Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA

A Portuguesa volta ao cenário nacional em 2021 e, embora a Série D do Campeonato Brasileiro comece apenas em maio, o torcedor lusitano já vive a expectativa de quem serão os adversários. No fim de semana, foram definidos os acessos para a Série C na atual edição, com Mirassol e Novorizontino conseguindo subir para a terceira divisão. Classificados para a Série D de 2021, os clubes que ascenderam deixam as vagas com Ferroviária e Inter de Limeira.

De todas as vagas na Série D, faltam definir apenas os representantes de Amazonas, Tocantins e Goiás. Apesar disso, já há como projetar quais serão os adversários da Lusa na primeira fase da competição nacional em 2021.

Como o campeonato terá cinco paulistas – além da Portuguesa, participam São Bento, Santo André, Ferroviária e Inter de Limeira – , a CBF deverá dividir três paulistas em um grupo e outros dois em outra chave. Esse ano, por exemplo, a entidade separou São Caetano e Novorizontino em um grupo e Ferroviária e Mirassol em outro, não obedecendo um critério de regionalização. Enquanto os dois primeiros enfrentaram os times de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, os outros dois jogaram contra cariocas e paranaenses.

Sendo assim, as prováveis chaves da Série D de 2021 terão:


Grupo A7*
SP 1
SP 2
SP 3
Boavista-RJ
Madureira-RJ
Bangu-RJ
Cascavel-PR
Cianorte-PR
Rio Branco-PR

*um dos paulistas ou um dos cariocas devem ser deslocados para os grupos A5 ou A6, que reúnem equipes do Espírito Santo, Bahia e Centro-Oeste.

Grupo A8
SP 4
SP 5
Caxias-RS
Esportivo-RS
Aimoré-RS
Marcílio Dias-SC
Juventus de Jaraguá-SC
Joinville-SC

12 comentários

  1. Se a CBF for seguir o mesmo critério que utilizou em 2020 para os rebaixados da Série C 2019, o São Bento ficar no grupo 6 e os outros 4 paulistas serão divididos nos grupos 7 e 8. Acredito que a Lusa ficará no grupo 8 com os gaúchos e catarinenses, pois o campeão da copa paulista, na maioria das vezes cai no último grupo dos paulistas nessas divisões da primeira fase.

  2. Bom dia !
    Pessoal
    A Portuguesa precisa de um Patrocinador forte que segura bom jogadores um multi nacional que ponha o time pra frente, não que a Portuguesa não queira isso pelo contrário,quer,..
    Só assim a Portuguesa vai ter um time a altura dos principais time de São Paulo para poder bater de frente com eles,colo eu escrevi e reescrevo não que a Portuguesa não quer subir e disputar com os times da série principal falta um patrocínio forte a altura dos principais time .
    Esse e o meu ponto de vista,..
    E a Portuguesa tem nome tem história pra ter um time assim como era .

  3. Acho que antes de tudo, temos que dar apoio a está diretoria, que já provou que é competente e vencedora. Acredito que o nosso presidente sabe que o time precisa de um patrocinador forte, isso não é fácil, pegar um clube desacreditado moralmente e financeiramente. Já provou que é copetente e sabe administrar em todas as áreas do clube. Então vamos torcer e apoiar a nossa querida LUSA .

  4. A LUSA tem tudo para levantar a moral no futebol brasileiro. Basta essa diretoria QUENTE QUE ESTÁ NO PODER saber mexer seu prestígio junto a grandes patrocinadores para o caldeirão luso ferver e reconquistar seu lugar no Brasileirão. É só querer. FORÇA, LUSA!!!
    João Rocha – [email protected] – Torcedor 100% Lusa em Arapiraca – AL.

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here