Lusa faz o vira, vence o Taubaté e reassume a liderança da Série A2

Com um jogador a mais, Portuguesa fez com Léo Castro e Patrick e voltou a ganhar no Campeonato Paulista

19
Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA

A Portuguesa começou atrás no placar, mas conseguiu a virada sobre o Taubaté, na noite desta quarta-feira (9), por 2 a 1, no estádio do Canindé, pela disputa da 13ª rodada da Série A2 do Campeonato Paulista. Claudinho abriu o marcador, ainda no primeiro tempo, enquanto Léo Castro deixou tudo igual e Patrick assegurou a vitória lusitana, ambos na segunda etapa.

LEIA TAMBÉM: Portuguesa contrata novo profissional de fisiologia

Com este resultado, a Rubro-Verde retomou a liderança da competição, com 28 pontos, dois pontos a mais que o Oeste, que venceu o Lemense por 2 a 1, na última terça-feira (8). Confira a classificação completa.

A Portuguesa foi a campo com algumas novidades com relação ao time que empatou com o Oeste, no último sábado (5). Railan e Léo Castro foram mantidos entre os 11 titulares, além de Gustavo França, que assumiu o posto de titular no lugar de Anderson Ligeiro. Luan, que havia desfalcado nas últimas rodadas, esteve no banco de reservas, além de Luis Ricardo, poupado contra o time de Barueri. Caio Mancha, contundido, foi desfalque.

Agora a Lusa volta a campo neste sábado (12), às 11h, quando enfrenta o Audax, no estádio Prefeito José Liberatti, em Osasco.

O JOGO

O confronto começou com a Lusa pressionando, enquanto o Taubaté buscava uma falha na defesa adversária para abrir o marcador. Logo aos três minutos do primeiro tempo, o Burro da Central conseguiu inaugurar o placar com Claudinho, que recebeu sozinho o cruzamento de Bucheca da direita e, de cabeça, mandou para o fundo das redes.

Após o gol, o time lusitano passou a buscar o empate, mas a desorganização na armação das jogadas fazia com que a Rubro-Verde visse nas jogadas aéreas a oportunidade de tentar deixar tudo igual. Aos dez minutos, Gustavo França aproveitou a bola enfiada por Marzagão e cabeceou, mas a bola saiu pelo lado direito do gol defendido por Felipe.

A Lusa teve uma grande oportunidade de igualar o placar. Aos 20 minutos, Marzagão recebeu em profundidade, colocou na frente e sofreu o toque de Matheus Nunes. O árbitro assinalou a penalidade. Antes da cobrança, Robertinho e Eduardo Diniz receberam amarelo por um início de confusão. Daniel Costa cobrou no canto direito de Felipe, que conseguiu defender e evitou o gol de empate.

Atrás no placar, a Portuguesa buscou pressionar o time de Marcelo Martelotte, que ficou todo no campo de defesa para tentar explorar um contra-ataque e aproveitar a vantagem. Aos 32, em cobrança de falta, Daniel Costa arrscou e Felipe mandou para a linha lateral.

Contudo, aos 41, a Rubro-Verde viu o time ficar com um jogador a mais em campo, já que o lateral direito Robertinho, ex-Lusa, recebeu o segundo cartão amarelo e, consequentemente, o vermelho, após falta dura em Daniel Costa. Entretanto, mesmo com um a mais, a Portuguesa levou a desvantagem para o intervalo.

SEGUNDO TEMPO

No segundo tempo, o técnico Sergio Soares escalou um time mais ofensivo promovendo as entradas de Anderson Ligeiro e Luan nas vagas de Luizão Nascimento e Eduardo Diniz. E com apenas um minuto de jogo, Railan recebeu pelo lado direito uma bola de Léo Castro e arriscou, mas foi para fora.

Embora estivesse pressionado, o Taubaté aproveitou os espaços deixados pela Lusa para tentar ampliar a vantagem. Entretanto, parou nas defesas do goleiro Thomazella e nas más finalizações. Aos oito minutos, Thiaguinho tentou arriscar de longe, mas mandou para fora da meta.

A Rubro-Verde se manteve no ataque, tentando buscar o empate no confronto. Aos 14 minutos, em cobrança de escanteio, Daniel Costa quase fez gol olímpico, mas Felipe mandou para a linha de fundo. Já aos 20, Cesinha recebeu pela direita, cortou para o meio e finalizou colocado. Felipe fez nova defesa.

Com a rede ainda sem ser balançada, o técnico Sérgio Soares resolveu fazer mais uma mudança no time e sacou Railan para a entrada de Luis Ricardo. Contudo, Claudinho por pouco não ampliou em um chute fora da área que explodiu na trave esquerda de Thomazella. Após a pressão lusitana e a dificuldade de finalizar para o fundo das redes, a Lusa conseguiu deixar tudo igual aos 30 minutos. Daniel Costa cobrou o escanteio, Luis Ricardo fez o desvio no primeiro pau e Léo Castro, livre, empurrou para o fundo das redes.

Após balançar o fundo das redes, todo o time da Lusa ficou no campo de ataque para buscar o vira no Canindé. Aos 35, Gustavo França arriscou de fora da área, mas Felipe, no canto esquerdo, conseguiu mandar para a linha de fundo.

No final de jogo, o Burro da Central tentou explorar os espaços deixados pelo time lusitano, mas teve dificuldades em finalizar. Já a Lusa criou mais oportunidades e foi presenteada com o gol da virada. O zagueiro Patrick se arriscou no ataque. O defensor recebeu na entrada da área, girou e chutou de pé direito, no canto direito, sem chances para Felipe. Thiago Primão ainda tentou deixar tudo igual novamente, mas o goleiro Thomazella conseguiu fazer a defesa e confirmou a vitória rubro-verde.

FICHA TÉCNICA

09 de março de 2022, Canindé, São Paulo
13ª rodada do Campeonato Paulista Série A2

ESCALAÇÕES

PORTUGUESA: Thomazella; Railan (Luis Ricardo), Luizão Nascimento (Anderson Ligeiro), Patrick e Eduardo Diniz (Luan); Marzagão, Tauã e Daniel Costa; Cesinha, Léo Castro (Naldo) e Gustavo França (Danilo Pereira).
Técnico: Sérgio Soares

TAUBATÉ: Felipe; Robertinho, Donato, Doni e Jefferson Lima; Matheus Nunes, Pelloggia (Luis Fernando), Guilherme Garré (Thiago Primão) e Buchecha (Bruno Souza); Claudinho (Kauê) e Thiaguinho.
Técnico: Marcelo Martelotti

ARBITRAGEM

Quem apitou o confronto foi Ilbert Estevam da Silva, auxiliado por Gustavo Rodrigues de Oliveira e Ricardo Leonardo Augusto Villa, os bandeirinhas.

Ouça os gols da vitória da Lusa na voz de Gomão Ribeiro:


guest
19 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Mauro Martins Pereira
Mauro Martins Pereira
2 anos atrás

Pergunta: ficando em 1o, no mata mata, pegaremos o 8o. E, passando, pegaremos o vencedor do 4o × 5o, ou seja, poderemos subir sem pegar o Oeste e o XV, pois certamente ficarão em 2o e 3o, certo? Então, temos muita chance….VAMOS LUSA, SEMPRE EM FRENTE!!!

Geraldo de Moura Neto
Geraldo de Moura Neto
2 anos atrás
Responder para  Mauro Martins Pereira

Se não me engano os pontos continuam a contar depois, o chaveamento não é fixo. Isso se for igual aos anos passado e retrasado.

Felix “o eterno goleiro”
Felix “o eterno goleiro”
2 anos atrás
Responder para  Mauro Martins Pereira

Time que quer subir não pode escolher adversários supostamente mais fracos, enfim a primeira divisão sempre será com times mais fortes.

Silvino
Silvino
2 anos atrás

Ganhamos…Parabéns ao time pelo esforço, porem o futebol apresentado deixou muito a desejar.
Melhor ganhar jogando mal do que perder jogando bem.
Mas é preocupante, espero que seja apenas uma acomodação natural por estarmos classificados.
Precisamos melhorar e muito para o mata-mata.
Vai Lusa porr@ !!!

Augusto Fernandes
Augusto Fernandes
2 anos atrás

Vitória mais que obrigatória, mas que ficou evidente mais uma vez que não temos atacantes para fazer gols. Isso será muito preocupante no mata mata, que serão jogos dificílimos ,pois os oito farão tudo para se classificar. Mais uma vez o PATRICK nos salvou de uma catástrofe. Acredito que terá um grande futuro pela frente. Espero que a Portuguesa tenha grande retorno com Ele. Além do ataque os laterais que jogaram hoje são medonhos de ruins. Espero que no mata mata com alma e coração possamos subir. Vamos LUSA !

Alexandre Mendes
Alexandre Mendes
2 anos atrás

Primeiro tempo pra esquecer
Segundo tempo de muita vontade
Grande vitória e de volta a liderança

Alex
Alex
2 anos atrás

Não é fácil ganhar do Real Madrid de Taubaté, acho que vamos patinar mais um ano….

Daniel
Daniel
2 anos atrás

Definitivamente Eduardo Diniz e Railan não servem para jogar futebol. Um técnico que tem Luís Ricardo no elenco deixa o lateral direito titular no banco e coloca o railan, pelo amor de Deus. Claro que após as mudanças o time ficou ajeitado e graças a Deus viramos. Aos trancos e barrancos. Vamos lusa rumo a série A

Geraldo de Moura Neto
Geraldo de Moura Neto
2 anos atrás

Ganhar é sempre bom ponto. Dito isso precisa mudar algumas coisas para o mata mata.
Mas continuo acreditando no acesso!!
Vai LUSA!!!!!

Taubaté
Taubaté
2 anos atrás

Ótima, providencial para levantar a moral e o poder de reação……isso foi nossa vitoria. Infelizmente França e Ligeiro não dá, esforçados dão o sangue, porém tecnicamente são fracos. Cesinha articula….porém é ruim de gol. Castro, Mancha e Luan devem jogar.

CARLOS ALBERTO
CARLOS ALBERTO
2 anos atrás

O resultado acaba encobrindo o desempenho.
Independente disso, seria oportunismo da minha parte, no caso de uma derrota ou empate, vir aqui e criticar.
De qualquer forna, manterei a coerência.
Os titulares das laterais são Luiz Ricardo e Carlos Henrique. Concordo que o LR não aguenta os 90 minutos, mas é infinitamente superior ao Railan.
Os atacantes de beirada são pessimos. Não criam e nao dão assistencia. Tampouco sabem concluir .
Não temos centroavante. O Mancha é até voluntarioso, mas não sabe fazer gols.
No mata-mata, em caso de resultado adverso no primeiro jogo, na volta, em casa, fica muito dificil reverter.
Em casa, eu entraria com outro armador para ajudar o Daniel Costa e escolheria dois atacantes, os menos piores.
Patrick é uma joia oriunda da base. Hoje fez um golaço que nenhum atacante do elenco tem categoria para repetir.
Espero que a Diretoria tenha a capacidade de preservar o nosso patrimônio.

Ricardo Sampaio
Ricardo Sampaio
2 anos atrás
Responder para  CARLOS ALBERTO

Perfeito comentário!
Patrick jóia da base!

Carlos-deodatto2011@hotmail.com
2 anos atrás

Quando se joga com vontade e garra os resultados vem,é importante respeitar os adversários que estão com os mesmos objetivos.

RODOLFO VICENTE TEIXEIRA
RODOLFO VICENTE TEIXEIRA
2 anos atrás

Seguimos na ponta da tabela, ontem foi emocionante demais, o preparo ao mata-mata começa após sábado, com uma semana de treinos o desempenho da equipe melhora, confiante no acesso, VAI LUSA PÔ!

Mário
Mário
2 anos atrás

O SS mostra que sabe de futebol. Ontem, temos que tirar o chapéu para as mudanças. Ademais, o que importa é vencer e jogar com raça. Isso é o que ocorre. Qto aos atacantes, só olhar a quantidade de gols na A1 e A2 pra chegar a conclusão que nosso time e o futebol brasileiro n tem atacantes…a média é pífia.

ORLANDO AUGUSTO DE OLIVEIRA
ORLANDO AUGUSTO DE OLIVEIRA
2 anos atrás

Sérgio Soares tem que reunir todo elenco e mostrar essa ” Falha Infantil ” no gol do Taubaté e Mostrar umas 100 batidas de Penalti por jogadores consagrados para Não falharmos mais na Reta Final. Os Laterais que entraram são Fracos em todos os sentidos Marzagão um Leão no meio de campo.

Jose
Jose
2 anos atrás

Se alguém gostou do desempenho do time, eu não. Jogou mal contra um adversário fraco e com 10 mais da metade do jogo(e não perdeu por sorte). Não tenho nada contra o Daniel Costa nem conheço, tenho certeza que está entre os 4 melhores do elenco, mas ser o “dono do time” como ele é, atrapalha (Bate falta todas, escanteios todos, penalty, “carimba” todas as bolas em nosso poder faz lançamento de 40 metros(erra metade deles) mas é raçudo e como disse está entre os melhores. Agora acho que tem que fazer uma experiência deixando ele fora
no próximo jogo e ver como o time se sai.
Obs . Deixar o Luiz Ricardo no banco e o Mancha fora é piada.

José Cardoso Francisco
José Cardoso Francisco
2 anos atrás

Estamos morrendo de medo novamente, até agora o campeonato não começou, vai começar com o mata a mata, e o nosso time caiu muito de produção, espero que não ficamos mais um ano sofrendo na Séria A2

Pedro Falandes
Pedro Falandes
2 anos atrás

Parabéns pela virada sofrida. Nosso time permanece com a dificuldade eterna de não marcar gols. Isso que me preocupa muito no mata a mata. Os dois laterais que jogaram ontem é de doer o futebol deles hein. O Railan deixou o atacante cabecear a bola sozinho. O Eduardo Diniz arrumou uma treta na cobrança de pênalti, não joga nada esse cara, horrível.
Vamos subir LUSA – Força.