Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA

Apesar do início ruim da Portuguesa na Série A2, com dois pontos conquistados em quatro jogos, o técnico Fernando Marchiori segue prestigiado pela diretoria da Portuguesa.

Nos bastidores, conforme apurou o NETLUSA, o presidente Antonio Carlos Castanheira e o gerente de futebol integrado Flávio Alves garantem que não há qualquer risco de mudança no comando técnico.

A dupla, juntamente com Marchiori, entende que há ajustes a serem feitos, mas que elenco e comissão técnica são capazes de reverter o atual momento. No entanto, a diretoria também compreende que talvez seja necessária a contratação de uma ou duas peças de mais peso – a Lusa ainda tem mais duas vagas para inscrição no Estadual.

O elenco se mostrou incomodado com os resultados e, com salários, direitos de imagem e premiações em dia, admite que está devendo futebol. A questão física é um ponto que preocupa diretoria e comissão técnica. Embora não seja falado abertamente, existe um temor com o cansaço apresentado pelos atletas nas partidas.


Na visão dos mandatários, a tabela de jogos nesse início, com confrontos diante de Água Santa e XV de Piracicaba, postulantes ao acesso, é outro fator de dificuldade.

A insatisfação da torcida com Fernando Marchiori aumentou após a derrota por 2 a 1 para o XV de Piracicaba, no último sábado. O início da Portuguesa na Série A2, inclusive, é o pior de sua história.

Atualmente a Lusa ocupa a 12ª colocação, com dois pontos, quatro atrás do G-8 e um à frente do Z-2. A equipe rubro-verde tem a pior defesa do torneio, com oito gols sofridos, média de dois por partida.

Contratado durante a Série A2 do último ano, Marchiori dirigiu a Portuguesa em 30 jogos, com 18 vitórias, seis empates e seis derrotas. Ele comandou a Lusa no título da Copa Paulista, que garantiu o retorno do clube à uma divisão nacional.

17 comentários

  1. Não temos um armador, jogadas sai da zaga direto para o ataque, jogadores não driblam, tocam demais a bola, únicos que driblam Vinicius Silva e Caique, zaga é pesada, goleiro não sabe sair jogando com os pés, diversas vezes mandou a bola para lateral. Ataque fraco, não chutam no gol, até parece que foi praga do Adilson Bahia, depois que saiu os gols também foram embora.

  2. Vamos esperar, quando faltar umas três ou quatro partidas para terminar o campeonato, vamos rezar para não cair para a A3, este campeonato da A2 é muitíssimo superior à Copa Paulista, e ele formou esse grupo com jogadores velhos e o restolho dos jogadores que estavam por aí sem clube. Infelizmente mais um ano perdido na vida da Lusa, é uma lástima, enquanto os demais clubes acertam nas contratações, nós só trazemos ex atletas. E querem dar para este técnico a formação das equipes inferiores, meu Deus do céu, nos anos de 60, 70 e 80 nós tínhamos a melhor base de São Paulo, ultimamente a nossa base está falida. Pobre Portuguesa!!!!!

  3. Castanheira pode se arrepender com essa decisão de ficar com o Marchiori. Falar que a dificuldade do time nesse início de campeonato foi ter enfrentado o XV e o Água Santa é melhor fechar as portas com todo respeito aos 2 times. Isso é melhor desculpa esfarrapada que já ouvi, como fiz o ditado : é melhor ouvir isso do que ser surdo.

  4. Temos que ter em mente que ainda estamos no início da competição, perdemos para equipes de camisa pesada e mais gabaritadas que a nossa, mas o pior já passou, daqui pra frente o time ai engrenar e com certeza vamos classificar. Subir vai ser outros 500, só sobem 2 e tomara que tenhamos melhor sorte esse ano e que a gente não pegue o XV antes da final!

  5. Quem diria: Portuguesa de Desportos temendo Água Santa e XV Piracicaba…. meus Deus!!! Onde chegamos???!!! Realmente, nos tornamos e somos um time pequeno…. Tenho que concordar com grande parte da imprensa…. A alma do time pequeno instalou-se no Canindé….

    LAMENTÁVEL!!!!!!!!!!!!

    • Caro amigo lusitano, a história nos mostrou que a soberba precede a queda. Times considerados menores que o nosso nos últimos 25 anos estão disputando titulos ou os conquistando, exemplo São Caetano, Paulista, Santo André, Guarani, Ponte Preta, a lista é grande… Enquanto nós estamos aqui, na A2 sem perspectiva de subir e na Série D não vai ser muito diferente… Essa mentalidade só nos trouxe atraso, é preciso calçar as sandalias da humildade e saber q o futebol se ganha dentro de campo e não contando vantagem!

  6. Castanheira agora se for contratar chega de jogador acima de 30 anos , contratam jogadores mais jovens com gana pra vencer acho que 2 ou 3 são o suficiente para dar força para os veteranos que são bons mas faltam preparo fisico , jussani , willian magrao etc…se por em ordem a preparação acho que dá pra ir entre os 8 , eu acredito…

  7. Andei assistindo à alguns jogos da A1. Encontrei por lá jogadores tais como Diego Gonçalves, no Mirassol, Fernandinho (Ituano), Luizinho (S.Caetano), sem falar em Luan Peres e Jean Mota (Santos). A maioria deles criticada, com razão, pela nossa torcida.
    Diante da grandeza do clube(falo do passado) esses jogadores não nos representavam.
    Exceto Luizinho, que me enganou fazendo dois golaços contra o Mogi Mirim, em jogo em São Caetano do Sul, não vejo no elenco atual, jogadores com capacidade técnica superior aos demais citados.
    Isso é extremamente preocupante !

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here