Portuguesa em jogo contra o São Bento pela Série D
Portuguesa em jogo contra o São Bento pela Série D (Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA)

No encontro entre líder e lanterna do Grupo A7 da Série D, o primeiro colocado levou a melhor. A Portuguesa venceu o São Bento por 3 a 2, de virada, em jogo eletrizante disputado neste sábado, no Estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba. Os gols lusitanos foram marcados por Lucas Douglas, Miguel Augusto e Danilo Pereira, todos saindo no segundo tempo.

Com o resultado, a Lusa se manteve na liderança do grupo A7 da Série D, com 19 pontos somados, encaminhando assim a esperada classificação à segunda fase. Enquanto isso, o São Bento se manteve na lanterna com apenas oito pontos, ficando muito longe de beliscar uma vaga.

LEIA MAIS:
Marcos Moser retorna à Lusa, mas deverá ser emprestado novamente
Mal-estar em treino causa susto e atrasa estreia de Betão na Lusa
NETLUSA tem nova programação no YouTube; anote na agenda
Lusa entra na brincadeira e ‘anuncia’ Messi como reforço

Foi o segundo encontro entre os times nesta Série D, sendo que o primeiro encontro aconteceu pela quinta rodada, e a Lusa venceu por 2 a 0, gols de Caíque e Lucas Douglas, no Canindé.


Para este confronto, Fernando Marchiori teve problemas na escalação, já que Jefferson Feijão, Patrick e Diego Jussani estavam suspensos. Quase no mesmo horário, o Santo André enfrentou a Inter de Limeira, em casa, e venceu por 2 a 1, um passo importante rumo à classificação, mas continuou em segundo.

O JOGO

A Lusa começou a partida no campo de ataque, pressionando em busca de entrar na área, mas o São Bento não demorou para equilibrar as ações, diante da necessidade do resultado. Aos oito minutos, com Cesinha, a Portuguesa tentou dar o cartão de visitas, mas o atacante cometeu a falta. Enquanto isso, a equipe da casa indicou que apostaria nos contra-ataques, tentando surpreender.

Somados 11 minutos o cronômetro, a primeira chegada contundente do adversário, chegando bem pela direita, mas a bola foi para escanteio. A Portuguesa buscava um jogo mais cadenciado, tentando construir as jogadas na base do toque de bola. Com 15 minutos, Lucas Douglas tentou e o goleiro Cleber Alves salvou a meta do São Bento. Aos 20 minutos, Cesinha cruzou uma bola perigosa na área, mas o arqueiro salvou.

Embora com dificuldades para chegar na área do São Bento, a Lusa conseguiu se impor nos minutos iniciais, nada que traga muita surpresa considerando as realidades dos clubes na tabela. Com 24 minutos, Fernando Lombardi levou cartão amarelo após entrada dura próximo da área. Na cobrança, o adversário bateu forte e Dheimison fez uma grande defesa, colocando para escanteio.

Pênalti? Em contra-ataque perigoso aos 27 minutos, Tito foi derrubado na área e o árbitro nada marcou. Sem perder tempo, o azulino devolveu na mesma moeda e chegou com perigo na meta lusitana e reclamou de penalidade máxima também. O jogo ficou lá e cá, muito movimentado, mas tecnicamente bem limitado dos dois lados. Aos 31 minutos, a Portuguesa trocou passes na entrada da área, saindo da esquerda para a direita, mas seguiu com bastante dificuldade de quebrar a marcação adversária.

Instantes depois, a Lusa errou na saída de bola, o São Bento partiu em contra-ataque, mas desperdiçou a oportunidade. O jogo continuou muito equilibrado, com o adversário começando a encontrar buracos na defesa lusitana, o que deu resultado: Kadu abriu o placar aos 36 minutos para os donos da casa. Foi uma finalização de fora da área, a bola desviou, matou Dheimison e e bateu na trave antes de entrar. Com 41 minutos, Danilo Pereira cobrou uma falta próxima da área, mas desviou na barreira e foi para escanteio.

O São Bento recuou as linhas e seguiu apostando nos contra-ataques para fazer o segundo. Já a Portuguesa, trocou passes no campo do adversário sem muito perigo. Aos 43 minutos, os donos da casa chegaram novamente de forma perigosa, pelo lado esquerdo, mas pecou na finalização da jogada. Com 45 no relógio, Tito tentou marcar em cobrança de falta, mas não bateu bem e o primeiro tempo terminou aos 47 minutos.

Na volta do intervalo, Fernando Marchiori trocou zagueiro por outro zagueiro, com a entrada de Gilberto Alemão, na vaga de Fernando Lombardi, que tinha cartão amarelo. Medida para evitar uma possível expulsão. Entretanto, aos 4 minutos, teve amarelo para o próprio substituto, por uma falta próxima da lateral de campo. Aos 7 minutos de jogo, Lucas Douglas anotou um bonito gol de primeiro após cruzamento pela esquerda, contando com a saída precipitada de Cleber Alves: 1×1.

Foi o quarto gol do atacante na Série D, artilheiro da Portuguesa na competição. Empolgada, a Lusa seguiu no campo de ataque do São Bento. Aos 12 minutos, o adversário tentou reagir em finalização de fora da área, mas Dheimison defendeu sem muita dificuldade. Com 13 no cronômetro, Miguel Augusto entrou no lugar de Tito, que sentiu um problema aparentemente na virilha. Na sequência, a Lusa subiu com perigo pelo lado esquerdo, mostrando força naquele setor novamente, mas o cruzamento saiu na mão do goleiro.

Sabendo da dificuldade para chegar pelo meio, a Portuguesa começou a apostar nas laterais do ataque, o que começou a dar resultado, mas ainda pecando no passe decisivo. Com 18 minutos, depois de bate-rebate na área, o São Bento chegou aos segundo gol com Anderson Cavalo: 2×1. Lei do ex no Walter Ribeiro. Falha gritante na defesa lusitana na jogada. Precisando vencer para não perder a liderança, a Lusa foi para cima e empatou aos 24 minutos com Miguel Augusto, de cabeça, após cruzamento pela direita de Lenon. Tudo igual novamente: 2×2.

Na sequência, Matheus Serafim entrou na vaga de Cesinha. Aos 27 minutos, o São Bento tentou dar a resposta em contra-ataque, mas a finalização saiu muito fraca e Dheimison não teve dificuldade para segurar. No minuto seguinte, aos 28, em nova subida pela direita, a Portuguesa quase chegou ao terceiro gol. A estratégia de apostar nas laterais funcionando. Defesaça! Aos 31 minutos a Lusa quase virou numa bela finalização de Danilo Pereira, mas Cleber Alves fez um milagre. Jogo quente no Walter Ribeiro. Com 33 no cronômetro, o adversário subiu com perigo ao ataque em finalização que passou raspando a trave.

VIRADA!! Aos 34 minutos, a Portuguesa virou o jogo com Danilo Pereira aproveitando a bobeira da defesa do São Bento. Lusa na frente: 3×2. Sem se acomodar na partida, a Lusa seguiu no campo de ataque do adversário, com muito volume. Claramente os donos da casa sentiram o gol lusitano. Com o fim chegando, se tornou um jogo muito nervoso, com muitos erros, destaque para os derrotados até então, tanto que, aos 46 minutos, Léo Costa levou cartão vermelho após falta violenta e terminou com o 3X2.

FICHA TÉCNICA

Estádio Walter Ribeiro

Início às 16h do dia 7 de agosto de 2021

10ª rodada do Campeonato Brasileiro Série D

Escalações

Portuguesa: Dheimison; Lenon, Willian Magrão, Fernando Lombardi (Gilberto Alemão) e Marco; Marzagão, Caíque (Felipe Souza) e Danilo Pereira (Walfrido); Lucas Douglas, Tito (Miguel Augusto) e Cesinha (Matheus Serafim).
Técnico: Fernando Marchiori

São Bento: Cleber Alves, Makelele, Fellipe Ferreira, Douglas Mendes e Alysson (Marcelo Sendeski); Fraga, Kayan (Marcus Uberaba), e Kadu; Judson (Léo Costa), Ayrton (Igor Bolt) e Anderson Cavalo.
Técnico: Alan Dotti

Arbitragem: Halbert Luis Moraes Baia (AM) apitou a partida, com as duas assistentes Leandra Aires Cossete (SP) e Patricia Carla de Oliveira (SP), além de Daniene Caroline Muniz dos Santos, como quarta árbitra.

9 comentários

  1. Resultado ótimo, mas ainda deve em termos de desempenho (a segunda metade do jogo foi melhor, como já mencionado pelos amigos). Foi muito tempo treinando antes da estreia e muitas rodadas até agora. Tem que apresentar algo de mais qualidade em campo. Teremos três fases de mata-mata até chegarmos à semifinal que garante o acesso. Precisamos somar o máximo de pontos possíveis nesta fase para evitar ter que decidir a vida nos gramados horríveis que vemos espalhados pelo Brasil. Foco, moçada. Vamos subir, Lusa!

  2. Pra quem assistiu o terceiro gol na TV eu acho o lance mostra como é importante lutar em campo. Era uma bola recuada ao goleiro do S. Bento e o jogador da Lusa mesmo estando longe continuou e apertou a marcação enquanto outros jogadores avançaram e tomaram a bola do zagueiro do São Bento que recebia o passe do goleiro. Isto é mudança de postura.

  3. O time é líder do campeonato, tá se encaixando aos poucos e a gente vai continuar pedindo a saída do treinador? Vai colocar quem no lugar melhor que ele pra pegar o bonde andando?

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here