Início Colunas Coluna do André Carlos Zorzi Zorzi: Objetivo cumprido é diferente de trabalho bem feito

Zorzi: Objetivo cumprido é diferente de trabalho bem feito

Jogadores, comissão e diretoria merecem os parabéns, mas, sem mudar o planejamento, 2024 trará as mesmas dificuldades

8
Foto: Ag Paulistão

O apito final do jogo em Mirassol trouxe uma sensação de alívio à nossa torcida. Tem gente que diz que não se comemora permanência, vaga, essas coisas, mas pra mim vale tudo! Como já disse outras vezes, não cair, na prática, tem o mesmo efeito de ser campeão da Série A2.

+ Ex-goleiro Marcos comemora permanência da Lusa no Paulistão

Meu balanço do campeonato tem dois lados. O primeiro é: não dá para negar, nosso objetivo nesse ano (não cair) foi alcançado! Aos trancos e barrancos (haja barranco!), mas foi, e não faltou vontade. Fica aqui o agradecimento a todos os envolvidos por isso. Se eu estivesse no estádio, aplaudiria.

O segundo lado é que nem sempre se chega ao objetivo com um trabalho bem feito. E aqui não estou falando de intenções, mas de resultados. Ou alguém acha que se repetir essa campanha ano que vem a gente se salva de novo?


A bola que o Thomazella salvou no último minuto de hoje não foi nosso único ‘quase’. Teve o pênalti no momento final do jogo do Ituano. As bolas na trave que não entraram contra a Ferroviária. O cartão vermelho pro Red Bull… Qualquer lance diferente poderia ter sido fatal.

Tivemos o desligamento do técnico, do diretor de futebol, de um jogador até então titular, tudo isso no meio da competição, sem grandes explicações. Enfrentamos diversos times fracos em casa e não conseguimos vencer. O mesmo jogando fora. A rusga entre torcida e diretoria por conta de venda de mando e preço dos ingressos. Sem falar no atacante que estamos esperando até agora…

Esse paulistão foi um susto para a Lusa. Mas pode ser também um grande aprendizado: se mesmo com todos esses erros e percalços, nós conseguimos nos manter, imagine fazendo um trabalho um pouquinho melhor? E um trabalho significativamente melhor?

Espero que essa ‘quase queda’ faça virar a chavinha dentro do Canindé. Lembro do Palmeiras, em 2014, que não foi rebaixado graças a um gol do Santos, no fim do jogo contra o Vitória. O time tinha acabado de voltar da Série B, e por muito pouco não caiu de novo. Poderia ter sido um inferno. Mas não foi, pelo contrário, nos anos seguintes se reestruturaram e hoje disputam todos os títulos.

A mesma coisa o Ituano. Quem não lembra daquela virada por 3 a 2 que eles deram pra cima da gente no Canindé, na última rodada de 2010? Poderiam ter ido para a A2, mas ficaram, e depois de mais alguns anos se mantendo, foram campeões paulistas e se acostumaram a jogar as divisões inferiores do Brasileiro. Hoje estão na Série B – quase subiram pra elite em 2022.

Todas as trajetórias de sucesso no mundo do futebol têm um começo. Quem sabe esse não seja o da Lusa (englobando a A2 do ano passado, claro)?

Que depois desse alívio de não fazer o bate-volta, trilhemos o lento e trabalhoso caminho da volta à elite do Brasileirão. Quem sabe, quando isso acontecer, lembremos desse time de hoje como parte importante da nossa história.

Por fim, a tecla que eu bati ao longo do ano todo para manter uma chama de otimismo acabou prevalecendo: a Lusa era ruim, mas os outros times também. A Inter de Limeira, por exemplo, conseguiu fazer apenas 4 gols em 12 jogos. O São Bento, 5. A Ferroviária fez menos pontos que nós. Caímos no ‘grupo da morte’ em termos de classificação, mas no ‘grupo da vida’ pensando em rebaixamento. No fim, cada empatezinho suado nosso cumpriu 10% da meta, mesmo.

Agora é rumo ao Independência! Que o antigo nome da nossa casa nos dê sorte!

* André Carlos Zorzi é jornalista, autor de “Para Nós És Sempre O Time Campeão – A Portuguesa de 1996” e coautor de “Lusa: 100 Anos de Amor e Luta”.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do NETLUSA

8 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Jose
1 ano atrás

Com razão, o objetivo foi alcançado(não cair), portanto fica meu agradecimento aos jogadores pelo esforço demonstrado mas vão ser feliz em outro clube, aqui infelizmente não deu liga.
Tem que trocar 80% dos jogadores, comissão técnica, não tenho como dizer se deve ser trocada ou não. e o diretor de futebol tem que ser escolhido a dedo( ia escrever com lupa) mas
não iria dar certo.

ZE MANE
1 ano atrás

Eu excluiria a diretoria, que foi incompetente e, principalmente, omissa.
Os atletas, sim, foram guerreiros apesar das limitações técnicas.
Gilson Kleina, apesar da fama que o acompanha, foi assertivo no último jogo. Conseguiu motivar o elenco e extrair o máximo.
Agora, não podemos esquecer de “São ” Tomazella e da improvável combinação de resultados que nos favoreceram. Obrigado Bragantino ! Obrigado, Ferroviária, pela incompetência!
Planejamento e mudança de atitude é o mínimo que se espera daqui por diante!

José Augusto Brás
1 ano atrás

Olá. Boa tarde a todos.

André, parabéns pelo belo texto. Você conseguiu resumir nele, todo o campeonato da Lusa.

Comemorei, como todos os lusitanos apaixonados, a importantíssima permanência da Lusa.

Escrevo agora, o que na minha opinião, é o mais importante para a Portuguesa. A Lusa precisa urgentemente, voltar ao cenário nacional. Se isso não acontecer, vamos ver a mesma coisa no campeonato paulista do ano que vem. Isso porque, atualmente, a maioria das equipes do campeonato paulista têm calendário nacional. Ou seja, tem mais dinheiro, patrocínio, visibilidade e disputa de jogos o ano todo, o que atrai os melhores jogadores. Enquanto, a Lusa continuar sem divisão nacional, ela continuará sendo a última opção de um jogador. Em outras palavras, só teremos aquilo que “sobrar da feira”. Conclusão, um time no ano que vem, equivalente ao desse ano.

Assim, a Portuguesa não pode errar na montagem do time para a Copa Paulista. A Lusa precisa disputar a Série D do Brasileiro no ano que vem. Caso contrário, o Paulistão 2024 será mais do mesmo, com uma única diferença, o raio da “sorte” não cai duas vezes no mesmo lugar.

Wanderley
1 ano atrás

Que isto que aconteceu seja uma lição para que não tragam mais amadores e que sacolada de jogadores ,tempo agora tem de sobra,e na minha opinião para continuar tem o tomazela, Patrick, Marzagão,Naldo,Fabiano e o jovem paraízo.

Rodrigo Antônio
1 ano atrás

Discordo com relação ao objetivo. Sempre foi dito pela direção que o objetivo era a vaga na série d, e isso não foi alcançado. O objetivo tornou – se a permanência graças ao time bizonhamente montado. Aliás, muita festa, fotos e gritos, mas que fique claro que 90% desse elenco não tem condições de disputar uma copa Paulista, muito menos uma série a1. A copa Paulista, de novo, é nossa copa do Mundo. Que o presidente fanfarrão consiga perceber isso.

LUSITANO
1 ano atrás

Um milagre salvou a LUSA. Fato! O planejamento foi bizarro e o time montado pela atual diretoria beira(va) o ridículo.. não joga nem na várzea… fomos salvos pelos deuses e pela ruindade dos outros.. mas um raio não cai duas vezes no mesmo lugar!!! O atual presidente, além de ser um traíra, não entende nada de futebol. Já ficou demonstrado ao longo dos tempos com Marchiori e agora com Toninho Cecílio… Fala muito mas faz muito pouco… é um fanfarrão e quase rebaixou a LUSA novamente…. Ou muda tudo ou fatalmente cairemos novamente e não sairemos da mesmice dos torneios da várzea paulista e estaremos sempre entre os pequenos… talvez ele goste disso…

ACC: FDP!!! VTNC!!! RENÚNCIA JÁ!!!

alex
1 ano atrás

Castanheira, VTNC!
de saco cheio desses bostas que só querem encher o rabo de dinheiro…quando não tem padaria, tinha imobiliária, tinha posto de combustível e agora seguros…TNC cambada de sague sugas ducacete!!!!!!!!!!!!

Marco
1 ano atrás

Comentário ridículo tampando sol com a peneira,time medonho ganhou dois jogos só temos presidente comédia e mentiroso

wpDiscuz
Sair da versão mobile