Foto: Ronaldo Barreto/NETLUSA

Segundo reportagem publicada nesta quarta-feira (25) pelo site da ESPN, existe uma comissão de clubes que deseja o fim imediato da Série A2. E, Antonio Carlos Castanheira, presidente da Portuguesa, lidera este grupo, que propõe o acesso para os times que estão no G-8 do torneio antes da pausa na 12ª rodada, no último dia 17.

Como a Lusa terminou a competição na oitava colocação, com 18 pontos, seria a maior beneficiada se isso acontecesse. Porém, a junta alega que a principal motivação é o medo da pandemia do novo coronavírus, já que ainda não existe nem uma possível data para o retorno dos torneios.

Outro agravante é que o contrato da maioria dos atletas da Série A2 só vai até meados de abril. Sendo assim, os clubes não teriam elenco para terminar o torneio. E, o término antecipado do campeonato traria um alívio financeiro às agremiações.

Soluções para A1

Com oito times subindo, a Série A1 teria um número recorde de participantes neste século. Se não houver nenhuma equipe rebaixada, o número subiria para 24. No entanto, a junta liderada pela Rubro-Verde tem duas opções para que o calendário não fique inflacionado.


A primeira seria uma espécie de seletiva para realmente entrar na Série A1. Disputada antes do torneio, sem os 4 maiores vencedores do Estado, o ‘pré-Paulistão’ definiria oito rebaixados para que o torneio siga no mesmo formato de 2020. A segunda, é criar dois grupos de 12 times, usando 11 datas na primeira fase (uma a menos que no atual formato). As quatro piores de cada chave cairiam ao término do torneio.

Vale ressaltar que na primeira opção, outros dois times caíram no Paulista, mantendo em 16 o número de participantes para 2022. Já na segunda, caso oito clubes sejam rebaixados e dois subam na A2, o torneio ainda teria 18 clubes em 2022.

A proposta que as equipes devem entregar para a FPF (Federação Paulista de Futebol) ainda sugere que nenhum time seja rebaixado à Série A3.

Assista ao Boletim NETLUSA da última quarta-feira:

Veja também:

3 comentários

  1. Não vejo muita lógica nisso. Os clubes da série A2 ficam meses sem atividade, entre o fim da estadual e o início da copa paulista. Mesmo que o futebol ficasse parado até o meio do ano, daria pra terminar tranquilamente as séries A2 e A3, e depois realizar uma copa paulista mais enxuta.

  2. Tenho que concordar com o Daniel, subir no tapetão não é legal não,… acaba com a copa paulista e termina o campeonato no 2 semestre! O que tem que fazer é dar um jeito da FPF dividir o custo dos salários com os atletas!

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here