Na tarde deste sábado (19), a Portuguesa venceu o EC São Bernardo por 1 a 0, no estádio do Canindé, gol do artilheiro Chrigor, ainda nos minutos iniciais do confronto.
+ Técnico da Lusa comenta volta de Bortoluzo, lesão de Paraizo e aponta chegada de reforços
Com o resultado, a Rubro-Verde garantiu a classificação às quartas de final da Copa Paulista, com duas rodadas de antecedência. São 20 pontos somados em oito partidas.
Já o Cachorrão, foi eliminado do torneio com a derrota e apenas cumprirá tabela. A Lusa agora soma seis vitórias, dois empates e zero derrota, ou seja, segue invicto, com 12 gols marcados e apenas um sofrido.
A Rubro-Verde voltará a campo na tarde do próximo sábado (26), às 15h, no Estádio Ulrico Mursa, na Baixada Santista. A partida será válida pela nona e penúltima rodada da fase de grupos do torneio.
O JOGO
O confronto começou movimentado, com as duas equipes buscando o campo ofensivo. GOL DA LUSA! Com 4 minutos no relógio, após cruzamento de Hudson pela direita, Chrigor cabeceou bonito e abriu o placar para a Lusa: 1 a 0. Com a vantagem no placar, a Rubro-Verde passou a trabalhar a bola com mais tranquilidade e, com 10 minutos de jogo, dominava o EC São Bernardo. Aos 12, a Lusa foi ao ataque em boa jogada de Dennis, mas Chrigor finalizou sem perigo.
Chegando em 16 no cronômetro, a Portuguesa seguia mandando no jogo, retendo a bola no ataque, enquanto os visitantes tentavam o contra-ataque, mas sem muito ímpeto. Com 19 minutos, Kaká cobrou falta perigosa na área, a bola percorreu com perigo, mas o Bernô não aproveitou a oportunidade. O time teve mais uma chance no lance seguinte, quando Vinicius Leandro teve um chute bloqueado em escanteio pela esquerda. O Vovô do ABC montou uma blitz na defesa lusitana até 23 no relógio, após o começo discreto.
Em desvantagem no placar, o EC São Bernardo passou a ficar mais com a bola e, com 30 no cronômetro, controlava as ações ofensivas da Lusa, mas também sem conseguir assustar Rafael Pascoal. Aos 32, a equipe visitante ganhou uma falta interessante pela esquerda, mas na cobrança Kaká pegou muito forte na bola. Com 37 minutos, o Bernô foi em contra-ataque pelo lado esquerdo com Alysson, que concluiu nas mãos do goleiro lusitano. Quase! No minuto seguinte, após confusão na área, os visitantes quase deixaram tudo igual.
Com 39 no cronômetro, a Portuguesa tentou dar a resposta com Rone em velocidade, mas não teve sucesso. Nos instantes finais do primeiro tempo, o Cachorrão se manteve mais ativo no campo ofensivo, tentando ir para o intervalo com a igualdade no resultado, o que fez Rafael Pascoal trabalhar mais. O árbitro deu 2 minutos de acréscimos e a primeira metade do confronto terminou aos 47, com a Portuguesa vencendo em casa, gol anotado pelo artilheiro Chrigor, ainda no começo.
SEGUNDO TEMPO
A Lusa voltou para a segunda etapa com uma mudança, com a entrada de Luiz Felipe e a saída de Rone. O EC São Bernardo voltou para a sequência do confronto do mesmo jeito que terminou os 45 minutos iniciais, afobado em busca do ataque, mas se manteve com pouca criatividade, nos 7 iniciais. Com 9 no relógio, Chrigor subiu em velocidade pela direita, invadiu a área, mas pecou na conclusão e perdeu uma chance importante. Aos 11, a Lusa ganhou uma falta pelo meio, mas Patrick não finalizou bem após o cruzamento.
Após a pressão inicial dos visitantes, a Lusa conseguiu equilibrar o cenário, comparecendo mais vezes ao campo ofensivo, em buscado segundo gol, chegando em 15 no relógio. O jogo se apresentava muito combativo, com muitas faltas, principalmente do lado do Bernô, que acumulava cartões amarelos. Aos 21, Chrigor pegou a bola de cara para o gol, mas o arqueiro adversário saiu muito bem da área e evitou que o atacante lusitano ficasse em boas condições de balançar as redes. No minuto seguinte, Leandro Zago tirou Dennis para a entrada de Pedro Bortoluzo.
Com 27 minutos, Serginho fez boa jogada pela esquerda e rolou para Adriano Jr, que chutou no meio, em força, e não levou dificuldade ao goleiro do Cachorrão. Chegando a 30 no cronômetro, o EC São Bernardo, mesmo precisando do gol, pouco levava perigo à meta de Rafael Pascoal, enquanto a Lusa se mostrava perigosa lá na frente, principalmente no embate entre Chrigor e David Becker. Com 32 no relógio, o comandante lusitano colocou Tauã no lugar de Hudson. Aos 39, a Rubro-Verde ganhou uma falta pelo meio. Na cobrança, no entanto, Eduardo Diniz mandou na barreira.
O confronto chegou aos 40 minutos na mesma tônica: o Bernô sem levar perigo ao goleiro lusitano, mas como a própria Lusa, mas que tinha a vantagem no placar e estava mais presente no ataque. Quase! Com 43 no relógio, Raphael pegou a bola dentro da área, chutou com força e exigiu uma bela defesa de Rafael Pascoal, evitando o empate do adversário. O árbitro deu 5 minutos de acréscimos. Com 46 no cronômetro, Wevysther arriscou da entrada da área e o arqueiro da Portuguesa pegou. Aos 48, Zago ainda colocou Wendel na vaga de Chrigor. Após atendimentos médicos, o árbitro encerrou o confronto aos 53, com a vitória lusitana: 1 a 0.
FICHA TÉCNICA
19 de agosto de 2023, Estádio do Canindé, São Paulo
8ª rodada da Copa Paulista 2023
PORTUGUESA: Rafael Pascoal; Hudson (Tauã), Robson, Patrick e Eduardo Diniz; Marzagão, Adriano Jr, Serginho e Denis (Pedro Bortoluzo); Rone (Luiz Felipe) e Chrigor (Wendel)
Técnico: Leandro Zago
EC São Bernardo: David Becker; Lucas Santos (Carlos Daniel), Raphael, Vinicius Leandro e Paulo Henrique; Vitor Hugo (Willian Piá), Kaká (Dener Augusto), Nathan (Wevysther) e Alyson (Léo Moreno); Willian e Jonas.
Técnico: Renato Peixe
Gols: Chrigor (4 do 1º tempo)
Cartões amarelos: Lucas Santos (14 do 1º tempo), Robson (31 do 1º tempo), Kaká (4 do 2º tempo), Willian (18 do 2º tempo), Marzagão (21 do 2º tempo)
Cartões vermelhos: –
Público: 1.904
Renda: R$ 38.760
ARBITRAGEM
O jogo foi apitado pelo árbitro Gabriel Furlan, com a assistência de Rodrigo Meirelles Bernardo e Henrique Perinelli Oliveira, a dupla de bandeirinhas, além de Leonardo de Jesus Sampaio, o quarto árbitro.
PARABENIZO aqui os corajosos que vão ao estádio.
PelAmooooorrrr de Deus, é muuuuuuuuita ruindade! TNC.
Ta ceryo e rui time menos vazado que fez mais gols invicto o primeira lugar de tds chavez imagina se fosse bom da lhe lusa portuguesada meia boca
O jogo foi feio. É preciso manter o senso crítico, mas sem esquecer que o importante é ganhar.
Essa primeira fase interminável está chegando ao fim e a mesma rotina de sempre: jogos muito fracos, vitórias muito magras e setor de ataque quase nulo. Pra ganhar desses timecos, pode ser. Pra ser campeão, que é o único objectivo possível, tenho minhas dúvidas.
A cada jogo que passa eu fico cada vez mais com a sensação que estamos fu…..
O time é muito ruim e a única esperança como falo sempre é que nossos adversários sejam mais fracos do que nós, se isso é possível.
Tirando o goleiro e talvez o Eduardo Diniz o resto é só lixo.
Vc nao entende nada de bola so ta falando merda melhor defesa melhor ataque melhor tds vhaves invicto os outtos que mao prestam e melhor reparar mos tesultados
Melhor defesa, melhor ataque, da várzea ??? O time é horrível… aliás time é um elogio…esses jogadores de graça é caro…Acorda, futebol brasileiro série A já é sofrível, copa Paulista então….muito parecido com a várzea…
Sejamos lúcidos. A defesa é muito boa, e só… meias de ligação não existem, os volantes são razoáveis, o ataque não existe, depende de um lampejo, um lance fortuito, e só. No mata mata, temos que rezar pra defesa continuar sólida e uma bola no ataque.
Vale a vitória,mas fomos dominados pelo São Bernardo que não teve objetividade. Nossa defesa está bem postada e o nosso goleiro sempre bem colodado. Nosso meio de campo não funcionou e o ataque perde muito a bola e não temos um centro avante para receber os cruzamentos. Contratar um centro avante deve ser primordial para sermos mais fortes no ataque para almejarmos o campeonato. Mas Resumindo, com esse futebol e sem centroavante vai ser muito difícil o mata mata.
Não da pra entender um time que tem que ganhar essa copinha,com times horríveis,e não consegue trazer atacantes..sabe que e o único caminho,parece que ninguém aprende nada ,no paulista foi uma das maiores vergonha,não conseguiu ganhar de ninguém..
Vc e burro ou nao entendeu que lus tem centroavante ele ta voltando agora de estar machucado ,bombtbm com os comentários da netlusa vai se esperar o que dos comentarista. Vomo a netlusa caio o unico que presta rspaz novo joao o resto lixo e pouco
Voltou com a metralhadora de merda apontada pra todo lado hein, seu corintiano safado.
Obrigado Alex, não foi um jogo bom e aliás, difícil de assistir, valeu pelos três pontos, e acreditar que entre todos os adversários, seremos melhores, a receita tá dando certo, só não sabemos se o bolo vai crescer e sair campeão, contra tudo e contra todos, VAI LUSA PÔ!
Apesar das limitações a lusa venceu e se classificou mais precisa se reforçar urgente
Excelente campanha! Futebol fraco…
Que eu me lembre, nunca vi uma copa paulista com tantos times ruins, sem evolução esperar o mata mata pra ver o time que evoluir mais ,espero que seja a portuguesa, só que não está convensendo
Jogo horroroso, teve uns 40 laterais batidos, o S.Bernardo em momentos encurralou a Portuguesa. Você assistir um jogo da várzea ou qualquer campeonato amador é tudo muito parecido com esses times da copa paulista, inclusive a Portuguesa que alguns acham ainda time grande.
A sorte da Lusa é que esta é a Copa mais fraca dos últimos anos e também por um iluminado Rafael Pascoal que chegou na hora certa. O time não tem liderança, entrosamento e simplesmente NÃO ATACA e NÃO CHUTA PRO GOL. Vivem de ligação direta pro nada. Mesmo que ganhem a Copa o time precisa de um outro técnico.
jogou nada ,mas ganhou,se continuar assim ate a final blza,mas……..,destaque negativo deixei meu carro na rua do lado d fora do caninde,e todo jogo tem evento junto e fecham a porra da rua com grades,avisem antes né,levei qse meia hora pra sair do caninde,pode parecer besteira,mas ir torcer pra lusa sempre acontece algo de negativo que ferra nosso dia,kkk,tnc
O time é fraco… erra passes o tempo todo…. a defesa é o melhor setor e menos ruim…. ataque cardíaco e meio campo inexistente… mas a equipe tem feito uma campanha satisfatória até porque o nível do torneio é péssimo… vamos aguardar as outras fases e torcer para que os outros sejam piores…
PRECISAMOS PASSAR POR ISSO PRA VER NOSSA LUSA DE VOLTA AO CENÁRIO NACIONAL. DEUS ILUMINE ESSE CLUBE !
mas ja esta demorando muito pra voltar ao cenario nacional, nao era essa a promessa do “pinoquio ‘castanheira
O Pinóquio sumiu!!! Falastrão quase igual aos anterior.
Valeram os três pontos. Estive no Canindé e o comentário geral na arquibancada era de que se não melhorar não chega ao título. Jogo horrível. A defesa é boa mas do meio para frente não se cria nada. O nosso técnico de Sub-20 já começou a inventar: coloca volante na lateral e deixa lateral na reserva, coloca meia na ponta direita e por aí vai. Os que defendem que está tudo maravilhoso desaparecem se o projeto fracassar. Apesar da vitória nossa torcida deixou o Canindé muito preocupada.