Douglas Borel em campo contra o São Paulo
Douglas Borel em campo contra o São Paulo (Foto: Ronaldo Barreto)

A Portuguesa perdeu para o São Paulo por 1 a 0, gol de Luis Gustavo, marcado no primeiro tempo. O clássico aconteceu na noite deste sábado (27), no Estádio do Morumbis, pela terceira rodada do Campeonato Paulista

O confronto se destacou pela intensidade das duas equipes, com jogadas de velocidade e disputa no meio de campo, mas não tiveram muitas oportunidades. Tomazella e Jandrei trabalharam pouco, mas os donos da casa aproveitaram a oportunidade para sair com os três pontos.

A Lusa vem de uma derrota em casa para o Red Bull Bragantino por 2 a 1, e na estreia havia vencido a Inter de Limeira por 3 a 2, como visitante. Portanto, chegou ao segundo revés consecutivo e se manteve com três pontos conquistados em nove possíveis.

A Rubro-Verde começou o clássico com: Thomazella, Douglas Borel, Quintana, Patrick e Marquinhos Pedroso; Zé Ricardo, Dudu Miraíma e Giovanni Augusto; Victor Andrade, Chrigor e Henrique Dourado. Na segunda etapa entraram Ricardinho


Enquanto isso, o Tricolor utilizou: Jandrei, Igor Vinícius (João Moreira), Arboleda, Alan Franco e Welington; Luis Gustavo (Pablo Maia), Bobadilla (Alison), Nikão (Wellington Rato) e Galoppo; Luciano e Calleri (Ferreira).

Na bronca!

No intervalo da partida, Giovanni Augusto, que estreou como titular da equipe lusitana, citou falta de critério da arbitragem e apontou um favorecimento ao Tricolor.

“Faltou o juiz ter mais um pouquinho de critério e apitar igual para os dois lados. É impossível não falar sobre o que a arbitragem está fazendo com a nossa equipe. Não é o primeiro e nem segundo jogo que o juiz vem de forma tendenciosa. Não sei o que acontece. Não sei como conseguem apitar somente pata um lado. Tem jogadas na lateral que o bandeirinha falou para ele (árbitro) que foi falta, mas simplesmente ignorou e deixou seguir, sendo que foi uma falta clara. Não tem muito o que dizer, mas não pode passar batido porque está demais”, reclamou o meia.

O JOGO

Jogando em casa, o São Paulo começou a partida com o controle da bola, tentando invadir a defesa da lusitana, mas sem intensidade e passes lentos. Enquanto isso, a Portuguesa se segurava na defesa à espera de uma oportunidade para o contra-ataque. Essa foi a tônica dos 5 minutos iniciais. Com 10, o Tricolor passava a levar mais perigo, com ainda tímidas invasões ao ataque, exigindo intervenções de Thomazella.

Chegando em 15 no relógio, a Lusa encontrou espaços em campo e levou duas vezes perigo aos donos da casa, a segunda com direito a grande jogada do trio Giovanni Augusto, Chrigor e Henrique Dourado, que quase marca um golaço, mas Jandrei defendeu e foi dado o impedimento na sequência. Com 20 no cronômetro, o confronto estava muito disputado no meio de campo, sem oportunidades para as duas equipes.

Entretanto, no minuto seguinte, o São Paulo abriu o placar com Luís Gustavo, que aproveitou o escanteio cobrado por Nikão e, livre na área, empurrou para o fundo das redes: 1 a 0. Aos 25, o equilíbrio se mantinha, agora com o Tricolor mais tranquilo pela vantagem, e a Lusa ainda tentando encaixar um ataque para buscar o empate. Porém, a equipe lusitana encontrou mais espaço nos minutos seguintes e assustou, ainda de forma não tão acintosa, o adversário com 30 minutos.

Foram duas subidas em velocidade, uma que rendeu um escanteio. Chegando aos 35 no relógio, o jogo estava acelerado, com ambas as equipes buscando o ataque, sendo que a Portuguesa se mostrava mais presente no setor ofensivo, enquanto o Tricolor estava recuado e esperava o contra-ataque. Um vez a estratégia deu certo, aos 33, quando em subida rápida pelo meio Nikão arriscou de longe e passou à esquerda da meta de Thomazella.

Com 40 no cronômetro, o enredo seguia e a Lusa tentava penetrar a defesa adversária sendo, que instantes antes, teve uma chance na cabeçada de Douglas Borel, em cobrança de falta pela esquerda, mas a bola passou longe da meta de Jandrei. Com 45 minutos, o São Paulo retomou o controle do jogo e teve uma boa chance em cobrança de falta de Galoppo, mas a bola subiu muito. Na sequência, foi a vez da equipe lusitana tentar o empate, mas o primeiro tempo terminou com a vantagem são-paulina no placar: 1 a 0.

Na volta do intervalo, Dado Cavalcanti promoveu uma alteração, com Ricardinho na vaga de Dudu Miraíma. O segundo tempo começou com os donos da casa tomando a iniciativa no campo ofensivo, em busca de ampliar o placar, tônica que seguiu nos 5 minutos iniciais. Com 10 no relógio, a Lusa equilibrou o confronto e tentava se infiltrar na defesa são-paulina, mas sem chance clara de empatar. Aos 12, Giovanni Augusto teve boa oportunidade em falta próxima da área, mas bateu na barreira.

A Rubro-Verde se manteve no ataque e, no mesmo minuto, Victor Andrade obrigou uma grande defesa de Jandrei em chute rasteiro. Os minutos seguintes foram agitados e, com 15 no cronômetro, ambos os times levavam perigo em jogadas de velocidade. Aos 20, seguia a mesma situação, mas com a Lusa mais presente no ataque, pressionando o adversário. Com 25 minutos, faltava oportunidades, mas não disputa em campo, o que mantinha a bola retida, na maioria das vezes, no meio de campo.

Com 28 no relógio, o técnico lusitano promoveu a segunda alteração, com a entrada de Felipe Marques no lugar de Chrigor. Aos 30, a Portuguesa pressionava o São Paulo, mas não conseguia assustar Jandrei. Por sua vez, o Tricolor se postava bem na defesa e bloqueava as investidas. Com 35 no relógio, o cenário mudou e o protagonismo passou a ser dos donos da casa, que se manteve no ataque com uma sequência de escanteios e uma finalização dentro da área, que travou na defesa lusitana.

O enredo era parecido chegando em 40 da segunda etapa, com requintes de tensão para a Lusa, que via a derrota mais próxima. No minuto seguinte, Dado promoveu mais duas substituição, colocando Rone e Paraizo, nas vagas de Giovanni Augusto e Paraizo. Com 43 no relógio, Alison deu grande passe em profundidade e Wellington Rato tocou para Luciano balançar as redes, mas o impedimento foi marcado. Os 45 minutos chegaram com a Rubro-Verde partindo para o abafa final, mas não teve sucesso e o confronto acabou aos 50, com a vitória do São Paulo: 1 a 0.

61 comentários

  1. Penso que jogamos de igual pra igual
    Apesar da derrota, mais uma vez numa bobeada da defesa, percebo que o time pode melhorar

    Nosso campeonato é contra os outros 7
    É nesses confrontos que decidiremos a nossa sorte.
    Eu creio muito na classificação e com isso jogar a série D no ano que vem.
    Risco de rebaixamento com esse time é NULO

  2. Concordo com vc Henrique, mas hoje pra mim o técnico errou, o segundo tempo foi nosso, era só atacar com mais agressividade que empataríamos o jogo e ele coloca o o Paraíso somente aos 40 min.
    Triste derrota, era jogo para empate No mínimo.

  3. Com essa defesa e com Henrique Dourado vai ficar difícil conseguirmos algo de bom nesse campeonato. Da maneira que está vamos disputar para não cair, infelizmente.
    O Henrique deve ser queridinho do técnico e os dois vão morrer abraçados, estou cansado desse tipo de coisa na Lusa.

  4. Com essa defesa ineficiente e exposta teremos de melhorar e muito a marcação no meio campo, hoje insistiu com Dudu só na contenção, deu ruim e trocou só no segundo tempo, Dourado estava pregado e não acertou passes, enfim somos adversário fácil na maioria dos confrontos e tem que mudar esse quadro, presta atenção Dado, se liga Portuguesa, VAI LUSA PÔ!

  5. Não pude ver o jogo todo, só os 20 minutos finais e li os resumos daqui e de outro site além de ver o gol dos Trikas nojentos dos infernos. Também ouvi o comentário do Júlio Gomes no Paulistão Play (um tanto quanto puxa-saco do São Paulo).Tivemos uma boa falta, porém o melhor cobrador não jogou porque o treineiro insiste neste horroroso Marquinhos Pedroso. De novo Sr. Quintana não marca ninguém na área em companhia do outro pateta Douglas Borel. Chega de bater na mesma tecla que o time é melhor que o do ano passado. É obrigação desta diretoria de merda que quis continuar montar um time decente para não passarmos a vergonha de 2023. Poderiam ter conversado com o Diogo e mesmo que ele jogasse um tempo já estaria bom. Jogou até o ano passado. Mudamos e entra o inútil do Rone. Aí acontece sempre a mesma coisa: NADA. O temido RB só ganhou de nós: perdeu para o Água Santa e empatou com o Botafogo-SP em casa. Os outros tem elencos melhores, isto não reta dúvida, mas não podemos perder por erros que o incompetente do técnico não sabe corrigir. Quarta-feira tem que ganhar da Ponte Preta que é um time horroroso (assisti o jogo contra o Santos). Não se trata de não apoiar, estamos juntos gritando, incentivando, sendo sócio-torcedor, indo ao estádio, mas esta síndrome de vira-lata tem que acabar. Quem veste esta camisa tem que ter um mínimo de condição de atuar e o time do ano passado não pode ser parâmetro. Aqui é Portuguesa, pô! Está melhor mas não esta tudo bem, as mil maravilhas. Desculpem o desabafo, mas é difícil depois de tantos anos acompanhando a Lusa me contentar com tão pouco. Pra cima da Ponte, Lusaaa!

  6. É triste dizer que a defesa da portuguesa é igual chuva caindo em peneira passa tudo sobre atacantes nós torcedores já eram cientes que os contratados não fazem gols ,contra o bragantino tinham que sair pelo menos um empate, o time começa tímido mas depois se solta ,mas não tem um que chute,pro gol nem nas cobranças de faltas muita bola perdida o time tá se comportando até bem mas não vence nem empata começa a preocupar sim até a cabeça dos jogadores não passa uma boa impressão

  7. O time da Luísa está bem melhor esse ano, pena que escalar o Chrigor é jogar com 10 em campo, o Dourado não aguenta mais, o Paraízo deveria ter entrado mais cedo, e esse Quintana é lento…

  8. Rapaziada…mudamos da água para o vinho. O time encontra dificuldades, sim. Mas é preciso reconhecer que o penteado mudou. Falta ajustes, sim. Principalmente no sistema defensivo. O Patrick ia entregando o ouro novamente num lance similar o gol sofrido contra o RB. E no ataque tô com pena do Vitor Andrade…bom de bola. Mas tá sozinho. O dourado é aquele centroavante a moda antiga de dentro da área…mas o futebol mudou e ele hoje não se encaixa nesse novo padrão. Centroavante de área hoje está em extinção.

  9. Henrique,
    Estou de acordo o Paraíso não é o suprassumo, mas tem muita raça e corre muito, era para colocá-lo logo no início do segundo tempo, colocá-lo faltando 5 min. È ridículo.
    O jogo estava para nós no segundo tempo só faltava velocidade nos contra ataques.

    • Sei disso Antônio
      Acho até que o Chrigor e o Dourado foram melhor do que contra o Red Bull. Mas claro, estão longe do que precisamos. Hoje nós perdemos no detalhe
      A zaga tá bobeando demais e isso é fatal

  10. Nosso time está demonstrando personalidade e vontade , por isso merece e precisa de todo nosso apoio ! Precisamos arrumar a zaga e precisamos de mais entrosamento que virá normalmente com mais alguns jogos … Na minha opinião o resultado de hoje contra as mariposas foi injusto , jogamos de igual prá igual , eles fizeram 1×0 e pararam a LUSA com faltas constantes durante o jogo . Nossa zaga precisa resolução , Thomazella precisa melhorar e o Paraizo não é nossa salvação , mas estamos em evolução e até agora todos resultados obtidos foram , por bom senso , os esperados . Sem surpresas nem decepções até o momento …. Estamos no caminho certo , em evolução , demonstrando personalidade e vontade , correndo e atacando o jogo todo , teremos bons resultados , objetivos alcançados e boas surpresas ! Vamos apoiar nossa LUSA !!!

  11. Triste derrota.
    Hoje era para trazer ao menos um ponto para o Canindé, mas nosso técnico demorou muito para mexer no time.
    Paraíso pode não ser um craque, mas tem velocidade e raça e era isso que precisávamos no segundo tempo.
    Que pena perdemos 3 pontos por teimosia do técnico

  12. Cheguei agora do Morumbi, parabéns a nossa torcida, cantou o jogo todo, pra quem aqui falou que o time tinha que jogar atrás, fechadinho, taí, perdemos porque o técnico foi covarde, se joga igual ao 2° tempo, com certeza o resultado seria outro ! E pelo amor de Deus, que é PARAIZO ?????? Nunca fez nada, grosso que dói…. Ceifador ainda não está na melhor forma, mas deu o sangue, guerreiro, gostei dele, muito melhor que esse PARAIZO caneludo !!!

  13. valeu lusa,jogou muito ,mas faltou um pouquinho mais de agressividade,dava pra empatar sim, o dado montou o time em cima do henrique dourado,mas o dourado esta visivelmente destoando do time,lento,só cai,tem que mudar o esquema, contra a ponte,tem que ganhar de qualquer jeito,se nao começa o desespero

  14. como disse o luiz gustavo/santos,esse marquinhos pedroso qse entrega a rapadura hein,cabeceou pra tras varias bolas na area,pqp..,o cara nao consegue cabecear pra frente..

  15. essa invençao”dinizismo” de ficar tocando bola na frente do goleiro,qse deu merda de novo hoje, gostei do quintana que mandou o tecnico se fuder e deu varios bicao pra frente hoje,ta certo ele

  16. Tem mais gente falando mal do que incentivando falsos torcedores vtnoc.a lusa jogou de igual pra igual quem fizesse o gol ganhava.vacilamos na cobrança de escanteio senão os bambis não ganhavam.ta com um time pra não ser campeão mas tem time pra não cair.vamos incentivar. Sou lusa na vitória e na derrota o amor fala mais alto.te amo lusa.quem gostou gostou quem não gostou desse.

  17. Galera
    O time está melhorando. Jogamos novamente contra um time dos melhores do Brasil. Temos que acertar melhor o sistema defensivo. Confio na classificação. Vamos LUSA!!!

  18. Na minha opinião, e pela diferença de elencos e investimentos, a LUSA conseguiu manter o jogo equilibrado a maior parte do tempo… ao contrário do ano passado, este ano estamos em melhores condições para fugirmos do rebaixamento e até mesmo conseguirmos uma vaga na série D.. mas alguns ajustes precisam ser feitos.. a defesa não inspira confiança e na frente o Vitor Andrade joga praticamente sozinho… o Ceifador é lento… parece um ex-jogador… agora vem os jogos contra times do mesmo nível… obrigação vencer!!!

  19. Gostei do que vi hj a lusa jogou de igual com um time de alto nível com um investimento dez vezes maior do que o nosso.contra a ponte vamos nos superar eu acredito na recuperação do time da lusa e só alguns ajustes a defesa tem que ser mais atenta tá falhando muito.mas o time e bem melhor que a anterior (LUSA VC E GRANDE NÃO SE ABATA CONFIO EM TI) RAÇA, RAÇA E CHEGAMOS LÁ. BOM

  20. Dado quer ser cópia de Fernando Diniz, com a defesa trocando passes na defesa! E uma Estupidez! Nunca deu certo! Só no ano passado com o Fluminense porque o ataue resolvia! E de matar o torcedor ver o time trocando bola sem avançar!
    Se continuar nesse estilo será mais uma decepção. Agora temos alguns jogadores bons! Vai continuar tomando gols e deixando o Tomazela em situação difícil a toda hora! Chega um Fernando Diniz dois é demais! Graças a Deus Diniz está fora da Seleção. E Dado se continuar assim estará fora da Lusa!

  21. Todos vimos o mesmo jogo. Cada um viu atuações diferentes. Ano passado sofemos demais todos jogos. Este ano vejo um elenco em crescimento. Que assim seja. Aos corneteiros e reclamôes putz deem um tempo…. o SP BAMBI em 23 desacelerou pra não mandar uma sacada. Ajuda aí povo

  22. Seria interessante comparar os jogos contra o São Paulo no Paulistão do ano passado e neste. A evolução é clara. Temos problemas ?? Sim !! A lentidão do centro avante e as indecisões no lado esquerdo da zaga. Cabe ressaltar o bom trabalho dos meio campistas, incluindo o Chrigor, que foi bem hoje, e do Vitor Andrade. Nosso time não conseguia acertar quatro passes contra times da Copa Paulista. Hoje deu sufoco no São Paulo no Morumbi. Uma pena que o campeonato é tiro curto pois este time tem condições de evoluir bastante. Este é o maior dos nossos problemas …….

  23. Gostei do time. Assim.como.quarta merecemos o.empate. O Tomazela.n sujou a roupa. P colaborar nas análises pra.mim o.gringo é lento e até ingênuo. Com aquele.tamanho n pode perder no corpo. Hj eu tiraria o Zé Ricardo. O Dudu marca bem e sabe distribuir. O Henrique sempre foi grosso. Não serve p esse tipo de jogo que estamos fazendo. O Paraíso n sabe nada. Eu colocaria o Crigor de centroavante. Se falta banco, tem.q colocar o Denis e o Maceió. Tivemos muitas falatas na proximidade da area e ng p bates. Diniz é mais eficiente nisso.

  24. Verdade Eduardo. O Time campeão da A2 era mais limitado e alcançou o objetivo. Vamos mais longe este ano. Não sei ainda onde mas vai. Certeza.
    Nunca vi tantas opiniões num post. Só mostra como todos queremos o melhor de nossa APD. Parece que alguns tentam aumentar o caos em que chegamos. Que xaropes. LUSA SEMPRE LUSA!!!

  25. Nova essa: “Jogamos como nunca perdemos como sempre”, cada um tem uma opinião, mas no 1º tempo jogou de novo com medo. a zaga é fraca, o Chigor foi o melhor do time enquanto teve folego, o “curintia” perdeu mas não vai cair e tem divisão para disputar. Tô preocupado, 9 pontos ganhou 1/3, vai ficando dificil.
    Obs o time do spaulo era misto.

  26. Objetivamente, teremos na continuidade do campeonato, 5 partidas a serem disputadas no Canindé, se conseguirmos conquistar 12 pontos dos 15 em disputa, independentemente das 4 partidas que disputaremos como visitantes, estarmos livres do descendo, classificados para a fase de mata mata e muito provavelmente teremos conquistado a tão almejada vaga para série D. Esse que tem de ser o objetivo da comissão técnica, jogadores e de nós torcedores. Com visão negativa, com palavras de baixo calão, não chegaremos a lugar nenhum,. As nossas tradições nos impedem de sermos reféns da descrença, avante Lusa!

  27. Pois é. Nosso campeonato é contra os outros. Porém ontem o São Paulo com vários reservas.. dava pra encarar.. Além disso.. outros times estão vencendo os grandes.. veja Água Santa, Ituano , São Bernardo.. ou seja. Precisamos pontuar..vitória sobre a Ponte no Canindé é fundamental pra confiança do time.

  28. Perdeu dois jogos sem merecer um com falha tomazella vcs entendidos de futebol somaram ontem quantas faltas o São Paulo fez uma vergonha não deixava lusa jogar era só falta ,quanto a base mandava TD embora o Kadir podia até ficar para fazer obra no Canindé como pedreiro, agora na minha opinião nem quando foi campeão da copa paulista tinha time tão organizado só falta uns ajustes treinador bom vamos lusa

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here