Início Notícias da Portuguesa Lusa se salva mesmo com seu pior aproveitamento no profissionalismo

Lusa se salva mesmo com seu pior aproveitamento no profissionalismo

Equipe de 2023 teve aproveitamento pior do que nos três rebaixamentos, mas se salvou da queda para a Série A2

14
Foto: Ag Paulistão

Não fosse pela derradeira jornada histórica, o Paulistão 2023 da Portuguesa seria para esquecer. Ou seria lembrado como o pior do clube desde a profissionalização. Os números mostram que, por aproveitamento, a campanha de 2023 foi a pior da Portuguesa na história do Paulistão desde a década de 1920. Os dados são do jornalista e pesquisador Ruben Fontes Neto.

LEIA TAMBÉM: Após se garantir na elite, Lusa disputará a Taça Independência

Em 2023, a Portuguesa somou dez pontos em 12 jogos, ou seja, teve aproveitamento de apenas 27,8% dos 36 pontos disputados. No total foram duas vitórias, quatro empates e seis derrotas. A salvação veio com o saldo de oito gols negativo, já que o São Bento teve campanha idêntica, mas teve um gol a mais de diferença na subtração dos gols marcados pelos gols sofridos. Confira a classificação final dos grupos do Paulistão.

Campanhas dos rebaixamentos


Uma das principais forças do Campeonato Paulista desde a década de 30, a Lusa foi rebaixada três vezes no Paulistão. Na primeira delas, em 2006, foram 18 pontos conquistados em 19 jogos (31,6% de aproveitamento).

Após voltar logo no ano seguinte, a Portuguesa acabaria rebaixada de novo em 2012, novamente somando 18 pontos em 19 jogos. Na ocasião, a queda se deu pelo número de vitórias, já que o XV de Piracicaba, 16º colocado, teve cinco vitórias contra quatro da Lusa.

No último rebaixamento, em 2015, foram 15 jogos e 13 pontos conquistados, ou seja, aproveitamento de 28,9%. Vale lembrar, porém, que eram quatro equipes rebaixadas de um total de 20 que disputaram o campeonato. Em 2017, após reformulação da FPF, a Série A1 passou a contar com 16 clubes e a primeira fase a ter 12 jogos.

Início difícil

Apenas há 100 anos, quando iniciou no futebol, a Portuguesa teve campanhas piores do que a atual no Paulistão. Em sua estreia após parceria com o Mackenzie, em 1920, o aproveitamento foi de apenas 9,4% ao término do campeonato. É importante lembrar, porém, que a Lusa só se juntou ao time estudantil perto do fim do certame.

As campanhas de 1922 (27,2%) e 1924 (25%) foram as outras em que a Lusa esteve abaixo do aproveitamento de 2023. Na época, vitória valia apenas dois pontos.

14 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Leonino
1 ano atrás

Antigamente pelo menos caminhava próximo dos campeões …Se acostumou a ficar rastejando nas últimas posições, a espera de um milagre que veio agora ,simplesmente !

Geraldo de Moura Neto
1 ano atrás

Exatamente o que a maioria aqui disse desde o início… O planejamento foi pífio mas escapamos da degola então tem de aprender com os erros, planejar desde já o paulistão do ano que vem!!
Vamos ganhar a copa Paulista e ter calendário cheio ano que vem

alex
1 ano atrás

Parabéns, Castanheira, que trabalho fantástico à frente do futebol…apreendeu com o Alexandre Barros??? TNC

LUSITANO
1 ano atrás

“Brilhante” trabalho e planejamento da atual gestão!!!

ACC: FDP!!! VTNC!!! RENÚNCIA JÁ!!!

José Figueiredo Amaral
1 ano atrás

Se foi pior campanha o q vale é a permanência na A1. Q a diretoria aprenda com os erros cometidos . Para os cornetas chuúuuuuuipa

Rodrigo Antônio
1 ano atrás
Responder para  José Figueiredo Amaral

Cornetas? 😂 😂 😂 😂 😂

Tens futuro no stand up, ó Zé.

José Figueiredo Amaral
1 ano atrás
Responder para  Rodrigo Antônio

Colocou chapeu

Myrian
1 ano atrás

Salvamos o 1° semestre, o que entrar é lucro, planejamento para a Copa do mundo PAULISTA.

ZE MANE
1 ano atrás

Não existem cornetas ! Existem aqueles que entendem de futebol e criticam o que está errado, que são a maioria e existem outros que conseguem ver o seu time não chutar uma bola ao gol em 90 minutos e não acertam um passe.
A diferença é que os primeiros cobram atitudes e os outros,apenas rezam para as coisas acontecerem…
No final todos torcemos pelo mesmo objetivo. Uns com a razão, outros com a emoção….

José Figueiredo Amaral
1 ano atrás
Responder para  ZE MANE

Concordo mas teve cornetas pela política do Club queriam a derrota

Mauro Gomes
1 ano atrás
Responder para  ZE MANE

Falou tudo Zé Mane.

Gerson
1 ano atrás

Parabéns Lusa! Mesmo com orçamento restrito conseguiu, com muita garra, permanecer na divisão principal paulista. Avante para que você possa voltar a brilhar novamente nos principais campeonatos de futebol.

José Figueiredo Amaral
1 ano atrás

Marco Antonio para executivo do futebol

Almir Tolstoi da Rocha Pitta Jr
1 ano atrás

Num país q a cada ano se torna mais miserável enquanto a fila de espera p comprar um iate de 52 milhões de reais é de 2 anos…a Lusa é a melhor representante dessa situação…só pó jesuixxxx🖐️

wpDiscuz
Sair da versão mobile