Portuguesa supera lesões, vira sobre o São Caetano e assume a liderança

Na base da vontade, Lusa conquistou mais uma vitória e segue invicta na Série A2

8
Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA
Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA

A Portuguesa superou os problemas por lesão e venceu o São Caetano de virada por 2 a 1, nesta quarta-feira (9), no estádio do Canindé, pela quinta rodada da Série A2 do Campeonato Paulista. Os gols foram de Luan e Marzagão. Com a vitória, a Lusa alcançou a liderança da competição, com 13 pontos. Confira a classificação completa.

LEIA TAMBÉM: Ex-jogador que atuou com Enéas na Lusa morre aos 68 anos

Mais cedo, o Juventus perdeu para o Linense por 1 a 0, na Rua Javari, e permaneceu com 12 pontos. Por isso, abriu-se uma brecha para que a Lusa sonhasse em assumir a liderança da competição, além do também tropeço do Oeste, que empatou por 0 a 0 com a Portuguesa Santista.

A Lusa entrou na quinta rodada na terceira colocação, com dez pontos. Até então, havia vencido Primavera, Monte Azul e Lemense, além de ter empatado com o São Bento, ou seja, três triunfos e um empate, ainda sem ser superada.

Com a derrota, a equipe do ABC Paulista se manteve na 10ª colocação, fora da zona que classifica ao mata-mata do torneio. Mais precisamente, a equipe azulina soma quatro pontos em cinco partidas, inclusive, nada longe da zona de rebaixamento.

O JOGO

O São Caetano começou o jogo pressionando a defesa lusitana e deu certo. Logo no primeiro minuto, em bobeada impressionante de Thomazella, a bola sobrou para Nathan Ferreira, que rolou para Damasceno abrir o placar no primeiro minuto de jogo. No minuto seguinte, o Azulão subiu ao ataque com Rildo, que finalizou e desta vez o goleiro da Lusa defendeu. Com o gol relâmpago, os visitantes começaram a tocar a bola e segurar mais o jogo. A Lusa tentou dar a resposta aos cinco minutos com uma blitz na defesa do adversário, mas sem sucesso.

Com apenas nove no relógio, o técnico Sérgio Soares colocou Luizão Silva na vaga de Naldo, que sentiu um problema na coxa direita. Aos 12, Tauã pegou a bola pelo lado direito da área, cortou para dentro e finalizou rasteiro. Luis Augusto fez uma belíssima defesa. Já no minuto seguinte, Eduardo Diniz realizou um bom cruzamento pela esquerda, mas ninguém alcançou. Chegando aos 20 no cronômetro, a partida estava equilibrada, as jogadas centralizadas e poucas subidas ao campo de ataque. Com 23 minutos, a Portuguesa chegou ao empate.

Depois de cruzamento pela direita de Luis Ricardo, Luis Augusto se atrapalhou com a bola e Luan balançou as redes para a Lusa. O autor do gol foi substituído dois minutos depois por causa de lesão na panturrilha direita, dando lugar a Léo Castro. Aos 28, em cruzamento de Daniel Costa pela esquerda, a bola viajou a área e Gustavo França finalizou quase marcando o segundo gol da Lusa. No mesmo minuto foi a vez do camisa 10 quase balançar as redes, após passe de Luis Ricardo. Com 29 no relógio, Caio Mancha recebeu na entrada da área e chutou muito perto da meta.

Com 34 minutos, Luizão Silva, que havia entrado pouco antes na vaga de Naldo, sentiu o antebraço direito e foi substituído por Hudson. Já no minuto seguinte, Luis Ricardo recuou mal e Thomazella, no sufoco, cortou a bola da área. Aos 39, Daniel Costa cobrou falta perigosa na área, mas Luis Augusto afastou a bola. Com 44 no cronômetro, Nathan Ferreira recebeu cruzamento pela esquerda e balançou as redes, mas o lance não valeu. O atacante estava em posição irregular. No minuto seguinte, o Azulão quase marcou novamente com Gualberto, mas o arqueiro lusitano salvou. A primeira etapa acabou aos 48 minutos.

SEGUNDO TEMPO

Na volta do intervalo, a Portuguesa não fez novas mudanças. Com isso, como já tinha feito três substituições no primeiro tempo, a Lusa não pôde promover novas mudanças. No primeiro minuto do segundo tempo, Gustavo França recebeu ótimo passe de Daniel Costa pelo lado direito. O camisa 7 cruzou para Léo Castro, que ajeitou para Marzagão. De primeira, o camisa 5 finalizou de pé esquerdo e anotou um golaço no Canindé. Com quatro no relógio, Daniel Costa cobrou uma falta pelo centro e o goleiro Luis Augusto fez uma boa defesa. Com sete minutos, o São Caetano tentou assustar a meta lusitana, mas a finalização de Gualberto foi muito fraca, sem problemas para Thomazella. Em seguida, após cruzamento da direita, Léo Castro tentou de cabeça, só que a bola foi fraca na meta.

Chegando aos 16 minutos, a Portuguesa, mais tranquila, assumiu o controle das ações da partida, enquanto o São Caetano tentava sair nos contra-ataques. No minuto seguinte, Ruan fez uma falta perigosa em Gustavo França, no lado direito da área. Na cobrança, Daniel Costa mandou na cabeça de Luizão Nascimento, que cabeceou por cima do gol adversário. No lance seguinte, o Azulão saiu em contragolpe e Rildo, pela esquerda, finalizou rente à meta de Thomazella. Com 23 no relógio, Marzagão recebeu na entrada da área, chutou e quase marcou o terceiro da Lusa e o seu segundo no jogo.

O São Caetano quase empatou aos 25 minutos. Rildo fez grande passe para Damasceno, que invadiu a área e finalizou. Thomazella fez boa defesa. No rebote, Nathan Ferreira isolou a bola. Chegando aos 32 minutos, a Lusa seguiu trabalhando a bola com tranquilidade, ainda atrás do terceiro gol, enquanto o São Caetano corria atrás do prejuízo na base do abafa. No minuto seguinte, Daniel Costa puxou contra-ataque e tabelou com Caio Mancha. O camisa 10 recebeu cara a cara com o goleiro do São Caetano, mas Portuga chegou na hora certa e fez o corte para a linha de fundo. Na cobrança do escanteio, o próprio Daniel Costa mandou a bola na área, mas a defesa cortou.

Aos 38 minutos, Léo Castro recebeu um belo lançamento, quase de cara com Luis Augusto, mas se precipitou e isolou a bola, perdendo a chance de matar o confronto. Com 41 no relógio, o São Caetano ganhou uma falta perigosa pelo lado direito. Na cobrança, Damasceno mandou na área, mas o ataque azulino não aproveitou. Aos 44, Gualberto subiu pelo meio e finalizou com perigo, assustando a defesa lusitana. Os minutos finais do confronto foram marcados por pressão dos visitantes, mas o jogo terminou mesmo com a vitória da Lusa, que assumiu a liderança da Série A2.

FICHA TÉCNICA

9 de fevereiro de 2022, Estádio do Canindé, São Paulo
5ª rodada do Campeonato Paulista Série A2

ESCALAÇÕES

PORTUGUESA: Thomazella, Luis Ricardo, Luizão Nascimento, Naldo (Luizão Silva) (Hudson) e Eduardo Diniz; Marzagão, Tauã e Daniel Costa; Gustavo França, Caio Mancha e Luan (Léo Castro).
Técnico: Sérgio Soares

SÃO CAETANO: Luis Augusto, Thiaguinho, Lucas Moraes, Mineiro e Ruan (Wesley); Baraka (Lobato), Gualberto e Portuga (Lincon); Rildo, Damasceno e Nathan Ferreira (Ney Bahia).
Técnico: Axel

ARBITRAGEM

A partida foi apitada por Rodrigo Gomes Paes Domingues, auxiliado por Gustavo Rodrigues de Oliveira e Rafael Tadeu Alves de Souza, os bandeirinhas, além de Guilherme Francisco Maciel, como quarto árbitro.


guest
8 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Augusto Fernandes
Augusto Fernandes
2 anos atrás

Importante vitória por tudo que aconteceu no canindé. Tomou gol aos 35 segundos, várias contusões, principalmente dos zagueiros, teve que improvisar com Hudson na zaga e consiguimos virar o jogo com um golaço do Marzagão! Parabéns pela entrega até aquí em todos os jogos. Não podemos cometer falhas primárias, como a do Thomazzela! Mas deu gosto de ver a garra e entrega do Caio Mancha! Está me surpreendendo de positivo esse time da Portuguesa, como há muito tempo não via. Todos os jogadores e comissão técnica estão de parabéns pela nova Portuguesa. Esperamos que assim continue! Vamos subir LUSA!

Alexandre Mendes
Alexandre Mendes
2 anos atrás

Na minha opinião foi falta no Thomazzela.
O time hoje superou muitas adversidades, parabéns pela vitória e pela liderança
Agora o gramado do Canindé, lamentável

Eduardo Pires
Eduardo Pires
2 anos atrás

O time está de parabéns, mas destaque para Tauã e Gustavo França.

Augusto Fernandes
Augusto Fernandes
2 anos atrás

Gostaria de ressaltar o oportunismo do LUAN! MAS O TRATAMENTO DO GRAMADO DO CANINDÉ É SÓ PARA UM JOGO? É RIDÍCULO ! SENHORES, O NOSSO TIME AGORA MAIS DO QUE NUNCA PRECISA DO GRAMADO EM ÓTIMAS CONDIÇÕES PARA DESENVOLVER O BOM JOGO QUE ATÉ O MOMENTO ESTAMOS JOGANDO! ECONOMIA BURRA OU FALTA DE MELHOR ADMNISTRAÇÃO DO GRAMADO? COM O NOSSO TIME AGORA JOGANDO PRECISA OBRIGATORIAMENTE DE UM GRAMADO DE PRIMEIRO MUNDO! CASTANHEIRA PROVIDENCIE URGENTE UM ÓTIMO GRAMADO DEFINITIVAMENTE!

Jaime Ventura
Jaime Ventura
2 anos atrás

Grande vitória, superando os problemas de contusão, jogou com raça é isso que queremos como dizia OTD ganhar,empatar ou perder é do jogo mas tem que suar a camisa e foi isso q estes atletas fizeram, estão todos de parabéns comissão técnica,jogadores e a torcida q compareceu e ajudou muito.Quanto ao gol do S.Caetano, no meu entender foi falta no nosso goleiro, até onde eu sei a regra é clara o goleiro não pode ser tocado dentro da área e ele foi empurrado.AB fica quieto no seu canto e suma do Canindé.Meia duzia de pseudos torcedores q envergonharam a instituição APD, vão para o inferno é lá q vcs. merecem ficar.

Macelo Cabral
Macelo Cabral
2 anos atrás

Chato vc

Pedro Falandes
Pedro Falandes
2 anos atrás

Que vitória sofrida, nosso time contínuas refém em não saber fazer gols, quantos contra ataques e na hora H os caras erram o passe, não passa para o companheiro melhor colocado, etc. Apesar de tudo (contusões) valeu pela garra do time. Precisamos aprender a aproveitar as oportunidades, porque como o ex-treinador Murici sempre fala, a bola pune, não faz acaba tomando gol. Quanto aos torcedores babacas que fora lá fazer isso, acho que eles deveriam ficar em casa seria bem melhor. Ficam lá assistindo BBB e a globo lixo. Vamos subir LUSA !!!!!!!!!! Gramado do Canindé está péssimo. O Castanheira precisa cuidar mais do campo.

Étore
Étore
2 anos atrás

O Juventus da mocca vai ter 2 confrontos direto contra o Oeste e a Portuguesa