Início Notícias da Portuguesa Portuguesa x Guarani: confira as estatísticas do confronto

Portuguesa x Guarani: confira as estatísticas do confronto

0
Foto: Rodrigo Villalba/Memory Press

Instituto Rubro-Verde de Estatísticas
O braço estatístico do Museu Histórico da Portuguesa.

Olá amigos torcedores e simpatizantes da Portuguesa de Desportos!

O próximo jogo da Lusa pela série A2 será contra a forte equipe campineira do Guarani.


LEIA MAIS:
Caravana para Campinas: confira os valores e prestigie a Lusa
CBF divulga regulamento e tabela da Série C; Lusa estreia em casa
Renan comemora vitória e projeta jogo com o Guarani: “Será uma guerra”

A história deste tradicionalíssimo confronto do futebol brasileiro mostra que já foram disputadas 166 partidas, com saldo favorável a Portuguesa: 71 vitórias, 45 empates e 50 derrotas. A Lusa marcou 254 gols e sofreu 215.

O primeiro jogo ocorreu em 21 de maio de 1922 no estádio do Hypódromo de Campinas, quando amistosamente a Portuguesa-Mackenzie perdeu o jogo pelo placar de 2 X 3. O último duelo foi em 2015, na oportunidade a Lusa foi derrotada pelo placar mínimo, 0 X 1. A partida foi válida pelo Campeonato Brasileiro da série C.

A maior goleada rubro-verde ocorreu em 1958 quando a Lusa sapecou 8 X 2 jogando no estádio Brinco de Ouro, válido pelo Paulistão de então. A pior derrota foi no estádio Cesário Ramalho, em 1927, quando perdemos feio, 1 X 5, pelo Paulistão daquele ano.

Os principais artilheiros da Portuguesa neste duelo são Julinho Botelho, Servílio e Toninho, cada um com 8 gols marcados. Já o jogador que mais vezes atuou pela Lusa contra esta forte equipe do interior foi o Grande Enéas, 19 jogos ao todo.

Quanto ao estádio Brinco de Ouro da Princesa, a Portuguesa atuou 72 vezes por lá, venceu 18 jogos, empatou 20 e perdeu 34 jogos. Marcou 78 gols e sofreu 111. O artilheiro da Lusa neste palco é o Toninho, que jogou nos anos 80, com 6 tentos. A título de curiosidade, Ditão foi o jogador que vestindo a gloriosa camisa rubro-verde jogou mais vezes neste estádio:, 11 partidas.

É isso aí pessoal.
Um abraço rubro-verde para todos!

Por Sérgio Luiz Henriques

Sair da versão mobile