Os clubes paulistas estão sob alto risco de ter suas atividades impactadas por um evento climático severo nos próximos 10 anos, inclusive a Portuguesa, que terá pela frente o Paulistão, Copa do Brasil e a Série D do Brasileiro. Os dados são de levantamento inédito realizado pela consultoria Environmental Resources Management (ERM) e encomendado pelo Terra FC, coalizão global de clubes, torcedores, grupos comunitários e sociedade civil, conhecida internacionalmente como Earth FC.
+ Nos pênaltis, Portuguesa vence e vai às semifinais da Paulista Cup Sub-20
Dos 20 clubes da primeira divisão do Brasileirão, 17 estão sob alto risco de sofrer consequências em suas operações devido a eventos climáticos extremos. De acordo com o estudo, a Lusa, assim como São Paulo, Corinthians, RB Bragantino e Palmeiras estão na classificação de alto risco para sofrerem impactos no planejamento e logística por conta das queimadas.
“As mudanças climáticas são hoje o maior adversário do futebol brasileiro. Por isso, estamos reunindo a comunidade do futebol no Brasil e no mundo para mobilizar milhões de torcedores e mais de 50 clubes, entre o G20 e a COP30. É hora de nos unirmos contra nosso inimigo comum e focarmos, juntos, o que mais importa”, diz Eric Levine, diretor do Terra FC. A iniciativa, convocada pela Onda Solidária e a Count Us In, acredita no papel decisivo do esporte para a construção de apoio popular às ações contra a mudança climática.
O levantamento também avaliou as ameaças de inundação de rios, inundação urbana e inundação costeira. Salvador, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Cuiabá estão em alto risco, sendo que a situação mais alarmante é a dos cariocas, com o alto risco nos três fatores mencionados.
“Neste ano, testemunhamos o impacto profundo das enchentes no Rio Grande do Sul sobre a população do Estado e, ainda, sobre a comunidade esportiva do país. O novo levantamento nos alerta para a possibilidade de que esses eventos ocorram com maior frequência no futuro próximo”, diz Marcos Botelho, diretor do Terra FC.
Vale lembrar que as enchentes forçaram o adiamento da sétima e da oitava rodada da Série A do Brasileiro, remanejando a tabela restante da competição (32 rodadas, com 10 jogos em casa), afetando todos os times. Sem poder atuar em Porto Alegre, Grêmio e Internacional ainda se viram obrigados a mandar seus jogos em outras cidades. Dos municípios com times na elite, Curitiba, Criciúma (SC) e Caxias do Sul (RS) – justamente as três que não possuem alto risco de enfrentar um evento climático – foram as escolhidas. Cariacica (ES), Florianópolis e Chapecó (SC) também receberam partidas oficiais dos times no torneio.
“É preciso ter em mente que todas as equipes jogam dentro e fora de casa. Logo, os riscos projetados pelo estudo podem afetar clubes mesmo que eles estejam sediados em cidades com baixo risco”, completa Botelho.
O levantamento da ERM traz ainda um panorama dos impactos do clima sobre o futebol brasileiro neste ano. Mostra, por exemplo, que em 2024, os clubes de elite tiveram um prejuízo superior aos R$ 100 milhões devido à ocorrência de eventos climáticos extremos. O relatório ressalta ainda que questões relacionadas ao clima, como temperatura e qualidade do ar, têm interferência direta na saúde pública, impactando igualmente atletas e torcedores.
Todo mundo preparado para jogar a série a1 com os craques da copa Paulista enquanto o Alex petit gateau está na fila do poupatempo santo amaro com uma pastinha rubro verde debaixo do braço tratando do CNPJ?
Ah quem sabe em 2034 a Portuguesa finalmente apresente alguma contratação 😴
Calculo como é difícil administar um site de um time como a Portuguesa.
Pensei que climático severo era algum jogador contratado do Kazaquistão.
Será que até a A2 do paulista 2026 sai o CNPJ ?
O TORCEDOR ESPERANDO ANUNCIO DE CONTRATAÇÕES E VCS COM ESSA MATÉRIA ?? SERIO ISSO ??
Tínhamos oportunidade de iniciar o trabalho muito antes dos demais, mas não. Vamos jogar tudo fora por causa de documentação.
O Vasco levou 4 dias para anunciar o primeiro reforço após se tornar saf. O cruzeiro levou 11 dias. Essa historinha de CNPJ não cola.
O Botafogo levou 4 dias também.
Até lá quem sabe? 2034 eu nem tenho tanta expectativa assim.
Caso veridico rápido. Tenho um amigo rico que quando tinha de 55 a 60 anos tomando chopp sempre me dizia: – Trabalhei prá caralho agora vou comprar um mustang que é meu sonho. Passava a euforia do chopp voltava ao normal(miseria). Resumo ontem dia 10/12, fez 82 anos e está andando de honda fit 2018. Cada um tire suas conclusões, alguns vão entender, outros não.
Pra Nossa Lusa falta só o climático já que o TRAIRÁTICO aconteceu em 2013.
Sem impacto climático severo , nos últimos dez anos , não ganhamos NADA ! Que sabe , de agora até 2034 vamos ganhar alguma coisa !!! Faça chuva ou faça Sol , vamos ter que ter títulos/ nenhuma intempérie poderá nos deter ! LUSA AVANTE E ADIANTE !
Os traíras de 2013 tinham até museu de cera no inferno , mas acabou derretendo por razões óbvias !
Isso tá me parecendo coisa antiga ! País que registravam seus filhos depois que paravam de mamar ! Ou até quando começavam a engatinhar ! Papelada difícil essa !!!!!
Tomamos um chapéu esses investidores tem má fama vamos dançar o vira sem música
Bem pior é entrar na dança das cadeiras ! G 5 e a gente sempre ficando de pé !
Impacto climático! Vamos ter que construir a Arena Canindé no subterrâneo ! Ainda dá tempo de colocar essa idéia em prática !
Aposto que só vão anunciar a primeira contratação, após o Natal. Quem viver verá.
E deve ser o próprio Papai Noel , que vai ficar sem emprego ! Mas ,fazendo a barba primeiro ….antes de entrar nos treinamentos .
NETLUSA PARECE QUE ESTÁ SEM ASSUNTO.
QUEREMOS SABER DE FUTEBOL E NÃO DE PREVISÃO DO TEMPO
Não sei qual jogador que eles estão apalavrados só gostaria de saber
2025 chegando…. E vai chegar também o jogo com o Palmeiras e desse jeito vamos ter que entrar com sete jogadores para evitar o WO …Se tivermos esses sete !
Climatempo atualizado ! Time de futebol a ver naus em alto mar !!!!
Que legal já temos uma igualdade entre os grandes, que é o efeito climático, agora falta só os jogadores