Início Notícias da Portuguesa Flavio Gomes relembra ‘Caso Héverton’ e critica advogados da Lusa

Flavio Gomes relembra ‘Caso Héverton’ e critica advogados da Lusa

Jornalista acredita que a Portuguesa poderia ter se apoiado no Estatuto do Torcedor para evitar o rebaixamento em 2013

53
Foto: Reprodução/Tomando uma com

Torcedor declarado da Portuguesa, Flavio Gomes relembrou o ‘Caso Héverton’, que rebaixou a Lusa no tribunal em 2013. O jornalista criticou a defesa do clube do Canindé no episódio.

LEIA TAMBÉM: Portuguesa agenda reunião com Sérgio Soares para a próxima semana

Apesar de muitas especulações em torno do acontecimento, Flavinho não crê em sacanagem contra a Portuguesa, mesmo na disputa com três times carioca.

“Eu tenho quase certeza que não houve nenhuma ‘sacanagem’ para rebaixar a Portuguesa. Embora existisse a chance de queda de dois cariocas (Vasco e Fluminense) ou três, já que o Flamengo também poderia cair porque perdeu pontos que não recuperou até hoje. Mas o que mais me deixou irritado não foi a cagada de escalar o Heverton”, recordou, em entrevista ao canal ‘Tomando uma com’.


O jornalista criticou os advogados da Lusa no caso. Para Gomes, os juristas que representavam a Portuguesa poderiam ter utilizado o Estatuto do Torcedor para provar que Héverton estava liberado para atuar contra o Grêmio, na última rodada do Campeonato Brasileiro.

“Mesmo que tenha tido má fé nessa história, a Portuguesa tinha defesa, mas não soube se defender. A Portuguesa não mandava advogado para o Rio, era um advogado coletivo que defendia vários clubes (…) Mas, a Portuguesa poderia ter se apoiado no Estatuto do Torcedor, que é uma lei federal que determina que qualquer decisão de Justiça Desportiva tem de ter a mesma publicidade da Justiça comum federal”, disse.

“Ou seja, precisa ser publicada para entrar em vigor. O site da CBF não funcionava de fim de semana, o julgamento foi sexta à noite. Com isso, a suspensão do Héverton só foi publicada na segunda, então até lá qualquer jogador que tivesse sido suspenso na sexta poderia atuar pelos seus clubes”, complementou.

53 comentários

    • Infelizmente o Da Lupa já havia mostrado do que era capaz quando sumiu com a renda do jogo Portuguesa 0 x 0 Flamengo no Ceará que ele mesmo havia prometido usar para pagar salários atrasados. Depois daquilo era cada um por si, e nisso alguém entrou no clube e arranjou a escalação irregular.

      • Acredito que você esteja falando do jogo em Brasilia Portuguesa 1 x 1 Flamengo, o gol da lusa foi marcado pelo goleiro Lauro no ultimo lance do jogo, eu estava nesse jogo justamente atrás do gol!!
        Mas acho que o $$$ que sumiu foi o do jogo contra do Conrinthans que foi no Mato Grosso 4 x 0 pra Lusa! 3 do Gilberto!

        • Geraldo, esse jogo que você mencionou foi pelo 1° turno com mando do Flamengo (o Maracanã estava sendo reformado para a copa). O jogo do 2° turno com mando da Portuguesa foi jogado no Castelão em Fortaleza. A renda sumiu e até a federação cearense tomou calote das taxas. Da Lupa sumiu com a grana.

  1. O teatro estava armado. A Portuguesa “tinha que cair”. Coritiba e Fluminense estavam com um pé na Série B. O Fluminense ia jogar na Bahia contra o Bahia e o Coritiba vinha à São Paulo jogar contra o São Paulo. Nas semanas anteriores o Alex, meia que jogou no Palmeiras e estava no Coritiba, falou que só jogaria mais um Brasileirão se o Coxa ficasse na Série A. Ele não disputaria Série B e era um dos destaques para promover o Brasileirão. Se o Fluminense caísse seriam dois cariocas. A CBF e a Globo nunca engoliram a Portuguesa que vira e mexe se “intrometia em finais” em que não era bem vinda. Estava armado o circo. O Bahia depois de estar ganhando por 1 X 0 tomou a virada e foi vaiado na Fonte Nova por não esboçar reação alguma. O São Paulo alegou reforma no Morumbi ou algo assim e levou o jogo para o interior colocando um time de garotos e perdeu para o Coritiba que se salvou. A salvação do Flumerda teria que vir do Tribunal e veio. Tem ainda muitas outras coisas que pesquisei, ouvi, fui atrás e que mostram que a Lusa era o time marcado para cair. Fomos roubados dois anos seguidos mas escapamos dentro das quatro linhas.

  2. Sem dúvida a Globo interferiu a favor dos cariocas. Não podemos provar se houve grana nesse caso, mas conforme o Flávio Gomes mencionou, foram muitos erros desde a comunicação da suspensão do Héverton, e depois os advogados de defesa foram inábeis para defender a Portuguesa. Tudo foi uma trama para defender os times cariocas e mostrar que os poderosos mandam no futebol. NINGUÉM DOS TIMES PAULISTAS VÉIO A PÚBLICO PARA DEFENDER A PORTUGUESA. TODOS TEM RABO PRESO COM A GLOBO!!! MAS O QUE MAIS FICOU DOÍDO É QUE NA PRÓPRIA PORTUGUESA HOUVE ERROS QUE JAMAIS PODERIAM SER COMETIDOS E INADMISSÍVEIS!!! INCOMPETÊNCIA PURA OU OUTROS MOTIVOS QUE TODOS NÓS IMAGINAMOS!!!!

  3. Para mim tudo foi arrumado. O Guto Ferreira não precisava escalar o Hewerton faltando cinco minutos. Jogo estava na mão. O empate classificava a Lusa. Hewerton não tinha jogado nada no campeonato. Sua entrada foi inútil para o jogo.
    Minha opinião é que houve uma grande trama e entrou muito dinheiro, inclusive na mão do técnico.

    • Que eu saiba, bastava ele estar relacionado e no banco para a Lusa perder os pontos da partida. Não precisava nem estar em campo. E concordo com o Flávio Gomes: a Portuguesa levou uma facada nas costas de quem recebeu propina dentro do clube pra escalar o Heverton. E nós NUNCA ficaremos sabendo quem pagou e onde foi parar essa grana.

    • Realmente bastava ele estar relacionado, agora as perguntas por que o meia Souza, que era o titular e muito próximo do dona da Unimed-RJ, pediu dispensa do ultimo jogo? Por que o jogador e o tecnico sabendo que teve julgamento arriscou?? A Portuguesa não precisava do empate, a portuguesa só cairia se o Vasco descontasse 10 gols de saldo (o que era impossivel).
      Essas são só algumas perguntas não respondidas, fora as outras, por exemplo qual a instituição com interesse em 3 clubes cariocas envolvidos (plim plim), como o advogado do clube não tinha nenhuma ciencia do que estava acontecendo? (eu não acredito). Por que o advogado representante do clube no STJD foi jantar com o dono da Unimed-RJ na sexta antes do jogo?
      Varias perguntas e nenhuma resposta convincente, pelo menos para mim.

  4. Existe uma ponta solta que ajuda a entender como tudo foi premeditado.

    Antes da última rodada, Fluminense era 18° e precisava ganhar 2 posições para escapar do rebaixamento.

    O 17° era o Vasco e o 16° era o Coritiba. O 15° era o Criciúma, mas o Criciúma tinha 3 pontos e 2 vitórias a mais que o Fluminense, logo não podia mais ser ultrapassado pelo Fluminense.

    O Vasco foi goleado pelo Atlético-PR naquele jogo que teve uma briga de torcidas muito feia. Mas o Coritiba enfrentou o São Paulo de férias em Itu e ganhou de 1×0 com um gol ainda no primeiro tempo.

    O São Paulo e o Coritiba condenaram o Fluminense logo no começo da rodada. Por quê esse fato passou despercebido da fúria da torcida do Fluminense e da imprensa da época? A única explicação possível é que o Fluminense já estava salvo independente do que acontecesse nesse jogo, ou seja, estava salvo porque a Portuguesa já estava condenada.

  5. São varias hipóteses, pode ter tido algum tipo de ameaça ou revelação de algum podre com algum envolvido como aconteceu com o promotor Roberto Senise, que ia mostrar os culpados e acabou afastado por receber propina das Casas Bahia…

  6. Eu acho que foi sacanagem de alguém da portuguesa. Mesmo que o cara tivesse condições, por um jogador na última rodada, que não tinha feito um jogo me parece? Pra que?
    Era o Maradona, Zidane,Dener? Ou foi, de uma ingenuidade incrível, ou foi colocado de propósito pra rebaixar a lusa?

  7. Sempre questionei a péssima defesa dos advogados, sem atacar o princípio constitucional da publicidade. E não ser advogado próprio.
    Fica claro que não era pra salvar a Lusa, que a escalação havia sido vendida e tava tudo acertado.
    Jogador, técnico e todos os demais estavam sabendo.
    Tudo arrumado.
    Até o MPSP parou de mexer no caso.
    Lembrando que o Da Lupa tava de saída e devendo muito dinheiro para o Banif.
    Tirem suas conclusões.

  8. Torcida Lusitana quem vendeu a vaga da Lusa com certeza ainda ” Canta de galo no Canindé ” portanto muita gente envolvida do roupeiro a comissão técnica. Mas São aguas passadas agora vamos caminhar com os pés no chão e torcer por dias melhores pelos lados do Canindé.

  9. A diretoria da época era (psedo?) incompetente. O mais estranho de tudo foi que em diversos casos, a Portuguesa não mandava advogado próprio nas diversas audiências em que foi citada. Isso causou não apenas a perda de inúmeros processos, mas a impossibilidade de contestar valores da causa, multa e juros. Com isso, fomos parar onde paramos. O resultado de tudo, além do nosso caos, é a abertura de dúvida em relação à lisura desses processos, sendo a maior: será que alguém do clube levou algum percentual nesses julgamentos? O caso Hevérton foi apenas mais um nesse jeito estranho de administração. Infelizmente passamos o que passamos e os responsáveis criaram para si dúvidas em relação ao caráter e parece que não se incomodaram com isso.

  10. Nunca saberemos o que realmente aconteceu nos bastidores, mas houveram beneficiados e quem fui penalizado foi a Portuguesa em sua história, em $$$, quedas e nós torcedores. Foi muito injusto…triste demais.
    Agora estamos em 2022, acredito que seja o momento da virada, o presidente Castanheira à trabalhar para isso e força a todos envolvidos.
    Vamos à Luta!
    LUSA!!!LUSA!!!LUSA!!!

  11. Esse caso do Hewerton continua esquisito até hoje.
    É óbvio que houve malandragem.
    Ninguém vai longe nessa história porque é difícil provar.
    A desgraça maior é que após essa lambança, houve muita incompetência por parte dos gestores da Portuguesa à época que só aumentaram o estrago já feito.
    Aquilo de tirar o time de campo contra o Londrina fez a Portuguesa mudar de status, de vítima, virou vilã, isso entre outras bobagens feitas naquela oportunidade.

  12. Temos que entender todo o embrolho, não precisava entrar em campo, bastava estar na sumula. E lá estava ou seja, o Técnico está absolvido. O atleta sabia que estava suspenso de um jogo? Essa é uma questão importante que nunca foi esclarecida pelo menos que eu saiba. A portuguesa pagava advogado coletivo! Amigo vc esta na elite do futebol brasileiro, paga um advogado específico do clube. Aiiiin mais é muito caro, olha se você anunciar essa vaga tem gente que até topa trabalhar pela ajuda de custo, só pelo network que vai fazer.

    Ah real, foi amadorismo do clube, e deu a chance que a CBF precisava pra salvar o Flamengo, se houve suborno? Difícil, dizer q não. Mas que descobriram uma chance e usaram ah sem dúvida!

  13. Minha opinião é que houve sim uma trama de bastidores onde a CBF apostou na incompetência administrativa da Portuguesa e o histórico do clube de aceitar ser prejudicado e deixar tudo prá lá com o recebimento posterior de alguma compensação financeira (o famoso cala-boca). No meu entendimento a Portuguesa ou alguém de dentro do clube não teve participação no plano, mas a forma como o clube se fez defender no julgamento foi risivel, com aquele advogado Zanforlin fazendo elogios e puxando o saco dos canalhas do stjd que já foram para o julgamento com o voto combinado. Nessa aspecto aí sim eu concordo que a Portuguesa brigou “para perder” esperando alguma compensação posterior, que se é que algum dia chegou, definitivamente não foi para o clube. Uma vergonha total, uma mácula na história da instituição e uma dúvida que há de pairar sobre muito tempo sobre o caráter da nossa gente e das pessoas que dirigiam nosso clube. Espero que um dia a Lusa consiga superar tudo isso.

  14. Bom dia a todos (as).

    Tem mais uma questão sobre tudo isso.

    Na semana do ocorrido, o promotor Roberto Senise Lisboa declarou que fora identificada uma movimentação acima do normal em 10 contas de 10 integrantes da diretoria da LUSA.

    Mas, de forma bem estranha essa investigação foi arquivada e nunca mais ouvimos falar nada sobre essa denúncia

    Sei que hoje é impossível voltar no tempo, mas quem paga o Pato até hoje são os menos culpados, ou seja, “Nós, torcedores da LUSA”.

  15. O pior de tudo não foi ser rebaixado para a série B e sim os anos consequentes, B, C, D e hoje nada.
    Se estivesse hoje na série B estaríamos dando pulos de alegria.

    • O pior de tudo e sermos taxados de clube vendido!!
      Muitas pessoas não conseguem diferenciar a instituição de pessoas sem escrupulos que fizeram o que fizeram….

    • Paulo, você é parente do Sr. Minas Kasparian? Esse homem foi uma das melhores que conheci na Portuguesa e se você for parente dele, peço que aceite meus cumprimentos. Com relação ao seu comentário sobre os rebaixamentos subsequentes, eu sempre defendi a tese que a Portuguesa deveria ter acionado a justiça comum e se retirado da disputa de torneios patrocinados pela cbf até o fim do imbróglio. Independente do resultado a que se chegasse, teria sido muito mais digno da nossa parte. Do jeito que a coisa foi feita, fica a nítida impressão que o clube assumiu um erro mesmo sem tê-lo cometido.

  16. Tem que fazer uma CPI com (Renan, Aziz e Randolfe), com certeza vai aparecer os culpados. Tudo aquilo na época foi arrumado pela nossa diretoria fdp que vendeu a vaga na cara larga. Aquele disse me disse que o advogado que foi representar a Lusa no julgamento não enviou o FAX comunicando a Lusa que o jogador estava suspenso, foi apenas um teatro. Diretores da época todos fdp.

  17. Isso foi uma das maiores injustiças que um clube sofreu na história do futebol brasileiro…arrancada de um campeonato que tinha o direito de disputar pois foi competente em campo. Mas , por conta da maldade de varias pessoas e instituições onde só os interesses de grandes clubes foi defendida, ela foi rebaixada e por incompetencia de seus dirigentes foram mais rebaixamentos que deixaram ela na situação em que ficou. Segundo a lei da atração, quem atrai o mal colhe o mal, e essas pessoas vão pagar pelo que fizeram um dia, então não nos interessa mais esse assunto. Temos que nos vangloriar desse momento grandioso de transformação de nosso clube que trará novas conquistas e muitas glórias no futuro graças ao excente trabalho de nosso presidente Castanheira e sua equipe. Tenho certeza que nosso futuro será brilhante etoda nossa tristeza e sofrimento pelo passado será esquecida. Viva a nossa querida LUSA!

  18. PRA MIM A PORTUGUESA SE VENDEU. FOI ESQUEMA DE TER COLOCADO O JOGADOR HEVERTHON. E OUTROS TIMES AJUDARAM E AFUNDARAM A LUSA, JUNTO COM A CBF E TIMES DO RIO, E A GLOBO. FOI TUDO ESQUEMA.

  19. SOU SAO PAULINO ESTAVA NO MORUMBI EM 1996 PORTUGUESA E GREMIO NO BRASILEIRÃO. AONDE A LUSA FEZ UMA CAMPANHA INCRÍVEL. ESTAVA COM A CAMISA DO SAO PAULO. OS TORCEDORES DA LUSA APLAUDINDO……. ESTOU TORCENDO PRA SUBIR LOGO

  20. COMPLETANDO MAIS UMA MENSAGEM, A PERGUNTA MAIS ÓBVIA : O HÉVERTON SERIA JULGADO , CORRETO? E NINGUÉM DA PORTUGUESA SOUBE DA DECISÃO DO JULGAMENTO OU NÃO SE PREOCUPOU EM SABER? A DEFINIÇÃO DO CASO: TUDO JÁ ESTAVA TRAMADO COM ANTECEDÊNCIA PARA QUE OS CARIOCAS NÃO CAISSEM PARA A SÉRIE B. E A PORTUGUESA FOI A ESCOLHIDA PARA CAIR PARA A SÉRIE B, LOGICAMENTE COM A ANUÊNCIA DA DIRETORIA, COMISSÃO TÉCNICA , ADVOGADO E OUTROS!!! ENTÃO NÓS MESMOS NOS PREJUDICAMOS, ACEITANDO ESSA CONDIÇÃO O QUE REALMENTE É INACREDITÁVEL, RIDÍCULO , INACEITÁVEL, VERGONHOSO E DESONESTO, DE QUEM DIRIGIA A PORTUGUESA NA ÉPOCA PARA COM OS NOSSOS TORCEDORES E COLETIVIDADE LUSA.!!!

  21. Não gosto nem de lembrar deste triste e revoltante episódio! Dirigentes da própria Lusa, rifaram o clube em troca de dinheiro sujo!!! E como de praxe, em se tratando de Brasil, ninguém foi preso! E durma -se com um barulho desse!!!

  22. Esse caso rende até hoje.
    Na minha opinião fomos traídos por aqueles que deveriam nos proteger. O famoso “fogo amigo”.
    Quem se vendeu, com certeza ainda vai pagar caro por isso, nem que seja nos “Quintos do inferno”.
    Os únicos que ainda estão pagando caro por isso somos nós torcedores que ficamos com fama de “time de vendidos”.
    Pelo menos agora parece que temos uma diretoria seria que esta buscando colocar a Lusa no seu devido lugar.

  23. MEUS AMIGOS, EU ESTAVA NO CANINDÉ NAQUELE DOMINGO FDP O GRÊMIO NÃO QUERIA NADA, FOI UM JOGO DE COMPADRES.O QUE MAIS ME INTRIGOU FOI TODA A DIRETORIA ESTAVA NAS NUMURADAS E MEU AMIGO QUE TRABALHA NA FPF NA SEGUNDA-FEIRA CEDO ELE ME LIGOU DIZENDO A LUSA JÁ CAIU…..É NOJETO TUDO ISSO MEUS AMIGOS, POR CAUSA DA GLOBOLIXO NÓS HJ NÃO TEMOS DIVISÃO PARA COMPETIR. UM ABRAÇO A TODOS.

  24. Flávio Gomes, por favor para com isso de achar que não houve sacanagem. Olha o relato dos torcedores. Todo mundo ainda sacaneando. Foi evidente que a nossa lusa não queria se defender. Foi um grande teatro. E quem afirmou que tinha havido crime foi o Senize Lisboa, era so questao de mais algum tempo para provar. O que aconteceu com ele, a propia mulher o entregou…. Flavio eu sei que este assunto é perigoso e voce tem familia para sustentar, mas você é o único com credibidade para escrever o livro dessa história é resgatar a honra dos nossos patrícios. Abraço

  25. Bla bla bla bla bla bla inútil
    Remeter a esse caso só desgasta a portuguesa

    É isso e “edno passa frente o canindé”
    Edno tem saudades do canindé
    Edno almoçou na marginal grill

    Chega, né

  26. Sr. Flavio Gomes, faça uma investigação quem foi os verdadeiros culpados, nós meros torcedores não fomos. Tem que aparecer os safados que planejaram essa sacanagem e levaram vantagens. Espero que você leve esse assunto a sério e que os verdadeiros culpados sejam punidos e o mais obvio, que eles apareçam, para pelos menos a gente xingar esses canalhas nojentos.

  27. Estava em jogo a queda de três times cariocas, Fluminense, Flamengo e Vasco.
    O flamengo seria penalizado por ter utilizado um jogador também suspenso no sábado.
    Pois bem, Sr. Flávio Gomes, o problema é que, vcs da imprensa esportiva sempre passaram pano quente em detrimento da verdade, nunca tiveram e não têm a coragem necessária para dizer claramente o que aconteceu e o pior, continua acontecendo.
    Que existiu uma armação contra a nossa queria LUSA, isto ficou bem evidenciado, agora, o pior foi a conivência daqueles que a comandavam na época, por interesses financeiros é óbvio.
    Quando o caso foi parar no Ministério Público de São Paulo, o promotor responsável, esse tal Senize, deixou claro a existência de depósitos bancários em contas daqueles que comandavam a LUSA na época, pouco tempo depois, além de não tomar nenhuma providência, fez com que as tais provas desaparecessem.
    Esse tal Senize que já é falecido, foi exonerado do cargo de Promotor de Justiça, provavelmente por atitudes e recebimentos suspeitos.
    Agora, não foi só a renda de alguns jogos que desapareceram, o dinheiro arrecadado com a venda de vários jogadores também sumiram, tanto que Juízes estavam à procura de tais valores, principalmente os valores da transação do Diogo.
    Agora, vcs da imprensa esportiva, tenham coragem para dizer o que sempre foi fato:
    A nossa querida LUSA, sempre foi “ROUBADA” escandalosamente dentro e fora do campo.
    Parece que as coisas começam a mudar, ao menos na administração fora de campo, porque em campo, continua a mesma coisa.

  28. Foi muito conveniente para a CBF nossa queda sucessiva de divisões até sumir do cenário nacional. O desaparecimento da Lusa é o melhor que poderia acontecer para todos os envolvidos nessa trama asquerosa. A famosa queima de arquivo, como fizeram também com o Gama-DF em 2000.

  29. nniguem comentou aqui que no outro dia o manuel da lupa e o heverton foram vistos em mato grosso, cada um fazer uma coisa, muita coincidencia né? ja se passaram qse 10 anos e ainda nao temos nada solucionado

ATENÇÃO: este é um espaço para debate saudável sobre a Portuguesa. Todas as mensagens e os seus autores são rastreados. Seja educado e respeite os colegas do site. O NETLUSA não se responsabiliza pelo conteúdo dos comentários.

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile