Início Colunas Coluna do André Carlos Zorzi Zorzi: ‘Montanha-russa’ do Paulistão deve nos dar sustos, mas tem tudo para...

Zorzi: ‘Montanha-russa’ do Paulistão deve nos dar sustos, mas tem tudo para um final feliz

Lusa, que demonstrou bom poder ofensivo até agora, tende a continuar oscilando nos próximos jogos

22
Foto: Divulgação/Portuguesa

Duas rodadas. Parece pouco, mas um sexto do Paulistão já passou, e dá para termos uma noção melhor do que esperar da Lusa nesse ano. Defesa sofrida e ataque de qualidade, mas todo mundo com vontade de vencer.

+ Apesar de derrota, Victor Andrade elogia empenho do time da Lusa

Ambas as partidas foram emocionantes pra quem assistiu. Contra a Inter, uma virada nos acréscimos, naquele que pode ter sido um ‘jogo de seis pontos’. Contra o Red Bull, começamos bem, decaímos no decorrer do jogo e só acordamos depois que surgiu o pênalti e a expulsão – mas, por muito pouco, não empatamos.

Por enquanto, o torneio tem sido uma montanha-russa, com a Lusa oscilando muito, tanto que somos um dos três melhores ataques, e a segunda pior defesa.


O lado bom é que isso não parece ser exclusividade nossa: Apenas o Santos conseguiu vencer os dois jogos até agora. Se continuar assim, devemos manter a preocupação em não cair, mas conseguindo nos salvar de forma mais tranquila que no ano passado, e com a sonhada vaga na Série D.

A depender de como forem os outros times do nosso grupo, dá até para sonhar com a classificação, mas acho difícil, especialmente pela primeira metade da nossa tabela. Nos próximos quatro jogos, três são fora, incluindo os grandes São Paulo e Corinthians e o respeitável São Bernardo. Em casa, pegamos a Ponte Preta. Meu receio é jogarmos bem bem e, mesmo assim, não pontuarmos o suficiente. Pensando em não cair, o ideal seria conseguir no mínimo 4 pontos.

Mas mesmo que tudo dê errado até lá, não devemos desanimar! Depois as coisas devem ficar mais tranquilas, porque temos três jogos consecutivos no Canindé: – Água Santa, Guarani e Palmeiras. Essa leva que vai definir se nossa reta final, com Botafogo (fora), Mirassol (em casa) e Novorizontino (fora), vai ser de otimismo ou de desespero. Por enquanto, tem tudo para ser de otimismo!

* André Carlos Zorzi é jornalista, autor de “Para Nós És Sempre O Time Campeão – A Portuguesa de 1996” e coautor de “Lusa: 100 Anos de Amor e Luta”.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do NETLUSA

22 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
J. Pereira Leal
9 meses atrás

É isso mesmo. Convém manter os parâmetros cardiovasculares sob controle.

Evandro Prado
9 meses atrás
Responder para  J. Pereira Leal

Precisamos organizar a defesa e parar de dar gols nas costas como foi contra a Inter e o Bragantino, se a defesa estiver melhor postada e bem fechada acredito em pontos suficientes para não sofrer.

Cardoso
9 meses atrás

Jogamos como nunca, perdemos como sempre, infelizmente teremos mais um ano preocupante, risco altíssimo de não atingirmos o que todos nós queremos, ou seja não cair para uma segunda divisão do Paulista e voltar a integrar a série D do brasileirão de 2024. A nossa defesa está muito desorganizada, tomamos 4 gols nos 2 jogos, nosso ataque é fraco, não temos um centroavante fazedor de gols. Vamos torcer para estarmos errados, mas devemos ficar muito preocupados com esses próximos 3 jogos fora que teremos

LEONINO
9 meses atrás

Se continuar pensando em ir pro mata- mata , não vai ficar nessa neurose de rebaixamento ! O estigma do medo de cair vem do ano passado …. Não vem de outras participações no Paulistão ! Um psiquiatra cairia bem pra todos do clube ! Neurose é doença !!!!

Augusto Luso
9 meses atrás

Ataque fez 4 gols e muitas finalizações, até mais que o Bragantino no último jogo. A defesa sim, preocupa. Talvez um esquema com 3 zagueiros deixe o time menos vulnerável. Mas, incontestavelmente, esse time é muito melhor que do ano passado. O treinador também, aquele tal Mazola quase acabou com a gente. VAMOS LUSA!!!

José
9 meses atrás

Que a defesa é fraca concordo, agora o ataque não faz milagre se bola não chegar, agora se o treinador continuar a imitar o Fernando Diniz que até com Fabio, Nino e Felipe Melo, entregava o ouro, imagina com Thomazella, Quintana e Patrick, “tamo na roça”. estava esquecendo o meio de campo também tá meia bomba. O Paraizo tem que jogar.

Mário
9 meses atrás
Responder para  José

Se fizemos 4 e tanto chutamos muito ao gol como tivemos várias chances em dois jogos é porque o meio-campo está funcionando. Ninguém falou nada até aqui, mas além do Vítor Andrade quem tem jogado muita bola é o Dudu. Marca bem, se apresenta pra receber, tem excelente controle de bola e muito bom passe. Além disso, ele é o Zé Ricardo só jogaram juntos dois jogos.

CARLOS LOURENÇO
9 meses atrás
Responder para  José

Concordo plenamente

RICARDO CALIXTO
9 meses atrás

Sim , acredito que devemos fechar a casinha, pois temos um bom time ….e vamos ter ótimas surpresas…

Inglês de Souza
9 meses atrás

Já Falei nas anteriores e vou repetir, se ficar nessa pra não cair é furada! Tem que fazer valer o discurso que fazem, todos vêm e dizem “A Portuguesa é grande, a Portuguesa tem tradição” p*orra, faça valer isso! Só perdeu do Bragantino porque falharam, se não tivessem falhado ganhavamos de 1×0. Tem que ir lá no Morumbambis e ganhar do São Paulo. Kct o São Paulo que tem a fama de Bambi e não nós !

Inglês de Souza
9 meses atrás

Felipe Marques mostre pra que veio, Giovanni Augusto tem que começar jogando, se cansar troca, Victor Andrade tem que tocar mais a bola, defesa ou acerta ou tchau (goleiro e os dois zagueiros) É agora, a hora de mostrar que futebol se joga com machos e não com mimimi que nao pode cair. A Portuguesa é grande mesmo? Então, vai la e ganha do Sao Paulo, enfia um saco na Ponte, ganhe em casa e arranque pontos fora de casa. Paulistão é assim!

Abel Franco de oliveira
9 meses atrás
Responder para  Inglês de Souza

A lusa tem alguma qualidade no ataque tem que ajeitar o posicionamento da defesa para não levar os gols que está levando e testar outro goleiro o tomazela e bom sim mas tem falhado também .se não tiver defesa segura também não tem goleiro.o teste principal e amanhã contra os bambis.

CARLOS ALBERTO TOMAZ
9 meses atrás

Com certeza, neste ano sofreremos menos, espero.

José
9 meses atrás

Pessoal, honestamente acho que assisti outro jogo que alguns aqui, que o time é melhor que o ano passado, sem dúvida. Contra o bragantino no 1º tempo raramente passamos do meio campo com a bola trabalhada, parecia que eles tinham 11 e nós 8 jogadores, uma bola chutada aos 40 minutos. No 2º tempo tinha que jogar e melhorou com o G.Ausgusto senão tomava goleada, mas mesmo assim só teve chance depois da expulsão do jogador deles e consequente recuo para defender resultado. Não peguei confiança não.

Antonio
9 meses atrás

Tô cansado de viver só de passado…
E olha que o nosso passado nem foi tudo isso..
No momento só uma SAF…poderia nos dar alguma esperança…
Se não vamos desaparecer…e eu vou ficar sem time pra torcer…pois sou Lusa…e não tem essa de segundo time…

CARLOS LOURENÇO
9 meses atrás

Vamos ganhar sim…

Rodrigo Antônio
9 meses atrás

Eu iria de Robson na defesa.

LUSITANO
9 meses atrás

Pelos dois primeiros jogos está claro que a defesa é o ponto fraco do time… Quintana e Patrick têm pouca qualidade. Não parecem/são jogadores de 1ª divisão.. Thomazella está decepcionando… Rafael Pascoal estava jogando bem mais… é preciso ajustar essa defesa urgentemente… é uma peneira… 4 gols em duas partidas!!! Do meio para frente Felipe Marques e H. Dourado estão devendo… e O Giovani precisa jogar. Pelo visto, viveremos do Vitor Andrade….

Rodolfo Vicente Teixeira
9 meses atrás

Será difícil, mas o caminho é árduo e pra conseguir uma vaga na D é primeiro pensar em se manter, um ponto amanhã será essencial pra sobrevivência lusitana, VAI LUSA PÔ!

Antonio
9 meses atrás

Concordo com a maioria dos comentários, nossa defesa é o ponto falho desse time, para um jogo como esse contra o São Paulo o técnico deveria mudar a postura do time, jogar fechado e contra atacar. Penso que o Paraíso deveria entrar como titular com essa função do contra ataque.

Eduardo Pires
9 meses atrás

Qualquer um no ataque é melhor do que Henrique e Felipe, afinal eles entraram para jogar?

jose figueiredo amaral
9 meses atrás

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DESPORTOS 1 X SÃO PAULO 0

wpDiscuz
Sair da versão mobile