O ex-preparador físico da Portuguesa José Roberto Portella morreu na manhã desta quarta-feira (17), em São Paulo, aos 69 anos. O profissional não vinha bem de saúde e faleceu em decorrência de uma doença degenerativa. Seu corpo foi cremado à noite no crematório da Vila Alpina.
LEIA TAMBÉM: Reeleição, Canindé, reforços… Presidente da Lusa abre o jogo em entrevista
O profissional enfrentava problemas de saúde há mais de três anos. Em abril, ele foi submetido a uma cirurgia delicada e não se recuperou. O seu estado de saúde foi piorando e em julho acabou internado novamente.
Portella foi o preparador da Portuguesa na campanha do vice-campeonato brasileiro, em 1996, na final diante do Grêmio. O técnico daquele time era Candinho. Além disso, ele esteve à frente da preparação física da Seleção Brasileira em excursões pelo exterior, em 1970.
O preparador físico voltou à Lusa em 2017, quando ficou até o ano seguinte. Portella também trabalhou em outros clubes, como Corinthians, São Paulo, Guarani, Ponte Preta, Ituano, Bragantino, São Caetano, Atlético Mineiro, Goiás-GO, Fluminense-RJ, Fortaleza-CE, entre outros.
Pelo seu site oficial, a Portuguesa lamentou a morte do profissional. Confira a nota na íntegra:
A Associação Portuguesa de Desportos vem a público, com profundo pesar, informar a morte do professor José Roberto Portella, lendário preparador físico que por anos trabalhou em nosso Clube.
Portella sempre foi uma referência em preparação física e marcou época na Portuguesa com diversas passagens por diferentes comissões técnicas entre os anos de 1980, 1990, 2000 e mais recentemente em 2017/18. Destaque para histórica campanha que culminou com a conquista do vice-campeonato brasileiro de 1996.
Todo nosso carinho e solidariedade aos familiares e amigos nesse momento de consternação.