Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA

A Série D do Campeonato Brasileiro pode ter um novo formato a partir de 2023. De acordo com notícia veiculada pelo Portal Futebol Interior, o Santa Cruz estaria por trás de uma articulação para mudar o sistema de disputa a partir da segunda fase. A Federação Pernambucana de Futebol já teria entregue um documento para a CBF fazendo a sugestão da troca do mata-mata por pontos corridos.

LEIA TAMBÉM: Quartas de final da Copa Paulista terá a utilização do VAR Light

Atualmente, a Série D tem uma priemira fase disptuada em 14 datas, com os 64 clubes divididos em oito grupos de 8 times, que jogam em turno e returno entre eles. A partir da segunda fase, os confrontos são eliminatórios.

Foi dessa forma que a Portuguesa, quando disputou em 2021, acabou eliminada pelo Caxias-RS após liderar o seu grupo na fase inicial.


A nova proposta não deixa claro, porém, se os pontos corridos da segunda fase seriam formados por grupos de 4, 8, 16 ou um único com os 32 classificados.

Desde que a Série D foi criada, em 2009, as fases decisivas são feitas em modelo eliminatório, ao contrário de quando a Série C era a última divisão.

Vaga na Série D

A Portuguesa ainda busca sua vaga na Série D de 2023. Para isso, o clube precisa chegar na final da Copa Paulista, torneio que dá uma vaga na última divisão nacional ou na Copa do Brasil.

A Lusa volta a campo neste sábado (10), quando enfrenta o Desportivo Brasil, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Paulista. A partida está agendada para as 20h, no estádio do Canindé, e terá transmissão do NETLUSA (apenas áudio).

30 comentários

  1. Sempre gostei da ideia de mudança na Série D. Sugiro segunda fase 8 grupos de 4. Classificando 2 de cada grupo. Terceira fase 4 grupos de 4. Quarta fase 1 grupo de 8

  2. Acho que seria a salvação do futebol de um grupo menos previlegiados no verdadeiro Campeonato Brasileiro onde é representada por todas federações, a saudação destes Clubes em ter um calendário maior durante o ano.

  3. Pra fazer novos grupos com 8 na segunda fase, o certo seria só as duas melhores equipes de cada grupo avançarem de fase. Aí teremos as 16 melhores equipes, de fato, avançando. Classificar metade dos times para a segunda fase é ridículo.

    • Nem sempre! Esse ano nosso time era horrível, mais voubtw dar o exemplo do retro clube aqui de Pernambuco… foi o melhor time de toda a competição, e foi eliminado exatamente pelo Santa Cruz, que posteriormente foi eliminado pelo toca tocantinopoles, que foi eliminado pelo São Bernardo! Agora quem é o tocantinopoles em comparação a Santa Cruz e portuguesa? Com todo respeito… os times menores por não ter tanta pressão tendem a jogar melhor no mata mata, se ganhar vai ao céu, se perder qual cobrança tem? Agora imagina a situação de clubes com torcidas e histórias no futebol brasileiro?

  4. Segunda Fase 16 clubes em 2 grupos pontos corridos

    Terceira Fase dois grupos de 8 pontos corridos

    Fase Final os 4 que subir para a Série C disputa entre eles para ver quem é o campeão da Série D

    Ou fazer a Série D com 20 clubes pontos corridos, criar a Série E com o mesmo moldes da Série D, atualialmente e para futuro Série F1 e Série F2.

  5. Esse modelo atual é mesmo uma distorção. Vide o exemplo da Lusa em 2021. Séries C e D deveriam ser apenas por pontos corridos, como nas séries A e B. Esperamos ver a Gloriosa em breve no cenário nacional.

    • O América de Natal ficou 5 anos sofrendo com eliminações para times ridículos de futebol amador esse time do america de natal que subiu este ano é o pior que disputou a Serie D desde quando o america caiu para a Serie D pode ver nos anosanteriores o time dava espetáculo e caia nos mata mata, Raça Determinação e Muita Sorte porque na Serie d time bom não sobe.

  6. Eu manteria o formato da primeira fase igual, só mudaria a segunda fase, ao invés de mata mata, dividia os 32 clássicados em dois grupos de 16, jogando todos contra todos dentro do seus grupos em turno unico, Os campeões de cada grupo garantindo o acesso, do segundo ao quinto jogaria de cada grupo faria um playoff pra definir os outros dois que ascendem pra série C

  7. Sugiro copiar o modelo do campeonato carioca onde o time que cai sobe de novo no mesmo ano e quem sobe passa por uma seletiva podendo cair de novo kkkkkk um barato e geralmente esse país costuma copiar tudo de ruim mesmo que o RJ cria então seria perfeito kkkkk

  8. Bendita hora que a Portuguesa caiu principalmente da Série C para a complicada série D ( a série D é complicada pra entrar nela quem está sem divisão e veja o caso da lusa que nos últimos anos só se classificou uma vês pra série D e este ano só o milagre pra entrar na série D novamente em 2023 e quando um time já está na série D e se não subir
    pra C ( a lusa não subiu em 2021 ) tem novamente sofrer com o calvário pra entrar na série D novamente . E prá subir pra série C também é muito complicado.

  9. Não vai pra frente essa ideia. Os times da Sedie D tem recursos limitados. Como irão fazer para pagar traslados, hotéis, durante quase meio ano? Se for nos moldes da Série A, esquece.

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here