Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA

Eu nem planejava escrever este texto. Irritado e triste que estou, só queria me desligar um pouco de futebol, mas não podia deixar de vir aqui e demonstrar a minha indignação, não apenas com a eliminação, mas com a entrevista do técnico Fernando Marchiori. O treinador disse que a Portuguesa jogou bem as duas partidas contra o Caxias. Sim, ele disse isso, torcedor.

Como é possível uma leitura de jogo totalmente equivocada como essa? Ele disse que a Lusa teve 73% de posse de bola. Ok. Mas foi nítido/notório/evidente/claro que o Caxias, que construiu vantagem na ida, em outra atuação brilhante da Lusa, deixou a bola com a Portuguesa justamente porque a equipe do Canindé não criava nada. No primeiro tempo até criou e, para mim, foram os melhores 45 minutos do total de 180. Mas foi só isso. No segundo tempo, Marchiori, você conseguiu desmontar o pouco de futebol que a Lusa tinha.

Ao promover a entrada de Caio Mancha, você abdicou totalmente de um time mais criativo, como foi na primeira etapa, para uma equipe que joga em função de cruzamentos na área. E foi isso que aconteceu em todo segundo tempo. Por isso a posse de bola tão alta. O Caxias percebeu que o aproveitamento da Portuguesa era baixíssimo e, por isso, sentiu-se à vontade para deixar a bola com a Lusa. Lembrando da vantagem que já possuía por causa da partida de ida, né?

> Apoie o NETLUSA e tenha benefícios exclusivos! <

Foram trocentos cruzamentos para a grande área – agradeceria se alguém soubesse a quantidade exata – e um gol chorado, sofrido. Nos pênaltis, competência do Caxias e incompetência da Portuguesa. Eliminação precoce. Mas não! A Portuguesa não jogou bem, Marchiori. Em nenhum dos dois jogos! Não minta para a torcida. Já sofremos muito com a eliminação.

A Lusa foi eliminada de uma competição que sequer entrou para disputar. Por que falo isso? Foram 16 jogos disputados por um time que não se encontrou no torneio. Mesmo assim, a Portuguesa foi líder do seu grupo e cruzou com o Caxias. A torcida deles estava pessimista, já que o clube gaúcho só se classificou no saldo de gols. No entanto, nós temos Marchiori. Ele é ruim? Para mim, não. Mas teimoso. E sua teimosia eliminou a Portuguesa.

A nossa eliminação foi decretada logo na partida de ida, no último domingo. Para que escalar a Lusa com três volantes? Por que não colocar a mesma formação que foi a campo hoje, na volta? Você inventou, e nos eliminou!

Após a eliminação, hoje, você disse que os dois goleiros do Caxias (Marcelo Pitol, na ida, e André Lucas, na volta) jogaram muito, dando a entender que fomos eliminados por isso. Sério, por que mentir para o torcedor? O Pitol, tudo bem, fez uma boa partida – apesar de eu não achar que ele foi tão bem como você disse. Agora, você acha mesmo que o André Lucas trabalhou tanto assim hoje?

O goleiro do Caxias fez duas ou três defesas no primeiro tempo. Uma, talvez de destaque. As demais, nem merecem ser citadas. E uma no segundo, que foi em cima dele. A Portuguesa não foi eliminada por causa dos goleiros e pela máxima “coisas do futebol”.

A Portuguesa foi eliminada pela sua teimosia, Marchiori.

A Portuguesa foi eliminada porque na ida jogou de forma medrosa, Marchiori.

A Portuguesa foi eliminada porque o segundo tempo todo de hoje foi só chuveirinho para onde tinham três torres – você que usou esse termo, hein?

Marchiori, obrigado pela conquista da Copa Paulista, mas já deu. Eu, que sempre te defendi, me sinto à vontade para pedir a sua saída. Não dá mais! As escalações bizarras e as trocas inexplicáveis, seguidas de uma entrevista totalmente descolada da realidade, não são mais possíveis de suportar.

Castanheira, também sou a favor de um trabalho a longo prazo. No entanto, dentro desse trabalho, existem as metas a curto prazo e o desenvolvimento do trabalho. Essas duas, convenhamos, não são positivas. Você faz uma boa gestão do clube e isso é inegável. No entanto, no futebol, que é o nosso carro-chefe, você erra, e muito! A saída de Marchiori e a busca por um treinador que jogue um futebol, no mínimo, vistoso e que procure sempre o gol – sim, é possível fazer isso mesmo na Série D – tem de ser o próximo passo.

Todos nós já percebemos que Fernando Marchiori tem dificuldades em jogos eliminatórios e precisa evoluir nesse quesito. A única conquista do treinador no clube foi na Copa Paulista, que poderíamos ter sido eliminados contra o Água Santa em uma péssima atuação rubro-verde. Lembram-se disso?

Para mim, Marchiori não dá mais! Por errar muito, erro em cima de erro, e não admiti-los – muito pelo contrário. Somente análises que não condizem com a realidade.

Neste domingo, às 19h30, espero todos vocês para o pós-jogo, aqui no nosso portal, Facebook e YouTube. Vamos falar muito dessa lamentável eliminação da Lusa. Espero que já sem Fernando Marchiori no comando do time.

Acompanhe o NETLUSA no Facebook, Instagram, Telegram e YouTube

20 COMENTÁRIOS

  1. JOGAMOS BEM NO PRIMEIRO TEMPO? DE QUE JOGO? ESCALAR O ERMINIO ESCORREGÃO CONTRA 3 ZAGUEIROS ? A TEIMOSIA DE UM TÉCNICO DE UMA SÓ JOGADA! CRUZAMENTOS E MAIS CRUZAMENTOS! NA COPA PAULISTA, GANHAR DO MARILIA DA 3ª DIVISÃO, NÃOFEZ MAIS QUE A OBRIGAÇÃO E NÃO FOI TÃO SUPERIOR ASSIM! NADA CONTRA A PESSOA QUE PARECE SER DE BOA ÍNDOLE, MAS NO FUTEBOL PRECISAMOS DE UM TÉCNICO COM MAIS ALTERNATIVAS DE JOGO E MUITO MAIS COMPETITIVO.

  2. Tenho 60 e sigo à Lusa desde a idade d 9. Vim aqui várias vezes passar a seguinte mensagem do meu pai (92) falecido a 1 ano vai fazer agora dia 24. “ por favor acabem logo com isso.” Obs. Lucas Ventura e equipe Net Lusa o que seria da APD se não fosses vocês. Muito obrigado. Vou aumentar minha contribuição mensal pois vocês merecem.

    Para meus primos Cláudio, Mane e amigos Lusitanos João Banana e Anselmo Ribeiro ( Tigueis). Para mim acabou. Vou mais agora e curtir o meu Denver Broncos na NFL.

  3. Lucas respeito sua opinião mas falar que o Marchiori é um bom técnico e que ele só é teimoso foi um comentário infeliz, a Portuguesa é um time sem padrão de jogo, sem jogadas ensaiadas, ele escala mal e substituí pior aínda sem falar como ele mesmo disse em entrevista ao Antonio Quintal que os jogadores foram escolhidos a dedo, como um cara com um currículo desses pode ser um bom técnico, não dá, o cara é fraquíssimo.

  4. O pior é saber que não vai mudar nada porque o “o todo poderoso” Castanheira não vai mandar o cara embora, ele vai fazer justamente ao contrário do que a torcida quer. É nítido que não há interesse por parte da atual diretoria em melhorar o futebol da Portuguesa.

  5. Agindo de cabeça quente também exigiria a saída dele. Mas ainda temos a famigerada Copa Paulista e pelo critério do presidente ele classificou de fase, deve continuar. Porém essa derrota poderia mudar algumas situações:
    1- Voltar a ter as coletivas, até porque mesmo que venha outro técnico me parece que essa blindagem não ajudou.
    2- Como no time a 50 jogadores, agora ter 25 jogadores e os sub 20. E conquistar a copa Paulista ao menos, que isso não teria razão para continuar.

    • José se vc acha que o Castanheira está administrando bem o futebol da Portuguesa contrata ele para administrar o seu dinheiro da mesma maneira que ele administra o futebol da Portuguesa. Para mim ele é igual ao AB, péssimo dos péssimos, ele só tem mérito no marketing e no jurídico mas no futebol que é o que mais importa eles são iguais.

  6. A Lusa pode mudar o nome para “Associação Portuguesa de Desportos & Comédia”, contratar um desses humoristas sem-graça da atualidade e seguir como alvo de chacota. É … triste fim de Policarpo Quaresma.
    Ia me esquecendo: Marchiori, tão precisando de um cara pra contar estória pra boi dormir.
    Você é o cara !

  7. O Castanheira só conhece um linguagem…a do Marketing… para se conversar com ele a respeito dos efeitos que a comissão técnica vem fazendo…tem que mudar o discurso e começar dizendo ao nosso presidente que o técnico que temos nos dá MAIS PREJUIZO QUE LUCRO…é assim que se começa uma conversa com nosso presidente, porque de futebol ele é apenas um bom vendedor…

  8. Lucas, excelente texto, mas concordo parcialmente com você. Esse FM é um charlatão que tem muita sorte (digo pelas conquistas que já teve). Nas conversas pessoais deve vender muito bem o seu trabalho mas ao por em prática é péssimo. Tenho certeza que a Portuguesa foi o clube que ofereceu a melhor estrutura a ele e o resultado todos sabemos e ele não ganhou nada porque a copa Paulista foi uma verdadeira pela, equiparando-se ao antigo desafio ao galo. A cada uma hora entro no site esperando o anúncio da saída desse cara. Sergio Guedes, te aguardamos!

  9. Todo apoio ao Castanheira e para a atual diretoria. Sei que foi uma tragédia sermos eliminados da Série D, mas pelo menos disputamos a Série D, coisa que nos anos passados não conseguimos. Tomara que a Portuguesa melhore.

  10. O período é de consternação total. Estamos todos de luto e, por isso, a reflexão é o melhor caminho. Marchiori representa o fim de uma fase e convém fechar o clube pra balanço; precisamos respirar outros ares. Entre os nossos ex-atletas, há inúmeras soluções para o cargo a vagar. Na minha opinião, Alex Alves é um herói rubro-verde e faz por merecer uma oportunidade. Outro, de passado + recente, é o nosso ex-zagueiro Valdomiro. Há muitos outros da nossa cepa dispostos a colaborar. Fica aí a sugestão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here