A Portuguesa perdeu o clássico para o Corinthians, na tarde desta sexta-feira (6), por 1 a 0, no Canindé, pela penúltima rodada da terceira fase do Campeonato Paulista Sub-20. Caique, em cobrança de pênalti no início do segundo tempo, anotou o gol da derrota lusitana.
+ Campeão com a Lusa, Luis Ricardo treina na academia do clube
Com este resultado, a Rubro-Verde segue na vice-liderança, com sete pontos, enquanto os adversários chegam a quatro pontos na tabela de classificação. Diante disso, a Lusa precisa vencer ou empatar com o Palmeiras na próxima rodada para garantir a classificação.
As ausências do time ficaram com Geraldo, que se recupera de uma lesão no ligamento colateral lateral do joelho direito e está fora do estadual. Além dele, o lateral esquerdo Pedro Henrique cumpre suspensão automática e desfalca a Lusa.
Além da dupla, a ausência fica com o técnico Alan Dotti, que também cumpre suspensão. Com isso, o auxiliar César assume o comando no banco de reservas. Com isso, a Portuguesa iniciou o jogo com Ronaldo; Talles, Portela, Renan e Kauê Dias; Jonathan, Denis e Renan Nunes; Leandro, Maceió e Fabrício.
O JOGO
O jogo teve início com a Lusa fazendo uma marcação sob pressão, enquanto os adversários tentavam encontrar espaços para abrir o placar. Aos três minutos, Leandro recebeu o passe rasteiro pela esquerda, girou e arriscou, mas a zaga desviou e a bola foi por cima do gol.
Com o passar do tempo, o jogo passou a ficar ainda mais movimentado em ambos os lados, com o Corinthians apostando no ataque em velocidade pelos lados do campo e a Rubro-Verde pressionando no ataque. Aos 32, Caique recebeu o passe e chutou rasteiro, mas Ronaldo fez a defesa e a bola foi para a linha de fundo.
Após o susto, o jogo seguiu equilibrado no meio-campo, sem grandes chances para ambos os times. Nos minutos finais, em cobrança de escanteio, Leandro arriscou na primeira área, mas a bola foi por cima do gol.
No segundo tempo, a Rubro-Verde veio com uma novidade em relação a primeira etapa. Saiu Leandro para a entrada de Pedro Torres. O jovem, inclusive, foi o autor dos dois gols da vitória sobre o Água Santa, na última rodada.
Com um minuto de jogo, o juiz apontou a penalidade para o Corinthians após um lance entre Kauê Dias e Artur. Na cobrança, Caique chutou para o lado direito, Ronaldo tentou defender, mas a bola foi para o fundo das redes e colocou os visitantes em vantagem.
O gol fez com que o Corinthians crescesse em campo e fosse ao ataque, em busca do segundo tento. Entretanto, a Rubro-Verde passou a crescer em campo, mas encontrava dificuldades para criar oportunidades de empatar a partida.
Após a parada técnica, o técnico Cesar fez três mudanças ao sacar Fabrício, Renan Nunes e Jonathan para as entradas de Kadir, Brasil e Deivid. Aos 32, Kadir recebeu o passe e, quase a bola saindo da linha de fundo, arriscou, o goleiro espalmou e, na volta a defesa afastou o perigo.
Entretanto, no último lance, a Rubro-Verde teve uma grande oportunidade de garantir a vaga. Aos 53, Maceió arriscou e Thomas defendeu com a mão. Com isso, o juiz anotou a penalidade. Na cobrança, Kadir chutou no canto esquerdo, o goleiro defendeu, outro atleta lusitano tentou no rebote, que explodiu na trave e a defesa afastou, mantendo a derrota lusitana.
A Portuguesa volta a campo para a última rodada da terceira fase do Paulista Sub-20 no clássico contra o Palmeiras. O confronto acontece na próxima quarta-feira (11), às 15h, fora de casa.