Foto: Fernanda Luz/Ag Paulistão

Os jogadores da Portuguesa utilizaram as suas redes sociais para comentar sobre a derrota nos pênaltis para o Santos, na noite do último domingo (17), após empatar sem gols na Vila Belmiro. Apesar de lamentar o resultado no clássico, os atletas exaltaram a atuação da equipe, que conseguiu a classificação às quartas e a vaga na Série D do Brasileiro no próximo ano.

+ Após Paulistão com a Lusa, Felipe Marques deve atuar no Remo

Um dos integrantes do elenco há mais tempo no Canindé, o zagueiro Robson teceu elogios para a equipe verde encarnada. Além disso, destacou o empenho e união do grupo para chegar às quartas de final.

“Triste demais pelo resultado. Infelizmente, não era o que queríamos, nem o que nosso grupo e a instituição merece, mas sentimento de que nos doamos ao máximo para que o resultado positivo viesse. Tenho orgulho de vestir essa camisa rubro verde e fazer parte desse grupo que durante esse campeonato todo demonstrou que juntos somos mais fortes. Isso é só o início daquilo que a Portuguesa ainda viverá em um breve futuro, não tenho dúvidas disso”, afirmou.


Em sua segunda passagem pelo Canindé, o atacante Henrique Dourado foi outro a lamentar a eliminação lusitana. Em tom de despedida, o centroavante frisou a oportunidade de retornar ao Canindé e atuar no Paulistão.

“Chegamos ao final de mais um ciclo. Ter retornado para a Lusa foi especial. Tanto pelo passado que escrevemos, quanto por este presente, onde alcançamos alguns objetivos que foram traçados desde a apresentação. Inicialmente agradeço a Deus por tudo. Jogar novamente um Paulistão, estar próximo da família, era algo que eu almejava. Quero também deixar um abraço para todos da diretoria, as comissões técnicas, funcionários e este grupo de atletas que formamos, unidos até o fim. Infelizmente não chegamos mais longe. Mas recolocamos a Portuguesa em calendário nacional, avançamos entre os oito melhores da competição e conseguimos trazer de volta a torcida fanática ao Canindé, que nos enche de orgulho. Fica minha gratidão por este período e a certeza que a Lusa segue em meu coração”, completou.

Confira outras mensagens deixadas por alguns dos jogadores:

Yeferson Quintana

Orgulho desse grupo! É um prazer e orgulho imenso defender a camisa desse clube, uma instituição gigante como a Portuguesa! Fizemos tudo o que podíamos, mas infelizmente não era o resultado que buscávamos. Saímos orgulhosos por termos nos doado do início ao fim. Obrigado novamente a todos!

Eduardo Diniz

Infelizmente não conseguimos a classificação para a semifinal, mas saímos com o sentimento de orgulho. Nos doamos ao máximo para atingir os objetivos da Portuguesa neste Paulistão. Só tenho que agradecer toda a dedicação do elenco, comissão técnica e diretoria, além dos torcedores, que nos apoiaram intensamente. É só o começo de um trabalho que trará muitos frutos para a Lusa. Sou muito grato por fazer parte disso.

Paraizo

Orgulho, essa é a palavra que define nosso Paulistão 2024. Foram longos 13 anos esperando, com altos e baixos, mas finalmente tivemos motivos para comemorar. A Portuguesa voltou a brilhar no cenário do futebol, com vaga na série D de 2025 e uma presença marcante até as quartas do Paulistão. Jogamos muito e, mesmo por pouco não indo adiante, mostramos nosso valor. Esse time merece todos os elogios por ter dado o sangue em campo. Depois de um ano incrível no sub-20, ajudar o time profissional a voltar para o Campeonato Brasileiro é um orgulho gigante. Ser parte da Lusa, contribuir para a história desse clube e ver a felicidade dos nossos torcedores é maravilhoso. Muito obrigado por mais este capítulo na nossa história. Vamos sempre em busca de mais! 

46 comentários

  1. Então, hoje foi dia de ouvir piadinha dos chatíssimos alunos santistas que nunca viram o Santos ganhar nada, mas herdam dos pais o “rei na barriga” pelos feitos de Pelé. “Portuguesa para mim é nome de pizza. Futebol é Peixe!”. Embora não comente muito de futebol com eles, meu chaveiro é da Portuguesa, minha caixa de canetas tem o colante de sócio-torcedor, meu caderno tem distintivo da Portuguesa, sou visto por eles com camisa da Lusa no shopping e por aí vai. Só respondi que já que eram tão superiores por quê não ganharam? Por quê a diretoria do Santos preferiu jogar neste brejo e não num estádio de verdade? A verdade é que com exceções é uma torcida muito chata. A partir de agora até o final do Paulistão “sou Braga desde criancinha”. Que nossos “salvadores” de Bragança avancem pra cima das sardinhas com ego de baleia.

  2. A pergunta agora é…. Vai disputar a famigerada Copa Paulista para buscar a vaga na copa do Brasil ou vai fechar pra balanço e voltar em 2025 e torcer para palmeiras, são paulo, redbull e santos (torcer para esses times vai ser uma bosta)??

  3. Ahh sim, a torcida também lamenta muito ter visto um time que após uma campanha desastrosa finalmente tinha o jogo na mão contra o Santos e de repente, faltando 5 minutos pro final do jogo o treinador tirou o batedor oficial de penalti do time e coloca ele, o “crak” (sim a droga), o pior atacante da história, o desastroso Felipe Marques que avacalhou o time em todas as oportunidades que atuou, como se não bastasse selecionou e mesmo para decidir nos pênaltis. Junto com ele, Quintana que simplesmente executou aquilo que foi o penalti mais bizarro da história do futebol!! E o resultado foi MAAAAAIS uma derrota!! Treinador esse que só pode ter tomado um chá de cogumelo para ter feito isso (só pode, não tem outra explicação), entregamos a vaga pro Santos 👏👏👏👏👏👏👏 bela bost@ esse time, não aprende nunca, mantêm jogador ruim, não toma providência, não corrije, persiste no erro!!! Se não mudar ano que vem cai! E se cair amigo, não sobe nunca mais.

  4. O que esta diretoria tem que perceber é que apesar de termos alcançado dois dos três objetivos traçados ( classificação para as quartas e Série D, faltou apenas a Copa do Brasil ) a campanha foi desastrosa (3 Vitórias, 8 derrotas, 1 empate). Isto é campanha de rebaixamento. Planejamento mal feito, pessoas erradas no comando do futebol, contratação de técnico fracassado com mania de Fernando Diniz, contratações esdrúxulas gastando com salários o que nunca foi gasto nos últimos 8 anos (pelo menos), e por aí vai. Mais uma vez os Deuses do Futebol intercederam a favor da Portuguesa colocando Ituano e Santo André no nosso grupo. Tá na hora de ser competente ao invés de contar com a sorte ano após ano no Paulistão.

    • Luiz, o pior é que tem torcedor que acha que o Pintado e o Castanheira fizeram um excelente trabalho, os números que vc expôs mostraram tudo, que mais uma vez a sorte foi grande responsável pelo “sucesso” da Portuguesa nesses quase 2 anos de disputas. Começo a achar que a melhor e única coisa que o Castanheira trouxe para a Portuguesa, foi muita sorte.

  5. Bom vou ser educado e não mentiroso então….

    3 vitórias e 1 empate 10 pontos e se classificou…. Isso é uma piada esse regulamento é uma piada!!! Qualquer outro grupo ela seria eliminada, e outra ficou quase rebaixada e msm assim se classificou, só pq Chegou as quartas de final….kkkkkk esse Brasil é uma piada em todos os aspectos!!!!

  6. Agora não adianta chorar sobre o leite derramado . E olha que derramou pouco ! Continuamos no Paulistão e com vaga garantida para a D do Brasileiro 2025 ! Deus ajuda mas também espera que façamos a nossa parte ! ….Fico só imaginando o que Castanheira tem em mente agora ! Vai continuar olhando para seus múltiplos espelhos dizendo : “eu me amo !!!! ” ? Acho que sim !

  7. O turno corrido foi uma coisa, em que pese as metas alcançadas, e foi muito ruim por sinal. Outra coisa foi a decisão para ir as semi-finais. Jogamos até melhor que eles, pois tivemos mais chances de gol ou jogadas perigosas. Mas, o Pintado só sabe jogar na retranca e por isso não sabia o que fazer pra ganhar o jogo. Pra piorar, tirou quem não devia do jogo, colocou quem não devia e escalou quem não devia pra bater. Se ficar pra Copa Paulista, vamos jogar na retranca contra o Taquaritinga

    • E verdade. Mas quando assistimos os jogos da 1ª fase, dá pra ter a certeza da má qualidade da equipe. Só por lambanças da defesa perdemos ao menos meia dúzia de pontos. Ao criticarmos o Pintado, lembremos que tivemos o Dado Cavalcanti que, na minha opinião, foi o maior responsável pelo desempenho pífio da Lusa.

  8. O time merecia ganhar o jogo e se o técnico fosse mais corajoso e não ficar segurando para os pênaltis e depois colocar esse Felipe Marques e quintana para bater pênalti é pedir para perder mesmo.

  9. Como exaltar? Perderam 8 jogos em 13 , se classificaram pelo regulamento (injusto) , entre 16 clubes ficaram em 13° lugar e estão se exaltando? São sem dúvida jogadores perdedores e satisfeitos com essa campanha.pífea. Eu como treinador, jamais jogariam no meu time.

  10. Se for pra chorar vamos voltar pra1998 !!! Aquele time sim merecia ser campeão paulista ! O árbitro tirou da gente e no final da partida a chance de disputar o título paulista com o São Paulo ! Talvez ,o maior roubo da história lusitana ! César ,nosso grande zagueiro e convocado na época para a seleção brasileira desceu para o vestiário em prantos , pois , não cometeu pênalti e ainda foi expulso ! Agora esse time 2024 chegou longe demais ,mesmo não tendo sido roubado , o que para a Portuguesa é algo raro de acontecer !

  11. A vida dá muitas voltas…
    Imaginem que, se no lugar de Dourado e FM, tivessemos Caio Mancha e Gustavo França, a história poderia ter sido outra.
    Vejam que não estou falando de Ivair e Julinho Botelho.
    O Santos de ontem foi ridículo.

  12. Galera lusitana foi dolorido e ainda recuperando de uma noite mal dormida.
    Hoje li um belo texto do Flavio e tb vou tentar relatar como foi uma semana diferente.Tenho dois filhos o mais velho tem 12 anos apaixonado por futebol e pela Lusa ,semana passada meu filho vivenciou momentos que nunca tinha vivido,semana aonde vários programas de tv falaram da Lusa,várias matérias sendo feitas no nosso Canindé e chegou o domingo tão aguardado ,logo cedo meu menino já coloca o manto sagrado da Portuguesa ,várias pessoas o via na rua e diziam hoje somos todos Lusa e ele estufava o peito e a felicidade se via nos olhos dessa criança,que não cansava de desfilar o manto rubro verde, chegou a hora do jogo a sensação de medo da derrota foi passando conforme o jogo se passava ,dando lugar a confiança e que estávamos bem na partida ,chegou os pênaltis e a sensação da vitória, estava cada vez mais presente a sensação de vitoria ,mas infelizmente não veio e como consequência o choro ,mesmo eu já mais calejado com a Lusa tb não consegui segurar as lagrimas ,após um tempo eles foram dormir,pois hoje cedo a escola os esperavam.Eu tb tentei fazer o mesmo porem os lances perdidos os penaltis perďidos não saiam da mente,como se pudessemos voltar atras ,tb veio a sensação de se deveria continuar incentivando meus filhos ,principalmente o mais velho,passar o que eu passei na infancia ,unico torcedor da Lusa na sala de aula,na rua ,será que vale a pena ,sofrer tanto por um time aonde a paixão é inexplicável.Chegou a segunda feira ,e antes do bom dia Pai meu filho veio e me disse que independente da derrota ele sempre ia amar a Portuguesa e pediu para levar a bandeira enrolada em seu pequeno corpo para a escola,nesse momento veio as lágrimas e tive a certeza que não dá para explicar o Amor que nasce pela Portuguesa.
    Peço de coração a presidência,diretores que respeitem a Portuguesa e seus torcedores ,que não entrem na Portuguesa para se beneficiar e sim doar a essa Instituição que foi destroçada por anos por falsos amantes da Lusa … Torcer para a Lusa é algo que não se explica e sim se vive

    • Alberto vc acha que uma pessoa vai deixar seu negócio ou sua empresa de lado para se dedicar a um clube de futebol sem levar alguma vantagem nisso? Não, isso não acontece, só quem é capaz de uma coisa dessas somos nós, fiéis e apaixonados torcedores.

    • Alberto,
      Emociona ver seu relato porque é o que quase todos nós vivemos no passado e vivemos hoje. É uma paixão digamos “inexplicável” por um clube que representa a família, representa a luta de Sanção contra Golias, enfim, amor puro. Infelizmente nossos dirigentes não tem, e nunca tiveram, este amor, devoção e união que nossa torcida demonstra. Esperemos por tempos melhores.

  13. Difícil mesmo é ler aqui no Net Lusa gente xingando quem critica. (em outros tópicos)

    Se você não aceita e não ouve as críticas, significa que você não está nem um pouco preocupado em crescer.

    Por mim, depois de ontem mandava embora esse técnico burro, cagão e covarde.

    Quanto à diretoria, nem dá pra comentar
    Se tiverem vergonha na cara façam um curso sobre gestão em futebol e aprendam o sentido da palavra PLANEJAMENTO

    Estamos cansados de ser chacoteados por aí.

    Basta

  14. Nós torcedores , criticamos, por não aceitar essa incompetência crônica de muitos anos que se instalou no futebol da Portuguesa. Foi mais um ano de muita sorte, pelo nosso grupo e pelo regulamento. Mas o futebol apresentado foi medíocre e não merecia a classificação. Não caímos porque felizmente Ituano, Santo André e Guarani foram piores . Mas o que realmente machuca e nos deixam tristes é porque passam anos e não vemos competência no planejamento do futebol. Somente contratam, gerentes, técnicos e jogadores que não acrescentam nada, que não vemos um crescimento ou fortalecimento na montagem de um time de futebol sustentável para alcançar e disputar os maiores campeonatos nacionais. Se ficarem exaltando o que esse time desempenhou é realmente, além de não conhecer futebol , é exaltar a mediocridade!!!!!!!

  15. Henrique é a mesma coisa que um pai que sabe que seu filho é um safado, sem vergonha e um mau-caráter e ficar passando a mão na cabeça dele e dizendo que o filho é vítima da sociedade. Se o trabalho foi mau feito tem que criticar mesmo, como seria elogiado se o mesmo tivesse sido bem feito.

  16. Tem que lamentar a incompetência deles nem pra cobrar pênalti serve, time ridículo que vá todos embora, não aguento mais esse paraizo, cara grosso ,ali da pro gasto.o Maceió, o goleiro Thomazela já deu também, reforma urgente na portuguesa, chega

  17. Com todo respeito, mas concordo com alguns posicionamentos aqui os quais exaltam a campanha regular da Lusa. Só houve classificação porque, ao acaso, caímos no grupo dos dois times rebaixados no Paulistão (Ituano e Santo André). Se fossem 4 rebaixados, como no Campeonato Brasileiro, lá estaríamos nós amargando mais um descenso. Essa classificação ocorreu porque o regulamento do Paulistão é ridículo e injusto. Tem times com mais que o dobro de nossos pontos que ficaram de fora das 4as de final. Vamos ser justos… São Bernardo foi desclassificado com 21 pontos. Nós passamos de fase com 10 pontos. Torcedor, sim! Iludido, não!

  18. Exaltar essa campanha? Devem estar de brincadeira, neh? 8 derrotas em 12 jogos é pra comemorar??
    O único jogo que a Lusa jogou bem foi contra o Santos, o resto…
    Para quem defende esses caras, me desculpem, mas é pensar muito pequeno.
    Não quero migalhas, quero meu time campeão.
    Precisamos mudar tudo na APD, inclusive a mentalidade de alguns torcedores que se satisfazem com tão pouco.
    Nos classificamos por sorte, visto que tinham times piores que o nosso !!!
    Para aqueles que não aceitam criticas é porque esta tudo muito bom do jeito que esta. Pra mim não esta.

  19. Nas mãos de Pintado ,a Lusa adquiriu raça e vontade de ganhar ! A defesa ,que era uma passarela pra os atacantes adversários ,com entrega do ouro , se tornou blindada ! Pegaram muito no pé do Quintana ,mas não foi dele que saíram aqueles erros da defesa antes de Pintado ! E mostrou que ainda pode ser um elemento surpresa no ataque , desde que treine bem mais ! Não acho que deveria ir embora ! …Mas muitos devem pegar o çaminho da roça, principalmente certos atacantes ! O fato é que precisamos montar um bom time agora que saímos do mata- mata de cabeça erguida ! Pintado se acovardou após a expulsão do atacante santista ,mas se a Lusa passa nos pênaltis seria um herói! Acho que também deve ficar ! O departamento de futebol tem que ser reestruturado , com entendedores de futebol , tipo Muricy Ramalho ou até o Gallo … Leão não dá mais ! Badeco poderia ser uma opção, inteligentíssimo ,desde que esteja em boas condições de saúde física e mental ! César,se ainda está ,deve continuar !!! Quem não deveria continuar é o Castanheira , mas quem entraria em seu lugar ? LUSA 25 , no Paulistão, na série D por um ano e entrada na C e Copa do Brasil ! Ressurgimento luso , desde que tenham em mente uma Portuguesa gigante / patinação , só a artística !!!!!

  20. Não exalto a campanha, também n crítico o regulamento, que existe há mais de década e foi feito p beneficiar os ricos, pois em anos anteriores Barueri, Guaratingueta, Ponte, Botafogo e outros tiraram eles das finais. N é à toa q recebem.45 m e os demais 8 m. O q falo é que jogou muito bem contra o Santos pelo que propôs. A crítica é outra. Eu elogiaria o Pintado se tivesse entrado e ganhado do Água Santa e Botafogo, empatado com Palmeiras e Corinthians, que era possível. Assim como, ter jogado p ganhar qdo ficou com um a mais, mesmo se perdesse em um contra ataque. Elogiaram se soubesse minimamente se preparar p os pênaltis

  21. Alberto , Leonino e demais : amanhã completarei 76 anos , sou a terceira geração da Portuguesa . Nasci nas Perdizes ao lado da sep e o primeiro jogo que meu pai me levou foi no Pacaembu , Portuguesa 4 X 2 Vasco , Rio – SP de 1952 . Levado para o futebol com quatro anos e o brasil e eu tinhamos o nosso esquadrão na ponta da língua , base das seleções brasileira e paulista . Nas conquistas das três fitas – azuis , os vôos internacionais que nos trouxeram paravam no Galeão para , então , ser transferidos para Congonhas . São Paulo nos recebeu com desfiles em carros abertos . Éramos a melhor Equipe … do Mundo , isto dito pelo Roberto Petri . Aí começaram as coisas obscuras : com a fortuna da venda do Julio Botelho à Fiorentina , compramos o Canindé de um laranja do spfc , uma área tirada durante a II Guerra Mundial por Getúlio Vargas de alemães pobres e dada a um time só de camisas . Com esse dinheiro manchado de sangue , este time construiu o primeiro terço do seu estádio numa área cedida pela PMSP em comodato . Desde então , só tivemos lampejos de felicidade . Meus filhos Tomas e Teo , a quarta geração da Portuguesa , engenheiros como eu , amam a nossa Equipe , mas a vêem desprezada por jornalistas marrons e analfabetos em História . Cada um de nós vale por mais de dez dos outros e mostramos isso no domingo , em Santos – SP . Lamento as nossas perdas não passando para a semifinal : a classificação automática para a copa do brasil , não usar a Copa Paulista para promover a nossa base , ou seja , disputa – la sem compromissos e o dinheiro envolvido . E não ganhamos do Santos por faltas de competência e coragem , repetindo 1996 contra o Grêmio em São Paulo . Paremos de pensar pequeno , pois como as dividas estão estruturadas , a direção precisa olhar o futebol mais perto . Temos que dar oportunidade ao Alan Dotti para repetir o que Nena fez nas décadas de 50 e 60 . Obrigado ao trabalhador Pintado , mas sou obrigado associa – lo ao Candinho .
    .

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here