Receba as principais notícias da Portuguesa no seu WhatsApp!
O presidente da CBF, Samir Xaud, negou qualquer plano para a criação de uma Série E do Campeonato Brasileiro. A declaração foi dada na última sexta-feira (15), durante visita a Balneário Camboriú (SC), onde esteve acompanhado dos tetracampeões Branco e Bebeto. Segundo Xaud, a prioridade da entidade é investir mais nas competições atuais e apresentar, em 60 dias, o novo calendário para 2026.
+ Cauan de Almeida se despede da Portuguesa após a eliminação na Série D
“Série C e Série D são totalmente pagas pela CBF. O que nós vamos fazer é investir mais nos campeonatos. […] Em nenhum momento falei no meu discurso sobre Série E. Isso foi levantado por parte da imprensa”, afirmou o dirigente, reforçando que o objetivo é valorizar torneios que antes recebiam menos atenção.
Apesar da negativa sobre uma nova divisão, a expectativa nos bastidores é de que a Série D passe por um aumento no número de participantes para 2027. O formato mais provável prevê 96 clubes na disputa, com os 32 melhores de cada edição garantindo vaga automática no ano seguinte. A informação foi antecipada em julho por Rogério Siqueira, presidente do ASA-AL e representante da Série D na Comissão Nacional de Clubes.
Por conta da campanha no Campeonato Paulista deste ano, a Portuguesa já tem vaga assegurada para a Série D em 2026.
Leia também:
- Notas da torcida: avalie os jogadores da Lusa na vitória sobre o América-RJ
- Bruno Bertinato valoriza classificação e defesa de pênalti após goleada da Lusa
- Confira as estatísticas de Portuguesa 4 x 1 América-RJ
- Cadorini celebra gols e destaca confiança após goleada da Portuguesa na Série D
- Fesan detalha escolhas no time titular e exalta reação da Portuguesa no Canindé
Faça parte do Clube NETLUSA e apoie o jornalismo lusitano independente.







