O goleiro Bruno Cardoso, campeão da Série B com a Portuguesa em 2011, é o novo preparador de goleiros do time Sub-15 da Seleção dos Estados Unidos. No país norte-americano desde 2015, o agora ex-jogador chegou ao Canindé por empréstimo em 2011, na disputa da segunda divisão nacional. Ele disputava a meta titular com Weverton, hoje no time alviverde, e foi o segundo goleiro da campanha que culminou no título lusitano.
+ Torcida divulga nota e cobra situação sobre propostas da SAF da Lusa
“Uma semana pra lembrar o resto da vida. Que honra ser chamado pra ser treinador de goleiros da seleção sub15 dos EUA nessa primeira convocação desse novo ciclo. Um dos momentos mais felizes dessa nova fase da minha vida!”, afirmou, por meio do Instagram.
Ele permaneceu no time palmeirense até 2015, onde foi emprestado ao Santa Cruz, e depois seguiu para o Fort Lauderdale Strikers, onde ficou por um ano antes de pendurar as chuteiras. No clube estadunidense, o time faliu no ano seguinte e ele optou por permanecer no país, embora tivesse recebido outras propostas do futebol brasileiro.
Depois disso, ele fez o curso de preparador de goleiros, começou a dar aulas particulares e tirou uma licença de treinador da US Soccer, em 2018. Após isso, começou a ensinar em uma faculdade e chegou a ser treinador de um time Sub-17.
Após um período de estágio no Inter Miami, que hoje conta com o argentino Lionel Messi, assumiu o cargo de preparador de goleiros do Chicago Fire-EUA, antes de assumir a preparação dos goleiros das seleções de base estadunidenses. Em 2023, Bruno Cardoso frisou o desejo de permanecer no país norte-americano.
“ Não penso em voltar ao Brasil. Exceto caso eu tenha uma proposta irrecusável. Estou crescendo bastante na minha profissão por aqui, sendo bastante respeitado. Treinadores de goleiros de outros times da MLS me procuram para trocar ideias. Curiosamente, o Chicago, assim como o Palmeiras, é conhecido por ser um grande formador de goleiros. Há dois anos, o clube vendeu o goleiro Gabriel Slonina para o Chelsea, maior negociação da história do Chicago Fire na época. O reserva dele, hoje titular, Cris Brady, é o goleiro da seleção olímpica dos Estados Unidos. E muitos goleiros jovens de alto nível que estão crescendo muito. Então eu estou muito bem aqui, fui convidado a participar de um comitê para a criação da licença da US Soccer para preparadores de goleiros. Sei que estou no caminho certo e tem gente observando isso. Meu objetivo é chegar ao time principal em algum clube da MLS”, comentou, em entrevista ao site Quinto Quarto.