Fotos: Divulgação/Portuguesa e Arquivo Pessoal

Você já se imaginou em estar no gramado como mascote da Portuguesa e, anos depois, estar de volta aos campos, mas desta vez como treinador? Esta é a história do técnico Romulo Senna. Mascote da Portuguesa entre 2020 a 2022, ele viu de perto as conquistas da Copa Paulista e da Série A2 do Paulista e agora brilha com o time Sub-20 do Barcelona Capela.

+ Portuguesa e Água Santa empatam sem gols no Paulista Sub-20

O treinador soma três vitórias, um empate e uma derrota na Paulista Cup e a liderança do grupo J, com 67% de aproveitamento. Em bate-papo com o NETLUSA, o comandante exaltou a oportunidade de ter sido mascote da Rubro-Verde, no qual foi o primeiro mascote autorizado a acompanhar um time de futebol na pandemia.

“Foi uma experiência fantástica, principalmente por estar perto das crianças que tem uma energia especial. Fiz o mascote com muito amor e carinho, pois é um personagem muito importante. Quando a fantasia ficava comigo, eu ia em festas de aniversários. A criançada ficava maluca”, afirmou.


O agora técnico destacou que nunca recebeu nenhum valor para ser o mascote verde encarnado. Além disso, comentou sobre algumas ações no qual participou, tanto pela Portuguesa, quanto pela Leões da Fabulosa, principal torcida organizada verde encarnada.

“Era por amor mesmo. Fazíamos uns projetos junto ao Departamento Social, que é muito importante para a comunidade tanto da torcida quando ao arredor do estádio e também junto ao Departamento Social dos Leões da Fabulosa. Fiz visitas em orfanatos, entrega de brinquedos, arrecadação de alimentos e muitas outras coisas”, completou.

O convite para ser mascote da Lusa

Foto: Arquivo pessoal

Na época, Romulo Senna atuava como pedagogo e era dono de uma creche em Itapevi, na Grande São Paulo, e recebeu o convite para ser o mascote de Artur Cabreira, membro da diretoria lusitana. Após conversar com o dirigente, ambos conversaram com o marketing da Lusa, que abraçou a ideia.

“Como eu já queria fazer mesmo, ele me deu essa oportunidade única. Quando pintou a oportunidade, conversamos com o Bruno (que fazia parte do marketing da Lusa na época) que é uma pessoa fantástica, ele abraçou a ideia e começamos a fazer. (…)Fomos convidados para participar da Virada Cultural, participamos da feira da CBF também, não posso esquecer da minha amiga Elisa que dá vida a Severa, uma mulher guerreira, uma grande amiga, que como sempre dissemos, não foi a gente que escolheu ser mascote, foi o mascote que nos escolheu”, agradeceu.

O agora treinador do Barcelona Capela comentou sobre como o período como mascote aumentou o desejo de assumir um cargo como técnico e as diferenças entre as duas funções.

“Acredito que todas as experiências são validas, estando ao lado do gramado isso com certeza ajudou no desejo de ajudar. Ser treinador aconteceu de uma forma muito legal e ser mascote ajuda e muito, principalmente como tratar as pessoas e a imprensa. São sentimentos diferentes, mas a intensidade é a mesma. Ser treinador poder mudar a vida das pessoas. Estou muito feliz em poder fazer isso hoje”, comentou.

Preparação e estágio na Lusa

Foto: Arquivo Pessoal

O técnico fez o curso da CBF Academy e conseguiu sua primeira oportunidade no Inter Ipiranga, clube na capital paulista administrado por Jairo Lossaco. Contudo, um fato marcou a preparação do treinador foi o seu retorno ao Canindé, desta vez, para estagiar na comissão técnica da equipe sub-20 da Portuguesa.

Após o jogo entre Portuguesa e Barcelona Capela, na Ibrachina Arena, válido pela primeira fase do Paulista Sub-20, Romulo conversou com o técnico Alan Dotti, no qual pediu uma chance de estagiar na Rubro-Verde. Após algumas conversas por redes sociais, ele recebeu a oportunidade de acompanhar o dia a dia da Lusa.  

“Ele me deu a oportunidade de ficar na Portuguesa de acompanhar jogos, de viver aquilo tudo, foi muito especial. Ali trabalham pessoas do bem. No Sub-20 da Portuguesa vi uma família. Ainda ficar ao lado do Cesar que e um grande ídolo, pude estar convivendo com o Bruno (preparador de Goleiro), Yiuri (analista de desempenho), Marchal (preparador físico), o Paulinho e seu Ezido, sem palavras, foram momentos de aprendizagem, a cada momento”, frisou.

Após retornar ao Inter Ipiranga, agora como técnico, Romulo Senna conseguiu uma oportunidade como técnico do Sub-20 em outro time. A equipe em questão foi o Barcelona Capela, time conhecido por revelar o atacante Diego Costa (agora no Botafogo). O treinador exaltou o novo clube.

“O Barcelona e um time que tem tudo para conseguir voar longe. (…) Acredito que esse time irá longe nos campeonatos que estamos disputando, Paulista Cup de Clubes e a Associação Paulista de Futebol, todos vão ouvir falar muito do Barcelona. Temos jogadores qualificados e estamos aprimorando ainda mais o desenvolvimento de cada um, para melhorar o desempenho dentro de cada partida”, destacou.

E se viesse a chance de treinar a equipe da Portuguesa, será que Romulo aceitaria a sua terceira passagem pelo Canindé, sendo a primeira como treinador? Se depender dele, seria mais um sonho sendo realizado.

“Acredito ser umas das minhas metas profissionais, ou até mesmo ser auxiliar. Para isso acontecer, temos que criar casca, como dizem no futebol. Temos que ganhar partidas, ir bem em campeonatos, se possível ganhar títulos, ai quando o convite chegar estaremos prontos para esse desafio”, finalizou.

Romulo Senna, o segundo da esquerda para a direita, com a equipe Sub-20 do Barcelona Capela – Foto: Arquivo Pessoal

24 comentários

  1. Portugal significa Porto de Galinhas ! Aproveitando que o mascote deu no pé , que tal que o novo mascote venha a ser um galo pra dar conta melhor conta do terreirro luso ? Pelo menos tem um ligação direta com o histórico do clube ! Se até um galo assado cantou lá em Portugal , segundo a lenda , um galo mascote pode até cantar melhor por aqui !

  2. O único galo que conheço de Portugal é aquele que fica cor de rosa quando vai chover e azul com tempo bom kkkk. Não queria estar na “pele” do pessoal do Netlusa, ter que arrumar noticia por pelo menos 3 meses não vai ser mole não.

    • poderiam noticiar por onde anda o “intocavel” castanheira, parece que ele foi 3 vezes no ct da portuguesa em todo seu mandato,”foda-se o futebol,da minha cadeira de presidente nao saio e ninguem me tira”

    • Sem querer fazer polêmica. Eu não vi em lugar nenhum essa sua informação sobre o nome Portugal. O que aconteceu e que o nome Porto de Galinhas se originou do lugar onde desembarcavam os escravos que eram chamados de galinhas de Angola devido à proibição.

  3. Caro José, acho que vc tem razão. Eu cresci com uma coisa na cabeça : se torce pra portuguesa, é uma pessoa gente boa. Sempre foi assim. Cruzar com um lusitano na rua e gritar lusa. É isso que penso até hoje. Quando era moleque, sofria das piadas com a portuguesa e nunca deixei ninguém tirar sarro dos lusitanos. Sempre defendi e defendo nossas cores. Não aceito carioca escrever por aí que a portuguesa se vendeu em 2013. O clube é uma coisa, os dirigentes vagabundos são outra. E os comentários no netlusa são uma forma de encontrar os lusitanos e debater sobre o nosso clube. Mas sempre aparece uns babacas pra tirar um sarro. E eu faço o que eu sempre fiz: defendo nosso clube. Já escrevo nesse espaço há muito tempo e sempre teve brigas. E o netlusa lavou as mãos : não nos responsabilizamos e pronto. E isso dá margem pra que pessoas que não torcem pra portuguesa passem a vida aqui, infiltrado, tirando sarro do nosso clube. Tem um por aí que assina como Lucas pilla. Vem aqui, chama de lusinha, que não tem torcida, boas férias e outras palhaçadas. Isso deveria ser filtrado. Não é. Então só nos resta responder a altura um babaca desses. Esse tal de Lucas postou aqui a primeira vez, salvo erro, numa das nossas eliminações pra times de interior nessas copa Paulista da vida. E por aqui fica. E tira sarro. O último é esse palhaço de leonino. Como levar a sério um cara que vem aqui,manipula todo o debate em volta das merdas que escreve, não aceita discussão e ofende quem pensa o contrário. Olha essa notícia : mascote da portuguesa, blablabla. O lazarento vem aqui, escreve que Portugal significa Porto de galinha e que devíamos mudar o mascote para um galo. Me desculpe. Mas claramente ele tá tirando sarro da portuguesa. Mas claramente. E manda 39 mensagens, com uma merda maior que a outra, e quem argumenta é burro. Eu não sou o primeiro a perder a paciência com esse babaca. Basta voltar e ver que sempre tem um que perde a paciência com esse tipo de merda. Uns levam na esportiva, ok. Eu fico mesmo puto com isso. É coisa como fundir com juventus, mudar de nome, mudar nome da torcida e por aí vai. Sem contar que deixou escapar outro dia que sempre foi santista. Pra mim, um animal desses não deveria estar nesse site. Já teria sido banido há tempos. Mas não é assim que o netlusa age. Eu entendo. Mas é complicado aguentar certas coisas, ainda mais na situação que nosso clube se encontra. Respeito todos que torcem pela portuguesa, vão ao canindé. Agora, babaca que vem aqui tirar sarro do nosso clube, aí fica mais complicado mesmo. Mesmo assim, acho que vc está certo. Tem que parar com isso pq não é esse o intuito do espaço. Se o site fosse meu, já tinha sido banido há tempos. Como não é, temos que respeitar quem comanda o mesmo.

  4. tava ai nosso tecnico, na nossa casa e deixamos escapar,kkk,esse romulo ja fez de tudo tbem hein parece que ate na politica ele tentou uma bokinha,mas se deu mal,mas parabens por alegrar crianças em orfanatos,etc

  5. Retribuo o FDP para o Fernandinho ” Beira Mar ” e o palhaço para o Rodrigo ! São dois torcedores fustrados ! Não conseguem enxergar o clube além do palmo do nariz ! Não idealizam possibilidades de mudança! Acho que estão gostando da Portuguesa neste ostracismo de 10 anos ,no mínimo ! Querem continuar vendo a Lusa no último pelotão dos clubes !

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here