Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA

Com vantagem histórica sobre o São Caetano, a Portuguesa precisa quebrar um tabu que já dura dez anos contra a equipe do ABC. Nas últimas dez temporadas, os clubes se enfrentaram oito vezes e a Lusa não venceu em nenhuma oportunidade. A chance de encerrar este jejum será nesta sexta-feira (8), às 15h, em partida da sétima rodada da Copa Paulista. O NETLUSA transmite o jogo.

Ao todo, foram 26 embates entre os dois clubes, com 10 triunfos rubro-verdes (38,46%). Além disso, houve mais nove empates e sete triunfos azulinos. A vantagem no saldo de gols também favorece a equipe da capital paulista: 35 a 32.

LEIA TAMBÉM: Líder do grupo, Portuguesa recebe o São Caetano pela Copa Paulista

A última vitória da Portuguesa no confronto foi no dia 28 de junho de 2011, pela Série B do Campeonato Brasileiro. A ‘Barcelusa’ goleou o São Caetano por 5 a 2, no Canindé. Edno (duas vezes), Marcelo Cordeiro, Ananias e Leandro Silva fizeram os gols lusitanos.


O histórico entre os times começou em 2001, com um empate por 1 a 1 no tempo normal e uma vitória do Azulão nos pênaltis por 2 a 1. Apesar disso, o confronto que aconteceu no Anacleto Campanella não era eliminatório e valia pela primeira fase do Paulistão. Naquela temporada, todos os jogos que terminassem empatados iam para as penalidades e, quem vencesse a disputa, ficava com um ponto extra. Como curiosidade, vale dizer que caso o empate fosse sem gols, apenas o ponto do duelo de pênaltis era válido.

O duelo desta sexta-feira (8) será o 12º na história no Canindé. Anteriormente, a Rubro-Verde venceu seis vezes, perdeu quatro e empatou uma.

O meia Marco Antônio foi o atleta que, vestindo o manto da Portuguesa, mais vezes enfrentou a equipe do Azulão, com o total de oito jogos. Por fim, Ananias é o que mais marcou nesse duelo, com três gols.

As informações são de Sérgio Luiz Henriques, historiador da Lusa e colaborador do Museu Histórico da Portuguesa, que fica aberto todos os sábados, das 11h às 13h30.

3 comentários

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here