Foto: Dorival Rosa/Portuguesa

Antes de iniciar a carreira como treinador, Alex Alves foi um dos bons atacantes do futebol brasileiro no começo deste século. Além de ter defendido a Lusa em duas oportunidades, ainda passou por Cruzeiro, Botafogo e Bahia, entre outros. Essa experiência fez com que ele tivesse duas grandes inspirações para sua carreira à beira do banco.

“Tive o Vanderlei Luxemburgo, que trabalhei no auge dele no Cruzeiro. É um cara sensacional dentro de campo, que cobra muito. Assim como ele, eu também não consigo ficar parado, falo o tempo todo. Se o cara erra um passe no treino, eu vou lá e cobro”, contou em entrevista ao NETLUSA na última sexta-feira (1º) .

“O outro foi o Levir Culpi, que tem um jeito fora do normal de tratar o jogador. Ele senta, pergunta da família, dá moral e faz o jogador se sentir importante. Eu deixo os jogadores criarem com a bola, mas sem ela precisam fazer o que peço”, complementou.

O aprendizado que ele carrega da época em que ainda era um goleador também reflete a sua maneira de montar suas equipes. Por isso, Alex Alves gosta de jogar sempre em busca do ataque.


“Eu também gosto da posse de bola, mas no campo ofensivo. Seria diferente se eu, como ex-atacante, recuasse meu time. Quando rouba a bola, tem que procurar o contra-ataque o mais rápido possível. Quando se está sendo atacado, alguma parte do time adversário está desorganizada. Se a gente fica trabalhando a bola no nosso campo, eles ficam perto do nosso gol, caso recuperarem a posse. Os jogadores assimilaram minhas ideias, contudo, ainda temos muito para melhorar”, concluiu.

Como técnico, Alex Alves iniciou a carreira na própria Portuguesa, em 2016, mais precisamente na equipe sub-17. Depois passou por Nacional, Juventus, Cascavel-PR e Atibaia.

Já como jogador, o ex-atacante teve duas passagens pela Lusa: em 2002 e 2003 e em 2006. Foram 63 jogos disputados, com 21 vitórias, 21 empates e 21 derrotas. Ao todo, o ex-jogador marcou 32 gols.

A Portuguesa volta enfrenta o Juventus nesta terça (5), fora de casa, pela sexta rodada da Copa Paulista. Como de praxe, o NETLUSA transmite a partida.

Assista à entrevista completa com Alex Alves:

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here