Foi em 1920 que a Associação Portuguesa de Desportos foi fundada. Há 104, essa importante agremiação representa muito mais do que mais um time do futebol brasileiro, mas também, uma rica herança de paixão e amor pelo esporte. A trajetória da Lusa, como também é conhecida, é marcada por momentos memoráveis, como a conquista e a participação em competições importantes do futebol. A seguir, conheça um pouco mais sobre este importante clube do futebol brasileiro.
História do Clube
No Brasil, a Associação Portuguesa de Desportos é amplamente conhecida como Portuguesa (e, por vezes, como Lusa). O clube foi fundado por membros da comunidade portuguesa radicados na capital paulista. O clube passou a jogar de forma independente em 1923, enquanto sua primeira sede ficava pronta.
Mas foi na década seguinte que começaram os primeiros feitos. Em 1933, venceu o Palestra Itália que, até então, vivia uma ótima fase, passando por uma sequência invicta. Além disso, o clube ganhou o Campeonato Paulista de 1935 e de 1936. Nos anos 40, a Portuguesa deu início ao que, com o tempo, se consagraria um dos maiores times do futebol brasileiro na década de 50. Com nomes como Djalma Santos, Brandãozinho, Ceci, Julinho, entre outros, ganhou dois títulos do torneio Rio-São Paulo.
Em 1972, a Portuguesa realizou seu sonho e inaugurou seu próprio estádio, o Canindé. Inicialmente chamado de “Estádio Independência”, atualmente, é chamado Dr. Oswaldo Teixeira Duarte. Uma partida entre Portuguesa e Benfica marcou a inauguração oficial da estrutura, que viria a ser a casa do clube pelos próximos anos.
Anos dourados, conquistas e quedas
Foi na década de 1990 que o Portuguesa viveu seus melhores momentos no futebol. Em 1991, o clube ganhou a Copa São Paulo de Futebol Júnior e, em 1995, foi líder dos dois turnos da primeira fase do Paulistão, finalizando a competição em terceiro lugar. Em 1996, goleou o Botafogo e venceu o Cruzeiro, time de melhor campanha no futebol da época. O time conseguiu, inclusive, chegar até a final do Campeonato Brasileiro.
Em 1997, o Portuguesa liderou o Brasileirão por algumas rodadas, chegou as semifinais do Paulistão em 1998 e, em 1999, contratou o técnico Zagallo. A Portuguesa liderou o Brasileirão por algumas rodadas em 1997 e chegou às semifinais do Paulistão em 1998, mas não levou os títulos para casa. Mesmo com a contratação do técnico Zagallo, o time não conseguiu manter as boas campanhas anteriores.
Após o final dos anos 1990 e início dos anos 2000, o clube entrou em um processo de decadência, crises financeiras e dificuldades de performance no esporte. Atualmente, a Portuguesa não faz parte de divisões nacionais, participando apenas da Copa Paulista, um torneio que contempla clubes que não tem calendário de jogos à nível nacional. Mesmo com tantos desafios, inclusive financeiros, o apoio da torcida e a dedicação dos jogadores e do clube permitem que a portuguesa continue lutando por seus objetivos, mantendo viva a sua história e legado.
Importância da Torcida e papel social do clube
A torcida tem um papel fundamental na história de todos os clubes. Seja apoiando em campo, marcando presença em eventos, participando das apostas desportivas ou simplesmente acompanhando nas redes sociais, os torcedores são peça-chave para o sucesso de um clube. No caso da Portuguesa, isso não é diferente, seja nas fases de maior destaque ou quando o time passou a encontrar dificuldades em campo, a atmosfera nas arquibancadas sempre fez toda a diferença, A cada jogada ou a cada conquista, os fãs do clube apoiaram incondicionalmente a equipe, demonstrando um testemunho do fervor que a Portuguesa é capaz de gerar naqueles que a apoiam.
Para muito além dos títulos e das vitórias, o Portuguesa é uma referência da comunidade portuguesa no Brasil, agindo como um elo cultural que une gerações. Muito mais do que um clube de futebol, representa a história de imigrantes e suas famílias, preservando tradições e, também, mantendo viva a convivência social entre brasileiros e portugueses.
Apesar das dificuldades, a Portuguesa sempre manteve sua essência e seu amor pelo futebol, o que é capaz de inspirar novas gerações de atletas e torcedores. Mesmo diante dos problemas, a Portuguesa nos mostra que a paixão pelo esporte pode ser ainda maior do que isso.
Conclusão
Comemorar os 104 anos de um clube de futebol, independentemente de performance em campo, é muito mais do que celebrar sua trajetória e seus feitos e sim, celebrar que, mesmo após tanto tempo, sua história segue importante e ativa para o cenário esportivo nacional. A paixão pelo futebol, pelos fãs e pelos torcedores do Portuguesa, nos mostra que o seu legado deve perdurar por muitos anos