O presidente Antonio Carlos Castanheira falou na última sexta-feira (15) sobre a importância da montagem da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) na Portuguesa. O mandatário comentou sobre os próximos passos que estão sendo feitos pela Lusa para a estruturação do projeto e afirmou que contratou um escritório junto com o Grupo Euro17, atual patrocinador e um dos possíveis novos investidores da equipe, para desenvolver o modelo que será seguido pelo time.
LEIA TAMBÉM: Lusa prevê aumento de sócios-torcedores em mais de 300%
“A SAF a gente já aprovou. O próximo passo é abrir mesmo. Já contratei um grande escritório jurídico empresarial. A gente tem as comissões nossas que estão fazendo pesquisas. Apenas pesquisas, porque a mão na massa será feita por esse escritório que contratei, junto com o nosso grande parceiro Euro17. A Euro17 está fazendo a estruturação com a gente, o desenho, me apoiando neste projeto. É caro fazer este trabalho, é caro fazer uma diligência, levantar toda a parte de valor de marca, como está o passivo da Portuguesa“, afirmou, em entrevista ao LusaCast, o novo podcast da Lusa TV.
O comandante falou também sobre o modelo de SAF que será seguido pela Portuguesa e destacou que não será igual ao implementado em outros projetos como o Botafogo e Cruzeiro. Na Lusa, terá a cisão do futebol do clube social, além da montagem de órgãos específicos para a SAF, como um Conselho Consultivo, COF, entre outros.
“O nosso modelo será bem diferente do que os que estão sendo feitos. A gente vai fazer tipo uma cisão do futebol com o clube. Arrancar o futebol de dentro do clube que é uma coisa que eu sempre quis fazer. Vai criar o seu próprio conselho administrativo, consultivo, orientação e fiscal, regras de governança, compliance… Enfim, implantar dentro de uma empresa aberta, que é a SAF, o modelo de governança próprio que vamos discutir com o investidor. É neste ponto que a gente já começou a trabalhar, com esses profissionais que a gente acabou de contratar junto com a Euro17″, disse.
“Neste primeiro momento a gente vai, semanalmente, conversar. Já começamos nesta semana, junto com este escritório, com profissionais com um perfil jurídico e empresarial para organizar a abertura da SAF da Portuguesa. São os conteúdos jurídico, econômico e financeiro. Isso tudo leva tempo. É muita coisa para se discutir, porque você precisa deixar tudo isso ajeitado para levar para o COF e o Conselho da Portuguesa”, completou.
Sobre prazos, o cartola admitiu o desejo de já ter a SAF definida antes do final de 2022, com os novos investidores já trabalhando na montagem da equipe para a Série A1 do Campeonato Paulista. No entanto, Castanheira ressaltou que o time vai trabalhar com cautela e passo a passo, principalmente por que o clube pode ser valorizado com uma possível volta ao Campeonato Brasileiro. “A gente quer fazer no momento certo as coisas, começar a comercializar as cotas. A Portuguesa não precisa de R$ 500 milhões agora, ela não está disputando a Libertadores, não vai disputar o Mundial de Clubes. Ela precisa de um valor bom para fazer um excelente campeonato na Série A1. É isso. Passando esta fase, fazendo um bom campeonato na Série A1, voltando para o Campeonato Brasileiro, que eu espero conquistar através da Copa Paulista, a marca da Portuguesa, os patrocínios, os blocos de receita que compõem o futebol, serão outros e ai é o momento de negociar o futebol no ano que vem”, explicou.
“É fazer a coisa paulatinamente. Quem está interessado na SAF da Portuguesa e está estruturando a SAF sabe que este é o objetivo. E é legal fazer esta estrutura em conjunto com um possível investidor, para que todo mundo caminhe junto. Para que todo mundo faça a construção e a pavimentação desse assunto, pois ele não pode ter mais volta na vida da Portuguesa. A gente não pode errar. Essa tem que ser a SAF”, finalizou.
Certíssimo Presidente! É algo muito importante para ser feito de forma afobada! Vamos ser uma SAF sólida, consistente e que realmente gere bons frutos para a Lusa e para os investidores! O que é imprescindível, para o futebol do clube é ser campeão da Copa Paulista e estar no Brasileirão em 2023!!!
Só na torcida para que a SAF coloque nossa Lusa num caminho próspero.
Tudo tem que ser realmente pensado e feito com calma. Como disse o presidente, “A gente não pode errar”. SAF não é milagre. Não é porque virou empresa que vai ser campeão, subir de divisão, etc. Conversei pessoalmente com o pessoal do São Caetano. Lindo projeto, mas a implantação desta estrutura está muito difícil e o Azulão ainda lida com muitas dificuldades. Não podemos simplesmente tornar o futebol da Portuguesa uma empresa, temos que torná-lo profissional e com um projeto que vise a ampliação de visualização da marca.
Sim, como neto de português, apoio a iniciativa. Calma nessa hora. Parabéns e obrigado por cuidar da Lusa.
Vai em frente Presidente a maioria esmagadora da torcida, esta com vc
O Clube tem tudo pra trilhar um caminho de sucesso se os envolvidos deixarem o ego de lado e colocarem o profissionalismo em primeiro plano, nosso presidente está fazendo o trabalho correto e merece todo o apoio. Temos condições, por nossa localização tanto do clube como do CT de identificar e produzir craques pro mercado nacional e internacional podendo gerar receita e mudar o jogo nos tornando um clube de primeira grandeza.
Esse presidente me passa muita confiança. Apesar de alguns erros durante a temporada em que manteve o Marchiori, mas quem não erra?
Espero que ele se reeleja e torne a Lusa grande de novo. Que os abutres fiquem bem longe do Canindé.
Vai presidente, confiamos em vc.
Vai Lusa !!!
Tenho a mesma opinião, Silvino. Apesar de alguns erros no futebol, o gestão Castanheira salvou a Portuguesa da falência completa. Espero que seja reeleito. Vamos para a Série D, Lusaaaa!
Com certeza a SAF é importantíssima para o futuro da Portuguesa.. mas tem que ser uma coisa bem pensada .. não podemos correr o risco de uma empresa vir tomar conta.. mas ir embora se não der certo e deixar a Lusa .. esse é meu medo . Tem que amarrar bem esse contrato
Confio plenamente nessa gestão da diretoria da LUSA.Com os pés no chão vamos longe.E isso aí Castanheira sem afobação pra criação da SAF.
PARABÉNS PRESIDENTE.