Foto: Djalma Vassão/Agência Estado

Um dos ídolos da Portuguesa, o meia Dener completaria 50 anos hoje. Dono de um estilo único, com muitos dribles e velocidade, ele marcou sua história na Lusa enchendo os torcedores de alegria e orgulho. Relembre cinco momentos marcantes de Dener Augusto de Souza na Rubro-Verde:

1 – Copa São Paulo
Dener já integrava o elenco profissional da Portuguesa desde 1989. O ‘estouro’, porém, aconteceu na Copa São Paulo de Juniores de 1991. Ele foi o principal nome da conquista histórica. Durante o torneio, a Lusa venceu todas as nove partidas. Na final, disputada no Pacaembu, contra o Grêmio, Dener fez o primeiro gol da goleada por 4 a 0.

2 – Convocação para a Seleção
A Portuguesa sempre forneceu muitos atletas – 30 no total – para a Seleção Brasileira. Logo após a conquista da Copa São Paulo, Dener foi convocado por Paulo Roberto Falcão. Em 27 de março, ele fez a sua estreia em um jogo contra a Argentina. A segunda partida foi diante da Bulgária, quando entrou no lugar de Neto na vitória por 3 a 0 em 28 de maio. Foram as únicas partidas do meia pela seleção nacional principal. Também integrou o time pré-Olímpico em 1992.

3 – Golaço no Canindé
Ainda em 1991, Dener marcou um de seus gols antológicos. Contra a Inter de Limeira, pelo Paulistão, o meia arrancou do meio-campo, se livrou de três marcadores e tocou na saída do goleiro. Certamente se existisse Prêmio Puskás em 1991, o gol marcado em 13 de novembro estaria entre os concorrentes.

4 – Golaço antes da saída
Dener deixou a Portuguesa rumo ao Grêmio em 1993. Antes de se despedir, porém, marcou outro de seus golaços memoráveis. No Paulistão daquele ano, a Lusa enfrentou o Santos. Após estar perdendo por 2 a 0, a equipe rubro-verde virou a partida e venceu por 4 a 2. Dener marcou o último gol, novamente em uma jogada antológica, com direito a ‘caneta’ e drible no goleiro antes da finalização.


5 – Despedida
Dener foi para o Grêmio, conquistou o campeonato gaúcho e retornou ao Canindé para a disputa do Campeonato Brasileiro. E foi no dia 14 de novembro de 1993 que o meia fez o seu último jogo oficial pela Portuguesa. A Lusa venceu o Remo por 2 a 0, com dois gols de Bentinho. No jogo de ida, em Belém, porém, os paraenses ganharam por 5 a 2, com Dener marcando o que seria seu último gol pela Portuguesa. Com placar agregado de 5 a 4 para o Remo, a Portuguesa foi eliminada do Nacional. No total, Dener disputou 141 partidas e marcou 24 vezes com a camisa rubro-verde.

Dener morreu no dia 19 de abril de 1994, vítima de um acidente automobilístico. Dias antes, o meia praticamente havia acertado sua ida ao futebol alemão, onde defenderia o Stuttgart.

8 comentários

  1. Como se isso adiantasse… só criar várias contas no face….larga a mão de ser imbecil, respeite as pessoas, COMENTÁRIOS com críticas e opiniões diferentes e principalmente não permita o Taubaté cometer racismo contra o povo Português que está tudo certo, quer controlar a internet ??? …kkkk Tem muito que apreender mortadela…

    • Vou te explicar, porque o senhor sem nome e sem educação parece não entender. O Taubaté não publica ataques contra o povo português. Uma pessoa (além de você) utiliza o nome dele e confunde as pessoas. Que revolta é essa, rapaz? Você se dá ao trabalho de entrar em um site e xingar a pessoa que te informa através dos comentários. Qual o nexo disso? Tenha um pouco de empatia e amor no coração. Todo mundo é livre para escrever o que quiser e quando quiser. O NETLUSA respeita as opiniões. Agora, você não pode entender as coisas de forma errada e começar a xingar as pessoas como está fazendo. Respeite um pouco. Só isso que peço, é possível?

      • Jamais xingueii alguém…mesmo publicando com o nome Taubaté, e ele ofende sim, é racista, falando brasão de PORTUGAL, falando Aldeões, e muitos outros desaforos…. já a muito tempo…sempre que eu comento com o nome TAUBATÉ falo que ele é um bastardo de um ALDEÃO….a paz depende exclusivamente dele…

  2. Infelizmente não postarei mais comentarios juto a este canal, pois não quero e nao possuo face book….quanto ao nosso eterno Dener, esse sem dúvida foi muito melhor que estes cai cai que existem no mercado futebolístico. Portuguesa para sempre vou te amar.

  3. Na verdade Dener estava louco prá deixar a portuguesa, assim como muitos outros que fizeram o nome na Portuguesa e queriam ser vendidos a qualquer preço, teve um monte
    desses. Alguns faziam até corpo mole.

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here