Foto: Divulgação/Portuguesa

Quatro derrotas consecutivas. Se alguém ainda tinha alguma dúvida sobre a qualidade técnica do elenco montado para o Campeonato Paulista 2023, agora tenho cá absoluta certeza de que os questionamentos foram todos respondidos. Então, comecemos sendo claros: o elenco é ruim. Dito isso, só resta um caminho à Portuguesa treinada por Gilson Kleina: mudar e mudar radicalmente.

+ Portuguesa rescinde com Ramon Rocha e Victor Ramos

Com algum conforto já é possível também afirmar que desse elenco os que fazem sentido continuar na condição de titularidade é o goleiro Thomazella, o lateral-direito Pará, os zagueiros Patrick e Bruno Leonardo, o combativo Madison, o articulador Daniel Costa e o atacante Paraizo. Ué, mas cadê o Marzagão, podem me questionar. Simples. Marzagão não jogou ainda esse Paulistão. Ora não foi opção, ora esteve ou está contundido. Impossível avaliá-lo, mas pelo que mostrou na A2, sim, ele é um atleta no qual se pode e se deve contar.

Agora, o intuito dessa coluna não é apontar o dedo para o jogador A, B ou C ou fazer qualquer ilação sobre comprometimento no gramado. Não é. Afinal, ali são todos trabalhadores da bola. Jogadores que ou estão querendo algo mais na carreira ou estão com vontade de estabelecer vínculo para com o clube. Então, não cabe! Porque ninguém entra em campo, fazendo contas para perder a partida. Em suma, definitivamente o caminho não é esse. Não aqui.


Mas é preciso sublinhar que os citados nominalmente acima tiveram bom desempenho com a camisa rubro-verde. É fato. E como diria o ex-treinador da Seleção Brasileira, o campo fala. E tem falado alto no Canindé. Só precisa ser ouvido.

Portanto, em outras palavras, Kleina, olhando para o que você tem no elenco, a regra é clara, já diria o ex-juiz Arnaldo Cezar Coelho, ou tu mexes nesse time ou o torcedor da Portuguesa vai assistir a uma hecatombe em Brasília (DF) no próximo domingo, quando vai atuar diante do Corinthians. E eu nem tenho coragem de chamar esse compromisso de clássico, apesar de sê-lo, porque os números da Lusa nesse campeonato, com todo respeito, são vexatórios.

Também nem vou gastar tinta e o seu tempo, leitor, sobre a montagem do elenco. Está tudo implícito. Afinal, categoricamente já dá para dizer que deu tudo errado, com alguma folga. E essa coluna também não vai fazer grande análise, porque para analisar é preciso ter o quê. E discutir sobre o nada, é nada no fim das contas.

Ou seja, o tom aqui é um só: o de mudança. Olhando para o banco de reservas da Lusa no jogo diante do Guarani, onde a equipe perdeu por 2 a 1, cabem alterações, e profundas. Por exemplo: tem espaço para o Angelo se tornar titular. Marzagão, Hudson e Bochecha podem disputar vagas no meio de campo. O mesmo vale para Daniel Costa. E no ataque apostaria em Misael. E Patrick, se tiver em condições, precisa e deve jogar como titular diante do Corinthians.

Portanto, seja com três zagueiros, dois volantes, um meia e dois atacantes; ou com dois zagueiros, três volantes, um meia e dois atacantes; ou ainda com dois zagueiros, dois volantes, três meias e um atacante, mexa para valer nessa equipe. Porque tomar uma goleada do Corinthians sem modificações é bem pior do que perder com alterações.

Ah, por fim, quanto ao rebaixamento, há ainda chance de fugir dele. Ainda há uma luz, meio apagada, mas há. Só precisa, de fato, acertar o pé.

* Maurício Capela é jornalista há 28 anos. Comentarista, já trabalhou em diversos veículos, como RedeTV!, 105 FM, Tropical FM, Veja, Valor, Gazeta Mercantil.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do NETLUSA

36 comentários

  1. A minha maior esperança para esse jogo é que não sejamos vítimas de uma derrota humilhante e avassaladora. Nosso adversário, o Corinthians, está a anos luz à frente da capacidade técnica do nosso plantel. Saudade do tempo em que a Lusa crescia para cima dos considerados “grandes do futebol paulista”. Tomara que a nossa centenária tradição não permita que se chegue a tanto.

  2. Infelizmente acreditar em grandes mudanças é como acreditar em Papai Noel.
    O time é muito fraco, e eles não tem culpa, até são esforçados, mas isso só não basta.
    Os únicos culpados pelo pífio planejamento para disputar a A1 é do Sr. Castanheira e Toninho Cecílio que não entendem porr@ nenhuma de futebol.
    Só um milagre nos salva da A2.
    Torço para queimar minha língua !!!

  3. O Corinthians virá cheio de desfalques, focando no jogo contra o Palmeiras. Podem ser favoritos nesse confronto, mas também não é pra ficar imaginando que vai ser uma goleada histórica. Creio que, se a Lusa jogar com raça, dá pra fazer um jogo equilibrado.

    • Mas o curica perdeu feio para o São Bernardo, vai entrar com a faca nos dentes para recuperar pontos e a imagem e não balançar o técnico nas vésperas do derbi. Duas derrotas consecutivas vai esquentar o ambiente na marginal sem número. Acho que a lusa vai “pagar o pato”.

    • Voces assistiram o jogo entre Sao Bernardo e Corinthians ontem ? Eu assisiti. O Sao Bernardo teve que jogar como se tivessem 22 jogadores contra 11 do Corinthians. O jogo nao acabava. Gente, nos estamos muito longe da qualidade do time do Sao Bernardo. Espero estar super errado mas nao vejo nada de bom no Doming para a APD.

    • O curica virá com a faca nos dentes depois da derrota de ontem e às vésperas do Derbi. Se perder da lusa vai criar o maior clima lá na marginal sem número e o técnico já vai começar a ficar “prestigiado”.

  4. E tem outra, como sou da região de Araraquara, vi alguns jogos da ferroviária na tv e embora esteja na mesma pindaíba da portuguesa, tem um time muito melhor. Torcedor a mais de 50 anos da portuguesa( mesmo não tendo nada de português), digo sem sombra de dúvida que é o pior time montado que já presenciei.

  5. Thomazella é uma pessoa sensacional, foi fundamental na A2 de 2022, a história de superação do filho é magnífica. Agora nessa A1 está muito abaixo emocionalmente e tecnicamente, eu tiraria do time, já não estava indo bem inclusive na Copa Paulista 2022.
    Prefiro o Marzagão sem uma perna que o Madison de titular.
    Naldo também é titular absoluto nessse time seja de volante ou zagueiro.

    • Eu acho o Thomazella muito bom goleiro. Mas vou dizer mais uma vez. Ele nao joga com os pes e nao sabe sair do gol. Ele nao consegue ser um goleiro adiantado. No penalty para o Guarani, se ele estivesse uns 5 passos na frente e pronto para dar o bote, ele chegaria primeiro na bola. Aquela bola era dela, ponto final. Quanto ao segundo gol, sem chances para nenhum goleiro…..Por favor, alguem treine esse cara a ser mais adiantado e confiante com os pes e para sair debaixo da trave. Fora isso, eu acho ele muito bom.

  6. Em 1973 quando a Portuguesa dividiu o campeonato com o Santos de Pelé e companhia, tínhamos um técnico brasileiro que havia dirigido a seleção de Portugal em 1966 , que dizia enfaticamente para quem quisesse ouvi-lo “SEM OVOS NÃO SE FAZEM OMELETES”, é o que acontece com a nossa Lusa, não tem Cristo que coloque um time razoável em campo porque o nosso elenco é o pior entre os piores. A segunda divisão nos espera de braços abertos graças a incompetência de uma administração de futebol equipe Castanheira, T. Cecílio e Mazzola que vai nos custar mais um ano de ostracismo

  7. Voces assistiram o jogo entre Sao Bernardo e Corinthians ontem ? Eu assisiti. O Sao Bernardo teve que jogar como se tivessem 22 jogadores contra 11 do Corinthians. O jogo nao acabava. Gente, nos estamos muito longe da qualidade do time do Sao Bernardo. Espero estar super errado mas nao vejo nada de bom no Doming para a APD.

  8. Com certeza, mudança.
    Sem o Victor Ramos e o Ramon Rocha, boa e já deveriam ir embora outros.
    Continua a luta e acredito que houve uma pequena melhora, mas temos que tentar mais para permanecemos na A1.
    Tem que acreditar até o último jogo e sabemos que sempre foi assim, nunca foi fácil.
    Torço para a Portuguesa desde que nasci quase 50 anos atrás e continuarei da mesma forma. Filho, neto, bisneto de portugueses, com sobre nome com inicias LUSA, não tem como parar de torcer, isso corre no meu sangue.
    Ricardo LUiz SAmpaio

  9. Thomazella é ídolo mas falhou em muitos jogos sim…vez por falta de reflexo vez por falta de concentração como foi esse penalti ridículo junto na hora q o jogo tava na mão….então só é titular porque seus reservas devem estar piores….e Madison vc tá de sacanagem dizer combativo…..kkkk…..ele não marca não arma não faz nada…..HUDSON joga muito mas muito mais q ele…Marzagão infelizmente teve lesão e isso atrapalhou mas tem lugar fácil nesse meio…

  10. Ah se fosse apenas a mudança do time… Essa é instantânea, tira uns põe outros! Além da qualidade técnica sofrível de alguns jogadores (isso é irremediável), temos uma apatia, uma falta de energia nesse elenco. Talvez seja motivada pela falta de preparo físico adequado, talvez seja motivada pela desunião do elenco, talvez aja algum outro aspecto desmotivador, o fato é que temo que seja o conjunto destes três fatores que abalem o clima e o comportamento em campo dos nosso time… e, isso, não se resolve instantaneamente e não temos mais tempo. Seria um milagre que, em curto prazo, nosso treinador pudesse motivar o elenco e o preparador pudesse condicionar melhor nossos atletas.

  11. O que o Kleina mais fez e faz é mexer no time. Tentando, ele está.
    Que ele leia que Naldo é 100x melhor que Bruno Leonardo (que veio pra ser reserva na Copa Paulista); que Hudson já deveria estar no lugar do Tauã desde o ano passado pra ganhar cancha e que o PAtrick tem que jogar mesmo que com uma perna só.

  12. Que precisa mudar, eu concordo. O que não concordo é manter o péssimo Madison no time. Jogador ruim e burro porque teve uma expulsão bisonha que nos custou a derrota em Diadema. O Marzagão jogou, Maurício. E jogou muito bem na nossa única vitória no campeonato. No começo do jogo o Madison se contundiu e o Marzagão entrou e dominou o meio campo. Acho Madison, Bochecha e Lucas Nathan no meio campo piadas de péssimo gosto. Jogadores horríveis. Pelo menos esta é a minha opinião. Abraço.

  13. Na minha opinião a LUSA já deveria ter tomado uma atitude mais digna no futebol, FECHAR AS PORTAS. Em um futebol em que o poder financeiro é o fator mais importante como o de hoje, não temos a menor condição de competir de igual para igual com ninguém, primeiro porque a nossa torcida ê muito pequena, segundo porque nossa camisa não atrai nenhum patrocinador master e terceiro porque o nosso nome, por remeter a uma nacionalidade específica, mesmo sendo uma nacionalidade das mais importantes do mundo a qual eu pertenço com muito amor e orgulho, nunca foi totalmente abraçada pelos representantes da mesma, tendo nela mais corintianos, palmeirenses, sãopaulinos e até santistas do que Lusitanos. Por tudo isso acho essa a melhor saída, antes que apareça outro dono de imobiliária da zona norte e leve até o osso que sobrou, pois o filé eles já levaram a muito tempo.

  14. Também acho difícil uma vitória hoje, até porque o curintia também vem de derrota, o erro foi do primeiro treinador, já passou da hora desse negócio de treinador exigir jogadores meia boca, quer dizer, eles (treinadores) ganham dinheiro em cima deles e se deu certo blza, se não deu que se foda, o deles tá garantido mesmo na hora da rescisão, o último que apague a luz, e o clube, a torcida fica a ver navios. Dá cota para os treinadores, tipo você (tem direito a 5 nomes para indicar), o restante tem que ser do clube, agora também vai da direção, se tiver culhão vai ter que ser assim e ponto final. Essa é a minha humilde opinião.

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here