Lusa tenta quebrar tabu de dez anos contra o São Caetano

Equipe tem vantagem no confronto histórico, mas não vence o clube do ABC desde 2011

3
Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA

Com vantagem histórica sobre o São Caetano, a Portuguesa precisa quebrar um tabu que já dura dez anos contra a equipe do ABC. Nas últimas dez temporadas, os clubes se enfrentaram oito vezes e a Lusa não venceu em nenhuma oportunidade. A chance de encerrar este jejum será nesta sexta-feira (8), às 15h, em partida da sétima rodada da Copa Paulista. O NETLUSA transmite o jogo.

Ao todo, foram 26 embates entre os dois clubes, com 10 triunfos rubro-verdes (38,46%). Além disso, houve mais nove empates e sete triunfos azulinos. A vantagem no saldo de gols também favorece a equipe da capital paulista: 35 a 32.

LEIA TAMBÉM: Líder do grupo, Portuguesa recebe o São Caetano pela Copa Paulista

A última vitória da Portuguesa no confronto foi no dia 28 de junho de 2011, pela Série B do Campeonato Brasileiro. A ‘Barcelusa’ goleou o São Caetano por 5 a 2, no Canindé. Edno (duas vezes), Marcelo Cordeiro, Ananias e Leandro Silva fizeram os gols lusitanos.

O histórico entre os times começou em 2001, com um empate por 1 a 1 no tempo normal e uma vitória do Azulão nos pênaltis por 2 a 1. Apesar disso, o confronto que aconteceu no Anacleto Campanella não era eliminatório e valia pela primeira fase do Paulistão. Naquela temporada, todos os jogos que terminassem empatados iam para as penalidades e, quem vencesse a disputa, ficava com um ponto extra. Como curiosidade, vale dizer que caso o empate fosse sem gols, apenas o ponto do duelo de pênaltis era válido.

O duelo desta sexta-feira (8) será o 12º na história no Canindé. Anteriormente, a Rubro-Verde venceu seis vezes, perdeu quatro e empatou uma.

O meia Marco Antônio foi o atleta que, vestindo o manto da Portuguesa, mais vezes enfrentou a equipe do Azulão, com o total de oito jogos. Por fim, Ananias é o que mais marcou nesse duelo, com três gols.

As informações são de Sérgio Luiz Henriques, historiador da Lusa e colaborador do Museu Histórico da Portuguesa, que fica aberto todos os sábados, das 11h às 13h30.


guest
3 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
RODOLFO VICENTE TEIXEIRA
RODOLFO VICENTE TEIXEIRA
3 anos atrás

VAI PRA CIMA DELES LUSAASA, QUEBRAR TABU FAZ PARTE.

Mariano
Mariano
3 anos atrás

Afffff Mas que regra absurda era essa de 2001? Coisa da federação mesmo.

Rodrigo Guilhoto
Rodrigo Guilhoto
3 anos atrás

Esse jogo da Barcelusa, foi aquele que contou com o gol na gaveta do Cordeiro !