Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA

O técnico Mazola Junior elogiou o primeiro tempo da Portuguesa na derrota por 2 a 0 para o Botafogo, na tarde deste sábado (14), no estádio do Canindé. No entanto, o comandante rubro-verde se mostrou preocupado com a falta de poder de reação da Lusa na etapa final. A equipe rubro-verde sofreu o segundo gol aos seis minutos do segundo tempo, anotado por Salatiel.

+ Após deixar a Lusa, Wevysther é anunciado pelo Maringá

“Temos que analisar o jogo de uma maneira bem racional e realista. O primeiro tempo da Portuguesa foi muito bom. Criamos várias situações de jogadas de linha de fundo, situações de finalização e o Botafogo chegou no gol do Thomazela apenas uma vez, em uma bela defesa. Aí tem o gol de bola parada, que ali, realmente, balançou bastante a Portuguesa. Conseguimos corrigir no intervalo algumas situações que não estavam bem na primeira parte. Mas aí, no segundo gol, o jeito que foi, aos seis minutos da segunda parte, jogou a equipe muito abaixo e isso me preocupou”, afirmou.

“Ficamos sem poder de reação nenhum, reagimos muito mal ao segundo gol do Botafogo e, a partir daí, não conseguimos jogar. Mesmo assim, o Botafogo chegou em apenas uma oportunidade no nosso gol, em grande defesa do Thomazella”, complementou.


O comandante lusitano voltou a falar da queda de rendimento da equipe na etapa final. Inclusive, Mazola Júnior ressaltou que o fato acendeu um sinal de alerta no plantel para corrigir estes pontos no decorrer da competição.

“O que me deixou preocupado foi essa atitude muito passiva após o segundo gol. Um jogo em casa, um campeonato desses, você tem que correr até o final do jogo. Você não pode morrer faltando 50 minutos para o jogo acabar. E isso foi um sinal de alerta, o ponto negativo desse jogo, que nos liga um sinal de alerta interessante para o decorrer da competição. Não gostei da segunda parte, as coisas não correram bem. E mesmo o pessoal que entrou, foi com o mesmo estado anêmico que quem estava em campo. E isso me deixou preocupado”, disse

Por fim, o treinador da Lusa ressaltou que a programação de treinos não muda. O elenco se reapresenta aos treinamentos neste domingo (15), às 8h, no CT do Parque Ecológico do Tietê, já pensando no próximo compromisso no Paulistão.

“A Portuguesa tem grandes profissionais em seu staff e corpo de jogadores. Não há necessidade de mudança de planejamento. Vamos continuar acreditando, estamos no caminho certo. Acho que o maior alento que podemos deixar para o torcedor é a primeira parte que fizemos, contra uma equipe de Série B, que está entrosada mais tempo e deu três chutes em nosso gol. Vamos com calma, bastante equilíbrio. Neste momento, nós aqui dentro não podemos nos deixar levar pela emoção e nem pessimismo. Não existe esse sentimento aqui dentro”, finalizou.

A Lusa volta a campo diante do Ituano, nesta quarta-feira (18), às 20h30, no estádio Novelli Júnior, em Itu. Como de praxe, a partida terá a cobertura e transmissão do NETLUSA (apenas áudio).

40 comentários

  1. Se jogou com um timeco e perdeu imagina com os times de ponta? Que acendam todas as luzes vermelhas para o plantel começar a acordar porque a série A2 está no retrovisor. Só o treino é capaz de produzir resultados então vamos pra cima porque só está começando e precisa corrigir os rumos. Vai Lusa com tudo catso!

  2. A marcação do meio de campo foi muito frágil sem pressão para ROUBAR A BOLA. O 10 do Botafogo jogou sempre livre. Zagueiro central é lento e A defesa ficou muito exposta.A defesa tem que ter mais firmeza nas disputas de bola e coberturas E falta mais qualidade no ataque para fazer gols. Então falta muita coisa para ser um time competitivo. Não vejo um time consistente para jogar os 90 minutos. Mais parece um apanhado de que um time coletivo.
    No primeiro jogo, para mim, esse técnico é fraco pra entender o básico do futebol. A defesa tem que ser forte para primeiro não tomar gol, o meio de campo marcar forte sob pressão e com velocidade marcar gols no contra ataque.

  3. Ele está treinando o time a algum tempo,ficou surpreso com a falta de competência de seus comandados reagir imagine a surpresa dos torcedores. O São Bento conseguiu um heróico empate contra o Palmeiras.

  4. Salvo engano, o elenco foi quase que integralmente escolhido por ele mesmo.
    Se o time não mostrou reação a incompetência é do próprio técnico.
    A qualidade dos jogadores é indiscutível, ou seja, praticamente todos não tem nenhuma.
    A torcida, que aqui se manifesta, não é burra.
    A grande maioria “enxergou ” que atacantes que não fazem gol não servem.
    Os caras sequer chutaram ao gol. Um cone, na meta adversária, resolveria.
    São Bernardo, jogando fora, meteu 3 x 0.
    Santo André fez o dever de casa.
    Palmeiras ? Nem precisa falar…
    Somos favoritos a lanterna do grupo e, talvez, do campeonato.
    Para finalizar, Sr. Castanheira, é o time que chama a torcida ao estádio, não ao contrário.

  5. Time horrível. Treinador horrível. Que comece o planejamento para série A2 de 2024. Pelo que vi hoje.. não ganha de ninguém. Hoje tive uma enorme frustração…visitei o CT e entrei inclusive no vestiário da comissão técnica…chuteiras espalhadas. Não vi sequer um funcionário. Pífia a administração da portuguesa. Não fora mexido em nada…uma vergonha. Muito triste com um time de mais de 100 anos que se porta como um timeco da várzea. Fui ao aeroporto buscar um primo…fiquei decepcionado.

  6. Está “treinando” este catadão desde dezembro para jogar isto? Disse que não acompanhava A-2 e Copa Paulista por isto não conhecia os jogadores da Portuguesa. E que meio campo horrível que ele montou! O Marzagão jogava fácil neste time. Sem serem craques, Caio Mancha e Gustavo França teriam lugar neste elenco. Técnico fraco. Toninho Cecílio e Castanheira são um desastre na administração do futebol.

  7. Será que o Toninho Cecílio é fraco ou está cumprindo o seu papel? Que é levar vantagens nessas contratações. Pra ver como a coisa tá feia já estão ressucitando até o Daniel Costa.

  8. TREINADOR HORRÍVEL, TIME HORRÍVEL, GANHAR OU PERDER É DO ESPORTE, MAS SEM LUTA, ENTREGA, RAÇA, NÃO TEM DESCULPA ! A TORCIDA LEÕES DA FABULOSA MORREU APÓS O 2° GOL, NÃO XINGA, SEM PALAVRÕES, SEM COBRANÇA, INFELIZMENTE NOSSA TORCIDA E FORMADA NA GRANDE MAIORIA POR ADOLESCENTES NUTELAS…TRISTE…MUITO TRISTE, VOLTAREMOS PARA A2 …

  9. Alguém avisa ao mazzola Junior que ele é o treinador, não o comentarista da televisão. Se ele percebeu essa merda, pq não arrumou? E o principal dito pelos colegas acima : colocou os amigos pra jogar, dispensou jogadores que ele não conhecia. E quando for embora? A bucha sobra pra portuguesa. Com esses jogadores contratados, o marzagao, o Daniel Costa e o paraíso têm obrigação de serem titulares.

    • Concordo plenamente. Colocou os “amiguinhos” dele pra jogar e deu no que deu… Tem que colocar nosso elenco já conhecido. Marzagão, Paraíso e Daniel Costa no banco ?! Tá de brincadeira! Sem contar que descartou Gustavo França e Luizão.

  10. Mais do mesmo!!! Se o time não tem poder de reação das duas uma: ou os jogadores foram mal escolhidos e escalados ou o técnico não tem comando.. nas duas situações o cara é culpado… parabéns Toninho Cecílio e Castanheira!!! Brilhante gestão!!! Aliás, mais uma vez recado ao Presidente: sem time sem público… e não encha o saco…

  11. Quem tem que estar preocupado não é o técnico e sim nós torcedores. A mesma conversa de sempre, jogamos bem mas não ganhamos por detalhes, detalhes esses que são tão somente que o time é fraco e horrível.
    Só não vou falar que o técnico vai ter vida curta no Canindé porque o Castanheira é muito teimoso e incompetente ( lembram do FM ).

    • O importante pela ordem de grandeza é:
      1-) Afastar a torcida do Canindé;
      2-) Ter um diretor de futebol que nunca fez um trabalho razóavel em qualquer time;
      3-) Montar um elenco fraco e limitado;
      4-) Trazer um técnico que conseguiu deixar o
      sexto colocado da série B na zona de rebaixamento e quase rebaixar outro clube no mesmo campeonato;

      Eis nossa formula de sucesso!!!!

    • Que o time acusou o golpe depois do segundo gol até aí eu concordo. Mas falar que jogou bem o primeiro tempo é forçar a barra. Admite que não jogou bem, pq se pensar dessa maneira, não dura muito . O Marzagão precisa urgentemente ser titular nesse time, tem raça e pra mim, é o melhor volante do elenco disparado

  12. Que o time acusou o golpe depois do segundo gol até aí eu concordo. Mas falar que jogou bem o primeiro tempo é forçar a barra. Admite que não jogou bem, pq se pensar dessa maneira, não dura muito . O Marzagão precisa urgentemente ser titular nesse time, tem raça e pra mim, é o melhor volante do elenco disparado

  13. Antes de seguir na minha breve escrita: sei que foi apenas o primeiro jogo. Mas foi triste de ver…..Time sem esquema tático, sem vontade e, aparentemente, sem comando….Com exceção de Pará, que foi levemente superior. O resto foi de uma mediocridade lamentável….. Depois do segundo gol do Botafogo, fiquei receoso do pior…O início do Paulistão sofrendo uma goleada seria nossa forca… Ainda bem que isso não ocorreu. O que eu gostaria era de ter visto esse mesmo jogo que o Mazela (ops..Mazola) viu….Essa partida foi muito distante da que vi no Canindé…O técnico parece ser muito falastrão e pouco prático… Torço para estar errado….Como sempre fui contra a saída de Sérgio Soares, que nos levou ao título da A2 e semi da Copa Paulista, fico à vontade para criticar….Soares, em todo discurso, enaltecia nossa história, enaltecia nossa “grandeza” e enaltecia a importância do torcedor….Mazela (de novo, não!!!! É Mazola) quer discursar bonito e fala em manter o plano de trabalho….Como disse antes, torço (pois é meu papel como lusitano) para que ele se acerte. Mas se não ganhar nos próximos dois confrontos, a chapa já vai esquentar. Que Deus nos proteja….

  14. O S SOARES tinham montado uma equipe onde o time consagrou-se campeão e acesso até que a diretoria desmanchou todo o time não valorizou a copa paulista que dava uma vaga na d o time não foi bem e agora técnico novo mas jogadores muito limitado para a série 1 fico imaginando quando a lusa jogar com os times como Corinthians s Paulo Santos bragantino até mesmo agora o ituano a gente tem esperança mas o time não reage pra mim um time de refúgio

  15. Na minha opinião o D. C tem que ser titular, Victor Ramos falhou no primeiro jogo, agora o próximo vai ser o Pará, tem jogadores que não dá mais, ainda se o time tivesse jogadores que decidiam partidas tudo bem, tem que ficar esperto pra não cair para a segundona.

  16. O pior é que tem torcedor que acha que o Victor Ramos foi uma boa contratação, só pode ser brincadeira, não é porque ele jogou no Palmeiras tem qualidade para jogar na Lusa. Lembrem que ele jogou no Palmeiras na época que o clube jogava campeonato para não ser rebaixado.
    NÃO SERVE PARA JOGAR NA LUSA !!!!

  17. O técnico precisa exigir garra e transmitir segurança pro time, não pode ficar assistindo e esperando um milagre ou torcendo, precisa agir. Cada jogo tem que ser encarado como uma final…Pq lá na frente 1 ou 2 pontos fazem a diferença pra nos manter na primeira ou cairmos novamente
    .

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here