Receba as principais notícias da Portuguesa no seu WhatsApp!
Revelado pela Portuguesa, o goleiro Tom, de 33 anos, passou por um episódio lamentável na última quinta-feira (20), quando foi vítima de racismo de torcedores da Portuguesa Santista, seu próprio clube.
+ Clubes de Minas e do Rio monitoram Eduardo Biazus, revela Nicola
O arqueiro relatou insultos racistas o chamando de “macaco” e “preto”, constatados pela arbitragem. A arbitragem percebeu, o jogo ficou paralisado por 25 minutos e foi encerrado em seguida, com a derrota da Briosa por 3 a 0 para o São José, no Estádio Ulrico Mursa, pela Série A2 do Paulistão.
Depois da partida, Tom se manifestou em desabafo nas redes sociais. O veterano questionou até quando casos do tipo irão se repetir e citou o Rei Pelé, que na mesma cidade se consagrou com a camisa do Santos. No texto, ele ainda ressaltou que é preciso seguir na luta para que a “cor da pele não seja motivo de inferiorização das pessoas”.
“Não cabe repetir aqui o que ouvi dentro de campo para me desmerecer. Entendo que nenhum torcedor é obrigado a gostar de algum atleta. A pressão, a cobrança, tudo isso faz parte do futebol. Mas até quando iremos viver casos deste tipo? Até quando este tipo de crime será levado adiante? A poucos metros de Ulrico Mursa, o maior jogador de todos os tempos, o rei Pelé, um negro, fez a alegria de todos os brasileiros através deste esporte. Temos de seguir na luta para que a cor da pele não seja motivo de inferiorização das pessoas, não só no esporte mas na sociedade em geral”, postou o goleiro.
SITUAÇÃO DELICADA
Os ânimos estão exaltados na Portuguesa Santista com a péssima campanha na segunda divisão estadual. O time, com a última derrota, entrou na zona de rebaixamento, na 15ª colocação, com apenas nove pontos somados, restando quatro rodadas para o término da fase de classificação.
Leia também:
- Bruno Bertinato valoriza classificação e defesa de pênalti após goleada da Lusa
- Confira as estatísticas de Portuguesa 4 x 1 América-RJ
- Notas da torcida: avalie os jogadores da Lusa na vitória sobre o América-RJ
- Cadorini celebra gols e destaca confiança após goleada da Portuguesa na Série D
- Fesan detalha escolhas no time titular e exalta reação da Portuguesa no Canindé
Faça parte do Clube NETLUSA e apoie o jornalismo lusitano independente.







