Há 87 anos, Palestra Itália abandonou torneio e Lusa venceu por W.O.

Em crise com a APEA, equipe alviverde desistiu da competição que dava vaga ao Rio-São Paulo

1
Foto: Divulgação

Há exatos 87 anos, ou seja, no dia 9 de dezembro de 1934, a Portuguesa venceu o Palestra Itália (atual Palmeiras), mas sem entrar em campo. Isso porque a equipe alviverde abandonou o chamado ‘Torneio Extra’ no meio da competição.

Organizado pela APEA (Associação Paulista de Esportes Atléticos), o campeonato foi um torneio classificatório entre cinco clubes para o Rio-São Paulo. Além da dupla, também disputaram Corinthians, Santos e São Paulo.

Embora o São Paulo tenha sido declarado campeão, o torneio sequer foi concluído. O Corinthians e o Palestra Itália se rebelaram contra a APEA e, com a fundação da LPF (Liga Paulista de Futebol), se retiraram da disputa. A Lusa, por sua vez, se manteve fiel à APEA. Por causa dessas equipes ‘rebeldes’, o próprio Torneio Rio-São Paulo de 1934 não foi realizado.

A Portuguesa terminou o Torneio Extra na quarta colocação, com cinco pontos disputados. Comandada pelo técnico Brandão, a Lusa neste ano tinha nomes como Neves, Paschoalino, entre outros.

Registro de 1934 (Foto: Gazeta Esportiva)

*com informações de Sérgio Luiz Henriques, historiador da Lusa e colaborador do Museu Histórico da Portuguesa.


guest
1 Comentário
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
RODOLFO VICENTE TEIXEIRA
RODOLFO VICENTE TEIXEIRA
3 anos atrás

O futebol paulista está desorganizado desde sempre, pior é que LPF nem existe mais e muito menos a APEA que pouco tempo sobreviveu.