Joãozinho, 34, deixou a Portuguesa em 2007, logo após conquistar o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro, com destino ao Levski Sofia, uma das potências do futebol búlgaro, ainda com 18 anos. O jogador ainda foi campeão com a Lusa da Série A2 do mesmo ano.
+ Lembra dele? Bruno Xavier fecha com time da Série B do Brasileiro
Na Europa, a ex-joia rubro-verde também passou dez temporadas no Krasnodar, da Rússia, onde fez história e é um dos ídolos do clube. O jogador chegou a atuar por duas temporadas no Dínamo de Moscou e está atualmente no Sochi, no mesmo país.
Joãozinho é o jogador de linha brasileiro que mais entrou em campo na Superliga, a primeira divisão russa, com mais de 300 partidas oficiais. Pela Lusa, o meia-atacante disputou 79 partidas e anotou seis gols, segundo o oGol.
O NETLUSA entrevistou o jogador, que revelou o desejo de retornar ao Brasil e defender novamente a Lusa. Confira os principais trechos do bate-papo:
NETLUSA: Você saiu muito jovem da Portuguesa em 2007, logo após conquistar o acesso no Brasileiro. O que mais te marcou nesse início de carreira na Lusa?
Joãozinho: O que mais me marcou foram os dois acessos com a Lusa e ver no rosto dos torcedores o brilho e a alegria deles.
NETLUSA: Qual foi o jogo mais marcante pela Portuguesa?
Joãozinho: Para mim e penso pra todos os atletas fica o primeiro jogo contra o Corinthians; o jogo que a gente se manteve na segunda divisão contra o Sport; o jogo contra o Guarani quando eu fiz o gol da vitória (vídeo abaixo) e a final com o Canindé lotado.
NETLUSA: O torcedor da Lusa viu você atuar como lateral esquerdo e como meia-atacante por aqui. Atualmente, em que posição você tem atuado e como prefere jogar?
Joãozinho: Hoje eu jogo como ponta esquerda ou direita, e alguns jogos atuando como ala esquerdo.
NETLUSA: Até quando vai o seu contrato com o Sochi, da Rússia?
Joãozinho: Até o meio do ano agora.
NETLUSA: Você construiu uma carreira de sucesso na Rússia. Tem vontade de retornar ao Brasil ao fim do seu contrato?
Joãozinho: Sim, tenho vontade de voltar a jogar no Brasil.
NETLUSA: Muitos torcedores gostariam de vê-lo atuando no Canindé novamente. Gostaria de voltar a vestir a camisa da Portuguesa um dia?
Joãozinho: Sem sobra de dúvidas seria uma alegria voltar a jogar na Portuguesa. Desde já agradeço e mando um abraço grande para todos os lusitanos.
O jogador também informou que até o momento nenhum representante da Portuguesa entrou em contato para conversar sobre questões salariais e viabilizar uma possível contratação do atleta.
Nem acredito, um ótimo atleta se vier mesmo com 34 é melhor que todos do elenco atual ,10.
Só queria saber em qual padaria da V. Maria foi confeccionado o uniforme do F7 da Nossa Lusa??? Pelamorrrrrr…..os caras vão representar o clube na Libertadores parecendo brechó.
Como diria um colega, “INTERESSANTE”, mas primeiro acerta comando e elenco, lembro daquele gol, estava quase jogando o rádio no chão, VOU TORCER PRA LUSA BEBENDO VINHO, A SÉRIE D, É O MEU CAMINHO! VAI LUSA PÔ!
Se a Diretoria da Lusa fechar com Joãozinho cheio eu que será uma boa opção, jogador Rodado e com boa experiência Internacional. Dr. José Roberto Cordeiro vamos buscar o Treinador que seja Vencedor.
Com certeza ajudaria muito.
Lembro de um jogo que precisavamos ganhar e 0x0 com o Joãozinho no banco.
No 2o. tempo o Benazzi disse para ele se aquecer, pois ele entraria e faria o gol da vitória e ele fez.
Tenho dvd e a camisa desta época na minha coleção.
Vou torce para a Lusa bebendo vinho, a série-A é o meu caminho ooooo.
Joãozinho, fica na Russia, até adaptar ao futebol brasileiro já acabou o ano. 79 jogos, 6 gols, atacante e bem mais jovem .
Verdade José, tem moleque hoje com o mesmo retrospecto na carreira, basta ver a quantidade de clubes que já passaram, características do futebol contemporâneo, VAI LUSA PÔ!
o cara foi banco da lusa em “2007”,e sumiu do mapa, espero que a portuguesa nao faça a burrada de contrata-lo,seria muito amadorismo da diretoria,traz o leo (lat esquerdo) e o diogo tbem entao ,valeu joaozinho por 2007,mas hoje nao da
no leste europeu o” ligeiro” e o” maikinho” viram artilheiros, nivel amador
Joãozinho é cria da nossa base, amigo particular do saudoso Minas Kasparian, a esta altura, o seu retorno seria um sonho. Além de atleta espetacular, Joãozinho é um ser humano dos melhores. Caráter e lealdade não lhe faltam.
A Lusa precisa investir na base. Essa é a solução
Jogador de sucesso, e muito merecido. Não acredito que os sem noção que dirigem a Portuguesa o tragam com vistas ao Paulistão 2024. Seria ótimo, mas só trazem as tranqueiras encostadas dos empresários de quinta categoria que rodam o departamento de futebol lusitano faz tempo. Infelizmente certas coisas nunca mudam no Canindé.
Vamos depender de uma série de acertos para iniciar o retorno ao campeonato nacional. Tem que ter ousadia, trazer pelo menos um defensor, um volante, um meia armador e um atacante fera…o resto o torcedor rubro verde faz bem…rezar muito pra dar certo !