Jogo entre Novorizontino e Portuguesa, pelo Paulistão
Jogo entre Novorizontino e Portuguesa, pelo Paulistão (Foto: Gustavo Ribeiro/ Novorizontino)

A Portuguesa perdeu para o Novorizontino por 2 a 0, no Estádio Jorge Ismael de Biasi. O jogo aconteceu na tarde deste domingo (10), válido pela 12ª rodada do Campeonato Paulista, a última da primeira fase.

Já classificada, a Lusa entrou em campo apenas para cumprir tabela, mas não facilitou para o adversário e bateu de frente. O Tigre, por sua vez, precisava da vitória para se garantir na semifinal da competição e conseguiu, com gols de Fabrício Daniel e Rômulo

A Rubro-Verde foi escalada por Pintado com: Thomazella; Douglas Borel, Marco Antônio, Robson e Pedro Henrique; Patrick, Zé Ricardo e Ricardinho; Victor Andrade, Leandro e Henrique Dourado. Na segunda etapa entraram: Quintana, Chrigor, Denis, Rone e Paraizo.

Quanto ao Tigre, Eduardo Baptista escalou a equipe com: Jordi, Luisão, Renato e Chico; Raul Prata, Marlon, Rômulo e Danilo Barcelos (Reverson); Fabrício Daniel, Waguininho e Neto Pessoa. No segundo tempo entraram: Geovane, Reverson, Paulo Vitor, Lucca e Dantas.


Com a derrota, a equipe lusitana terminou a primeira fase na 2ª colocação do Grupo A, com 10 pontos, atrás do Santos, que somou 22. Santo André e Ituano, com oito e seis pontos, ficaram em 3º e 4º na chave, respectivamente, e ainda foram os dois rebaixado à Série A2.

A Lusa ainda terminou na 13ª colocação entre os 16 participantes na classificação geral. O adversário do time nas quartas de final será o Peixe, líder do seu grupo, que teve a segunda melhor campanha da primeira fase, atrás apenas do Palmeiras, o primeiro com 25.

O JOGO

Com os donos da casa precisando do resultado, a partida começou com muita correria e pouca efetividade. Com 5 minutos disputados, nenhum goleiro havia trabalhado ainda. Apenas cumprindo tabela, a Portuguesa se preservava na defesa para sair nos contra-ataques com velocidade, aproveitando da característica de Victor Andrade. Com 8 no relógio, o Novorizontino abriu o placar com Fabrício Daniel, que arriscou da entrada da área após bola mal afastada: 1 a 0.

Após balançar as redes, o Tigre se manteve presente no campo de ataque, enquanto a Rubro-Verde encontrava dificuldade para sair da defesa. Com 15 no cronômetro, Danilo Barcelos finalizou pela esquerda e exigiu uma boa defesa de Thomazella, portanto, quase saiu o segundo gol dos donos da casa. No minuto seguinte, Zé Ricardo fez um grande lançamento pelo meio, encontrou Leandro, que tentou de cobertura e a bola passou rente à trave de Jordi, quase o empate lusitano.

Com 25 minutos do confronto, a Rubro-Verde estava mais solta em campo, com mais presença ofensiva, mas ainda não conseguia levar perigo à meta de Jordi. No minuto seguinte, Zé Ricardo recebeu a bola na entrada da área, mas finalizou de qualquer jeito e isolou. Aos 35 no relógio, o cenário da partida se mantinha da mesma forma, sem grandes oportunidades, mas com muita transpiração. No minuto seguinte, Zé Ricardo arriscou de longe e quase surpreendeu o goleiro adversário, mas a bola, por pouco, foi para fora.

O Novorizontino voltou a frequentar o campo de ataque aos 40 minutos, com finalização de Fabrício Daniel, mas a bola subiu demais e não assustou Thomazella. No minuto seguinte, o time da casa teve outra oportunidade, com Waguininho, de cabeça, mas ação foi fraca e o goleiro lusitano defendeu sem dificuldade. Com 48 no relógio, o árbitro Lucas Canetto Bellote apitou o fim do primeiro tempo, com a vitória parcial do Tigre, no Estádio Jorge Ismael de Biasi: 1 a 0.

Na volta do intervalo, Pintado fez duas alterações, com as entradas de Quintana e Chrigor, nas vagas de Robson e Henrique Dourado. A tônica do segundo tempo foi semelhante ao do primeiro, com muita disputado no meio de campo. Com 5 no cronômetro, o Tigre chegou ao segundo com com Rômulo, que arriscou de fora da área e a bola ainda resvalou na trave antes de estufar as redes de Thomazella: 2 a 0. Com 10 minutos, Victor Andrade tentou um chute de fora da área, mas isolou e desperdiçou a oportunidade.

Mesmo a ampla vantagem no resultado, o Novorizontino se manteve no ataque em busca do terceiro gol, e quase conseguiu aos 15, na cabeçada de Chico após escanteio, mas a bola chegou fácil nas mãos de Thomazella. Com em 20 no relógio, os donos da casa seguia na pressão ofensiva, enquanto a Portuguesa tentava aproveitar as escapadas em velocidade, mas sem dar trabalho ao goleiro oponente. O Tigre quase marcou mais uma vez em grande jogada de Fabrício Daniel, aos 22 minutos, mas na última hora a defesa afastou.

Com 23 no cronômetro, o técnico lusitano promoveu mais duas mudanças, com as entradas de Denis e Rone, nos lugares de Ricardinho e Leandro. O jogo esfriou a partir desse momento, sem a mesma velocidade e intensidade de antes, com os donos da casa cumprindo a missão de se classificarem às quartas de final, e a Lusa já garantida. Com 30 minutos, Pintado realizou a quinta e última alteração com a entrada de Paraizo para a saída de Douglas Borel.

O Novorizontino voltou a assustar Thomazella duas vezes, com 40 do segundo tempo, exigindo duas boas defesas, mas o goleiro levou a melhor e evitou que o adversário aumentasse o placar. O ensaio de pressão à defesa lusitana seguiu nos instantes finais do confronto, mas a Rubro-Verde teve êxito ao impedir os donos da casa. Com 45 no relógio e o placar resolvido, os times apenas esperavam o apito final, que aconteceu aos 48, com a confirmação da vitória e classificação do Tigre: 2 a 0.

QUARTAS DE FINAL

Lembrando que a Lusa está garantida no Paulistão A1, classificado para a Série D do Campeonato Paulista e sonha com a Copa do Brasil de 2025. Para que consiga a vaga de imediato do torneio, sem depender de ninguém, a Rubro-Verde terá que avançar à semifinal.

55 comentários

    • Eu há dizia desde o início, o grupo A é:
      Santos + o segundo classificado + 2 rebaixados.
      Portuguesa tem a defesa muito fragil e um ataque que simplesmente não funciona. Partindo deste princípio vai ter que segurar a bola com GA e VA contra o Santos para levar o próximo jogo pros pênaltis. Que dê zebra lusitana contra o peixe!

  1. Só um comentário sobre o jogo. Observem o segundo gol do adversário. O posicionamento e a lentidão do tal do Quintana. Que zagueiro tenebroso. O cara é uma aberração!
    Toda hora mal posicionado, lento, é alto mas não ganho uma pelo ar. Nos últimos anos vimos muita coisa ridícula vestindo nossa camisa, mas esse cara tá tranquilamente entre as piores. E o mais cômico é que essa coisa deve ter um dos maiores salários do elenco.
    Na várzea de SP tem um monte nesse nível aí e não precisavam ir até o Uruguai pra trazer essa tralha. Espero que passe longe de entrar em campo contra o Santos.

    • Concordo.

      E olha que trouxeram esse cara para o Dado. No esquema do Pintado, ele ainda pode esconder um pouco da ruindade, ao ser coberto por outros jogadores ou jogar “aprofundado” em um esquema com três zagueiros; no do Dado, era suicídio, basta ver que ele participou da maioria dos gols que sofremos no começo do campeonato.

  2. Time muito ruim, não dá esperança alguma, se classificou e salvou do rebaixamento por milagre de novo, chutou 1 bola no gol aos 42 do 2º tempo, esse Pintado também é muito fraco, o time irrita até monge, só joga do lado para traz . .

  3. Mendes, que jeito algum atacante da portuguesa vai se destacar, não tem como, a bola não chega e quando chega é por chutão na dividida mais pro beque que para o atacante, o meio de campo só tropeça na bola joga de lado ou para traz, mas a maioria entrega a bola para o adversário.

    • Demos sorte, conseguiu não cair e a classificação pra série D ! Pro timeco que foi montado, está ótimo, agora passar pelo Santos, só Mesmo com um milagre da Nossa Senhora de Fátima !!!

  4. Dois campeonatos estaduais da a1 depois, a portuguesa soma 5 vitórias. 20 pontos somados. É ridículo. Não ganhem juízo que não é preciso. 2025 é o ano mais importante da história do clube. Que haja o mínimo de competência para se montar uma equipe para atingir os objetivos.

    • Perfeito, Rodrigo. Os objetivos foram atingidos e estamos muito felizes, mas que em 2025 não se faça outra campanha tenebrosa como estas. Em 2 dois fizemos 20 pontos enquanto que o eliminado São Bernardo só neste ano fez 21 pontos. Uma vergonha. Tivemos 8 derrotas, 3 vitórias e 1 empate. Como é em jogo único os deuses do futebol mostram que podemos aprontar pra cima do Santos, mas obviamente somos franco atiradores. Vamos para a Copa do Brasil, Lusaaa! (Seremos o “Água Santa” deste ano Kkkk)

    • Jogamos com uns 3 ou 4 a menos todos os jogos, atingimos o objetivo, ótimo. Vamos torcer contra o santos?? Claro mas que o time é ruim e só se salva uns 2 ou 3… Ah isso é fato!!!
      Em tempo eu PINÓQUIO VTC!!

    • Sim, foi o Marco Antonio, o que ele fez é erro técnico, coisa de juvenil a movimentação dele. Pintado deveria dar um puxão de orelha forte no jogador. Ele não só atrapalha o goleiro como ainda daria condição a qualquer jogador adversário em um possível rebote. E mesmo em um gol de cabeça, ele teria dado condição porque ele sai da linha bem antes e vai recuando até atrapalhar o goleiro. Lance ridículo por parte do Marco Antonio.

  5. Não jogou pro gasto, o gol de empate perdido no primeiro tempo fez falta e poderia mudar a história da partida, porém acho muito difícil já que a bola não chegava no ataque e é muito fraco, conseguiu o objetivo, ainda bem e contra as sereias torcerei como sempre, o local da partida só será definido na terça após reunião na FPF, VAI LUSA PÔ!

  6. Mais um ano de muito sorte ao ter clubes no mesmo grupo piores que nós. Futebol coletivo sem nenhuma criatividade, sem ataque, sem centro avante( Dourado e Paraiso são ridículos ) sem praticamente nada de futebol agressivo. Lamentável, porque não vejo nenhum progresso para realmente ter esperança de classificação nas quartas. Espero que contra o Santos um milagre aconteça, que possamos melhorar muito para alcançar a classificação mas com esse futebol de hoje vai ser muito difícil.
    O Pintado tirou o Robson e tomamos o segundo gol no espaço que era do Robson igual ao gol do Corinthians quando tirou o Patrick. Esse Quintana não pode ser titular. Resumindo, estarmos nas quartas caiu do céu e agora seja tudo o que Deus quiser!!!!Mas que futebol sem nenhuma objetividade!!!!!!!

  7. jogo nao valia nada,lusa nao jogou porra nenhuma,perdeu,fouda-se, agora é virar a chavinha e treinar para pegar os sardinha, o time comeu uma feijoada antes do jogo,natural,tá valendo..

  8. Muito feliz pela manutenção na A1 e muito feliz pela classificação a Série D 2025, mas 8 derrotas em 12 jogos é uma vergonha! Essas conquistas foram mais pela incompetência de 3 times abaixo de nós na classificação geral do que por mérito nosso. Acreditar em classificação em cima do Santos com o que foi visto nesta primeira fase é igual acreditar em Papai Noel.

    • A questão não é ser chato… Todo torcedor de verdade da LUSA está feliz com o que foi alcançado, mas precisamos ser realistas, tirando uns 3 ou 4 jogadores o resto do time é muito ruim!!
      E a propósito torcerei como nunca contra os sardinhas mas não acredito na classificação…

    • Jogadores qdo entram em campo com nossa camisa precisam dar o máximo e honrar para não ficar escrevendo derrotas e mais derrotas em nossa história…o time perdeu 8 de 12 jogos e vc acha q o torcedor tem estar feliz? Claro q todo torcedor irá torcer pra krai contra o santos mas nossa participação no campeonato foi vergonhosa….Castanheira gastou mais do que o dobro do ano passado com péssimo planejamento e alguns péssimos jogadores q fizeram campanha idêntica do ano passado…não podemos fechar os olhos pra isso pois isso encoberta os erros persistindo na continuidade…

  9. Excluindo o Ituano, tivemos o pior ataque e a pior defesa. Oito derrotas em 12 jogos. Campanha ridícula.
    Nosso campeonato acaba aqui. Objetivos alcançados : permanência na A2 e serie D 2025.
    Podemos ganhar do Santos? Sim.
    Podemos dar um vexame histórico contra o Santos ? Sim
    Tudo é possível a partir de agora.

    • Exatamente, o que eu acho que tem q ser feito é meter todos os zagueiros disponíveis e fechar todo e qualquer espaço possível e imaginável, pra que 2 atacantes se ninguém faz gol? Fecha tudo e leva pros penaltis

  10. Concordo que temos um time fraco e tivemos muita sorte de conseguir o que conseguimos. Mas conseguimos…Agora nos resta colocar nosso melhor time do campo e dar trabalho para o peixe….Se conseguirmos passar sera um bonus…De resto, e comecar a se preparar para o ano que vem…O que nao ira acontecer ate Novembro novamente como foi feito este campeonato…No hay dinero…Y si no hay dinero, no hay equipo…

  11. Sr.Victor, concordo inteiramente com sua mensagem!! perder 8 jogos em 12 partidas é vergonhoso!!! Foi mais um ano de pura sorte ao cairmos num grupo com os dois times que cairam!!! Mesmo sendo uma partida sem nenhuma obrigação de vencer poderia apresentar um futebol mais agressivo e com algum progresso, mas nada disso aconteceu. Eu particularmente não vejo com esse futebol e esses jogadores condições para passarmos para as semi finais. Espero estar enganado e que esses jogadores façam um jogo competente e de muita raça contra o Santos para passarmos para as semi!!!!!

  12. Agora ,que seja o que Deus quiser ( neste ano ! Já no próximo ano a conversa tem que ser outra ! Uma melhor campanha na A1 (2023 milagre / 2024 sorte ) e garantir o acesso pra série C ! Fora disso , a estagnação vai continuar ! E se a sorte está nos acompanhando neste ano , que contra o Santos possamos continuar com ela , desde que a garra do jogo contra o Mirassol permaneça! Sorte + garra , o que nos pode colocar nas semifinais do Paulistão 24 ,o que não ocorre desde 1998 ! Ou seja , aquilo que neste século ainda não aconteceu ! Não vamos colocar o jogo de hoje ,como parâmetro! Vamos pular este dia ! Vamos nos encaixar no jogo contra o Santos ! Desde que não joguem Quintana , FM ,Tauã e Dourado , principalmente ! Dourado , se empatarmos , poderá ser útil apenas nos pênaltis! Os demais que nem esquentem o banco !

  13. 12 jogos,3 vitórias e antepenúltima na classificação geral!participação lastimável!Temos que contratar um gerente de futebol que entenda do ramo e montar outro time inteiro.No próximo campeonato talvez não tenhamos a mesma sorte que tivemos neste Paulista.

  14. Se jogar assim com o Santos, vai tomar a maior goleada do campeonato, time parece que não tem sangue nas veias não ganha uma dividida o crigor parece que estava passeando na praça, mancando , defesa parece uma peneira, ainda bem que existe time mais ruins que nosso,

  15. Tomamos 2 gols recorrentes neste campeonato: bola sai da área e na cabeça da área, onde fica o volante nos rebotes, não tem ninguém. Zé Ricardo não marca ninguém. É segundo volante e olhe lá. Ricardinho é segundo volante. Na minha opinião, nas quartas, tem que ir de Tauã e Ricardinho. Precisamos de marcação. Lembrem-se que para Enéas e Dica jogarem tinha o Badeco. Para o Edu Marangon e o Toninho jogarem, tinha o Célio. Para o Rodrigo Fabri e o Caio jogarem tínhamos Capitão e Galo. Tem que ter marcação. Só “toque de bola refinado” não serve para jogar na posição. Respeito quem gosta do Zé Ricardo, também acho bom jogador, mas é improdutivo. Ao meu ver toca, dribla, rebola e não produz nada de efetivo para a equipe. No segundo gol, como já foi comentado, a lentidão e mal posicionamento do Quintana. Se este gringo jogar contra o Santos vamos viver perigosamente os 90 minutos.

  16. KKKK. Semana passada era otime perfeito.
    Esse time não tem credibilidade.
    Nos salvamos por darmos sorte de cair em um grupo ridículo onde tinha times piores que o nosso e olha lá heim… quase não deu.
    Acabou aqui. Tá bom demais. Não caímos e ano que vem.sera a mesma decepção. A diretoria da portuguesa não se liga no movimento.

  17. Eu falei que nosso time era o melhor entre os medianos… mas eu estava errado… nosso time é o melhor entre os piores…
    Então contra o Santos na vila goleada a vista… PQP !!!
    Vamo lusa

  18. Galera
    Sabemos e concordamos que o time é muito fraco. Tivemos em 90 minutos mais os acréscimos apenas 1 chute a gol no finalzinho e uma chance perdida. Jogaremos contra o Santos por uma bola ou penaltis (embora nosso retrospecto com penaltis não é nada confortável). Mas, atingimos nossos objetivos. Como falei antes, com calendário nacional
    , maior visibilidade, SAF, que será nossa salvação!

  19. A Federação Paulista de futebol deve estar doendo de Ódio; como pode justo a Portuguesa se classificar e o Corinthians ficar fora? Se o São Paulo não ganhasse hoje na Bacia das almas contra um time um pouco menos pior que a lusa , seriam 2 grandes fora e aí a Federação Paulista de futebol iria mudar as regras durante o jogo , tiraram a lusa do campeonato por pior campanha dos classificados e punham o Corinthians e São Paulo no cara ou coroa , utilizando a tradicional moeda e quem ganhasse ( re) entraria no campeonato .

  20. Em termos individuais é o segundo time mais fraco do campeonato, somente atrás do Santo André. Tem como mérito o esforço e a sorte de estarmos no melhor grupo do campeonato. Se o Pintado não voltar ao esquema do jogo contra o Mirassol, vamos tomar uma goleada do Santos.

  21. Não estamos nas quartas por competência porque o time ainda não se encontrou, mas pela incompetência dos outros times piores ainda. Agora é colocar o time para marcar, correr no contra ataque e surpreender, ou seja, joga o anzol e pesca esse peixe.

  22. É isso, jogar bem, mas bem fechado e segurar o 0x0 (não acredito que esse time consiga fazer gol no Santos), aí nós pênaltis é fechar os olhos e torcer como nunca. Nesse momento o Cone Dourado vai ser muito importante. Fico imaginando quem vão ser os batedores dos outros pênaltis, com certeza o Giovanni e Eduardo Diniz, os outros 2 tira no 2 ou 1.

  23. PAULISTA A1 2023 > 12 jogos – 6 derrotas – 4 empates – 2 vitórias = 10 ptos
    PAULISTA A1 2024 > 12 jogos – 8 derrotas – 1 empate – 3 vitórias = 10 ptos

    Portanto SR CASTANHEIRA as duas participações da Portuguesa foram vergonhosas…..esse ano está sendo encoberto porque conseguimos ir para mata mata e ganhamos vaga série D mas não foi por nossa competência e sim incompetência dos rivais….não nos esqueçamos disso !!!!!

  24. Alguém acredita que um time que perde 8 jogos em 12 disputados dá esperança de classificacao? Somente em casos onde o adversário perde 20 gols e o vencedor chuta 1 vez no gol e faz o gol. No futebol isso pode acontecer. É o caso da nossa Portuguesa com esse futebol fraquíssimo, cujo coletivo não existe. Mas existe s chance por uma bola. É apenas o que nos resta. É lamentável que já faz varios anos que não formamos um time forte e competitivo em razão da incompetência dessa diretoria medíocre no planejamento do nosso futebol.

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here