguesa. Seráq que Ele está feliz com o nosso futebol?

  14. Uma administração que conseguiu salvar a clube do fechamento, reestruturou departamentos, renegociou dívidas, trouxe patrocinadores, renovaram a infraestrutura de apoio ao futebol com transporte, pagamentos em dia, alimentação, CT equipado, médicos, fisioterapeutas, nutricionistas. Formaram uma das melhores divisões de marketing, comparável aos melhores clubes, porém, não conseguem formar um time decente com capacidade mínima de estar na A1 e série D. Conseguem perder um jogo em casa com um time que só faltou parar para tomar um gol de empate. Difícil entender…

    • Amigo, perfeito o comentário. Essa diretoria é excelente FORA DO CAMPO. Mas é incompetente dentro dele.. Lamentavelmente, o presidente Castanheira corre o sério risco de ver o seu trabalho comprometido pelos resultados ridículos alcançados no futebol… O tempo dirá…

  15. Será um ano decisivo para todos. Do Presidente aos funcionários. Coloco nessa ordem, porque se esse planejamemto não funcionar, aí então, não irá se sustentar mais ninguém no clube…infelizmente o golpe foi duro nesses últimos anos e a nossa Associação Portuguesa de Desportos que já respira por aparelhos, ou sobe e dá esperança ao torcedor ou então esse modelo de adm. decretará a falência definitiva do clube. Que tristeza para todos nós…

  16. Não tem jeito, o futebol não pode ficar na mão de gente que não é do ramo, tem que virar SAF e deixar o futebolna mão de quem entenda e tenha competencia para administrar. Não dá mais para nossa base ficar na mão de conselheiros querendo ganhar dinheiro encima do atleta e futebol profissional na mão de abenegados que na verdade querem ganhar dinheiro as custas do clube.

  17. castanheira igual aos outros, nada mudou, parabens pelo marketing que ta tirando leite de pedra, mas o carro chefe- futebol continua na mao de aproveitadores e amadores,o castanheira pra mim é mais um paraquedista e ponto final…

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here