Foto: Reprodução El Gráfico

Torcedor fanático do San Lorenzo, o papa Francisco tem como ídolo de infância o ex-atacante René Pontoni. Mas você sabia que o jogador argentino já atuou na Portuguesa?

Em março de 1952, após passagens por Newell’s Old Boys-ARG, San Lorenzo-ARG, Santa Fé-COL e Deportes Quindío-COL, o atacante, aos 32 anos, fechou com a Lusa para atuar em um dos melhores times da história rubro-verde. A Portuguesa conquistou a Fita Azul em 1951, 1953 e 1954 e o Rio-SP em 1952 e 1955.

Pontoni disputou 17 partidas com a camisa da Lusa entre 1952 e 1953 e anotou cinco gols (confira os jogos ao fim do texto). O último gol da carreira do jogador, inclusive, foi pela Portuguesa, em amistoso diante do Bandeirante-SP que terminou empatado por 2 a 2.

“De São Paulo, lembro quando ele falava que o time era muito bom e que a cidade era muito gostosa, cheia de italianos, de boa comida, se era assim nos anos 1950, imagino hoje”, disse René Pontoni, neto homônimo do atacante, à coluna de Tales Torraga, no UOL.


“Como meu avô era inquieto e gostava de sair, com certeza pôde conhecer bem a cidade”, concluiu, aos risos.

Em 1975, a revista portenha El Gráfico tratou Pontoni da seguinte forma ao escalá-lo na seleção argentina de todos os tempos: “Foi o atacante mais sutil, preciso e brilhante da história argentina”.

O jogador morreu de infarto em 1983, aos 63 anos, em Santa Fé, sua cidade natal.

Confira os jogos em que René Pontoni marcou com a camisa da Lusa:

Portuguesa 5 x 3 Palmeiras – 1 gol – Pacaembu – Taça Cidade de São Paulo
Portuguesa 2 x 2 Palmeiras – 1 gol – Pacaembu – Campeonato Paulista
Portuguesa 4 x 2 XV de Jaú – 1 gol – Pacaembu – Campeonato Paulista
Bandeirante-SP 2 x 2 Portuguesa – 2 gols – Birigui – Amistoso

1 comentário

  1. Torço para Lusa Paulista desde 1.957 – sou paulista de José Bonifácio – precisávamos fazer uma campanha ( $ ) para voltarmos às primeiras séries – fica a sugestão – moro no Paraná .

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here