Com vantagem histórica sobre o São Caetano, a Portuguesa precisa quebrar um tabu que já dura dez anos contra a equipe do ABC. Nas últimas dez temporadas, os clubes se enfrentaram oito vezes e a Lusa não venceu em nenhuma oportunidade. A chance de encerrar este jejum será nesta sexta-feira (8), às 15h, em partida da sétima rodada da Copa Paulista. O NETLUSA transmite o jogo.
Ao todo, foram 26 embates entre os dois clubes, com 10 triunfos rubro-verdes (38,46%). Além disso, houve mais nove empates e sete triunfos azulinos. A vantagem no saldo de gols também favorece a equipe da capital paulista: 35 a 32.
LEIA TAMBÉM: Líder do grupo, Portuguesa recebe o São Caetano pela Copa Paulista
A última vitória da Portuguesa no confronto foi no dia 28 de junho de 2011, pela Série B do Campeonato Brasileiro. A ‘Barcelusa’ goleou o São Caetano por 5 a 2, no Canindé. Edno (duas vezes), Marcelo Cordeiro, Ananias e Leandro Silva fizeram os gols lusitanos.
O histórico entre os times começou em 2001, com um empate por 1 a 1 no tempo normal e uma vitória do Azulão nos pênaltis por 2 a 1. Apesar disso, o confronto que aconteceu no Anacleto Campanella não era eliminatório e valia pela primeira fase do Paulistão. Naquela temporada, todos os jogos que terminassem empatados iam para as penalidades e, quem vencesse a disputa, ficava com um ponto extra. Como curiosidade, vale dizer que caso o empate fosse sem gols, apenas o ponto do duelo de pênaltis era válido.
O duelo desta sexta-feira (8) será o 12º na história no Canindé. Anteriormente, a Rubro-Verde venceu seis vezes, perdeu quatro e empatou uma.
O meia Marco Antônio foi o atleta que, vestindo o manto da Portuguesa, mais vezes enfrentou a equipe do Azulão, com o total de oito jogos. Por fim, Ananias é o que mais marcou nesse duelo, com três gols.
As informações são de Sérgio Luiz Henriques, historiador da Lusa e colaborador do Museu Histórico da Portuguesa, que fica aberto todos os sábados, das 11h às 13h30.
VAI PRA CIMA DELES LUSAASA, QUEBRAR TABU FAZ PARTE.
Afffff Mas que regra absurda era essa de 2001? Coisa da federação mesmo.
Esse jogo da Barcelusa, foi aquele que contou com o gol na gaveta do Cordeiro !