Torcedor do Penapolense é flagrado imitando um macaco para Léo Pereira (Foto: Reprodução/TV TEM)

A vitória da Portuguesa sobre o Penapolense por 1 a 0, no último sábado, foi marcada por um episódio lamentável fora das quatro linhas. Um torcedor do clube de Penápolis foi flagrado cometendo ato racista contra o lateral direito Léo Pereira.

No fim do jogo, o torcedor imitiou um macaco após o camisa 1 cometer uma falta e receber o cartão amarelo. Ao fim da partida, Léo Pereira foi até o alambrado discutir com o torcedor. O episódio não foi relatado na súmula pelo árbitro Rafael Gomes Félix da Silva. De acordo com a assessoria rubro-verde, o lateral direito não deve registrar um boletim de ocorrência.

“Um ser humano babaca que faz isso. Nos dias de hoje, o ser humano é igual. O Léo é um ser humano maravilhoso, se eu sou ele não dou importância para isso. Não é cor, o branco, negro, amarelo, azul que muda. Esse cara [torcedor] para mim não merece nem comentário. A justiça divina vai colocar ele no devido lugar”, disse Fernando Marchiori, técnico da Lusa.

O presidente do Penapolense, Nilso Moreira, lastimou o ocorrido e disse que tentará identificar o agressor. “Repudiamos totalmente o episódio como também qualquer outro ato envolvendo homofobia, violência ou racismo. Somos contra, como sempre fomos. Não estamos no futebol para arrumar inimizade, mas para unir os povos e fazermos amigos. O clube tentará identificar o torcedor e exigir que publicamente faça o pedido de desculpa e perdão para o atleta e a todos os envolvidos”, afirmou.


Léo Pereira foi vítima de racismo (Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA)

Após o episódio, a diretoria da Portuguesa divulgou uma nota de repúdio e lamentou o ocorrido no estádio Tenente Carriço.

Confira a nota na íntegra:

A Associação Portuguesa de Desportos vem a público declarar seu irrestrito apoio e carinho ao atleta Leonardo Pereira dos Santos, conhecido por nosso torcedor como Léo Pereira. Um jogador que tem demonstrado todo seu amor, toda sua dedicação e toda sua alegria vestindo a camisa do Clube.

Infelizmente, no último sábado (22), ele sofreu de um dos crimes mais cruéis que assola nossa sociedade atualmente. Durante a partida contra o Penapolense, indivíduos que se dizem torcedores o agrediram com gestos e palavras de cunhos raciais como “macaco”. Após a partida, Léo ainda tentou dialogar com seus agressores, mas foi impossível remediar a situação imposta no estádio Tenente Carriço.

A Portuguesa lamenta que, 100 anos depois de sua fundação, ainda tenha que conviver com esse tipo de agressão, ainda mais em estádios de futebol. Nós pregamos o respeito ao próximo e por essa razão, respeitamos a decisão do nosso jogador, bem como de sua família, de não se pronunciar sobre o ocorrido. Apenas o agredido tem direito de saber o que fazer e como reagir, nosso papel é defendê-lo e respeitá-lo.

Porém, como Clube esportivo em seu ano de Centenário, a Portuguesa repudia todo e qualquer ato de preconceito praticado em qualquer ambiente, contra qualquer pessoa. Em 2020, não há mais espaço para preconceitos.

Nosso apoio e nossa solidariedade ao Léo Pereira.

TODOSCONTRAORACISMO

Veja também:

3 comentários

  1. Nota de repúdio ??????
    Tem que representar na FPF.
    O jogador pode não querer , mas tem que tocar o ferro na penapolense.
    Se fosse um torcedor da leões da fabulosa, eles representariam, a Lusa perdia pontos, mando de campo, era multada e a rede lixo de televisão mostrava no jornal nacional e pedia que os pontos da Lusa fossem para o fluminense.
    Tem que botar prá f*der.
    Chega de ser capacho, codorna.
    Diretoria bunda mole, fraca….

  2. Diretoria fraca, sem expressão.
    Somos zoados até pelos caipiras, e divulgam nota de repúdio.
    Parecemos capacho, todo mundo zoa com nossa cara…
    Marca logo um amistoso contra o fluminense, e entrega um troféu pra eles….
    E outro para a CBF.
    Diretoria frouxa….

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here