A Portuguesa enfrenta a xará Portuguesa Santista neste sábado (19), às 15h, no estádio do Canindé. O jogo é válido pela 15ª e última rodada da Série A2 do Campeonato Paulista. A Lusa, no que depender do retrospecto, sairá vencedora da partida.
LEIA TAMBÉM: Pendurados da Lusa devem ser poupados diante da Portuguesa Santista
Ao todo, os dois times já se enfrentaram em 109 oportunidades. Foram 59 vitórias da Lusa, 32 triunfos da Briosa e 18 empates. O time do Canindé balançou as redes 240 vezes, contra 172 do clube do litoral.
A maior goleada do confronto ocorreu em 1959. No estádio Ulrico Mursa, em Santos, a Lusa venceu por incríveis 9 a 3, em partida válida pelo Campeonato Paulista. O artilheiro do confronto é Pinga I, com 18 gols anotados. O ex-jogador, inclusive, é o maior artilheiro da história da Portuguesa, com 202 gols marcados.
O último confronto entre as duas equipes ocorreu no último ano, pela Série A2. No Ulrico Mursa, os times empataram por 2 a 2, pela primeira rodada da competição. Raphael Luz e Geovani anotaram para a Lusa, enquanto Léo Costa e Maranhão fizeram para os donos da casa.
* com informações de Sérgio Luiz Henriques, historiador da Lusa e colaborador do Museu Histórico da Portuguesa.
O retrospecto é favorável a nossa lusa do Canindé. Vamos prevalecer. Lusa Canindé 3 x 0 Lusa Santista. Vai nossa lusa querida !!!