Pequeno Davi em jogo no Canindé (Foto: Acervo pessoal/Evandro Lopes)

Um relato tomou conta das redes sociais rubro-verdes na última quinta-feira. O jornalista Evandro Lopes narrou em seu Facebook o amor do seu filho Davi pela Portuguesa.

No texto, Evandro conta que o pequeno Davi, de sete anos, é apaixonado pela Lusa e vai a todos os jogos. Na última quarta-feira, ambos foram para São Bernardo do Campo.

Após a partida, o jornalista revelou um papo com o filho, que demonstrou desânimo com a fase do time, mas garantiu: “time que tem torcida não morre”.

A publicação de Evandro se espalhou rapidamente pelas redes sociais. Além de participar do programa Paixão Lusa, da última quinta-feira, Davi foi convidado pela Portuguesa a ir ao vestiário no jogo diante do Monte Azul, neste domingo, e entrar em campo com os atletas.


O NETLUSA entrou em contato com o pai do pequeno torcedor para conhecer melhor o seu amor pela Portuguesa. “Toda quarta-feira eu o acordo para ir para escola. Ele ainda dormindo, começa falando baixinho ‘Portuguesaaa, Portuguesaaa’. Ele curte bastante o Dida. Tenho que chegar meia hora antes para ele ver o aquecimento do goleiro. Ele fica no alambrado gritando para o Dida. Enquanto ele não olha, o Davi não para”, contou o jornalista. “Infelizmente a Lusa não tem uniforme infantil para vender. O Davi usa um modelo feminino e uma pirata que compramos”, complementou.

Confira o relato de Evandro na íntegra:

Se vc gosta de futebol siga lendo este texto. Só quem entende mesmo as quatro linhas pode imaginar o que é ter um pequeno de sete anos apaixonado pela Portuguesa. Quem me conhece sabe que eu nunca torci para a Lusa e que essa paixão do Davi veio pq ele escolheu seu próprio time. Levei ele a vários estádios e senti desde o começo que o Canindé era sua casa. E lá fomos nós. Eu, como pai, me vi na condição de levar um cara de sete anos a uma jornada inglória. A Lusa padece na segunda divisão estadual, sem série no Campeonato Nacional. Ontem ele pareceu ter chegado ao limite, mas só pareceu. O cenário foi o gelado estádio 1o de maio em São Bernardo. Davi azucrinou o pai para ir ao duelo São Bernardo x Portuguesa, pela sexta rodada da Série A2 do Campeonato Paulista, quarta-feira, 20h. 500 pagantes, uma caminhada de quase 2km pra chegar no local da torcida visitante e um resultado amargo. 2 x 0 para os donos da casa. Ao final da partida peguei ele pela mão e saímos do estádio. No caminho até o carro, em uma rua deserta, com sereno e mal iluminada ele chorou, disse que não dava mais. Que não aguentava mais torcer para um time que só perdia. Ficamos em silêncio por alguns segundos e eu perguntei. Então vc não quer ir ao próximo jogo, no domingo? Detalhe, a Lusa enfrenta o líder da competição, em casa. Davi demorou menos de um segundo para responder. “É claro que eu quero ir no domingo. Tenho que fazer a minha parte” e finalizou com um: ” Pai, time que tem torcida não morre”. Fim de papo, ganhei a noite!

ASSISTA: Pequeno Davi conhece o elenco da Portuguesa

Veja também:

19 comentários

  1. Lindo, eu também hoje com 66 anos do interior de São Paulo(São Carlos), descendência italiana, com 7 , 8 anos era fanático pela portuguesa, que na época eu escalava de cabeça com
    Felix, Cacá, Ditão e Edilson, Pampolini e Vilela(dai pra frente não lembro de todos)sei que tinha Nair, Silvio, Servilio Etc. e estou até hoje procurando assistir os jogos pela internet, e às vezes não chegando a ver até o fim, de tanto desgosto. Paciência, um dia acaba, ou quando eu morrer ou quando esses(…) tomarem vergonha na cara.

    • José, a escalação da nossa querida Portuguesa era: Félix, Jair Marinho, Ditão, Vilela e Edilson, Nair e Pampolini, Neivaldo(Almir), Dida, Ivair e Henrique Frade(Nilson).
      Na minha modesta opinião, tirando os da década de 50, o melhor time que a Portuguesa teve.

  2. Lindo mesmo, me recordo quando pequeno era igual o Davi e sou até hoje, gostava de chegar cedo e ver cada jogador aquecendo e meus olhos brilhavam , acho q cada torcedor da Lusa recordou algum momento como o do Davi.
    Que emoção , time q tem torcida não morre , é isso aí Davi!!!!

  3. Me arrepiei todo lendo o relato do jornalista e chorei quando li as palavras do Davi. Pqp. É exatamente esse o sentimento q temos no coração. Aproveitando essa linda declaração de amor à Portuguesa, faço aqui um ” intimação ” a todos q tbem amam a LUSA: Domingo vamos ao Canindé. E daí q nossa situação é difícil, e dão q estamos na A2 do Paulista, e dai q não temos uma Divisão Nacional p jogar, e daí q estamos não zona de rebaixamento? O q realmente importa é q somos lusitanos de coração. Assim sendo, vejo todos vcs lá no Domingo e, se Deus qser, vamos comemorar uma bela vitória e o início da virada. Somos fortes. É hora de mostrarmos isso. LUSA SEMPRE!

    • Não vi contra a Santista,…. mas se até o goleiro pediu “Vergonha na cara” e por que alguma coisa esta faltando além da QUALIDADE,…. Afinal o próprio time do Taubaté não tem qualidade e esta lá em cima!

  4. Meu filho tem 9 anos e até então torcia para o Corinthians, pois um belo dia passando pela Marginal Tietê ele me pediu para ir ao Canindé, levei-o e por incrível que pareça a Lusa ganhou de 2 x 1, isso foi na Copa Paulista, daí para frente ele “diz” que seu time é a Portuguesa, sim, virou a casaca! O problema é: os amiguinhos da escola não conhece esse time, está em qual série? Nenhuma filho! Ele tem se apegado bastante assistindo jogos do passado no Youtube, ficou deslumbrado com o Denner (quem não fica/ficaria?) Enfim, sempre que podemos vamos ao Canindé, o último jogo (contra o Taubaté) ele disse: Pai, o nosso time é muito ruim! Só se salva o Dida e ninguém acerta o gol? Caramba, até eu faria aquele gol! Enfim, não falo nada e fico em silêncio vou deixá-lo escolher o seu time do coração, assim como meu pai fez comigo e obviamente escolhi a Lusa porém sinto falta das emoções que tínhamos, os grandes jogos, lágrimas escorreram do meu rosto quando fomos Campeões da Série B pois infelizmente não deu tempo para meu pai assistir seu time de coração ser Campeão Brasileiro, foi da B, sim, mas foi! Meu filho fala: Um dia eu vou ver a Lusa Campeã da Libertadores, vou treinar muito para ser goleiro e eu vou defender um pênalti contra o Boca na final! Sonhar é bom e eu seria um irresponsável por não acreditar no sonho do meu filho! Oremos!!!

  5. Sem time e títulos a torcida da LUSA desaparecerá!!!!! Os antigos viram uma outra história, mas os moleques de hoje não conhecem a Portuguesa. Pensam ser igual ao Juventus e Nacional. Ou seja, time pequeno de merda…. Só o YOUTUBE salva a LUSA e mostra o que foi um grande clube… Triste e lamentável!!!! Mas o que fazer quando tivemos ratos e incompetentes durante tanto tempo no comando….

  6. Geraldo, não se ganha apenas com vontade. É uma união de fatores. Vc falou do Taubaté q não tem qualidade e está la em cima! Se vc viu o jogo sabe q, só não ganhamos o jogo por incompetência nossa nas finalizações. Pof outro lado eles aproveitaram uma chance e o centroavante fez um golaço. Se tivéssemos aproveitado as chances teríamos ganho o jogo. Simples assim. Abcos

    • Desculpa discordar Carlos, mas sua própria fala diz que o Taubaté é um time limitado e novamente repito eles estão lá em cima na tabela, na minha opinião segunda divisão é isso não tem jogador bom, não tem time de qualidade sobe aquele time que “come a grama” já cansei de ver time RUIM subir mas em campo os caras corriam até depois do apito final.
      Em fim essa é a minha opinião respeito a sua e lusa sempre, no Canindé com você, com o Davi e com aqueles que independente de qualquer coisa amam a lusa!

  7. Esse menino me fez lembrar de quando eu tinha essa idade. A diferença é que hoje com 40 anos, eu vi grandes times, disputas, e não esse catado que o pobre menino está vendo. Mas uma coisa é certa: amar esde clube é diferente. São tantas decepções e parece que a cada nova decepção nosso amor aumenta, porém a paciência acaba, né?
    Belo texto do rapaz aí.

  8. Deveria colocar esse texto na porta do vestiário e em cima da mesa dos dirigentes para eles refletirem um pouco que existem pessoas apaixonadas por este clube, o qual eles insistem em tentar destruir.

  9. Meu filho Gabryel ele também é apaixonado pela nossa lusa, quando ele tinha 6 anos ele entrou com os atletas, e ganhou uma senha para chutar a bola do meio do campo, quando ele iria chutar o organizador falou que era muito longe e pediu para chutar na marca do penalti ele chutou e marcou e ganhou uma bicicleta de ginastica, nós íamos a todos os jogos da lusa,quando ele tinha 16 anos já moravamos em Jarinu ai coloquei na escolinha do Santos em Jundiaí lá ele treinava no sub 20, um fdp de 20 anos quebrou a perna esquerda dele, isso aconteceu no final de junho e já estava acertado com os diretores da portuguesa que iria ficar um mes treinando na lusa, ficou um ano com gesso, hoje ele está com 23 anos é tão fanático pela lusa que montou um time em Jarinú com Camisa da LUSA, inclusive esse time está disputando campeonato amador na Varzea próximo Jarinú o primeiro jogo já ganhou de 5×2 e representa a cidade de Jarinú com as cores da nossa lusa.

  10. Moro em Curitiba , e na década de 90 me lembro do Denner , cara fantástico e driblador , pena que o destino nos tirou , em 96 o ano da gloria da lusa time fantástico pena que não ganhou o brasileiro e nos dias de hj , se arrasta pelos gramados .
    Que pena , mais ainda torço muito pela lusa do Canindé.

  11. Me lembrei quando ia ao Pacaembu e segurava uma bandeira da lusa de mais de quatro metros !! A primeira vez que fui ao estádio, para assistir Santos e lusa, meu irmão era fanático pelo Santos, e a portuguesa bateu o Santos com gols de Enéas !!! Ali tinha certeza que seria meu time do coração !! Hoje com 59 anos, ainda tenho esperanças, de ver minha lusa no lugar que merece ! Acho que não teve quem não se emocionou com o menino Davi !!! Força lusa, sua querida !!!!

  12. A Lusa não vai acabar. Sua torcida foi e sempre será um símbolo de resistência. Suportamos tantas injustiças, supostos “erros” de arbitragem, tapetão, rebaixamentos, tudo contra nós. No entanto, resistimos, permanecemos firmes e ainda vamos voltar. Não podemos desanimar agora. Vamos nos unir e superar essas dificuldades que se apresentam. Vitória é a certeza! Vamos Lusa!

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here