Ex-meia revela que Fluminense sabia de escalação irregular da Lusa em 2013

Robert revelou que o clube carioca já tinha conhecimento da irregularidade envolvendo o meia Héverton ainda no vestiário da partida contra o Bahia

97
Foto: Reprodução/Resenha com TF

Após dez anos, o “Caso Héverton” recebeu um novo capítulo. O ex-meia do Fluminense, Robert, em entrevista ao podcast Resenha com TF, revelou que os jogadores do time carioca souberam, ainda no vestiário após o jogo contra o Bahia, da escalação irregular do meia Héverton no empate sem gols entre Portuguesa e Grêmio, pela última rodada do Brasileirão de 2013. A entrevista ocorreu no dia 15 de dezembro de 2022, mas um corte sobre o caso foi divulgado pelo canal na última quinta-feira (28) e reascendeu a polêmica.

+ Em nota, Lusa nega que tenha feito proposta por Alexandre Pato

De acordo com Robert, que fazia parte do elenco profissional do Fluminense aos 16 anos, a possível escalação irregular do jogador havia sido discutida nos vestiários do clube carioca depois do duelo que decretou o rebaixamento do time para a Série B do Campeonato Brasileiro. Vale lembrar que os jogos da última rodada da Série A ocorreram simultaneamente, o que fez com que a declaração se espalhasse rapidamente na internet.

“Os caras vieram falando que não foi isso, que os caras roubaram a gente, que não sei quem a gente vai brigar lá, porque foi isso e no final vai dar bom pra gente e tal. Porque eles sabiam dessa situação [do Héverton]. Acho que já estavam sabendo dessa situação sim. Porque quando acabou o jogo, eles falaram sobre, tá ligado? Porque a gente estava ali no desespero de subir né, mano. C.. mano vamos jogar a Série B? Ai alguém me falou: ‘Não mano será isso, isso e isso’. Ai falei já é”, afirmou.

O meia lusitano entrou em campo aos 32 minutos do segundo tempo diante da equipe gaúcha, no dia 8 de dezembro. A notícia sobre a possível escalação surgiu apenas no dia seguinte. Contudo, semanas depois, a Lusa perdeu quatro pontos pela escalação do meia-atacante e acabou rebaixada para a Série B.

Nada foi provado e ninguém considerado culpado, mesmo com as declarações do ex-presidente Ilídio Lico de que a Unimed teria envolvimento no caso. Em 2014, o Ministério Público disse que o meia foi escalado de forma premedita, mas nada foi confirmado.

No dia 24 de agosto de 2016, a promotora Liliana Mercadante Mortaria, que herdou a “pasta” de Roberto Senise, decretou o encerramento do caso, colocando um ponto final num dos maiores mistérios da história do Campeonato Brasileiro. Veja, na íntegra, o TCC em forma de podcast desenvolvido pelo jornalista Gabriel Fernandes acerca do caso.

Em 2020, em entrevista exclusiva ao NETLUSA, o meio-campista Héverton abriu o jogo sobre o caso que levou a Lusa à Série B do Campeonato Brasileiro. Assista aqui!

Assista à declaração de Robert para o podcast Resenha com TF:


97 Comentários
Mais votado
O mais novo Mais antigo
Inline Feedbacks
View all comments
orestes cabral de matos
orestes cabral de matos
9 meses atrás

Sei que ja passou , mas a nossa diretoria , poderia solicitar
a reabertura do caso

Aulacio Almeida
Aulacio Almeida
9 meses atrás

Aí, ai , ai, meias palavras diz tudo .
Já no vestiário já sabiam que não iam cair.
Presidente pega gravação, mostra mídia, vai pra cima é agora ou nunca.

André Carvalho
André Carvalho
9 meses atrás

Na época eu achei muito estranho, que nenhum jogador do Fluminense chorou ou deitou no gramado, mas todos estavam indo pro vestiário. E ninguém questionou esse comportamento do time carioca, a reportagem acima corrobora com tudo.

Rodolfo Vicente Teixeira
9 meses atrás

Evidente que algum traidor ferrou a Portuguesa, provar após tanto tempo é difícil, vamos nos preocupar em reerguer o time, VAI LUSA PÔ!

Sérgio Luiz Henriques
Sérgio Luiz Henriques
9 meses atrás

Cariocada safada….. a CBF é no Rio de Janeiro, assim como os tribunais esportivos…. a queda envolvia equipes cariocas e a Globo, que é do Rio de Janeiro, tinha interesse que nenhuma outra equipe do Rio caísse naquele ano, salvo engano o Vasco já estava na segundona…. sobrou para a Lusa.., e sempre com a sensação da conivência de alguém da Portuguesa…. mas agora Inês é morta… temos de nos reerguer e um dia devolver o rebaixamento ao Fluminense…

LEONINO
9 meses atrás

Podem passar 100 anos , mas esse caso vai ser totalmente esclarecido ! A menos que até lá a Associação Portuguesa de Desportos seja extinta ! Vai surgir um né ou bisneto de alguém que ainda vai colocar essas cartas sujas na mesa ! Sabe como é, o vovô sempre conta pro neto seus segredos , por mais podres que sejam ! Aí e já não estaremos neste mundo , a justiça vai ser feita

Lusitano cansado
Lusitano cansado
9 meses atrás

Falou o que todo mundo sabe mas ninguem tem provas! Infelizmente…

LEONINO
9 meses atrás

Enquanto isso , o Fluminense é o atual campeão da Libertadores , nem importando tanto a surra que levou do Manchester City ….e a Portuguesa continua sem divisão nacional ! Vejam o rumo glorioso que o estelionatário tomou e o rumo inglório que a vítima se encontra ! Sim , cabe a essa direção lusa esclarecer os fatos de 10 anos atrás, afinal essa declaração me parece a ponta do iceberg ! A Lusa foi estuprada em 2013 e o estuprador ou estupradores continuam impunes ! É a maldita justiça brasileira ,incluindo a desportiva !

Rodrigo Antônio
Rodrigo Antônio
9 meses atrás

Esse ai é o cão arrependido da portuguesa. Qualquer espantalho fala qualquer merda em algum lugar, lá vamos nós outra vez ficar chorando as pitanga. Lembrando que isso foi um rebaixamento da A para a B, o que para nós hj é algo impensável. Agora, cadê a cobrança do vagabundo do Ilídio lixo que nos meteu na série C, sendo que qualquer time meia boca nos mantinha na série B? Na última eleiçao, o candidato mais votado tem um sobrenome : Lico. Ou seja, 10 anos depois, os vagabundos que acabaram com esse clube continuam lá a frente de tudo.… Leia mais >

Antonio
Antonio
9 meses atrás

Que diferença faria pro Fluminense se o Heverton não jogasse ??? Quem estaria condenado era o Framengo ….

LEONINO
9 meses atrás

Ambos do Rio , significando que o importante era a CBF manter os dois cariocas na série A …Na verdade , os bastidores da CBF ( apelido ) ou CRJF ( nome verdadeiro ) são tão sujos e imundos quanto os túneis fedorentos do Hamas
!!! Ratos e baratas servidos como sobremesa aos que eles julgam serem danosos a eles !

Alex
Alex
9 meses atrás

Até nós sabíamos, só essa diretoria incompetente que não??? Puta papo furado…venderam a vaga e ficam aí culpado os de fora.

TNC

VIRGILIO FIGUEIREDO
VIRGILIO FIGUEIREDO
9 meses atrás

o fluC, SABIA QUE IRIA SER DIFICIL REBAIXAR O flaMÉRDA, AI FICARAM NA ESPREITA DE FERRAR A LUSA. QUNDO CHEGOU NO VESTIÁRIO NO INTERVALO DO JOGO QUE O DITO CUJO TAVA NO BANCO DE RESERVAS E NEM PRECISARIA ENTRAR, O JOGO TAVA BAHIA 1X0, MESMO COM ESSE REBOSTEIO O fluC CAIRIA, AI… INCRIVELMENTE O fluC VIROU O JOGO NO SEGUNDO TEMPO… AI O RESTO DA HISTÓRIA TODOS SABEM…
QUE QUEIMEM NO INFERNO QUEM VENDEU A ALMA DA LUSA.

Elder José de Alencar
Elder José de Alencar
9 meses atrás

Essa e apenas uma das vergonhas do futebol brasileiro, corrupção na CBF vem desde os tempos da antiga CBD! O Fluminense de novo beneficiado, já não bastasse a incrível subida da Série C direto para a A! E claro que CBF e dirigentes da Lusa estiveram envolvidos nessa tramóia! Quem se ferrou foi a Lusa e sua torcida,até hoje o time não consegue nem entrar na Série D!

Eduardo Dionísio
Eduardo Dionísio
9 meses atrás

Bando de vagabundos ferrão com a portuguesa tudo armado pra livrar o Fluminense mais um dia a conta vai chegar pra todos

José
José
9 meses atrás

TNC esse cara ai, vem falar depois de 10 anos. É verdade que disse um torcedor aqui, e a serie B para C e a C para D e dai para sem divisão. Quem teve a frente dessas canalhices vai pagar em vida pode acreditar

LUSITANO
LUSITANO
9 meses atrás

À medida que o tempo passar mais fatos esclarecedores surgirão… o problema é que de nada adiantará pois o caso está prescrito… mas está claro que foi uma grande “armação” que envolveu ratos corruptos e pilantras de todos os lados e níveis… e o único e maior perdedor foi o clube Portuguesa de Desportos além da sua apaixonada torcida… aliás, o que foi feito pelos órgãos do responsáveis do clube visando a uma apuração séria e esclarecedora???? Resposta: nada!!! Isso jamais será esquecido!!!! Infelizmente, a LUSA nunca mais será a mesma…

Alexandre Mendes
Alexandre Mendes
9 meses atrás

Nenhuma nota da atual diretoria?
Estranho

Félix
Félix
9 meses atrás

Ora pois, estamos remoendo o passado que não tem volta e nem culpados para cobrar, então é pensar no Paulistão 24, mas não esqueça que está na hora deles pagar a série C, naquela virada de mesa típica.

J Alves
J Alves
9 meses atrás

o ponto está sendo finalizado, até onde sei foi a portuguesa que colocou o heverton pra jogar ,mas tudo bem esta esclarecido da série a pra b e as restantes delas da b pra c e da C pra d e da d pra situação que a portuguesa hoje se encontra , acho que o pior da incompetência não está só no caso do heverton São 10anos que a lusa já erá pra estar pelo menos na série b inclusive em 2021 que esteve na série d é incompetência em cima de incompetência vamos ver se daqui pra frente a… Leia mais >

José Luís
9 meses atrás

De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.
??????

Campeão 2023
Campeão 2023
9 meses atrás

Quero entender qual a responsabilidade do Fluminense. Quem escalou o time da Portuguesa, quem mandou entrar em campo um jogador impedido de jogar, foi o técnico do Fluminense? Ora, vão ficar de blá blá blá noutro canto. Se alguém escalou um jogador que não poderia entrar em campo, esse é o (ir)responsável. Se esse (ir) responsável recebeu dinheiro pra fazer isso, além de irresponsável é criminoso e covarde, pois deveria ter denunciado na hora. É desse sujeito que a Lusa tem que cobrar.

Marcelo Gomes
Marcelo Gomes
9 meses atrás

Aos acéfalos só interessa colocar a Portuguesa na posição de vítima, mas “esquecem” que alguém lá dentro se vendeu.
O MP deveria levar a investigação até o fim, ou melhor, divulgá-la, porque com certeza eles sabem quem comprou a Lisa, após a cagada do sábado.

Carlos Henrique
9 meses atrás

Minha opinião na verdade o Flamengo viu que tinha dado merda então mandou o homem da mala correndo pra lusa deu uma bolada pra diretoria fazer essa manipulação,mas se pegar um advogado de saco roxo ,um dirigente brigão igual Eurico iria retorna as conversas e colocaria a portuguesa de volta a série a,e o dirigente que recebeu a grana sair algemado de casa .

Belmiro Augusto Silva
Belmiro Augusto Silva
9 meses atrás

Todos envolvidos são responsáveis, Da lupa, Roberto dos Santos, treinador Guto Ferreira e seu auxiliar , jogador prostituta Heverton, posteriormente os Conselheiros do Clube que ficaram fazendo de conta que a Portuguesa foi vítima e não foi…

jose figueiredo amaral
9 meses atrás

Voltar não vamos, mas precisamos saber quem vendeu essa vaga, depois dessa entrevista fica bem claro que alguem da lusa entrou no cascalho.

JOSE C G S JUNIOR
9 meses atrás

Não há dúvida que a Portuguesa foi intencionalmente prejudicada, porém o beneficiado foi o Flamengo, não o Flu

Rogério Minella Martins
9 meses atrás

Manuel da lupa vendeu. A Globo e a Unimed comprou. O fluminense é vice campeão do mundo e nós nem divisão temos. Simples assim. Essa história já era. No Brasil ninguém é punido. Depois de 1 década…esquece. Caducou. Só nós torcedores não sabíamos…de resto todos estavam cientes do esquema…tanto no Rio qto em SP. Eu feito de idiota…lá no canínde rezando por um empate contra o Grêmio para permanecermos…uma das saídas mais felizes da história do nosso estádio…no dia seguinte um banho de água fria.

Joao
Joao
9 meses atrás

Era perfeitamente possível armar contra a Portuguesa sem a anuência ou nem mesmo o conhecimento de ninguém do clube. Julgamento sexta feira no final da tarde, sem divulgação do resultado. Era só não avisar o clube. Ou mentir.
Se foi isso que aconteceu eu não sei, mas que era perfeitamente possível, era.

A chave dessa história passa pelo advogado (que não era funcionário do clube). Ele sabe a verdade.

Rafael Rodrigues
Rafael Rodrigues
9 meses atrás

As quedas da B para C e da C para D fazem parte do plano de tirar o clube do cenário nacional. A vaga foi vendida por pessoas de dentro do clube que, de alguma forma, continuaram influenciando as diretorias posteriores, ou até sabotando aqueles que querem o bem da Lusa.

Luiz Gustavo - Santos/SP
Luiz Gustavo - Santos/SP
9 meses atrás

Como já disse antes, foi uma grande armação onde muita gente participou. Na minha opinião, tentam usar o Flamengo como participante mas foi o Fluminense quem estava na tramoia. Time sujo e nesta entrevista fica clara a participação direta deles na sujeira.

Eduardo Martins
Eduardo Martins
9 meses atrás

Óbvio, Flamengo escala um jogador irregular no sábado, Lusa escala um jogador irregular no domingo, só assim o Fluminense escaparia da série B, os 3 clubes, premeditaram a falcatrua, Tanto quem pagou, como quem recebeu, são criminosos, e os outros 17 clubes que concordam com a falcatrua também…Enfim, Flamengo e Fluminense, hoje estão entre os maiores clubes do país, a Lusa desapareceu, caberia ao Sr. Mané da Lupa, contar a verdade e acabar com o futebol brasileiro….sonhem….kkkk

Heraldo Toti Filho
Heraldo Toti Filho
9 meses atrás

Venderam pro framengo, time mais odiado do Brasil.
O Fluminense não tem nada a ver com isto, só acompanhou o caso porque conhece o framengo
O framengo já estava rebaixado desde o dia anterior porque colocou um jogador irregular.
O único que poderia salvar o framengo era a Portuguesa que “POR COINCIDÊNCIA” cometeu o mesmo erro.
O mais incrível q a frapress vendeu a narrativa q haviam beneficiado o Fluminense.
Acordem torcedores da gloriosa Portuguesa q torcemos recupere o prestígio q, sempre, merecidamente teve.

O Sensato
O Sensato
9 meses atrás

Que eu me lembre, o Fluminense só dependia de si para se salvar do rebaixamento – e foi o que aconteceu ao ganhar o seu jogo, logo não tinha razão nenhuma para desespero e choradeira de seus jogadores. Quem dependia de combinação de resultados era o Flamengo, e foi salvo com a perda de pontos da portuguesa. Quem acha o Fluminense, Botafogo ou Vasco iria se envolver em uma conspiração para salvar o Flamengo desconhece totalmente a rivalidade dos clubes do Rio de Janeiro. Se querem culpar alguém pela queda da portuguesa, culpem o Flamengo. E para quem acredita em… Leia mais >

Alex
Alex
9 meses atrás

Culpam tanto Fluminense e Flamengo, e quem foi o maior TRAIDOR foi aqui mesmo no Canindé., essa portuguesada donos de imobiliárias e padarias.
TNC.

Lima
Lima
9 meses atrás

Brigar contra time do Rio de Janeiro é perda de tempo.
No Brasileirão de 2023, o Vasco teve um atleta que foi inscrito em três times.
Eles disseram que tinham o aval CBF.
De acordo com o regulamento, um atleta só pode ser inscrito em dois times na mesma competição, obedecendo um limite de seis jogos. (se não estiver enganado)
Os times que caíram poderia recorrer no STJD?
Por que não o fizeram?

João Paiva Lopes
João Paiva Lopes
9 meses atrás

Se há um time pelo qual nunca tive simpatia nenhuma, esse é o Flamengo. Porém, essa tramoia toda foi armada pela turma do Fluminense em conluio de gente da própria Portuguesa. Gente que todo mundo sabe quem é, mas que não podemos nomear, pois quem acusa tem o ônus de apresentar as provas.

Pedro
Pedro
9 meses atrás

Galera, o jogo do Flamengo foi no sábado, e antes mesmo do jogo rolar, os jornais da época já diziam que André Santos não poderia jogar, pois estava suspenso.

E no domingo, por coincidência a Portuguesa comete o mesmo erro.

https://www.terra.com.br/esportes/futebol/suspenso-andre-santos-nao-enfrenta-o-cruzeiro-pelo-brasileirao,93b76350c0eb2410VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html

Rodrigo Antônio
Rodrigo Antônio
9 meses atrás

Pronto. Agora um bando de vagabundo carioca no netlusa querendo dizer a torcida da portuguesa quem eles devem odiar. Só rindo mesmo. Fluminense, flamengo, que diferença faz? Tudo time de filho da puta que se desaparecer não faz falta nenhuma no mundo. Aliás, aos torcedores do tapetense que perdem tempo aqui, uma dica : pague a série b de 1996 e depois da João havelange. Depois vem aqui cagar regra. Bando de arrombado.

Helber ( MARINGÁ PR)
Helber ( MARINGÁ PR)
9 meses atrás

O q eu achei muito curioso, foi o desespero do Flamengo nessa situação, os caras colocaram até o advogado do clube pra defender a lusa .Primeiro a ser.julgado foi a lusa q perdeu 4 pontos e depois o Flamengo. Quando as evidências apontavam essa treta pro lado do Fla, a mídia se calou e o processo foi arquivado.

LEONINO
9 meses atrás

M. quanto mais mexe mais fede ! Um dia , a verdade suja vai surgir sem que mexa tanto no que já fedeu e no que continua fedendo ! Vai surgir essa verdade espontaneamente ! Uma única coisa é absolutamente certa ,houve conivência e apoio da direção lusitana de 2013 ! “A criança foi vendida” ,sem dó e sem piedade !

LEONINO
9 meses atrás

A Portuguesa pegou trauma e nunca mais subiu ! Pegou trauma e só desceu a rampa ! Algum culpado tem remorso disso hoje em dia ! ? Com certeza nenhum remorso , porquê foram e sempre serão acostumados a lidar com sujeira e imoralidade !

José
José
9 meses atrás

Feliz Ano Novo a todos aqui.

Rafael Rodrigues
Rafael Rodrigues
9 meses atrás

Feliz Ano Novo e viva a LUSA!

Santana
Santana
9 meses atrás

Só para lembrar que neste fatídico campeonato de 2013 a LUSA foi roubada em nove jogos. Um deles contra o Bahia onde o Hewerton foi expulso após o encerramento do jogo. Um outro contra a Gremio onde um jornalista torcedor nosso foi demitido. Mesmo assim lutou e na na penultima rodada conseguiu se livrar do rebaixamento. No campo de jogo superamos os rivais. Porém tínhamos um presidente traidor e FDP que nos apequenou.

Fernando amorim
9 meses atrás

Ridículo e uma vergonha esse futebol brasileiro por isso que está essa nesta

Fernando amorim
9 meses atrás

Essa nesta

Sidney
Sidney
9 meses atrás

Tem que ser muito doente mesmo, para achar que foi o flamengo.
Vão pesquisar.

José
José
9 meses atrás

No blog do Nicola ele fez um video com a relação de jogadores disponíveis no mercado que tiveram o contrato encerrado ontem. Tem uns nomes que não dá a boca para a lusa, mas tem por exemplo o Shaylon meia atacante(bom jogador) 26 anos, ex S.Paulo estava no Atl.goianense e tá livree não deve ter sálario alto.

Orlando Augusto de Oliveira
Orlando Augusto de Oliveira
9 meses atrás

Quando se tem uma DIRETORIA INCOPETENTE e mal intencionada é isso que acontece e ninguém teve interesse em apurar o caso e os culpados estão fazendo parte da atual diretoria da Lusa. muito estranho colocar um jogador que sequer titular era no jogo para salvar os times Cariocas e NINGUEM da Lusa é culpado. mas os anos passaram e estamos sem divisão no futebol e sem credibilidade alguma mas os responsáveis NÃO larga a LUSA de maneira alguma.