Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA

Mais uma vez saindo atrás do placar e tendo que buscar o empate, a Portuguesa segue sem vencer na Série A2 do Campeonato Paulista. Diante do Atibaia, a Lusa fez um primeiro tempo ruim, se recuperou na segunda metade de jogo, mas não conseguiu vencer em seu primeiro jogo dentro de casa. O gol da Portuguesa foi marcado pelo estreante Anderson Lessa.

O placar de 1 a 1 deixa a Rubro-verde com dois pontos em dois jogos, na oitava colocação. A rodada porém, segue amanhã e o time deve ficar fora do G8 após o complemento. A Portuguesa volta a campo já na próxima quarta-feira (10), quando recebe o líder Água Santa no Canindé, às 19h, mais uma vez com transmissão do NETLUSA com narração de Gomão Ribeiro.

O jogo

A única mudança na escalação titular foi a entrada de Alemão na lateral no lugar de Jeferson Feijão. O jogo começou com uma forte chuva no Canindé. Mesmo assim, o gramado mostrou-se em boas condições. Apesar disso, a Lusa pouco construiu na primeira metade do primeiro tempo. O Atibaia, por sua vez, se mostrou bem posicionado e esperando um erro do time da casa.


A primeira chance da Portuguesa foi aos 23. Alemão cobrou falta fechada, mas a zaga conseguiu cortar antes dela chegar ao gol. Na sequência, Patrick recebeu bola livre de marcação e chutou forte, obrigando Christopher a fazer uma boa defesa. Seguindo a pressão, Diego Jussani dentro da área chutou forte, mas em cima do goleiro.

Quando a Lusa parecia controlar o jogo, uma desatenção levou o time a sofrer o gol. Após dividida no meio-campo, Vinicius Silva iniciou bate boca com um adversário. O árbitro foi chamar a atenção dos atletas, mas não paralisou o jogo. Jean Pablo aproveitou, lançou a bola para Michael Paulista, que invadiu a área e tocou na saída de Dheimison para abrir o placar.

No intervalo, Anderson Lessa e Mizael entraram no lugar de Lucas Douglas e Patrick. Logo aos dois minutos, Mizael recebeu cruzamento de Maykinho e tocou de cabeça. A bola bateu caprichosamente no travessão. Aos 11, o atacante novamente apareceu bem. Após receber bola na ponta direita, cruzou rasteiro e por pouco não achou Lessa e Maykinho.

Aos 15 minutos, Vinícius Silva recebeu na linha-média, deixou três adversários para trás e cruzou. Anderson Lessa, esperto, antecipou na primeira trave e em sua primeira finalização com a camisa rubro-verde empatou a partida.

Apesar de se animar com o gol e pressionar mais o adversário, a Lusa foi pouco efetiva. Marchiori ainda tentou com as entradas de Gilberto Alemão, Fabrício e Léo Jaime. A mudança, que ocasionou no deslocamento de Mizael mais centralizado, não surtiu efeito. A Portuguesa não criou nenhuma chance clara. O Atibaia, por sua vez, se segurou na defesa e o placar ficou mesmo em 1 a 1.

Ficha Técnica

Portuguesa 1×1 Atibaia
Data
: 06/03/2021
Hora: 19h
Local: estádio Oswaldo Teixeira Duarte, o Canindé, em São Paulo-SP

Portuguesa: Dheimison; Alemão, Jussani, William Magrão (Gilberto Alemão, aos 25’/2ºT) e Patrick (Mizael, no intervalo); Caíque, Vinicius Silva e Raphael Luz (Fabrício, aos 25’/2ºT); Geovani (Léo Jaime, aos 25’/2ºT), Lucas Douglas (Anderson Lessa, no intervalo) e Maykinho.
Técnico: Fernando Marchiori

Atibaia: Christofer; Makelele, Dogão, Jean Pablo e Carlinhos; Alê (Gledson, aos 28’2ºT), Maicon Douglas e Danilo (Willian Daltro, aos 28’2ºT); Paraíba (Luan, aos 18’/2ºT), Wesley Tanque (Gustavo, aos 28’2ºT) e Michel Paulista.
Técnico: Carlão Souza

Árbitro: Thiago Lourenço de Mattos
Assistentes: Osvaldo Apipe de Medeiros Filho e Amanda Pinto Matias

Gols: Michael Paulista (ATI, 28’/1ºT) e Anderson Lessa (POR, aos 15’/2ºT)

Cartões amarelos: Patrick (27’/1ºT) e Lucas Douglas (37’/1ºT) para a Portuguesa

17 comentários

  1. Teimosia (ou falta de inteligência) do treinador já custaram 4 pontos em jogos teoricamente mais fáceis. Agora vem a sequência dificil… poderiamos entrar nessa sequência embalados e com 6 pontos, mas não… Vamos entrar pressionados e com o nosso treinador tendo desperdiçado 2 jogos e provavelmente toda a pré-temporada com um time base que não tem a menor condição de competir pra subir… Agora vai ter que encontrar uma base com os reforços no meio de uma sequência de confrontos diretos. Parabéns pra esse “jênio”… Insistir com William Magrao não tem defesa, o cara de novo foi o pior em campo (inclusive fez um penalti clarissimo que o juiz não deu) e mesmo assim o Ferguson deixou ele 70 minutos em campo… Cego eu sei que o Marchiori não é, então qual o interesse em manter o Magrao em campo? Baseado no futebol nada justifica.

  2. Infelizmente, achei bem desorganizado para tanto tempo de pré temporada. Não se vê um time bem taticamente. Espero que o Fabrício e o Anderson Lessa estejam bem todo o campeonato e se tenha um time mais ajustado, independentemente da qualidade técnica no geral.

  3. Os comentários acima procedem, esse FM nao da pra entender porque insiste com o Magrão e com o centro avante Lucas Douglas, sem comentarios, muda já se não vamos ter que mudar o técnico, 2 jogos fáceis e dois empates. Agora vamos pegar o Agua Santa e depois o XV de Piracicaba, muito dificeis esses jogos. Vai lusa !!!

  4. Parem de criticar!
    Quem treina o time todos os dias é o FM, certamente ele sabe quem está melhor para cada partida, deixem ele trabalhar pelo amor de DEUS.
    Castanheira continue sendo profissional e mantenha o técnico até o fim da jornada 2021, tenho certeza que ao menos acesso virá, se partimos pro lado do amadorismo, trocando de técnico a cada dois ou três resultados ruins, nunca “repito NUNCA MAIS” voltaremos a ser um time grande, na verdade se optarmos pelo amadorismo vamos de fato sumir do cenário futebolístico brasileiro.
    PAREM DE CRITICAR!!!!

    • Concordo plenamente Antônio. Mas não se esqueça que essas críticas sobre o técnico já começa com o pessoal da Net Lusa que devem fazê-lo mas não como torcedores. Pessoal da Net Lusa sei quer difícil mas façam os jogos como se não fossem torcedores. Vamos Lusa.

  5. Antonio, entendo seu ponto de vista sobre troca de técnicos. Ficar trocando realmente não resolve. Não se está falando em troca agora, porém o Fernando Marchiori precisa deixar de ser teimoso. Desculpe, mas a escolha dele pelos jogadores que saem jogando não tem nada haver com parte técnica. Ele mesmo disse que “tinha um grupo de jogadores campeões que tinham preferência”. Futebol é momento. Apesar do bom cruzamento para o gol, Vinicius Silva é muito ruim. William Magrão está mal. Na minha opinião o Danilo Baia era melhor que este Alemão ou o Feijão. Tem sempre a mesma troca programada todo jogo sem importar se o atleta está bem no jogo ou não. Neste ano sai o Raphael Luz e entra o Léo Jaime (para mim não deveria nem ter vindo). Uma vez disse aqui que o FM nos eliminou nos dois últimos anos da A-2: a primeira pelo Santo André e a segunda quando escalou o time mal contra o XVI (o juiz do primeiro jogo também foi fundamental no desastre). O ótimo volante Caíque foi posto na lateral direita e foi muito mal no primeiro jogo. Apresar disso o FM insistiu em mantê-lo lá no segundo jogo. Perdemos em combatividade no meio campo e tínhamos um ponto vulnerável na lateral direita (por onde os gols saíram). Ele tem que se conscientizar que a Copa Paulista não é parâmetro. A-2 é muito mais difícil e só pode jogar quem estiver melhor. “Amigos”, “homens de confiança” são para tomar um cafézinho e trocar ideias. Vamos subir, Lusa!

  6. Fernando Marchiori, deixa de ser teimoso. Manter o mesmo time só porque ganhou a Copa Paulista? Já deu né, foi legal, ganhamos a CP e estamos na Serie D. Parabéns pra vc e o time !!! mas agora estamos em outro campeonato e muito mais difícil que a CP.
    Acorda antes que seja tarde, esse campeonato é curto.
    Não acho que temos que trocar de técnico agora, temos que apoiar, mas colabora né FM !!!

  7. A carreira do Marchiori como treinador está apenas no começo e ele já demonstrou ser um treinador campeão, mas isso não o torna incriticável, se é que essa palavra existe. Nessas duas partidas, tem demonstrado uma péssima gestão de grupo, não sabendo lidar com a chegada de reforços que foram (teoricamente) escolhas dele. Aliás, a péssima montagem de plantel (mais uma vez!) está aí nas vistas de todos. Sobram 5 vagas para inscrição e muitos jogadores por inscrever. Para começar, o trio colombiano que eu sinceramente não entendi nada. Depois disso, Denis Neves, Lombardi, douglas qualquer coisa. Ainda tem remanescentes do ano passado, como Toledo e Fabrício. Ou seja, vai faltar vaga pra jogador com contrato, o que eu sinceramente não consigo entender. Jogamos dois jogos contra equipes supostamente mais fracas e agora temos dois jogos com equipes com 100% de aproveitamento. Não podemos esquecer que no campeonato passado, muito se diz do drone em terras pamonheiras ou dos penaltis inventados pelo gatuno de apito, mas tivemos 90 minutos no canindé para conseguir uma vitória e só conseguimos marcar um gol contra com um jogador centroavante de 39 anos, escolha do treinador. Marchiori é bom treinador, mas tem que ser criticado, sim. Esperamos que no próximo jogo, muito mais difícil, as mudanças necessárias sejam feitas e o time jogue minimamente e não falte vontade. E sobre o Água Santa, próximo adversário, tem lá jogadores que cairiam aqui como uma luva, mas acabaram em diadema. Vamos lusa, jogar bola e ter vontade.

  8. quando merece elogios, elogiamos, quando merece críticas, criticamos, pediu e recebeu 11 reforços, fez vários amistosos e repete no 2o. jogo os mesmos erros do 1o. ????? o time da CP era bom para aquele campeonato (que era mais fraco) agora a pegada é outra e está devendo sim, defesa marca mal ( o Atibaia teve 3/4 chances boas de gol) o meio tambem não ajuda e não temos centro-avante ( pelo menos jogando)- E a pergunta que não quer calar, com 30 jogadores ( 11 reforços) precisa improvisar ?????????????????

  9. Infelizmente, concordo com a maioria dos demais torcedores, o Marchiori está insistindo com Magrão na zaga , ele está totalmente perdido, complicando jogadas fáceis, improvisando o Patrick na esquerda , que não é a posição dele , e o nosso centroavante é de lascar Lucas Douglas, ele é muito ruim, desculpa estamos pelo mesmo caminha dos anos anteriores, trouxemos quantidade e não qualidade, vamos amargar mais um ano de sofrimento, sabemos que as finanças estão baixas , mas não podemos trazer mais ex atletas, que não tem folego para correr mais de 15 minutos.

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here