Maurício Capela: A matemática torce para Lusa

Com as derrotas de Red Bull Bragantino e Ituano, a torcida da Portuguesa pode sacar a calculadora do bolso e começar a somar, porque há uma luz enorme ao fim do túnel: em tempo, como tudo não é perfeito no caminho rubro-verde, a presidência resolve cometer a insanidade de manter o ingresso a R$ 60,00

24
Foto: Fernanda Luz/Ag Paulistão

A conta não é simples. Mas há esperança. Ainda que difícil e complexa, mas há esperança. Olhando a tabela de classificação com alguma atenção, nota-se que a combinação de resultados poderá favorecer a Portuguesa nessa reta final do Paulista A1, principalmente depois que o Ituano perdeu para o São Bernardo em casa por 2 a 0 na noite desta quarta-feira, em jogo atrasado da oitava rodada do torneio. Essa partida não se realizou naquela oportunidade, porque fortes chuvas atingiram Itu (SP).

+ Sequência de 7 jogos sem vencer é a pior da gestão Castanheira

Com isso, é hora de pegar a máquina de calcular e começar a projetar com a tabela debaixo do braço. Além de precisar vencer a disputa direta diante do São Bento, no Canindé, no próximo domingo à noite, a equipe rubro-verde vai precisar contar com o interesse do Red Bull Bragantino, que briga para garantir a classificação no Grupo A do Paulistão. Ainda mais depois da derrota para o Palmeiras por também 2 a 0, ontem à noite, no Allianz Parque.

Dessa forma, então, o time de Bragança Paulista terá todo interesse, primeiro, em vencer o Ituano em seu estádio e depois sair com toda disposição para encarar o São Bento longe de seus domínios na última rodada. Ou seja, há uma chance real de o São Bento estacionar nos nove pontos ganhos até aqui na competição. Sem esquecer que o Ituano vai encarar o Santos, em Itu, tendo o time da Baixada brigando por classificação no mesmo grupo A do Bragantino. Trocando em miúdos, o Ituano poderá sim ficar com esses mesmos nove pontos, projeções que por si só já são verdadeiros milagres.

Outra equipe que vai requerer jogar muita bola é a Ferroviária. O time vai encarar o Palmeiras fora de casa, fechando sua participação diante da Internacional de Limeira em Araraquara, num confronto direto. A Inter, além desse jogo, também vai precisar se esforçar diante do Guarani em casa, que não pode ainda dizer que está fora do rebaixamento, porque vai fechar sua participação no Paulista A1 diante do Palmeiras no Allianz Parque. E tanto Inter, quanto Guarani têm 10 pontos cada.

Em outras palavras, ainda que tenha feito uma campanha vexatória, a Lusa ainda poderá se safar com alguma dignidade nesse Paulistão, mesmo tendo que enfrentar o Mirassol na última rodada fora de casa. Nessa história, a única ajuda é que o time de Mirassol poderá estar eliminado do certame na 12ª e derradeira partida.

Diante de tamanhos milagres, repito, milagres, vou tomar a liberdade de fazer algumas projeções. Aposto que a Lusa somará 10 pontos no certame, ao passo que Internacional de Limeira e Guarani teriam cada um 11 ao término da primeira fase, bem como a Ferroviária. E São Bento e Ituano, frente aos desafios complicados, acabariam por serem rebaixados, cada um com 9 pontos.

Agora, o duro nessa matemática toda é contar com a Portuguesa. É duro demais. A equipe mostrou pouca evolução até aqui. Tem dificuldades em manter o nível de marcação de um jogo para outro, sendo que o ataque pouco incomoda o adversário. Às vezes, tenho cá a impressão de que se ela jogar por uma semana consecutiva contra qualquer uma dessas equipes, ainda assim o gol não irá sair a seu favor. Uma lástima.

Portanto, em que pese que a matemática tenha jogado a isenção para escanteio e vestido verde-vermelho nessa reta final do Paulistão, o time de Gilson Kleina não vai se livrar por osmose do rebaixamento. Precisará fazer por onde e é aí que só resta um caminho: o de mudar e mudar radicalmente o time titular. Não é mais possível atuar dessa maneira. De forma alguma. Assim como também é impossível crer que a diretoria mantenha esse ingresso a 60 reais. Impossível. E como esses dois casos tratam de milagres. Meu conselho é: oremos!

* Maurício Capela é jornalista há 28 anos. Comentarista, já trabalhou em diversos veículos, como RedeTV!, 105 FM, Tropical FM, Veja, Valor, Gazeta Mercantil.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do NETLUSA


guest
24 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
SILVINO
SILVINO
1 ano atrás

Em relação ao preço do ingresso, esta na cara que o “grande entendedor de futebol” não confia no time e quer a torcida longe para não ter pressão. É um grande FDP isso sim.
Em relação a matemática, difícil mesmo é acreditar nesse time que até aqui não mostrou absolutamente nada, ou seja, estamos fud&@$%¨.
Acho que só um milagre nos salva da A2.

jose figueiredo amaral
jose figueiredo amaral
1 ano atrás

Quando chegou ao Brasil o Cabral falou, futebol é uma caixinha de surpresa. Portanto não vamos cair

Geraldo de Moura Neto
Geraldo de Moura Neto
1 ano atrás

A matematica é simples 2 vitórias não cai,… uma vitória e um empate no ultimo jogo é MUUUUito provavel que caia, a grade questão é que é muito dificil de acreditar que esse time vá ganhar 2 seguidas.
Eu acredito que todo o torcedor que ainda hoje torce para a Portuguesa é realmente um torcedor fanatico e sofrido que nunca vai abandonar a instituição Associação Portugiesa de Desportos, então estaremos todos na torcida,… sem acreditar mas estaremos na torcida!

Eduardo Pires
Eduardo Pires
1 ano atrás
Responder para  Geraldo de Moura Neto

Geraldo vc disse tudo!!!

Mauro Gomes
Mauro Gomes
1 ano atrás
Responder para  Geraldo de Moura Neto

Assino embaixo

joão paiva lopes
joão paiva lopes
1 ano atrás

O maior problema vai ser a Portuguesa jogar uma coisa chamada futebol.
Até agora não mostrou nem sinal desse esporte.
Vai precisar jogar nesses dois jogos finais tudo aquilo que até agora não jogou.

Jose
Jose
1 ano atrás

É isso ai João Paiva, o grande problema nisso tudo é o time, quando um time é ruim, ganha 1 jogo e perde 2,(se fosse assim a lusa teria 9 pontos, como o time é péssimo e foi montado pelo presidente que tá ai, tem 6 pontos e não ganha de ninguém.

Rodrigo Antônio
Rodrigo Antônio
1 ano atrás

Thomazella, Pará, Robson, Patrick e Fabiano. Tauã, Hudson e Daniel Costa. Misael, paraíso e João Victor. Faça alguma coisa diferente, Gilson kleina. Quem faz sempre as mesmas coisas, colhe sempre os mesmos resultados.

Mauro Gomes
Mauro Gomes
1 ano atrás
Responder para  Rodrigo Antônio

Gostei Rodrigo. Eu comecaria sim com o Misael. Velocidade. Mas nao tem jogado. A chave para esse jogo e o modo de jogar. Eu acho que comeca o jogo e coloca todo mundo para frente sufocando o Sao Bento. Nao deixando eles sairem. Faz isso uns 20 mins. Ai deixa os jogo acalmar uns 10 mins. E depois comecar a correria novamente ate o final do primeiro tempo. Ficar emcima dos caras o tempo todo. Mesma postura no segundo tempo. Independente do resultado. Sera qua aguentam?

Henrique Dos Santos Augusto
Henrique Dos Santos Augusto
1 ano atrás
Responder para  Rodrigo Antônio

Concordo contigo também Rodrigo e vejo sensatez na análise do Capella.

Porém temos um problema bem sério;

Nossos 3 rivais diretos que estão no grupo dos Gambas, além de brigarem pra não cair, ainda brigam pela classificação.

Eu até boto fé que contra o São Bento iremos finalmente desencantar, mas talvez só isso não baste.

Domingo a noite é Rosário e calculadora em ação

Vida que segue.

Paulo Garcia
Paulo Garcia
1 ano atrás

Também acho que a lusa terminará com 10 pontos (vitória contra São Bento e empate com o Mirassol), mas não acredito que tanto são Bento como Ituano fiquem 9 pontos, um deles vai chegar aos 10 ponto e o outro deve ficar com somente 9 e cair junto com a lusa.

DINIZ DA MATA DOS SANTOS
DINIZ DA MATA DOS SANTOS
1 ano atrás

Por mais que eu torça, não acredito, ela vai ser rebaixada, esse time é medíocre.

Marcos Vasconcelos Oliveira
Marcos Vasconcelos Oliveira
1 ano atrás

Tenho muita esperança já estou com a calculadora na mão mas nosso amigo Kleina tem que mudar este time jogar com dois centroavantes e com Daniel Costa nas bolas paradas e vamos torcer por isto não podemos perder o planejamento deste ano salve nós Kleina

Paulo Rodrigues
Paulo Rodrigues
1 ano atrás

Qual planejamento? Ah o planejamento pra cair, é isso..

alex
alex
1 ano atrás

Nesse time não existe conta, estamos na A2 e pronto!
O time é ruuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiimmmmmm demaaaaaaaaaaaais.

LUSITANO
LUSITANO
1 ano atrás

A matemática pode até torcer para a LUSA mas a direção do clube, capitaneada pelo traíra e incompetente ACC, e a mulambada que veste a nossa camisa certamente NÃO! Esse é o grande problema!!!

ZE MANE
ZE MANE
1 ano atrás

Pow Lusitano ! Se fosse no velho oeste, vc teria sacado antes …kkkk.
Ia dizer exatamente a mesma coisa.
Infelizmente a matemática não entra em campo.

Fernando Duarte
Fernando Duarte
1 ano atrás

O grande problema da portuguesa é o São Bento.O resto, no momento não importa muito!! Agora, muito triste a diretoria manter o ingresso a esse valor , não dando a minima importância para a presença da torcida. Lastimável

FERA DE GUARULHOS
FERA DE GUARULHOS
1 ano atrás

O FDP DO ACC NÃO QUER A TORCIDA NO ESTÁDIO!!!! ELE SABE MUITO BEM QUE COM O TORCEDOR NO CANINDÉ VAI TER QUE CONTINUAR A SAIR PELA PORTA DOS FUNDOS E ESCONDIDO DA GALERA… QUEM DEVE, TEME!!!!! É UM MER….!!!! FALASTRÃO!!!!!

FORA ACC!!!!!!!!!!!!!!! A PORTUGUESA NÃO PRECISA DE VOCÊ!!!!!!!!!

Paulo Rodrigues
Paulo Rodrigues
1 ano atrás

É muita coisa para acontecer, pra facilitar é melhor cair logo. Não merece ficar na primeira divisão. Um presidente de bosta que monta o time uns dias antes do campeonato, e monta já querendo que a lusa apenas fique na primeira divisão, um time pra tentar ganhar dos pequenos e apanhar dos grandes. E mesmo assim não conseguiu. ACC, pede o chapéu e vai embora.

Edson
Edson
1 ano atrás

Não tenho certeza, mas Ituano e São Bento não caem juntos, porque apesar da campanha eles ainda tem chances de classificação!!!
Que campeonato louco esse!
Podemos ter rebaixamento com 9 pontos e classificados com 9 pontos também …

Eduardo
Eduardo
1 ano atrás
Responder para  Edson

Pode acontecer, sim. Porque para classificação o que vale são as posições dentro dos grupos, mas para o rebaixamento o critério é a pontuação geral.

Félix
Félix
1 ano atrás

Essa matemática na Lusa é só subtração porque os jogadores são muito ruins e esse time não ganha de ninguém e não há esperança de ganhar esses 2 jogos restantes. Vai Lusa rumo a segundona.

Gerson Lopes da Silva
Gerson Lopes da Silva
1 ano atrás

Se não me engano, no último rebaixamento, estávamos assim também, decidindo com o Mirassol…e deu mó que deu, goleada….pros caras.. Difícil escapar com esse elenco “pé de rato”, que não acerta um passe de dois metros. Enfim …torcer….torcer e torcer pelo milagre.