Foto: Divulgação/CRP Pocariça

Com uma história de mais de 100 anos, a Portuguesa tem inspirado não apenas clubes nacionais, como também ao redor do mundo. O Centro Popular e Recreativo da Pocariça, localizado na região de Leiria, no país europeu, tem como principais características adotarem o escudo e também as cores da Rubro-Verde. O clube foi fundado em 1958 e vem se destacando na disputa do futebol de salão.

+ Portuguesa enfrenta o Grêmio em jogo-treino nesta quinta

De acordo com a ex-presidente e atual secretaria da diretoria, Rute Martins, em bate papo com o NETLUSA, a adoção o símbolo e cores lusitanas ocorreu por conta do torcedor João Carreira Rodrigues, o Magriço, que ofereceu ao clube o equipamento com o símbolo da Lusa após retornar de uma viagem ao Brasil, em 1959, um ano após a fundação do clube luso.

“O Sr. Magriço, foi quem se apaixonou pela Associação Portuguesa de Desportos e trouxe até nós essa paixão. Foi quem fez esta ligação da Portuguesa ao CPR Pocariça. Mais tarde, chegou ao clube da Pocariça diretamente de São Paulo, trazida pela mão de Sérgio Rodrigues e oferecida pelo seu primo Carlos Alberto Rodrigues, filho do Grande Sr. Magriço, uma bandeira da Portuguesa. Bandeira essa que continua a ser parte da nossa história e cujas cores, verde e vermelho tão bem fazemos por representar”, afirmou.


Pedro e Carlos Ferreira no museu do CPR Pocariça. O torcedor lusitano João Carreira Rodrigues é a pessoa de camisa branca na segunda fileira Foto: Reprodução

Embora o clube conte com mais de 60 anos de fundação, poucos torcedores da Lusa de São Paulo conheciam da existência da equipe, que nasceu como um time de futebol de campo, mas vem se destacando dentro das quadras. No museu do time, inclusive, estão presentes duas camisas da Lusa da década de 1990, sendo uma do mesmo modelo usado por Dener. Coincidentemente, a equipe vem se popularizando no Brasil no mesmo ano em que a Rubro-Verde reativou suas equipes de iniciação de futsal.  

“Até ao momento, tivemos um ou outro contato que vai sendo espontâneo com comentários como por exemplo: “Encontramos a Lusa em Portugal” ou “A Portuguesa em Portugal”. Especificamente brasileiros que acompanham a Lusa e ao ver o nosso símbolo e cores identificam prontamente a igualdade”, completou.

Nas arquibancadas, é comum visualizar bandeiras e materiais de torcida com o escudo da Lusa do Canindé. Inclusive, na conquista da Taça Distrito de Leiria, no último domingo (19), a equipe senior masculina da CPR Pocariça venceu o PAC Peniche, no Pavilhão Municipal da Nazaré, e bandeiras da co-irmã brasileira estiveram presentes entre os torcedores.

Além as cores e do escudo, o CPR Pocariça se assemelha a Portuguesa do Brasil por ser um clube familiar que foi construído por seus próprios adeptos. A dirigente comentou mais sobre a estrutura familiar do Pocariça atualmente, no qual é uma das referências da região.

“Possuímos instalações próprias que com orgulho lembramos que foram construídas pelas mãos do nosso povo. O nosso trabalho voluntário tem contribuído para a fácil integração da comunidade em redor, que por ação solidária e dinâmica nos leva a um progresso e bem-estar dos que aqui vivem na nossa comunidade. Promovemos o lazer, associativismo e o desporto amador que é referência no distrito de Leiria”, frisou.

“Uma das melhores sensações da minha vida “

Torcedores apaixonados pela Portuguesa, o empresário Carlos Ferreira e seu filho Pedro Ferreira conheceram o Pocariça após a equipe disputar a final da Taça Distrito de Leiria. Após se impressionarem pela semelhança com a Rubro-Verde, eles visitaram a sede do clube, onde foram recepcionados pela diretoria e se apaixonaram pela história do time.

“Ter conhecido o Pocariça aos 55 anos de idade foi uma das melhores sensações da minha vida. Ver o escudo da nossa Lusa do Canindé de São Paulo sendo tratado com tanto amor, respeito e competência desde 1958 aqui em Portugal é de arrepiar da cabeça aos pés “, comentou, em entrevista ao NETLUSA.

O seu filho Pedro endossou o discurso do pai e frisou que agora eles também são torcedores do Pocariça. Além disso, comentou sobre o fato de encontrar duas camisas da Lusa no Museu do time português.

“Quando vi o ginásio e a santa na hora que fui estacionar o carro eu pensei: “Nossa é como se eu estivesse chegando no Canindé”. Foi uma sensação muito boa. Eu já tinha me encantado no jogo passado que fui assistir e o time jogou com muita raça, determinação, buscou o resultado na bacia das almas. Foi bem sofrido, como estamos acostumados com a nossa Lusa em São Paulo. Eu adorei conhecer as instalações, ginásio. Fiquei extremamente emocionado quando visitei o museu. Quando eu entrei, vi duas camisas da Portuguesa, da Dellerba e, realmente, ficamos arrepiados, meu pai e eu. Não esperávamos que fosse ter algo da Portuguesa em um lugar tão distante, do outro lado do oceano e foi muito gostoso”, comentou.

Por fim, Carlos Ferreira destacou a chance de conhecer um clube que tem em sua história um pedaço do clube que aprendeu a torcer no Brasil. Além disso, deixou um recado aos lusitanos que forem a Portugal.

“Estamos a 15 minutos da Aldeia de Pocariça e de sua gente guerreira, orgulho. Todo adepto e simpatizante da Portuguesa de Desportos de São Paulo à partir de agora tem que colocar na sua lista de lugares a visitar em Portugal o Centro Popular e Recreativo da Pocariça”, finalizou.

Agora, no dia 25 de maio, o time senior masculino do CPR Pocariça encara o Chãs, no Pavilhão Burinhosa, e pode também conquistar o título da SuperTaça. O clube conta com um perfil no Instagram, onde divulgam o dia a dia das equipes masculina e feminina.

Foto: Divulgação/CRP Pocariça
Foto: Divulgação/CRP Pocariça
Foto: Divulgação/CRP Pocariça
Foto: Divulgação/CRP Pocariça
Foto: Carlos Ferreira

53 comentários

  1. Se adotaram o escudo e as cores , porque não adotaram o nome ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTOS ? Lá até cairia melhor do que aqui ! Sim ,porque o nome Pocariça é feio demais ! Aliás,se chamasse Porcariça , poderia ter adotado o escudo e as cores do PORK’S CREFISA !!!! Faltou pouco ! …. Não precisamos de outros clubes com nosso nome e cores ,seja no Brasil ou em outro lugar do mundo !!! Isso não enche barriga !!! Precisamos de um torcida maior e que atraia até um vietnamita !!! Precisamos mudar a denominação do clube porquê nem isso o Pocariça adotou !!!!

  2. Aliás, a Briosa é que merece ser citada por ser a primeira Portuguesa do mundo ! Todos os demais clubes foram cópias , inclusive nos incluímos nessa ! Em 1920 escolheram mal o nome do clube ,sem qualquer originalidade ! Se adotaram o escudo de um dos cinco clubes formadores , poderiam também ter adotado o nome de um deles ,talvez o LUSÍADAS !!!!

  3. Pô Leonino lá tem 8.880 habitantes, já pensou como isso “engrossa” a torcida da Portuguesa.
    kkkkk. Agora se aumentar um “r” como terceira letra, ai fica crefisa mesmo.

  4. OTD já deveria ter mudado o nome do clube quando aqueles medalhões do início dos anos 70 demonstraram insatisfação e corpo mole em continuar defendendo as cores lusitanas !!! Mandou todos embora ( ótimo !!! ) , mas não observou que o nome Portuguesa só trazia retrocesso , tanto através da CBF como também através da FPF !!!!

  5. OTD cansou “de visitar” a FPF e de lá saia sempre roxo de raiva !!! Ia bravo e saia mais bravo ainda ! Se encontrasse um outro presidente de um dos quatro , OTD não abaixava a cabeça ! Era mais fácil um desses outros presidentes se esconderem debaixo de uma mesa !!!

  6. Eu até te entendo porquê morou em Portugal…..O contrário,falo tudo e com propriedade ! Você que não quer enxergar o óbvio ! Me baseio em fatos concretos e inabaláveis !!!! Um espelho real e claro da existência desse clube !!!!

  7. OBRIGADO SR. MAGRIÇO PELA FIDALGUIA. MERECE UMA HOMENAGEM DO CLUBE. E PAU NO CU DA PORTUGUESADA QUE VEIO PRA CÁ E ESCOLHEU O CURINTIA. SÃO MUITOS VIU? SÓ UM CANAVIAL DE ROLA PRA PREENCHER TANTO FURICO DE PORTUGA DE MAU GOSTO

  8. São portugueses burros de fato !!!!Se eu fosse corinthiano , também lutaria pela mudança de nome ,que não significa nada !!!! Os leigos e asnos escolheram esse clube pra torcer ! Só trinta milhões que na sua maioria nem entendem de futebol !!!!! Aliás,Vicente Matheus entendia de cebola !!!” Depois da tempestade vem a ambulância” …. Até acertou nessa !!!!

  9. Quando se fala a verdade e o sub consciente aflora , me consideram insuportável ! Tem sim quem goste ,aqueles que já afloraram o consciente e sabem ,como eu ,que esse clube precisa de muito mais , principalmente de uma reviravolta no setor administrativo ! Alguém no comando que realmente ame essa instituição poliesportiva, mas que tem no futebol a principal e mal usada alavanca !!!! OTD , o último que amou e lutou pelo engrandecimento da Lusa do Canindé !!! Os que o seguiram deram apenas passos de caranguejo e o que é pior , em 2013 venderam a alma prô satanás !!!

  10. Deveríamos ter mantido a mesma força do final dos anos 90 !!! Mas apareceram “com uma criptonita” que nos nos tirou o impulso do crescimento ! Neste século somos apenas um resto de sombra , se compararmos com o século passado ! Lamentável e doloroso !!!!!

  11. Vai querer que o clube rubroverde continue a passos de tartaruga ? Veja bem ,por mais que a Portuguesa consiga chegar ‘a série A do Brasileiro em 2028 serão decorridos 15 anos sem estar na elite ! Se tá bom assim pra você, passe a torcer pro Juventus que vai ser a mesma coisa !!!! Porquê do jeito que está,se chegarmos ‘a série A ,vai ser só na década de 30 e olhe lá ! Eu , pelo menos , não aceito esse andar da carruagem lusitana !!!!

    • E o que vc faz pra mudar essa situação, além de falar merda na Internet? Não faz porra nenhuma. Não é sócio. Não é sócio torcedor. Não sabe onde fica o canindé. Torce pro Santos. O que vc quer ou deixa de querer pra portuguesa, pouco me importa.

  12. Torci feito um doido pra Portuguesa lá na Vila ! O nosso técnico foi covarde e não soube ganhar o jogo no tempo normal ! Torço para o Santos contra Corinthians ,Palmeiras e São Paulo ! Talvez seja minha válvula de escape contra os três da capital ! Muitos não têm a Lusa como segundo time ? Pois é, eu tenho o Santos como segundo time !

  13. A Confederação Brasileia de Desportos mudou de nome para Confederação Brasileira de Futebol !!! De CBD para CBF ! Gostaria que a Associação Portuguesa de Desportos se tornasse Associação Brasileira de Desportos ! Manteríamos escudo , uniforme e simplesmente colocaríamos números amarelos e meias amarelas ! Continuariamos Lusa e a torcida Leões da Fabulosa ! Apenas de Portuguesa para Brasileira !!!! Isso mudaria a visão do clube ! Aí só faltaria um presidente cascudo e amante do clube ! Não mais seríamos perseguidos por ninguém ,nem mesmo pela FPF e muito menos pela CBF !!! Esse meu prisma deve atender ao desejo de muitos torcedores do clube !!!! Respeito outras opiniões mas não compartilho , nem que a vaca tussa !!!!

  14. D.Pedro , português , tornou o Brasil independente de Portugal ! D.Nino , brasileiro descendente de portugueses , quer tornar a Portuguesa independente das perseguições da FPF e CBF , declarando a mudança de nome para Brasileira !!!

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here