Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA

A Lusa está de volta aos torneios nacionais! Nesta quarta-feira, a Rubro-Verde derrotou o São Bernardo por 3 a 0, gols de Maykinho, Adilson Bahia e Geovani, somando 4 a 1 no placar agregado e garantindo uma vaga na final da Copa Paulista 2020.

O adversário será o Marília, que eliminou o XV de Piracicaba na outra semifinal com placar agregado de 3 a 2. O vencedor escolhe entre uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro ou na Copa do Brasil. O vice-campeão fica com a vaga preterida. Por ter melhor campanha, a Portuguesa decidirá o título no Canindé, provavelmente na próxima quarta-feira (23). O jogo de ida está previsto para acontecer no fim de semana. A FPF ainda irá confirmar as datas e horários. O NETLUSA transmitirá os dois jogos com narração de Gomão Ribeiro.

Antes da bola rolar, jogadores do São Bernardo entraram com uma faixa com o escudo do clube, da Lusa e com a mensagem ‘Pra Sempre Veiga’, homenageando Marcelo Veiga, vítima da Covid-19 falecido na segunda-feira. Ele comandou o time aurinegro na primeira rodada da competição, antes de ser internado na Santa Casa de Bragança Paulista. Também acometido pela doença, Fernando Marchiori, técnico da Portuguesa, esteve afastado do comando nesta partida mesmo sem apresentar sintomas graves. Além disso, a torre do lado esquerdo oposto às cabines de imprensa não ligou. Foi preciso desligar toda a energia do estádio para que tudo se normalizasse e o jogo pudesse começar.

Exatamente às 19h48, quase uma hora depois do previsto, o jogo teve início. Logo aos dois minutos, Maykinho sofreu falta. Diego Jussani bateu forte e obrigou Gabriel Gasparotto a desviar a bola para evitar o gol. No minuto seguinte, boa troca de passes do time rubro-verde. Caíque achou Willian Magrão, que tocou para Maykinho do lado esquerdo da grande área. O atacante tentou fazer o cruzamento, mas contou com desvio no zagueiro Ferreira, que matou o goleiro do São Bernardo. Portuguesa 1 a 0.


O gol animou ainda mais a Lusa, que quase chegou ao segundo, novamente com Maykinho. Após receber passe de Raphael Luz nas costas da defesa, ele invadiu a área, mas acabou chutando para fora. Depois foi a vez de Geovani arriscar de longe e novamente colocar o goleiro adversário para trabalhar. Na cobrança de escanteio, Jussani conseguiu ganhar pelo alto, só que faltou força para ampliar o marcador.

Dominando completamente a partida, a Portuguesa marcou o segundo gol aos 10 minutos. Após bela jogada individual de Geovani, o atacante chutou de fora da área. O goleiro Gabriel Gasparotto espalmou, mas Adilson Bahia, oportunista, apareceu sozinho e finalizou para fazer 2 a 0 para a Lusa. Foi o sexto gol do atacante na Copa Paulista, que está atrás apenas de Gustavo Nescau, do Marília, que marcou oito vezes.

Após conseguir controlar mais a posse de bola, a Portuguesa viu o São Bernado crescer. A primeira chegada do time aurinegro aconteceu aos 19, quando Pará arriscou de longe e viu a bola bater em Diego Jussani no meio do caminho. Aos 24, Antonio Gamaroni não conseguiu alcançar uma bola que passou pela pequena área após escanteio.

Ainda no primeiro tempo, Adilson Bahia teve duas chances. A primeira, aos 34, após cruzamento que o camisa 9 não conseguiu dar direção à bola. A segunda, no minuto seguinte, quando tentou chutar da entrada da área e errou o gol. A última chance aconteceu já nos acréscimos. Após cruzamento de Jussani, Walfrido tocou de cabeça e assustou o goleiro adversário, que apenas olhou a bola passar ao lado do gol.

Com Léo Jaime no lugar de Natan, o São Bernardo mostrou que seria mais ofensivo no segundo tempo. Logo aos dois minutos, Pará cobrou falta e exigiu a primeira grande intervenção de Dheimison. Na sequência, a cobrança de escanteio foi feita para a pequena área e a bola só não entrou porque Johnny furou.

A Portuguesa, porém, precisou de apenas uma jogada para matar o jogo. Aos sete minutos, Geovani fez jogada similar à do segundo gol. O atacante recebeu na ponta direita e foi driblando os adversários até ficar de frente para o gol na meia-lua para finalizar. Dessa vez, porém, Gabriel Gasparotto não conseguiu fazer a defesa e a bola entrou sem rebote.

Atrás do placar, o São Bernardo buscou o gol de honra. A melhor chance aconteceu aos 21, com Léo Jaime chutando forte de dentro da área. A bola desviou na zaga e passou ao lado do gol de Dheimison. Com o duelo praticamente decidido, os dois times até buscaram mexer no placar, mas as chances não foram efetivas. Às 21h38, o árbitro Vinicius Gonçalves Dias Araújo apitou e a Portuguesa ficou com a vitória por 3 a 0, a vag ana final e o retorno ao cenário nacional.

Ficha técnica
Portuguesa 3×0 São Bernardo (4×1 no agregado)

Semifinal da Copa Paulista – Jogo de volta
16/12/2020 – 19h
Estádio Oswaldo Teixeira Duarte, o Canindé, em São Paulo.

Portuguesa: Dheimison; Jeferson Feijão, Diego Jussani, Willian Magrão e Vinícius Silva; Caíque (Raphael Toledo 8’2ºT), Walfrido (Patrick 16’2ºT) e Raphael Luz (Roger Gaúcho 43’2ºT); Geovani (Joãozinho 43’2ºT), Adilson Bahia e Maykinho (Lucas Douglas 16’2ºT). Técnico: Genilson França.

São Bernardo: Gabriel Gasparotto; Lucas Mota, Ferreira, Leandro Amaro e Pará; Rodrigo Souza, Natan (Léo Jaime, no intervalo) e Marcelinho; Antonio Garamoni (Grafite 11’2ºT), Gionotti (Thiago Primão 11’2ºT) e Johnny. Técnico: Sérgio Ricardo.

Gols: Maykinho (2’/1ºT), Adilson Bahia (10’/1ºT) e Geovani (7’/2ºT)

Cartões amarelos: Maykinho (22’/1ºT) para a Portuguesa; Rodrigo Souza (44’/1ºT) e Ferreira (38’/2ºT) para o São Bernardo.

Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias Araújo
Assistentes: Anderson Jose de Moraes Coelho e Alex Ang Ribeiro

15 comentários

  1. Graças a Deus, estamos voltando. Parabéns aos jogadores, comissão técnica, funcionários, diretores, presidente e toda maravilhosa torcida rubro-verde. Vamos comemorar o retorno às competições nacionais no ano do Centenário. Viva a Lusa!!!

  2. Era disso que estávamos falando!! Jogar sem medo, com vontade e pra cima que o resultado vem! Parabéns a diretoria, comissão técnica e jogadores, mas principalmente parabéns para os torcedores da portuguesa que não abandonaram o clube quando batemos no fundo do poço. E que mesmo com resultados negativos, voltavam no jogo seguinte para acompanhar e empurrar esse time. Voltamos ao cenário nacional , mas queremos o brasileiro! Faltam 2 jogos! #queremosacopa

  3. Kd os torce contra??? Esses ratos são tão incompetentes que nem pra secar servem!!! “”Nossa Lusa”” está no caminho certo, presidente, comissão, jogadores e torcida estão de parabéns!!!

  4. Parabéns ao Presidente Castanheiras, a comissão técnica que montou esse excelente elenco, bons jogadores que com muita raça e dedicação conseguiram chegar a final contra o Marilia, temos que enaltecer os torcedores que em nenhum momento jogou a toalha e sempre empurrando o time. Agora rumo ao titulo da Copa Paulista pois ano que vem estaremos com muito orgulho na série D e vamos subindo degrau por degrau rumo ao cenário da série A. Mais uma vez Parabéns minha Lusa !!!

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here