Foto: Divulgação/SOS Estádio Canindé

Há 100 anos, o Campeonato Paulista de 1921 era disputado com a presença de 12 clubes. Destes, apenas quatro seguem ativos no futebol profissional, sendo a Portuguesa uma delas. Ao lado de Corinthians, Palmeiras (na época Palestra Itália) e Santos, a Lusa sobreviveu às diversas transformações do futebol e, mesmo na Série A2, se mantém viva como um dos principais nomes do futebol paulista.

Fundada em 1920 e ingressa no meio do campeonato em uma parceria com o Mackenzie, a Portuguesa manteve o nome de Portuguesa-Mackenzie no ano seguinte. Embora tenha terminado na mesma colocação – nono lugar -, a campanha foi melhor, com o aproveitamento saltando de 14,7% para 38,6% após sete vitórias, três empates e 12 derrotas nos 22 jogos que realizou com 25 gols marcados e 48 sofridos.

Entre as 22 partidas, a mais memorável da Lusa na competição aconteceu em 18 de dezembro, quando goleou o Internacional por 5 a 2. Essa foi a primeira goleada da história da Rubro-verde em jogos oficiais já que, até então, os triunfos haviam sido sempre por placares apertados.

O campeonato foi decidido apenas na última rodada, com vitória do Palestra Itália sobre o Corinthians que deu o título ao Paulistano. Confira no 1902 futebol como foi o Paulistão de 1921.


ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here