Os bastidores da Portuguesa, desenvolvido pela Lusa TV, que garantiu o acesso para a Série A1 do Campeonato Paulista, foi regado a emoção e superação da equipe verde encarnada. A Portuguesa empatou por 1 a 1 com o Rio Claro e garantiu o acesso. Logo no início, a apresentadora Thata Carrera conversou após o apito final com o presidente Antonio Carlos Castanheira, que, sem esconder as lágrimas de alegria, comemorou a promoção para a elite do estadual depois de sete anos.
LEIA TAMBÉM: Emocionado, João Carlos Martins celebra acesso da Portuguesa
“Eu não consigo falar. É uma emoção, um peso muito grande que estava em nossas costas. Eu não estou conseguindo falar, me desculpa”, afirmou o mandatário lusitano.
A chegada dos torcedores, que compareceram em peso para o jogo, foi um dos principais destaques deste vídeo. Com direito a cartaz das crianças pedindo camisa para os jogadores e ao número dos torcedores aumentando nas filas para comprar os ingressos ou comparecer na loja, o vídeo passou para a chegada do plantel, com a saída do ônibus em direção ao vestiário.
Antes da bola rolar, o atacante Caio Mancha falou sobre a partida, mas mostrou confiança com a classificação para a decisão da Série A2 do Paulista. “A gente sabe que vai ser um jogo duro, mas vamos conquistar o nosso objetivo com fé em Deus”, destacou.
Em seguida, as imagens entre a chegada da torcida e a preparação do elenco antes do jogo se entrelaçavam, com direito a, inclusive, imagens aéreas do Estádio Dr Oswaldo Teixeira Duarte e suas arquibancadas se enchendo, cada vez mais, com os adeptos lusitanos que foram participar deste momento histórico para a ressureição da Lusa.
Após passar as instruções para a partida diante do Rio Claro, o técnico Sérgio Soares mostrou um vídeo motivacional feito com os torcedores, enaltecendo o elenco e a sinergia entre torcida e elenco para conquistar o tão sonhado acesso. O vídeo contou também com a presença de Luizão Barba e Flávio Boaventura, que foram vetados para a partida por motivo de lesão.
“Estamos aqui para demonstrar total apoio para vocês. Infelizmente a gente acabou sentindo esta lesão. Mas é coisa que acontece no futebol. A gente não gostaria de estar deste lado (fora da partida). Gostaríamos de estar realmente com vocês, juntos. Estamos aqui para mostrar o nosso apoio e que amanhã estarmos juntos com pensamento positivo”, afirmou Luizão Barba, sendo seguido por Flávio Boaventura:
“É isso aí, rapaziada. A gente não pode estar ai junto com vocês, mas o nosso pensamento, positividade para com vocês é a maior para que possamos estar com vocês e comemorarmos juntos este acesso e, se Deus quiser, consequentemente, o título. Beleza? ‘Tamo junto’ rapaziada”, completou, sendo aplaudidos por todos os atletas e comissão técnica presentes.
Em campo
Ao entrarem para o aquecimento, os atletas já puderam sentir o que viria do torcedor lusitano naquela tarde: muita emoção e casa cheia para empurrar o time nos noventa minutos. Durante os trabalhos antes do início do jogo, a torcida enchia cada vez mais o Canindé e enaltecia o elenco.
Na preleção, Luis Ricardo, campeão da Série B do Brasileiro em 2011 e da Série A2 do Paulista em 2013, destacou o momento do time e a importância de conquistar o acesso, sem deixar a emoção de lado durante a sua fala. “Nós decidimos estar aqui. E não chegamos por acaso não, p@#$. Nós decidimos chegar aqui. Talvez essa oportunidade não vai chegar na vida de outros, mas nós temos a chance de entrar lá e mudar a história deste clube e a nossa, p%$#. Eu estou com 38 anos, mas decidi chegar aqui. E nós vamos subir lá e vamos ser f%¨$%¨. Time sério e que sabe o que quer. Vamos lá e vamos fazer a diferença”, destacou, sendo seguido por gritos de apoio dos atletas lusitanos.
Após a preleção, os jogadores se preparavam para entrar em campo, com gritos do técnico Sérgio Soares de “Vamos ser felizes”. Enquanto isso, a torcida fervia a casa lusitana cantando e se preparando para recepcionar os atletas. Após os melhores momentos, a festa que acontecia no gramado chegou ao seu ápice e alcançou também o gramado. O abraço e as lágrimas de emoção não saiam mais apenas dos torcedores, mas também da diretoria, jogadores, comissão técnica e funcionários.
Torcedores de todas as idades não deixaram a emoção contida e soltaram aquele grito entalado na garganta há sete anos do tão sonhado acesso para a elite estadual em 2023 e a Lusa TV captou as imagens deles, mesclando com a festa que acontecia também no gramado do Canindé. O atacante Gustavo França, autor do gol na partida deste sábado, enalteceu o acesso lusitano. “A gente merece, a Lusa merece. Muito obrigado a todo mundo pelo apoio. Agora vamos em busca de mais”, ressaltou.
Ao final do vídeo, depois da festa no gramado, foi a vez da torcida comemorar no antigo espaço das piscinas, onde tinha um trio elétrico que tocou músicas e o elenco comemorou lado a lado dos torcedores este momento histórico do renascimento lusitano.
Assista aos bastidores:
Parabéns a Saudosa Portuguesa voltando a ocupar um lugar que é seu por direito e Tradição !!!!
Que essa nova gestão que iniciou um trabalho sério se perpétua e em breve traga a Lusa para Série A do Brasileirão !!!!
Sucesso sempre e comemorem muito !!!!
Deus abençoe a todos !!!!
Sem dúvidas, foi o melhor bastidores que assisti até hoje, vamos buscar o título, VAI LUSA PÔ!
Para a Páscoa, garanto aos nossos adversários na final, que o chocolate será dado pela Lusa!!! LUSA NA ELITE… LUSA CAMPEÃ!!!
Salve a Lusa