Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA

Após pouco mais de dois meses do título da Copa Paulista, a Portuguesa voltou a campo para fazer sua estreia na Série A2 do Campeonato Paulista. Com um apagão no início de jogo e dois pênaltis a favor no final, a Lusa empatou com a Portuguesa Santista por 2 a 2. Raphael Luz, com um belo voleio, marcou o primeiro gol da Portuguesa. No final, Lucas Douglas desperdiçou pênalti aos 44, mas Geovani garantiu o empate convertendo outra penalidade aos 49.

Com Patrick na lateral esquerda, Vinícius Silva no meio e Lucas Douglas no comando do ataque, Fernando Marchiori optou por começar o campeonato com 11 atletas que fizeram parte do elenco campeão em 2020. A estratégia, porém, não deu certo. Mostrando fragilidade no setor defesivo, a Lusa viu o time adversário abrir vantagem rapidamente.

O primeiro gol saiu após cobrança de escanteio aos seis minutos. A bola sobrou para Léo Costa, que chutou na trave. No rebote, porém, ele fez valer a Lei do Ex e enxeu o pé para abrir o placar. Apenas dois minutos depois, Rodrigo Maranhão recebeu bola nas costas da zaga, driblou o goleiro Dheimison e finalizou com tranquilidade para aumentar a vantagem.

Com um brilho individual de Raphael Luz, a Lusa diminuiu aos 16 minutos. Após cobrança de falta de Geovani, Patrick dividiu com a zaga e a bola sobrou para Raphael Luz. O meia aplicou um belo voleio para marcar o primeiro gol da Portuguesa na competição.


No restante da primeira etapa, o jogo caiu de rendimento. Na chance mais clara, Bruninho conseguiu ganhar de dois defensores da Portuguesa, enxeu o pé e acertou o travessão defendido por Dheimison.

No intervalo, Marchiori optou por colocar Gilberto Alemão no lugar de Willian Magrão. Embora propondo mais o jogo, nenhuma grande chance foi criada nos primeiros 25 minutos da etapa final. Sendo assim, o treinador resolveu mudar ainda mais e lançou a campo os reforços alemão, Léo Jaime e Mizael. Logo na sequência, Patrick teve câimbra e deu lugar a Walfrido.

Aos 33, finalmente a Lusa ameaçou. Maykinho fez boa jogada pela esquerda e cruzou. Geovani chegou em velocidade e bateu forte, por cima do gol. A grande chance, porém, aconteceu aos 44. Geovani foi derrubado na área e o árbitro marcou pênalti. Lucas Douglas caminhou devagar para a bola, chutou no canto direito, mas viu o goleiro Leandro voar e fazer a defesa.

Quando tudo parecia perdido, aos 48, mais um pênalti pra Lusa. Após escanteio, Mizael cabeceou e a bola bateu no braço aberto de Luis Felipe. Dessa vez, Geovani cobrou rasteiro no canto direito. O goleiro Leandro voou para o mesmo lado da primeira cobrança e achou a bola no fundo do gol. Logo após o lance, o árbitro encerrou a partida.

Ficha Técnica

Portuguesa Santista 2×2 Portuguesa

Data: 01/03/2021
Hora: 15h
Local: estádio Ulrico Mursa, em Santos

Portuguesa Santista: Leandro; Luis Felipe, João Gabriel, Brumati e Matheus Leal; França, Gualberto, Compri (Dener, 33’2ºT), Léo Costa (Vinícius, 41/2ºT) e Bruninho; Rodrigo Maranhão (Isaac Prado, 11’2ºT).
Técnico: Axel

Portuguesa: Dheimison, Jeferson Feijão (Alemão, 25’2ºT), Diego Jussani, Willian Magrão (Gilberto Alemão, no intervalo) e Patrick (Walfrido, 28’2ºT); Caíque, Vinicius Silva (Léo Jaime, 25’2ºT) e Raphael Luz (Mizael, 25’2ºT); Geovani, Lucas Douglas e Maykinho.
Técnico: Fernando Marchiori

Árbitro: Lucas Canetto Bellote
Assistentes: Leandro Matos Feitosa e Diogo Cruz Freire
Quarto Árbitro: Rodrigo Pires de Oliveira

Gols: Léo Costa (PSA, 6’1ºT), Rodrigo Maranhão (PSA, 8’1ºT), Raphael Luz (POR, 16’1ºT) e Geovani (POR, 49’2ºT).

Cartões amarelos: Luiz Felipe (29’1ºT), Matheus (5’2ºT), Gualberto (14’2ºT) para a Portuguesa Santista; Lucas Douglas (12’1ºT), Willian Magrão (35’1ºT), Jussani (37’2ºT), Walfrido (39’2ºT) para a Portuguesa

Cartão Vermelho: Luiz Felipe (48’2ºT) para a Portuguesa Santista

17 comentários

        • Não, quem me ensinou a escrever, foi mamãe Genilda, na adolescência se encantou com um ALDEÃO, padeiro, que a iludiu, e não me assumiu como filho, mas mesmo assim sou torcedor fanático da Lusa, tenho um pouco de rancor pelo ALDEÃO que enganou mamãe Genilda…mas…Viva a Lusa !!!

  1. Não gostei da visão do técnico. Não tirou o Lucas Douglas, que estava jogando muito mal, e ainda perdeu o penalti. A defesa ficou muito exposta já que faltou melhor cobertura do meio de campo e marcação. Precisamos de um centro avante de qualidade.

    • Com certeza o Marchiori foi muito infeliz na tarde de hoje, escalou o time muito mal, fico claro que William Magrão, Jeferson Feijão, Vinícius Silva e Lucas Douglas não tem condições de serem titulares e acrescentando o Walfrido também não. Espero que ocorram mudanças já se não mais um ano jogado fora.

  2. Gosto do marchiori e acho que ele deve ser técnico da portuguesa por muito tempo. Mas isso não o deixa infalível. Consigo entender as escolhas pelos jogadores que ganharam a copa Paulista e já estavam no grupo. Mas é primordial para o líder da equipe perceber que o campeonato em disputa tem um nível de competitividade muito maior que a copa Paulista. Vencemos a copa Paulista com méritos, mas não se pode esquecer que é uma competição com times de a2, a3 e subs. Então, possui um nível muito mais baixo. Hoje ele quis valorizar os atletas que ganharam a copa Paulista, mas não correu nada bem. William magrao sem condição alguma de atuar, lento, sem tempo de bola. Feijão, muito fraco no apoio e na defesa. Improvisou Patrick na lateral e Vinícius no meio, sem necessidade alguma. Quis criar com o Lucas Douglas algo parecido com o Bahia, mas a verdade é que ele foi muito mal no jogo, inclusive perdendo o pênalti. Os reforços estão aí, foram escolhidos por ele e precisam atuar. As mudanças tem que ser feitas, sem medinho de machucar ego de jogador. E o time tem que entrar ligado desde o início. Não pode tomar dois gols em menos de 10 minutos e passar o jogo todo correndo atrás do prejuízo. Espero que para a próxima partida ele opte pelas melhores opções, e não por outros motivos.

  3. Sr. Fernando, para que serviram os amistosos ????????? trancou tudo, ninguem tinha nem as escalações ,para fazer isso ???? escalar o mesmo time do campeonato anterior, prá que as 11 contratações então ???? o Magrão lento demais e merecia expulsão, o Lucas é nosso melhor batedor de penaltis ???? o Feijão cansou de ser criticado no campeonato passado e volta como titular. e improvisações.?????? – sem raça e determinação não se chega a lado nenhum

  4. Foi um jogo muito difícil, causado principalmente pelo início displicente da defesa, contra uma equipe muito ligada e aguerrida.
    A displicente cobrança do pênalti perdido precisa ser corrigida!!
    Um bom jogo para a equipe entender que do outro lado também existe uma equipe, que precisa ser respeitada.

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here