Foto: Divulgação

No dia 29 de dezembro de 1945, ou seja, há 76 anos, a Portuguesa enfrentou um time paraguaio e venceu. Em amistoso no estádio do Pacaembu, a Lusa venceu o Libertad por 2 a 1, em jogo que ficou marcado por uma pancadaria no apito final.

LEIA MAIS: Lateral da Lusa faz campanha pelas vítimas das enchentes na Bahia

Dentro das quatro linhas, Renato e Capellozi balançaram as redes e decretaram a vitória da Lusa. O técnico rubro-verde era Conrado Ross, que comandou a Lusa em 153 partidas entre 1940 e 1945.

Ex-ponta-esquerda, Capelozzi vestiu a camisa da Portuguesa de 1942 a 1946. Foram 25 jogos e 15 gols anotados. Já Renato fez história na Lusa. Ao todo, foram 306 partidas e 112 gols marcados, sendo assim o sexto maior artilheiro da história do clube. Ele atuou de 1945 a 1955 e conquistou os dois torneios Rio-São Paulo, além dos Fita Azul de 1951 e 1953.


A vitória da Lusa quebrou a invencibilidade do Libertad. Em excursão no Brasil, o clube paraguaio havia vencido o São Paulo por 5 a 4 e empatado com Palmeiras e Corinthians, ambos por 3 a 3. O time do Paraguai esteve no país entre dezembro de 1945 e fevereiro de 1946.

Ao final da partida, os dois times se envolveram em uma briga generalizada ainda dentro do gramado. A torcida da Lusa presente no Pacaembu tomou partido e xingou e atirou garrafas nos atletas do Libertad. Os jogadores responderam na mesma moeda e a pancadaria se instalou.

Irritados, alguns lusitanos não gostaram da resposta dos paraguaios e pularam o alambrado, invadindo o gramado. Rapidamente a polícia agiu e retirou os torcedores rubro-verdes. Essa foi a primeira vez que o gramado do Pacaembu foi invadido por uma torcida.

*com informações de Sérgio Luiz Henriques, historiador da Lusa e colaborador do Museu Histórico da Portuguesa, e do Almanaque da Lusa.

4 comentários

  1. Gosto muito destas histórias, mas a pergunta que não quer calar
    Porque Palmeiras, Corinthians e até o Libertad estão como estão e nós como estamos.
    O Libertad já foi semifinalista de Copa Libertadores e nós nunca participamos dessa competição.

  2. Ontem Alexandre estava fazendo hora assistindo no sportv jogo dos amigos do Zico X Estrelas.
    Tinha lá Carlos Germano, Jonas, Zé Roberto e tinha mais um que não me rocordo que jogou na portuguesa. Os Comentaristas falavam dos jogadores, O jonas jogou em Portugal, o zé roberto no palmeiras,,o germano foi campeão da libertadores pelo vasco. Ninguém citou que jogaram na lusa. Nosso time hoje é bem “mequetrefe”, os caras nem lembram que existe.

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here